Montar uma rede "caseira"

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Montar uma rede "caseira"

Mensagempor Soldner » Segunda Fev 25, 2008 15:14

Viva, venho por este meio pedir ajuda para montar uma rede caseira.
É o seguinte, tenho 2 pc's um deles pretendo fazer de servidor, ou seja estará 24h por dia ligado. Esse "servidor" irá ligar o modem sapo adsl tem uma placa de rede que por rj45 irá partilhar a net com o meu outro pc de casa ou seja o cliente.

O objectivo é ter o modem ligado ao servidor e do servidor ir um cabo de rede para a placa de rede do cliente podendo partilhar a net.

O problema é que não sei como se faz, alguém tem um tempo para me poder explicar +/- como se faz sff.

Já pedi alguns esclarecimentos e disseram me que poderia fazer pelo assistente de configuração à Internet.

Cumprimentos
Rui Pereira @ Soldner
Soldner
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Abr 11, 2007 12:20

Mensagempor alr_tech » Segunda Fev 25, 2008 15:33

boas

presumo que queres usar XP...
tal como te disseram tens de procurar na MS por ICS - Internet Connection Sharing...
é fácil configuras normalmente o teu acesso à net no Pc "servidor", colocas antivirus, antiadware e a bela da firewalll activa...
depois activas o ICS,...
para tal usas o wizard do Internet Sharing...
na MS as coisas estão relativamente bém explicadas..

Cliente
dependendo das máquinas, tens de validar se as placas de rede aceitam ligação directa com cabo normal ou se tens de usar um cabo cruzado...

se usares um switch (recomendado) usas apenas dois cabos normais...

a configuração é simples, usas DHCP e não deves ter problemas em aceder à net....por esta segunda máquina...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Lizard_TM » Segunda Fev 25, 2008 16:39

Pra configurares a Rede, tmb é simples...

Basta ires a Painel Controlo -> Assistente de configuração de Rede.

E ai configuras a rede... Colocas o PC "servidor" como ponto de acesso a Internet, colocas um nome na rede, por ex: "MYREDE".

DICA: Activa os "Documentos Partilhados"

Depois ligas então o outro PC, através do rj45, e fazes o mesmo processo nesse PC. mas agr esse funciona como Cliente.

Atenção tens k te certificar k pões sempre o mesmo nome de rede, como o ex. k te dei: "MYREDE", pk se posteres nomes diferentes, vais criar várias redes, nas tuas ligaçãoes.

Certifica-te k já tens Firewall, anti-virus activos pelos menos no PC "Servidor"!
Imagem

.: Lizard_TM aka JFred @ 2008 - Abraço a toda a comunidade! :.
Lizard_TM
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Fev 02, 2007 2:55

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes