Routing???

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Routing???

Mensagempor Zitax » Terça Dez 14, 2004 2:53

Bem... Isto é... Tenho 3 PC e uma ligação ADSL que gostaria de partilhar e controlar em todas as máquinas..

Enfim, tenho um modem adsl/router NTech e gostaria de controlar a largura de banda dos pc através de um computador que está sempre ligado.. (Na totalidade... não necessito de defenir a largura de banda para cada máquina)

Já percebi o conceito Proxy associado a software de limitação de largura de banda tipo netlimiter mas a ligação já é partilhada através do router.. Certo?

Como posso bloquear a ligação á net no router para os restantes pcs e fornecer assim apenas através do proxy?
Ou, dito de outra forma, como reencaminhar apenas a ligação de internet para a máquina que possui o proxy? (isto é routing... Certo?)

Só tenho uma placa de rede por pc...

PS: Se alguém souber o site da NTech que o post aqui por favor porque já tou farto de o procurar e não encontro...

Obrigado
Zitax
Novato
Novato

Registado: Terça Dez 14, 2004 1:58

Mensagempor Mercy_PT » Terça Dez 14, 2004 14:44

Se percebi correcto keres passar ao controlo da ligacao à net para um PC e faze-lo servir de proxy. Correcto? Nesse caso para que raio compraste o router?
Para os outros pc's não acederem À Net basta tirares os dns's deles na configuração de rede (supondo que estás a usar Ip's fixos).

De qualquer forma continuo a não perceber a função disso tudo. Alias o pc que fizer de proxy podes deixa-lo paradinho. Não vai fazer mais nada.
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor Dr » Terça Dez 14, 2004 16:22

Eu acho que percebi. O rapaz quer apenas que a Internet seja distribuida para um único computador através do router. Depois é esse computador a distribuir a Internet para os restantes computadores da rede doméstica.
A má notícia é que precisas de uns 30 a 50 euros para fazer isso da maneira mais simples. É que esse router não foi realmente uma boa aquisição para esse efeito. Deverias ter optado por um modem ADSL convencional.
Aí, compravas uma segunda placa de rede para meter nesse computador e compravas um hub/switch para que pudesses ligar mais que um computador a esse servidor (o das duas placas de rede). Um hub/switch com 4 portas anda à volta dos 25 euros, acho, e uma placa de rede dessas merdosas, que servem muito bem para o efeito, custa-te menos que 10 euros.
E lá terias tu a tua rede a funcionar do jeito que queres.

Antes de finalizar, porém, deixa-me esclarecer-te uma coisa:
proxy não é routing; um proxy server é um computador que armazena as páginas web numa cache de modo a que vários computadores de uma rede perguntem a esse proxy se tem determinada página. Se não tiver é que vai à Internet à procura dela (isto é uma definição simples). Ou seja, esse proxy server é que faz a comunicação com a Internet, independentemente de quem esteja a requisitar o que quer que seja. Era como se todo o tráfego TCP/IP partisse do proxy server.
Já aquilo que referes por routing chama-se, na verdade, NAT - Network Address Translation, que na sua forma mais simples aparece no Internet Connection Sharing, que tantas vezes usamos no Windows XP.

Cumprimentos.

PS - Também não encontrei o site da Ntech. Pelas pesquisas que fiz deu-me a entender que seria www.ntechcenter.com mas este site está offline.
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 21, 2004 3:50

Mensagempor Mercy_PT » Terça Dez 14, 2004 16:29

Dr Escreveu:Já aquilo que referes por routing chama-se, na verdade, NAT - Network Address Translation, que na sua forma mais simples aparece no Internet Connection Sharing, que tantas vezes usamos no Windows XP.

Também é NAT aquilo que o Router instalado actualmente está a fazer. Daí permitir a partilha da ligação para os restantes pc's da rede.
Um conselho: Esclarece melhor aquilo que pretendes e as razões para tal. Pois ainda que o uso de um proxy vá retirar algum trafego de Internet vai diminuir substancialmente a performance quando necessites de informação não armazenada na cache do proxy. Já para não falar de aplicações tipo jogos que terão que passar sempre pelo proxy para sair para a Internet pois não ha info para eles no proxy.

Fica bem....
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor Dr » Terça Dez 14, 2004 16:35

Exacto, Mercy_PT.
O router que ele tem também faz NAT, senão não era router. ;-)
Eu não acrescentei muita coisa ao que já tinhas dito. No fundo era o mesmo, apenas com detalhes sobre como fazer.
Já quanto ao que se refere ao proxy, eu só esclareci o que era porque duvido que seja isso que o Zitax quer. Pelo que percebi, ele só quer o computador a fazer NAT, mas pensou que para isso fosse preciso configurar um proxy.
Cumprimentos.
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Taxus » Terça Dez 14, 2004 16:48

Não sei bem se isto é possivel mas.....
-No meu router (um SMC barricade) é possivel bloquear o acesso ao exterior a determinados IP's.
-Assim, fico com uma Lan em q é possivel que apenas UM dos computadores tenha acesso ao exterior.
- Tendo uma Lan, é possivel (não sei bem como neste caso) configurar os computadores de modo a que um deles funcione como gateway...
Tenho quase a certeza que existe software para fazer isto. Usando apenas o Win XP... talvez alterando o default gateway dos PC's clientes... nao sei bem se funciona.

De qq maneira, isto deve ser possivel porque em tempos eu tinha apenas um Hub. Ao hub estavam ligados 3 PC's e um modem por cabo. O primeiro PC a ligado após "restart" do modem conseguia aceder à net.. os restantes só conseguiam aceder a partir do primeiro computador.
Não me lembro bem, mas acho q usava um programa chamado sygate para fazer isto.
KaoS Contingency UT2k4 clan
http://www.kaos-eu.com/
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Set 11, 2002 3:33

Re: Routing???

Mensagempor Mike » Terça Dez 14, 2004 17:39

Zitax Escreveu:Bem... Isto é... Tenho 3 PC e uma ligação ADSL que gostaria de partilhar e controlar em todas as máquinas..
Enfim, tenho um modem adsl/router NTech e gostaria de controlar a largura de banda dos pc através de um computador que está sempre ligado.. (Na totalidade... não necessito de defenir a largura de banda para cada máquina)

Já viste se o teu modem/router têm QoS (Quality of Services), se tiver podes controlar a largura de banda no próprio modem/router, o meu router linksys têm (não de origem mas com um hacked firmware)
Notebook: Asus M6Ne + Intel Pentium M 1.6Ghz + 2x256Mb DDR333 + 15,4" WSVGA + ATI Mobility Radeon 9700
Desktop: Intel Celeron M 1.5Ghz@2400Mhz + Asus P4P800 SE + Asus CT-479 + 2x256Mb DDR400@200Mhz 2/3/3/5 + Asus A9550GE 128Mb DDR @450/250
Mike
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Out 28, 2004 15:34

Mensagempor Tretabyte » Terça Dez 14, 2004 22:12

Boas,
deixa ca ver se consigo responder a todos.
1º Dr, o que chamas de proxy, no caso que mensionaste, devias de chamar de cache servers ou cache engines pois o que descreves é isso e nao propriamente uma proxy, isto falado de conceitos e de modos gerais.
2º o que ele tem é uma gateway, nao é um router mesmo, se fosse um router as coisas nao eram assim tao lineares e, se fosse mesmo um router ele conseguia fazer o que pretente, o controlo de largura de banda, a parte de NAT nao precisa de ser com router, quer dizer, +/- mas isso é palha para outras carroças
3º QoS, o Quality of Service, bom a coisa nao é assim tao simples como parece, é preciso que o ISP use para poderes usar isso tb.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor Dr » Terça Dez 14, 2004 23:17

Tretabyte Escreveu:(...)
Dr, o que chamas de proxy, no caso que mensionaste, devias de chamar de cache servers ou cache engines pois o que descreves é isso e nao propriamente uma proxy, isto falado de conceitos e de modos gerais.
(...)

É verdade, um proxy não se resume a isto, mas chega para compreender o conceito. Tanto quanto sei (corrijam-me se estiver enganado), um proxy server é um computador que serve de intermediário entre o tráfego de uma rede e a Internet.
Cheguei a dizer isso resumidamente no post anterior, que o proxy age como se todo o tráfego solicitado pelos computadores que estão atrás dele (neste exemplo seria uma rede doméstica) tivesse sido solicitado pelo próprio proxy. O "caching" de páginas web, e ftp em alguns casos, é apenas uma característica dos proxies, para agilizar todo o tráfego de uma rede com a Internet, de forma a não ocupar a largura de banda com requisições contínuas para a mesma página. No caso de certa página que é frequentemente acessada ficar offline, o proxy pode continuar a "apresentá-la" aos clientes por tê-la guardada em cache.
Is that right? ;-)
Cumps
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Mike » Terça Dez 14, 2004 23:38

Tretabyte Escreveu:3º QoS, o Quality of Service, bom a coisa nao é assim tao simples como parece, é preciso que o ISP use para poderes usar isso tb.

Tens a certeza? Penso que não mas posso estar enganado, o próprio Windows XP/2003 Server têm QoS.

O meu router permite isto:

Imagem

Como se vê pode-se definir prioridades por MAC Address, por porta RJ45 fisica no router ou por aplicação.

Se funciona como deve sêr não sei pois ainda não configurei, não preciso pois uso o cFosSpeed que e um programa que faz traffic shaping semelhante ao QoS
Notebook: Asus M6Ne + Intel Pentium M 1.6Ghz + 2x256Mb DDR333 + 15,4" WSVGA + ATI Mobility Radeon 9700
Desktop: Intel Celeron M 1.5Ghz@2400Mhz + Asus P4P800 SE + Asus CT-479 + 2x256Mb DDR400@200Mhz 2/3/3/5 + Asus A9550GE 128Mb DDR @450/250
Mike
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Re: Routing???

Mensagempor [PT]CableGuy » Quarta Dez 15, 2004 1:18

Zitax Escreveu:...Já percebi o conceito Proxy associado a software de limitação de largura de banda tipo netlimiter mas a ligação já é partilhada através do router.. Certo?

Como posso bloquear a ligação á net no router para os restantes pcs e fornecer assim apenas através do proxy?
Ou, dito de outra forma, como reencaminhar apenas a ligação de internet para a máquina que possui o proxy?...
Ainda bem que percebes o conceito Proxy , pois vou presumir que tens um PC na rede a fazer de ProxyServer.

Se tens uma rede simples:
Imagem

Basta adicionares um hub e configurar os "PCs clientes" a usar o "tal proxy server":
Imagem

Que confusão "rapazes"... :roll:
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor Tretabyte » Quarta Dez 15, 2004 22:28

Boas,
QoS nao é bem isso, ai estas é a dar prioridade a pacotes consuante certos factores na entrada na table do router, basicamente estas a elevar a prioridade dos pacotes nada mais, QoS nao é isso, é algo bem mais complexo e nao fucniona assim tao linearmente. Sim tb é verdade, o 2003 tem e gero-o e ate o faz muito bem mas quando esta a controlar uma rede completa com o RRAS ou em AD.
btw man, nao tens mais icons para meteres na systray? lol

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor Dr » Quarta Dez 15, 2004 23:27

Tretabyte Escreveu:btw man, nao tens mais icons para meteres na systray? lol

LOL acredita... Só o boot deve demorar 1 mês...
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Mike » Quarta Dez 15, 2004 23:36

Tretabyte Escreveu:Boas,
QoS nao é bem isso, ai estas é a dar prioridade a pacotes consuante certos factores na entrada na table do router, basicamente estas a elevar a prioridade dos pacotes nada mais, QoS nao é isso, é algo bem mais complexo e nao fucniona assim tao linearmente. Sim tb é verdade, o 2003 tem e gero-o e ate o faz muito bem mas quando esta a controlar uma rede completa com o RRAS ou em AD.

Pois, é uma forma simplificada de QoS, o Windows XP Professional também têm QoS, podes vêr isso no Group Policy, daqui a pouco estamos a discutir a OSI Layer :P

Tretabyte Escreveu:btw man, nao tens mais icons para meteres na systray? lol

Vou vêr se arranjo mais icons para por no systray, é que eu uso mesmo o portátil até ao máximo, tenho nada mais nada menos que 5 motores sql instalados (Oracle,SQLServer,Firebird,MySQL,PervasiveSQL) e alguns IDEs para programar, bem, quase todas as versões do Delphi por exemplo eh eh, e isto não demora nada a arrancar, menos de 1min, mas normalmente ou faço hibernate ou standby ao notebook. :wink:
Mike
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Obrigado

Mensagempor Zitax » Quinta Dez 16, 2004 2:52

Obrigado desde já pela valiosa informação prestada...

Sim...

O meu router tem QoS e dessa forma penso conseguir resolver o meu problema (dando prioridade a uma maquina)...

[PT]CableGuy obrigado em particular pela tua exposição... Esclareceu também outras dúvidas que tinha...

Obrigado a todos...
Zitax
Novato
Novato

Registado: Terça Dez 14, 2004 1:58

Próximo

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante