Uma simples rede caseira...

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Uma simples rede caseira...

Mensagempor Stockinger » Segunda Dez 06, 2004 20:34

Boas ppl,

Estou prestes a adquirir um portátil e começo a ter a seguinte dúvida:

Como ligar os dois um ao outro?
Bom uma vez que tenho placa de rede no desktop, basta ligar os dois pcs com as placas de rede e penso que dá para transferir informação de um para o outro certo?

E se eu quiser além de os ligar um ao outro, também ter internet nos dois?
Qual a solução mais fácil?

Tenho internet via netcabo, e através de placa de rede no desktop.
O portátil tem wireless...compensa um router wireless?
Acima de tudo queria uma solução simples...uma hub? um router?

Se me poderem dar umas luzes e uma direcção para ir estudando o assunto agradecia, já que não estou muito por dentro de redes informáticas. :twisted:
Stockinger
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Set 18, 2004 14:09

Mensagempor Dr » Segunda Dez 06, 2004 20:46

Olha... Queres mesmo uma cena fácil?
Espero que tenhas um XP no desktop.
Vais as Network Connections, lá no canto superior esquerdo vai ter uma opção qualquer do género Network Connection Wizard, clicas aí e segues os passos para criar uma rede doméstica com acesso à Internet.
Tudo o resto é muito intuitivo. Tipo vai-te perguntar se esse computador está ligado directamente à internet, o que vais responder que sim, obviamente.
Depois, no fim, pergunta-te se queres gravar isso numa disquete. Gravas e depois executas o programinha que está dentro dessa disquete no outro computador.
Segues os mesmos passos, mas dizes que esse liga-se à internet através de um gateway, ou lá qual for a opção que isso diga em vez de ligar directamente.
Et voilà!
Tens rede privada e acesso compartilhado à Internet.
Se quiseres mais informações sobre a partilha de Internet, procura no fórum por ICS.
Cumprimentos.
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 21, 2004 3:50

Mensagempor Stockinger » Segunda Dez 06, 2004 21:30

Bom percebo o que dizes, mas penso que não seja assim tão fácil no meu caso...ou talvez seja...

- Eu tenho o XP no desktop e o portátil trás e vai permanecer com ele.

- O desktop tenho net através de placa de rede, já que o meu modem da netcabo é antigo e não tem ligação usb.

Sendo assim como interligo os dois pcs? Com uma hub?
É que o desktop recebe a internet, mas não tem por onde a enviar...eu sei que há placas de rede com duas entradas, mas a minha só tem uma.
Stockinger
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Dr » Segunda Dez 06, 2004 21:36

AH!
Falha minha... Esqueci-me de dizer que tens que comprar outra placa de rede. Tens que ter duas para conseguires compartilhar a Internet do desktop. Uma solução automática, eficaz, mas mais dispendiosa é comprares um router. Por pouco mais de 50 euros já se encontra qualquer coisa. Uma placa de rede PCI dessas "genéricas" custa à volta de 10 euros.
Cumprimentos.
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Stockinger » Segunda Dez 06, 2004 21:41

Thanks pela ajuda estou mais elucidado :twisted:

Contudo tenho a seguinte dúvida: qual é a diferença entre uma hub e um router?
Stockinger
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Dr » Segunda Dez 06, 2004 22:11

Hehe.
Para não fazeres outra pergunta daqui a uns dias, vou responder-te às diferenças entre hub, switch e router. As semelhanças físicas entre os 3 podem levar a confundir, especialmente entre os dois primeiros.
Hub é o dispositivo mais burro dos três. Ele está conectado a vários computadores e quando recebe uma "mensagem" do computador A para o B (imaginemos que ainda há o computador C), ele manda a mensagem para os três computadores. A isto chama-se broadcast. Só o B é que vai responder por ter o IP a quem essa mensagem foi endereçada.
O switch é um bocado mais esperto e mantém uma tabela sobre os endereços IP de cada computador. Assim, quando ele receber a mesma mensagem de A para B, o comp. C nunca chegará a saber que houve uma mensagem para B porque o switch vai entregá-la directamente.

NOTA - Hubs e Switchs conseguem colocar vários computadores da mesma sub-rede em comunicação; não fazem a menor ideia o que fazer para colocar duas redes distintas a comunicarem-se.

E é aqui que entra o router. Ele tem a capacidade de conseguir colocar duas redes diferentes a comunicarem-se.
Ao partilhares a Internet no desktop, estás a colocar o desktop a funcionar como um router. Ele estará ligado a rede netcabo através de uma das placas de rede e estará ligado à tua rede através da outra placa de rede (aquela que ainda não tens). Numa vais ter um ip género 81.84.36.10 (é um dos que costumam vir parar-me à mão) e na outra terás qualquer coisa tipo 192.168.0.1. Para que um computador ligado a esta segunda placa de rede "fale" com a Internet, precisa de ter algo no meio a "unir" as duas redes. Esse algo é o router, que pode ser um computador (como neste caso que acabei de exemplificar) ou um dispositivo próprio.
No caso de ser um dispositivo próprio (um router propriamente dito), numa das configurações actuais, esse router terá 1 porta onde se vai ligar o cabo que sai do cablemodem (que agora está ligado ao teu PC) e depois pode ter 4 portas para ligar outros tantos computadores para acessarem a Internet e criarem uma rede doméstica entre eles.
Isto é a maneira mais simples que consigo explicar a diferença entre esses 3 periféricos.
Qualquer dúvida, avisa.
Cumprimentos.
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Stockinger » Segunda Dez 06, 2004 22:48

Bom a tua explicação está óptima das 3 coisas, e foste bastante exemplificativo...diria mm está pedagogicamente bem :D

Mais uma vez obrigado.

Quanto dúvidas não há...com o que já sabia (apesar de um pouco confuso) e com as tuas explicações fiquei esclarecido. :twisted:
Stockinger
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Tretabyte » Segunda Dez 06, 2004 23:53

Boas,
tudo o que o Dr disse é funcional mas arriscas-te sempre a ter problemas, a meu ver, o melhor e mais simples é mesmo comprares um router wireless bom.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante