Tenho estado a configurar a minha pequena rede cá por casa, e embora o funcionamento já esteja estavel a algum tempo, nao consigo configurar algumas coisas. Por isso vou juntar varias dúvidas num só tópico, visto que todas elas acabam por estar relacionadas entre sí , e as soluçoes vao ser usadas para resolver uns quantos problemas comuns.
O router que tenho estado a usar é um ASUS WL-500G. Na rede estao dois computradoes. Um desktop com uma placa de rede, e um portatil com placa de rede e placa wireless.
O priimeiro problema é que não consigo ter a minha rede de partilha de ficheiros a funcionar em condicoes. Pelo que percebi , o problema prende-se com a constante mudança de Ip's que cada umas das 3 placas tem quando faco as ligações à rede por diferentes ordens , isto é , se ligar o portatil primeiro e so depois o desktop , mas mais tarde fizer ao contrario , os ip's de ambos será diferente do que era e logo aí a partilha de ficheiro vai ao ar. Supostamente isso será resolvido desligando o DHCP e atribuiindo ip´s a cada placa manualmente. O prioblema é que nao encontro o sitio aonde devo fazer isso! Já andei as voltas co ma configuração do router, mas só encontro a opção para desligar o DHCP. E aonde é que farei a atribuição dos Ip´s estática para cada Mac-adress?!? Também já procurei no manual do router, mas lá so diz que o ip de cada placa pode ser definido automaticamente pelo DHCP ou manualmente pelo administrador....só nao diz é como
Outro problema é com o emule. Como tenho o emule instalado nos dos computadores, decidi ir ao virtual server e direccionar ligações para as portas indicadas para os ip´s do portatil e do desktop ( tal como é sugerido). No entanto parece-me que isso só funciona com um deles , ou seja, estando o portatil com ip 192.x.x.2 e o desktop com o ip 192.x.x.3 , essa regra so funciona para o portatil visto que é o primeiro ip associado as portas 6460 e 6470 .
O 3 problema prende-se com a utilização de uma web-cam no msn! Simplesmente a transmissao fica demasiado lenta! consigo receber imagens dos outros, mas enviar é que já nao funciona muito bem!!
Alguém sabe dizer-me o que é que tenho de configurar de modo a isso funcionar correctamente?
Obrigado pela pacinecia e atenção
Saudações!!