HELP -Varias questoes sobre config do router!!

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

HELP -Varias questoes sobre config do router!!

Mensagempor expresso » Quarta Nov 24, 2004 0:51

Boas pessoal .
Tenho estado a configurar a minha pequena rede cá por casa, e embora o funcionamento já esteja estavel a algum tempo, nao consigo configurar algumas coisas. Por isso vou juntar varias dúvidas num só tópico, visto que todas elas acabam por estar relacionadas entre sí , e as soluçoes vao ser usadas para resolver uns quantos problemas comuns.
O router que tenho estado a usar é um ASUS WL-500G. Na rede estao dois computradoes. Um desktop com uma placa de rede, e um portatil com placa de rede e placa wireless.
O priimeiro problema é que não consigo ter a minha rede de partilha de ficheiros a funcionar em condicoes. Pelo que percebi , o problema prende-se com a constante mudança de Ip's que cada umas das 3 placas tem quando faco as ligações à rede por diferentes ordens , isto é , se ligar o portatil primeiro e so depois o desktop , mas mais tarde fizer ao contrario , os ip's de ambos será diferente do que era e logo aí a partilha de ficheiro vai ao ar. Supostamente isso será resolvido desligando o DHCP e atribuiindo ip´s a cada placa manualmente. O prioblema é que nao encontro o sitio aonde devo fazer isso! Já andei as voltas co ma configuração do router, mas só encontro a opção para desligar o DHCP. E aonde é que farei a atribuição dos Ip´s estática para cada Mac-adress?!? Também já procurei no manual do router, mas lá so diz que o ip de cada placa pode ser definido automaticamente pelo DHCP ou manualmente pelo administrador....só nao diz é como :roll:
Outro problema é com o emule. Como tenho o emule instalado nos dos computadores, decidi ir ao virtual server e direccionar ligações para as portas indicadas para os ip´s do portatil e do desktop ( tal como é sugerido). No entanto parece-me que isso só funciona com um deles , ou seja, estando o portatil com ip 192.x.x.2 e o desktop com o ip 192.x.x.3 , essa regra so funciona para o portatil visto que é o primeiro ip associado as portas 6460 e 6470 .
O 3 problema prende-se com a utilização de uma web-cam no msn! Simplesmente a transmissao fica demasiado lenta! consigo receber imagens dos outros, mas enviar é que já nao funciona muito bem!!
Alguém sabe dizer-me o que é que tenho de configurar de modo a isso funcionar correctamente?

Obrigado pela pacinecia e atenção :roll: :lol:

Saudações!!
expresso
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Mai 15, 2004 21:03

Mensagempor Tretabyte » Quarta Nov 24, 2004 3:08

Boas,
respostas logo as tuas perguntas/problemas.
1º nao precisas de desligar o DHCP no router, simplesmente vai as propriedades do TCP/IP em cada 1 das placas e configura manualmente os IP, mas isto é feito nos PC's nao no router.
2º Ao configurares manualmente os IPs para cada PC vais poder depois (configurando 1º no emule) abrir cada porta ou range de portas para cada PC
3º Se tiveres o emule ou outro qualquer programa a esgotar-te toda a largura de banda no modem ou se tiveres um sinal fraco e/ou com quebras a nivel de wireless é perfeitamente normal teres esses problemas com a webcam, podes tb minimizar um pouco isso abrindo as portas directamente no router para o pc MAS nessa caso so 1 deles é que vai poder usar isso devido ao redireccionamento das portas.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor expresso » Quarta Nov 24, 2004 10:34

Boas...
Desde já obrigado pelas respostas.
Quanto aos ip´s vou já tratar disso.
Em relação à web cam no msn, tenho sempre esse problema mesmo que esta seja a única ligação existente na rede! Vi no help do msn, que deveria abrir o maior numero de portas possivel entre as 6890 - 6900 TCP., mantendo as ligações com os sockets abertas o maior tempo possivel. Isso é feito do mesmo modo que fiz com o emule, ou seja , atravez dos redirecionamento de portas pelo Virtual Server?? Já tentei isso, e nao deu grandes resultados!
Ainda em relação ao redirecionamente das portas, já vi que isso acontece com o emule , já que só um dos computadores consegue aceder decentemente aos servidores ( ou seja o com a gama de IP mais baixa)
No entanto, depois de ter todos os ip´s configurados manualmente, vou ver se esse problema deixa de existir.

Obrigado pela atenção!
expresso
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor nunopsantos » Quarta Nov 24, 2004 10:44

Ola! A pcos dias atras instalei uma versao nova do emule e fiquei com Low ID, o problema tava na porta UDP k estava fechada, a qual abri no Virtual Server do Router, se esse for o teu problema, com a versao 0.44d do emule instalada, nas preferencias-ligaçoes, podes fazer o teste as portas e verificar se elas tao abertas, se tiverem, teras de certeza Hight ID, caso contrario, ves qual a porta UDP k o emule precisa k esteja aberta e no Virtual Server abres mto facilmente.
Se ainda tens dificuldades em atribuir IPs fixos, o que eu posso dizer e k nao e nada de mais, na propriedades do TCP/IP (que esta nas propriedades da tua ligaçao), tens de preencher todos os campo (Endereço de IP, A mascara de sub rede aparece automaticamente, o gatway predefinido teras de ve-lo, e o que tu usas para aceder ao teu router), o servidor de DNS, ta dentro do router, mas acho k esse campo se preenche automaticamente, caso contrario, vais ao router e copias o endereço DNS k ta la dentro). Quanto ao problema da cam no msn, nao faço a minima ideia pq no meu funciona perfeitamente sem que eu tivesse de fazer nada. Abraço
nunopsantos
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Nov 22, 2004 14:43

Re: HELP -Varias questoes sobre config do router!!

Mensagempor [PT]CableGuy » Quinta Nov 25, 2004 12:37

expresso Escreveu:...O prioblema é que nao encontro o sitio aonde devo fazer isso! Já andei as voltas co ma configuração do router, mas só encontro a opção para desligar o DHCP. E aonde é que farei a atribuição dos Ip´s estática para cada Mac-adress?!?
Como o TretaByte referiu , tens de configurar os PCs e não o router.
O meu conselho é desactivar o DHCP , pois só gera mais tráfego na tua rede.
Depois , presumindo que usas o Win2000 ou o XP , peço-te que dês uma olhada no seguinte tópico:

Redes Domésticas Wireless e Partilha de Net -> Case Study

Nesse tópico explica-se como configurar IPs FIXOs e DNS , nos PCs.
Além de ter mais algumas dicas preciosas que te darão bastante "jeito".

expresso Escreveu:...Outro problema é com o emule. Como tenho o emule instalado nos dos computadores, decidi ir ao virtual server e direccionar ligações para as portas indicadas para os ip´s do portatil e do desktop ( tal como é sugerido). No entanto parece-me que isso só funciona com um deles , ou seja, estando o portatil com ip 192.x.x.2 e o desktop com o ip 192.x.x.3 , essa regra so funciona para o portatil visto que é o primeiro ip associado as portas 6460 e 6470 ...
O principio usado parece-me correcto.
Vou tentar colocar uns exemplos para que funcione em ambos os PCs da tua rede....tens é de colocar IPs FIXOS !!!

emule2 - 192.168.1.2 - 4662 - UDP
emule2a - 192.168.1.2 - 4672 - TCP

emule3 - 192.168.1.3 - 6460 - UDP
emule3a - 192.168.1.3 - 6470 - TCP

Agora não te esqueças de configurar no emule do PC2 , as portas 4662 e 4672
e no emule do PC3 as portas 6460 e 6470....respectivamente.

expresso Escreveu:...O 3 problema prende-se com a utilização de uma web-cam no msn! Simplesmente a transmissao fica demasiado lenta! consigo receber imagens dos outros, mas enviar é que já nao funciona muito bem!!
Alguém sabe dizer-me o que é que tenho de configurar de modo a isso funcionar correctamente?...
Aconselho-te a voltares ao tópico que referi em cima , pois ajuda também a configurar o UPnP !!!
O UPnP é uma "funcionalidade extra" dos routers , que permite o "autodiscover" das portas que o programa precisa.
Na realidade os programas "pedem" ao router para abrir determinadas portas para conseguirem comunicar com o "exterior".
Infelizmente os programas "pedem para abrir e depois não as fecham". :?
Pode ser que te ajude...entretanto , Boa Sorte. :wink:
Editado pela última vez por [PT]CableGuy em Sábado Nov 27, 2004 1:34, num total de 1 vez.
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor Tretabyte » Quinta Nov 25, 2004 15:21

Boas,
se fizeres como o Cableguy disse vais conseguir fazer a ligacao sem problemas na generalidade dos servidores AGORA os nacionais é possivel que tenhas problemas.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor expresso » Sexta Nov 26, 2004 20:45

Boas pessoal

Desde já muito obrigado pela ajuda :)
A maior parte dos problemas foram resolvidos....excepto o do msn!
Já activei o UPnP do router , mas nas informações do msn consta la que estou ligado à uma porta nao UPnP do router :roll: , Ja desactivei o nortan 2005 e nada :roll: vou agora experimentar criar uma regra de ligação identica à do emule para as portas 6891 ~ 6900 tcp a ver se resulta :roll:
alguém conhece um programa específico para partilhar as imagens das web-cams ?? acho que desisto do msn lol
expresso
Membro de Prata
Membro de Prata

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante