Switch Giga TP TL-SG1008D

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Switch Giga TP TL-SG1008D

Mensagempor zinko_pt » Terça Jul 14, 2009 8:46

Estou a pensar comprar uma coisa destas http://www.tp-link.com/products/product_des.asp?id=70 com 8 portas e Giga. Ficaria com umas portas de sobra e preparado para fazer ligação (stream de filmes HD) de um eventual NAS (puro-e-duro ou barebone ainda não decidi) para o HTPC.

E usar o SMC7904WBRA, só como router wireless, não usando o modem.

Por cerca de 32~35€ acho que não encontro nada melhor. Linksys, Asus, SMC, Dlink são mais caros e com menos portas.

Mas este vale alguma coisa? Alguém tem um?

Outra questão é qual o melhor compromisso fiabilidade/€, para giga:
Cat5e ou Cat6. Estou a testar um cat5e da *obis com 10m e tem cumprido. Mas os próximos serão montados e comprados na hora, que saem mais baratos.
E qual o comprimento máximo sem repetidores?
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 02, 2004 13:09

Mensagempor paulomv » Terça Jul 14, 2009 10:51

o limite máximo para cobre a Giga são 90-100 metros.

Atenção com os cabos cravados na hora...
paulomv
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Fev 10, 2006 17:17

Mensagempor zinko_pt » Terça Jul 14, 2009 12:57

paulomv Escreveu:o limite máximo para cobre a Giga são 90-100 metros.

Atenção com os cabos cravados na hora...

Acho que irei até aos 15m num caso e 30m noutro. Deve estar dentro dos limites.

O que têm os cabos cravados na hora se forem testados no local?

Quanto ao switch, ninguém conhece?
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor paulomv » Terça Jul 14, 2009 15:01

Se não forem cravados de acordo com as normas para suportar Giga a distância máxima desce bastante já que há problemas de ruído, interferências e atenuações nos conectores.

Se os vais testar com um tester de Cat5e/Cat6, tudo bem :)

Quanto ao switch, estive a ver as especificações e não me pareceu mau para um switch doméstico sem gestão. Basicamente tem backplane suficiente para despachar pacotes em wirespeed, ou seja, consegue despachar Giga em todas as portas simultaneamente... Pelo menos é o que diz no papel....
paulomv
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor cyberj » Quarta Jul 15, 2009 9:24

Um Switch de 8 portas a giga com um backbone de 16Gb????????

Algo não bate certo.... um switch de 20€ ter o mesmo backbone de um ws2960 que custa 1000€....

A ser verdade é sem duvida uma boa compra... mas não faz sentido....
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Mensagempor paulomv » Quarta Jul 15, 2009 11:13

cyberj Escreveu:Um Switch de 8 portas a giga com um backbone de 16Gb????????

Algo não bate certo.... um switch de 20€ ter o mesmo backbone de um ws2960 que custa 1000€....

Sabes como é o marketing.... Qualquer fabricante (Cisco incluída) abusa nestes números daí eu nunca ligar muito a isso.
A conta a que eles chegam é a seguinte: 8Gbps de backplane mas como é Full-Duplex são 16Gbps. E estes 8Gbps devem ser medidos com um tipo ideal de pacotes.
Despachar pacotes todos conseguem fazer isso, uns melhor ou pior que os outros.
Agora quando queres outras features ou latências inferiores....
paulomv
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor cyberj » Quarta Jul 15, 2009 14:03

paulomv Escreveu:

Sabes como é o marketing.... Qualquer fabricante (Cisco incluída) abusa nestes números daí eu nunca ligar muito a isso.
A conta a que eles chegam é a seguinte: 8Gbps de backplane mas como é Full-Duplex são 16Gbps. E estes 8Gbps devem ser medidos com um tipo ideal de pacotes.

Concordo com tudo o que disses-te, à exepção da parte da cisco incluido...

Até porque a cisco, apesar de ser mais cara, por norma, e em relação à concorrência directa, até tem as características sempre por defeito e não por excesso....
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor paulomv » Quarta Jul 15, 2009 16:16

cyberj Escreveu:
paulomv Escreveu:

Concordo com tudo o que disses-te, à exepção da parte da cisco incluido...

Até porque a cisco, apesar de ser mais cara, por norma, e em relação à concorrência directa, até tem as características sempre por defeito e não por excesso....

Eu não digo que Cisco seja má, eu até gosto bastante de configurar os Ciscos e acho que dentro da marca, como em todas, há produtos muito bons e produtos muito maus. Mas há que abranger o mercado todo e nisso a Cisco domina.
No que a Cisco também domina é o marketing. Ninguém a bate.

Quanto aos valores, todos os fabricantes anunciam backplanes e processamentos de dados brutais mas depois na prática é menos. Mas isso é marketing. O que interessa, nas apresentações é apresentar valores maiores que a concorrência para agradar à malta que os compra. Já os técnicos não ligam tanto a isso.

Outra coisa, nunca me passaria pela cabeça comparar o switch de que estamos a falar com qualquer switch da Cisco. É simplesmente outro campeonato.
paulomv
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor zinko_pt » Quinta Jul 16, 2009 9:03

Mas como o que importa é se temos o material certo para a tarefa, acham serve para, pelo menos fazer 500mbits?

E a Asus e SMC também têm modelos similares (5 portas) abaixo dos 50€...
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor cyberj » Quinta Jul 16, 2009 9:47

zinko_pt Escreveu:Mas como o que importa é se temos o material certo para a tarefa, acham serve para, pelo menos fazer 500mbits?

Boas;

Dificilmente vais conseguir ter transferencias de 500mb/s... mas isso não tem a ver com o switchs... mas sim com uma serie de factores, a começar pelas proprias maquinas...

Mas para o que queres, chega e sobra.... acho que possivelmente o unico problema que irás ter e a durabilidade do proprio switch... mas pelo preço, se ele durar um ano, já é um bom investimento.
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor zinko_pt » Quinta Jul 16, 2009 10:44

cyberj Escreveu:
zinko_pt Escreveu:Mas como o que importa é se temos o material certo para a tarefa, acham serve para, pelo menos fazer 500mbits?

Boas;

Dificilmente vais conseguir ter transferencias de 500mb/s... mas isso não tem a ver com o switchs... mas sim com uma serie de factores, a começar pelas proprias maquinas...

Mas para o que queres, chega e sobra.... acho que possivelmente o unico problema que irás ter e a durabilidade do proprio switch... mas pelo preço, se ele durar um ano, já é um bom investimento.

Como o que eu preciso é de avaliar o switch, vamos partir do princípio que tenho (e tenho mesmo) os PCs certos (Dual Core, boas placas Giga, RAM, discos rápidos, etc.) e os cabos certos (Cat5e) no comprimento certo.

Preciso de mais alguma coisa para ter Giga?
Existem outros switches melhores, a preços reduzidos?
Este custa 32€ http://www.sweex.com/producten.php?sect ... 3&detail=o
É preferível um router com portas Giga?
Como é que um produto destes dura só um ano?
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor paulomv » Quinta Jul 16, 2009 14:54

zinko_pt Escreveu:
cyberj Escreveu:

Boas;

Como o que eu preciso é de avaliar o switch, vamos partir do princípio que tenho (e tenho mesmo) os PCs certos (Dual Core, boas placas Giga, RAM, discos rápidos, etc.) e os cabos certos (Cat5e) no comprimento certo.

Preciso de mais alguma coisa para ter Giga?
Existem outros switches melhores, a preços reduzidos?
Este custa 32€ http://www.sweex.com/producten.php?sect ... 3&detail=o
É preferível um router com portas Giga?
Como é que um produto destes dura só um ano?

Avança com o switch do início. Tanto pode durar um ano como durar uma vida.
Ele será suficiente para o que queres. Não penses mais nisso.
paulomv
Aprendiz
Aprendiz

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes