Problema com rede caseira

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Problema com rede caseira

Mensagempor Genius » Sábado Mar 29, 2008 17:35

Boas, preciso de ajuda numa configuração de uma rede aqui em casa. Vou seguidamente explicar as caracteristicas do local: tenho uma tomada telefonica numa sala e (neste momento) possuo um cabo de aprox. 5 metros que leva o sinal até a um escritorio onde tenho o router que distribui a net por 4 pcs. Acontece que a minha velocidade fica seriamente afectada com esta solução (baixa de 6mb para 3mb) e preciso de uma nova soluçao.

O que eu pensei foi por um router sem fios no local da tal tomada telefonica (que me resolvia o problema do portatil que aqui tenho) e, desse router, queria que saisse um cabo daqueles de rede (com 5 metros) para partilhar a net por 4 pcs fixos.

No entanto nao sei que tipo de hardware precise e se com este cabo de rede vou perder na mesma tanto sinal de internet. Nao estou muito dentro do mundo das redes e de certa forma nao sei como solucionar o problema. :?

Obrigado pela atenção
Q6600 G0 3.8Ghz, Asus Blitz Formula, 2x1gb Gskill Hk ddr2 @960 4-4-3-5, EN8600GTS
Imagem
Genius
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Set 13, 2005 17:58

Mensagempor alr_tech » Sábado Mar 29, 2008 17:50

boas

por aquilo que dizes só tens essa tomada de telefone na sala, e no escritório népias...

sim, podes colocar um router wifi na sala, desde que entre a sala e o escritório não se encontre a cozinha, as perdas por wifi serão baixas...
em relação ao escritório, podes de facto levar da sala até lá, um cabo de rede e ligares a um switch de 4 portas ou mais... depois a este switch ligas então os outros PCs (a menos que queiras instalar nos PCs uma placa wifi...)

convinha antes fazer um teste para validar se as perdas no cabo telefónico são assim tão elevadas.
Ligavas um cabo curto entre a tomada e o modem e de seguida ligavas um PC lá e vias se de facto obtinhas menos perdas...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Genius » Sábado Mar 29, 2008 18:58

alr_tech Escreveu:por aquilo que dizes só tens essa tomada de telefone na sala, e no escritório népias...

Exacto...

alr_tech Escreveu:sim, podes colocar um router wifi na sala, desde que entre a sala e o escritório não se encontre a cozinha, as perdas por wifi serão baixas...

Sim, a divisao é feita através de uma especie de janelas, portanto vidro. Dai penso não haver problemas com perda significativa de velocidade.

alr_tech Escreveu:em relação ao escritório, podes de facto levar da sala até lá, um cabo de rede e ligares a um switch de 4 portas ou mais... depois a este switch ligas então os outros PCs (a menos que queiras instalar nos PCs uma placa wifi...)

Exacto, mas achas que com um cabo de rede vou perder menos sinal que com um cabo telefonico normal? E em relação a switchs, queria uma coisa para o barato, não me sabes indicar algum modelo? E o switch vai dar um ip a cada pc?

alr_tech Escreveu:convinha antes fazer um teste para validar se as perdas no cabo telefónico são assim tão elevadas.
Ligavas um cabo curto entre a tomada e o modem e de seguida ligavas um PC lá e vias se de facto obtinhas menos perdas...

Sim, já fiz o teste, coloquei o router mesmo ligado ao lado da tomada e tenho 6,1mb e se tiver o router com o tal cabo de 5 metros tenho 3mb.

Obrigado pela resposta

Cumps
Q6600 G0 3.8Ghz, Asus Blitz Formula, 2x1gb Gskill Hk ddr2 @960 4-4-3-5, EN8600GTS
Imagem
Genius
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Serial_killer » Domingo Mar 30, 2008 14:19

Bem estranho essa diferença de velocidade :? :? Mas ok.
O cabo de rede tem menos perdas que o cabo de telefone, e quanto melhor for a sua categoria menos perdas tem.

A minha proposta e do alr_tech é a mesma:

Imagem

Esqueci-me de indicar o switch no escritório :wink:
AMD ATHOLON 64 BITS 3000+ @2,23
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
350GB Raid0 WesternDigital
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 16:38

Mensagempor Genius » Domingo Mar 30, 2008 15:26

Hmm, ok vou fazer isso então. Obrigado pela vossa ajuda :wink: .

Já tenho com que me entreter no proximo fim de semana :lol: .

Cumps
Imagem
Genius
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Serial_killer » Domingo Mar 30, 2008 15:32

Agora passa por escolheres um bom router/Ap
AMD ATHOLON 64 BITS 3000+ @2,23
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
350GB Raid0 WesternDigital
Serial_killer