Router SMC Barricade WBR14-N2 problema

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Router SMC Barricade WBR14-N2 problema

Mensagempor TheHunter » Terça Fev 24, 2009 22:28

Boas

Adquiri ontem um router wireless novo de norma N, pelo bom preço e aparentes melhores capacidades em termos de alcance e velocidade.

A situação é esta:
Tenho 2 computadores portateis a aceder ao router por wireless, um por norma B e outro por norma N. A aceder por wireless tenho também um desktop, através da respectiva placa PCI, também por norma N.

Anteriormente tinha um router Asus, que troquei por este pela má qualidade do sinal obtido com o desktop, que se encontra a uma distancia consideravel do router e com vários obstaculos. Fora esse problema, tudo funcionava bastante bem com o Asus.

Ontem, depois de configurar o router novo, tudo parecia funcionar às mil maravilhas, palavra passe WPA2, sinal bastante bom em todos os computadores... No entanto, após algum tempo de utilizaçao, a ligação crashou em todos os computadores, perdendo-se mesmo o sinal wireless, voltando cerca de 1 minuto depois, sem mexer no router. Isto repete-se a cada 10 minutos mais ou menos...

Tentei várias coisas para resolver a situação, desde reconfigurar tudo de novo, alterar modos de segurança, desligar a funcionalidade StreamEngine (um modo todo pipi do SMC para melhorar streams de videos e pings em jogos online), desligar a firewall do router e actualizar o firmware.

Apesar de tudo isto, o problema mantém-se, embora aparente repetir-se com menos frequencia... (neste momento o router indica 45minutos de ligação constante)

Alguma ideia para a resolução deste problema? Já ando a ficar maluco com isto, é para aí o 5 router que tenho cá em casa e dão sempre problemas xD

desde já obrigado
TheHunter
TheHunter
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Jun 12, 2005 11:03

Mensagempor alr_tech » Quarta Fev 25, 2009 10:34

boas

verifica nas tuas maquinas, quais os outros sinais wifi em redor
verifica os canais usados e a sua potência...

verifica tb a temp do router...
eles tem uma certa tendência para aquecer..

outra, talvez por aí o teu sistema eléctrico seja muito instável...
se existirem ar-condicionados em redor...
é uma loucura as oscilações...

pensa numa UPS, estabilizador...

há, mais uma coisa, em modo de compatibilidade (g/N) a velocidade é reduzida... não atingindo os rates da N...

esqueci-me ainda... o modem..
se o sinal cair no modem, o router demora algum tempo a reconfigurar-se...
ele faz isso automáticamente, sem precisar de reeboot.. demora cerca de 1 min...
se existir conflitos com outros canais ele tb se autoreconfigura...
aí demora mais tempo...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor TheHunter » Sexta Fev 27, 2009 22:19

Já pensei nisso dos canais e configurei para ficar fixo no canal 11, que nao é usado por estes lados, e continua na mesma...

Quanto às falhas electricas, é outra hipotese, mas isso nao implicaria que com o meu outro router acontecesse a mesma situaçao??? (que nao acontece...)
TheHunter
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor alr_tech » Segunda Mar 02, 2009 10:14

boas

tens um modem quê?
cabo ou ADSL?

configuraste a ligação wan como ?
automatic IP?

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor TheHunter » Segunda Mar 02, 2009 11:32

Modem cabo e configurei com automatic ip sim.
Por enquanto parece estar a funcionar, já não cai há 13 horas..
Mas nao me parece que se aguente muito tempo... Curiosamente parece nao cair desde que desliguei o portatil que tem norma N e Windows Vista, terá alguma coisa a ver?
TheHunter
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor alr_tech » Segunda Mar 02, 2009 12:38

boas

hum...
é Vista,
sim, alguns routers podem necessitar de um flash de firmware...
vai ao site e verifica as versões, atenção ao modelo\versão do router que tens (encontra-se por debaixo)

desliga, ainda, a ligação IPv6 no vista, o router não usa este protocolo...

de qq maneira não te esqueças de verificar quais os canais usados pelos vizinhos..

verifica se existe algum driver novo para o wifi do portátil..

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor TheHunter » Segunda Mar 02, 2009 20:03

sim, o upgrade de firmware já fiz, logo no início, mas como é que desactivo a ligação IPv6? nao me entendo muito bem com Vista... É só ir às propriedades da ligação wireless desactivar lá? O portátil não é meu, portanto só daqui a bocado é que lá vou poder ir à conta de administrador...
TheHunter
Membro de Prata
Membro de Prata

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante