Problemas a configurar rede Wireless caseira!

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Problemas a configurar rede Wireless caseira!

Mensagempor antoniomg » Quinta Dez 02, 2004 11:18

Bom dia!

Comprei recentemente o Router da Belkin ( F5D7230 ), e tenho 4 pc's para ligar a rede... Todos têm o Win XP Pro com o SP2 instalado.
2 dos pc's ligam-se ao Router por cabos, e os outros 2 ligam-se atraves de wireless. Destes dois, um tem uma placa incorporada (Acer Aspire 1511 LMI), e o outro tem uma placa pci ( MSI PC54G2 ).
Pois bem, não sei bem que procedimentos tenho que realizar,pois tou com dificuldades com as Firewall's. Entretanto pareceu-me que depois de instalar o SP2 a firewall em cada computador, tornou-se mais eficaz mas mais dificil de configurar. Desde sempre que utilizo como firewall o Zone Alarm Suite nos meus computadores. Valerá a pena continuar a usar?
Ah e tenho outra duvida... O modem que eu tenho é Alcatel/Thomson Speedtouch 330, que é USB. Mas este router so tem entrada para modems RJ45. Ha alguma maneira não mt cara para contornar isto? Eu já estou dispoto a ligar o modem a um dos pc's, mas preferia que ele ligasse ao router!

Bem espero ter sido suficientemente explicito, e espero que me ajudem!
Obrigado
antoniomg
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Nov 27, 2004 19:48

Mensagempor Dr » Quinta Dez 02, 2004 11:53

Bom, tens um excelente tópico criado pelo Tretabyte que te fala sobre a segurança das redes wireless. Basta procurares em "Segurança Informática" que deve ser logo o primeiro ou o segundo a surgir. Este é um ponto de partida quase obrigatório antes de configurares a tua rede wireless.
Depois, o que eu faria no teu lugar é o que tenho cá em casa: activas o WPA com shared key, activas o MAC filter, desactivas o DHCP no router (mas antes dá-lhe poucos endereços para atribuir) e metes o IP do router como default gateway e servidor de DNS primário em todos os computadores.
Obviamente, os IPs dos computadores devem pertencer à mesma subrede que o do IP privado do router.
Dá uma olhada nesse tópico e se tiveres dúvidas depois disso, avisa.
Cumprimentos.
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 21, 2004 3:50

Mensagempor antoniomg » Quinta Dez 02, 2004 19:06

Pois bem... li o referido tópico mas fiquei com algumas duvidas...

Tretabyte Escreveu:O primeiro passo é alterar o nome de fabrica que o nosso router tem a nivel do seu SSID...

De facto reparei que nos pc's com wireless o nome da rede é "belkin54g", mas como é que eu mudo?

Tretabyte Escreveu:desactivem o Broadcast

Igualmente, como mudo?

Tretabyte Escreveu:ideial pode ser em activar unicamente a WPA-PSK

Como mudo?.......

Para ja, antes de expor mais duvidas, fico-me por estas...

Cumprimentos

ps- ali no canto superior esquerdo debaixo do meu nome diz "Novato", por isso nao se admirem das perguntas que eu faço... obg
antoniomg
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Dr » Quinta Dez 02, 2004 19:51

Rapaz...
Todos os router têm uma página de configuração. Para entrares nela, basta meter o ip privado do router. No meu caso é o 192.168.1.1 o que veio por padrão (já foi trocado).
Talvez desse jeito perder meia horinha a ler o manual do router, não? Até porque precisas saber a password de administração do router e é a documentação do próprio quem te diz isso.
Estarão lá as respostas a essas tuas 3 perguntas e muito mais.
Cumps
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Tretabyte » Sábado Dez 04, 2004 2:12

Boas,
troca o nome do canto de novato para preguiçoso pois estas mm la.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor Dr » Sábado Dez 04, 2004 2:51

LOLOL!!!
Hoje tás com o toco... Mas até que tás certo. ;-)

Cumprimentos.
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Tretabyte » Domingo Dez 05, 2004 6:09

Boas,
Dr Escreveu:LOLOL!!!
Hoje tás com o toco... Mas até que tás certo. ;-)

Cumprimentos.

e nao tenho razao? :P

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor antoniomg » Terça Dez 07, 2004 16:07

Pronto resolvi por a preguiça de lado... e quase que consegui concluir a instalaçao! Depois de ler o tópico "Como proteger a nossa rede Wireless" do Tretabyte, e o manual do router (lol, este meu vício de montar tudo sem ler as instruções) fiquei bastante mais elucidado.

Vamos ao que interessa...
Tretabyte Escreveu:*Mudar os dados de Autenticação no router, isto é, Alterar Username e Password
*Mudar e Desactivar o SSID
*Mudar, Limitar e Desactivar o DHCP
*Não usar WEP, mas sim activar com password alfa-numérica WPA-PSK
*Activar MAC FILTER

*Mudei a Password, username nao tem...
*Mudei o SSID, e desactivei a Broadcast...
*Por preguiça não mudei o IP, deixei estar o 192.168.xxx.xxx, e limitei o DHCP... para o desactivar tenho que por um static IP em cada pc, certo?
*Activei com uma password com 30 e muitos digitos (lol) o WPA-PSK
*O MAC FILTER já vinha activado.

Agora tenho umas duvidas quanto as opções especificas deste router...

1. Nas opções da Lan há la uma coisa que é:
1.1 "Local Domain Name"
Help: The default setting is “Belkin”. You can set a local domain name (network name) for your network. There is no need to change this setting unless you have a specific advanced need to do so. You can name the network anything you want such as “MY NETWORK”.

Para que é que serve?

2. Nas opçoes de Wireless:
2.1 "Wireless Channel"
Qual é que devo usar? 13?

2.2 "Protected Mode"
Help: As part of the 802.11g specification, Protected mode ensures proper operation of 802.11g clients and access points when there is heavy 802.11b traffic in the operating environment. When protected mode is ON, 802.11g scans for other wireless network traffic before it transmits data. Therefore, using this mode in environments with HEAVY 802.11b traffic or interference achieves best performance results. If you are in an environment with very little—or no—other wireless network traffic, your best performance will be achieved with Protected mode OFF.

ON ou OFF?

2.3 "WPA-PSK Encryption Technique"
“TKIP” ou “AES”?

3. Nas opções de Firewall do proprio router:
3.1 "Block ICMP Ping"
On ou Off?

Pronto estas sao as opções do router que eu nao sei bem para que servem...
Agora tou com mais umas duvidas...
Já tenho o Win XP com o SP2 e igualemnte a ultima versao do Zone Alarm Suite, que funciona como firewall e anti-virus, em todos os pc's... o zone alarm substitui a firewall do windows ou será um complemento ou apenas mais uma coisa para atrapalhar.
E aqui vai a minha maior dor de cabeça... Tenho um modem USB ADSL do Sapo... O router so tem entrada rj45, por isso enquanto nao mudo de modem (lol), ou arranjo outra soluçao, ligo o modem a um pc e partilho a ligação... mas nao percebo... a rede funciona bem, mas nao cnsg partilhar a net... o que se passará?

Cumprimentos
antoniomg
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Tretabyte » Quarta Dez 08, 2004 1:00

Boas,
jovem nao leste o manual do router todo :P
bom ca vamos as respostas.
1: Podes meter o que quiseres, isso é so a titulo informativo, deixa tar o que esta pois tb nao faz diferenca
2:
2.1: nao sei se tens muitas redes na tua zona mas, se nao tiveres, mete o canal 6 pois é mais estavel
2.2: da mm forma que no 2.1 se tiveres muitas redes wireless na tua zona, perto de ti, mete ON, caso nao deixa OFF
2.3: basicamente sao a mm coisa mas escolhe a TKIP
3:
3.1: isso é para bloquear a resposta de Pings de fora ao chegarem ao Router, geralmente esta em OFF, tanto da, é so uma questao de gosto/ pseudo seguranca.

sobre o XP, a ZA substitui a firewall do XP pois deves de a ter desligado, a ZA neste momento é uma bela !"!# mas gostos sao gostos por isso deixa-a trabalhar
quanto à ligacao, tens de ter 1 placa de rede a fazer a ligacao à porta WAN do router, tens de ter é na ligacao do modem ADSL o ICS (internet sharing) activado e, ele ira configurar automaticamente o ip da placa de rede, se tudo correr bem e a tua firewall nao bloquear o ICS deves de ter internet sem problemas

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor antoniomg » Quarta Dez 08, 2004 3:15

Por acaso li, mas houve explicaçoes lá que eu nao entendi bem... por isso pedi ajuda aos experts. de uma manual de 80 paginas ter só 5 duvidas, não é assim tao mau para um novato/preguiçoso...

quanto a gostos... em relação a firewall's a tua preferencia vai para o qual?

bem agora é só por mais uma placa de rede (espero ter pci's que cheguem)...

Só mais uma coisa. ontem depois de actualizar o firmware deixei de conseguir aceder ao router... nem consigo aceder as opções para ver o que se passa... Terá sido erro meu?

Antonio
antoniomg
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Tretabyte » Quarta Dez 08, 2004 8:17

Boas,
para mim, a nivel de software, a melhor firewall é a Outpost.
hum por acaso chegaste a desligar o router do power ou a fazer reset depois de teres feito o update de firmware? alguns routers exigem isso apos um update.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor antoniomg » Quinta Dez 09, 2004 1:00

o router ta mm marado... ja fiz o reset e nada... :?
antoniomg
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Tretabyte » Quinta Dez 09, 2004 7:53

Boas,
certifica-te que tens ip dinamico no PC, faz um reset ao router (pressiona o botao durante 30s depois liberta-o e desliga do power o router durante outros 30s, em seguida liga-o e ve se consegue fornecer ip à maquina) e, visto que isso passou a acontecer com um firmware update, tenta arranjar o firmware antigo e faz-lhe um downgrade.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor antoniomg » Quinta Dez 09, 2004 11:25

já fiz reset durante 1 munuto quase, ja teve a noite td desligado... e nada!
Como faço o downgrade se o pc nao consegue aceder ao router...?

Cump
antoniomg
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Tretabyte » Sexta Dez 10, 2004 4:06

Boas,
vendo do principio que o router nao deu o peido mestre, tenta configurar ip manual na gama dos ips originais do router para tentares aceder a ele.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Próximo

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante