Cisco VPN e D-Link DIR-300

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Cisco VPN e D-Link DIR-300

Mensagempor Diltiazem » Segunda Jun 29, 2009 11:27

Boas!

Admito que os meus conhecimentos a nível de redes são quase nulos, como tal viro-me para a comunidade na procura de uma solução para o meu problema.

De momento tenho em casa internet através da Netcabo (modem Thompson) ligada a um router D-Link DIR-300. Preciso de aceder à rede do emprego, que utiliza um proxy, através de uma VPN Cisco, e aqui é que as coisas complicam...

Se não ligar a VPN tenho acesso à internet (tirando o proxy obviamente), conecto a VPN à rede sem problemas, mas depois não consigo ter acesso a mais nada, nem mail, nem internet, nem restantes softwares da empresa. Calculo que o router esteja a bloquear as ligações via VPN, já que ligando o portátil directamente ao modem fico com tudo OK.

Como vos disse não percebo patavina de redes, já pesquisei um pouco sobre o problema, mas até agora ainda não encontrei uma solução que resulte no meu caso. Será que alguém me dá umas luzes?

Obrigado.
Diltiazem
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Ago 26, 2004 21:06

Mensagempor cyberj » Segunda Jun 29, 2009 11:39

Boas,

O teu problema é na firewall do teu D-link...

Vais ter que perceber que portas o teu VPN Cliente está a usar, e abrir essas mesmas portas no teu d-link...
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Mensagempor alr_tech » Segunda Jun 29, 2009 12:28

boas

tb penso o mesmo... vê no port forwarding

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Diltiazem » Segunda Jun 29, 2009 16:28

cyberj Escreveu:Boas,

O teu problema é na firewall do teu D-link...

Vais ter que perceber que portas o teu VPN Cliente está a usar, e abrir essas mesmas portas no teu d-link...

Isso significa que tenho de pedir a quem configurou a VPN informação sobre que range de portas usa, correcto?

Obrigado.
Diltiazem
Gurus
Gurus

Mensagempor alr_tech » Terça Jun 30, 2009 9:36

boas

yep, depois tens de configurar o router, firewall (a do PC tb) e finalmente o cliente VPN...
se usa ou não certificados, etc..

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor cyberj » Terça Jun 30, 2009 11:50

alr_tech Escreveu:boas

yep, depois tens de configurar o router, firewall (a do PC tb) e finalmente o cliente VPN...
se usa ou não certificados, etc..

cumps

Só uma pequena correcção, no pc não precisas de fazer nada... pois a quando da instalação do VPN client, ele abre as portas necessárias...

Apenas tens de configurar o teu router...
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor alr_tech » Terça Jun 30, 2009 12:03

boas
cyberj Escreveu:...Só uma pequena correcção, no pc não precisas de fazer nada... pois a quando da instalação do VPN client, ele abre as portas necessárias...
só se o installer tiver um script para configurar a firewall...
se ele tiver uma firewall de terceiros tal poderá não acontecer, automaticamente...

sei que a M$ tem um cliente VPN e de facto este, abre as portas na firewall do Windows…

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor cyberj » Terça Jun 30, 2009 21:41

alr_tech Escreveu:boas
cyberj Escreveu:...Só uma pequena correcção, no pc não precisas de fazer nada... pois a quando da instalação do VPN client, ele abre as portas necessárias...
só se o installer tiver um script para configurar a firewall...
se ele tiver uma firewall de terceiros tal poderá não acontecer, automaticamente...

sei que a M$ tem um cliente VPN e de facto este, abre as portas na firewall do Windows…

cumps

Sim, de qualquer maneira ele diz que se ligar o pc directamente ao modem a vpn funciona... logo as portas estão abertas.
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor paulomv » Quarta Jul 01, 2009 12:09

Verifica se o teu Router D-Link tem uma opção de VPN Passthrough.
Ás vezes as VPNs são bloqueadas por esses routers quando o protocolo usado é IPSec por UDP.
Deixa-te ligar mas depois o tráfego encritptado não passa. Podes até verificar nas estatísticas do cliente VPN.
É que além da porta 500 UDP, o router tem de deixar passar os protocolos AH (50) e o ESP (51). Estes protocolos fazem parte do suite IP juntamente com o TCP e o UDP.

Utilizas o Cisco VPN Client, certo? Antes de alterares qualquer coisa no router, experimenta modificar o teu perfil na Tab Transport no parametro de Transparent Tunneling. Passa para IPSEC over TCP porta 10000.
Se não funcionar na mesma, volta ao anterior e verifica então o tal parametro no router de VPN Passthrough.
paulomv
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Fev 10, 2006 17:17

Mensagempor Diltiazem » Quarta Jul 01, 2009 12:28

paulomv Escreveu:Utilizas o Cisco VPN Client, certo? Antes de alterares qualquer coisa no router, experimenta modificar o teu perfil na Tab Transport no parametro de Transparent Tunneling. Passa para IPSEC over TCP porta 10000.
Se não funcionar na mesma, volta ao anterior e verifica então o tal parametro no router de VPN Passthrough.

Tentarei hoje quando chegar a casa.

Cumps.
Diltiazem
Gurus
Gurus

Mensagempor paulomv » Quarta Jul 01, 2009 15:45

Lembrei-me também de uma outra razão porque isso poderá não estar a funcionar.
Quando ligas o portátil directamente ao modem da NetCabo, o teu PC obtém um endereço público e não fica atrás de um dispositivo NAT.
Atrás do router D-Link, ficas num endereçamento privado e sais para a internet através de NAT do Router.

O Cliente Cisco VPN tem na tab de Transport a tal entrada que referi anteriormente de Enable Transparent Tunneling. Mesmo antes de fazeres aquela tal alteração para IPSec over TCP, verifica se essa opção de Transparent Tunneling está activa. Se não estiver, faz enable e mantém o IPSec over UDP.
Mais tarde, se assim não funcionar, experimenta, então, o IPSec over TCP.

edit: Verifiquei que o teu router D-Link permite VPN Passthrough sem qualquer tipo de configuração adicional portanto o problema deve estar em afinar a configuração do Cisco VPN Client.
paulomv
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Diltiazem » Quarta Jul 01, 2009 19:36

Bem... o problema adensa-se e por esta altura já não sei o que pensar. Sem alterar nada e ligando o portátil por cabo ao router tenho acesso... Se ligar por wireless, o problema persiste...

Porque é que será que isto acontece?

Cumps.
Diltiazem
Gurus
Gurus

Mensagempor paulomv » Quarta Jul 01, 2009 23:32

Vai às propriedades da tua placa de rede Wireless e verifica se tens o serviço "Deterministic Network Enhancer" activo.
Se não estiver, deverá estar enabled.

Se consegues via wired mas não consegues via Wireless, o problema não está no router mas sim no teu PC.
Poderá ter falhado alguma coisa na instalação do Cisco VPN client e não ter colocado esse serviço activo na placa de wireless?!
Eu sei que esse cliente é um bocado manhoso na instalação, principalmente as versões antigas. A versão actual, 5.0.05.0290, já está bastante estável.
paulomv
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Diltiazem » Quinta Jul 02, 2009 16:20

paulomv Escreveu:Vai às propriedades da tua placa de rede Wireless e verifica se tens o serviço "Deterministic Network Enhancer" activo.
Se não estiver, deverá estar enabled.

O serviço está activo para a placa LAN, mas não está para a Wireless... Já o activei, agora é testar quando chegar a casa.

Cumps.
Diltiazem
Gurus
Gurus

Mensagempor Diltiazem » Sábado Jul 04, 2009 19:36

Boas!

Problema resolvido, era mesmo o serviço que não estava activo! Obrigado a todos pelas várias sugestões.

Cumps.
Diltiazem
Gurus
Gurus

Próximo

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante