Programa para Sync/backup

Para quê pagar quando há programas gratuitos tão bons por aí. Neste fórum faz-se a listagem de vário software freeware e opensource.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Programa para Sync/backup

Mensagempor MetalFatigue » Sábado Jun 27, 2009 13:05

Recentemente comprei um disco de 1TB, para o PC que se encontra na assinatura (sim, tenho de a actualizar) e com isso posso terminar o medo de perder algumas coisas que tenho só no portátil, essencialmente são músicas e a pasta de documentos e fotos.

No entanto e sendo que tenho uma rede wireless em casa gostaria que este backup fosse feito no background sempre que ambos os PCs tivessem ligados. Visto nunca adicionar grandes quantidades ou grandes ficheiros nestas pastas com regularidade o wireless é perfeitamente aceitável. Claro que o backup inicial terá de ser realizado através de LAN.

Pretendo, portanto, um programa que realize o que descrevi, além de me avisar que apaguei algo do portátil e se desejo manter no disco de backup. O programa deverá ser de preferência free ou open source. Já li umas coisas sobre o SyncToy da microsoft e sobre o SyncBack Freeware. Ainda não experimentei nenhum e sabendo que há sempre aqui bons conselheiros neste forum, decidi passar cá primeiro. Até pode ser que haja melhor que estes :D

Cumprimentos
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-RAID0 2xSeagate SP 500GB + WD Green 1TB
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

http://souprimeiroministro.pt.vu
MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 20, 2004 14:31

Mensagempor skyruner » Domingo Jun 28, 2009 17:25

Uma boa opção seria comprares uma caixa para o disco (com porta ethernet), e ligares ao router.

Depois poderias fazer todos os backups para lá.
É na minha minha opinião, a melhor opção, até porque evitas ter os dois PCs ligados, e em qualquer parte tens acesso aos tens ficheiros.

Até porque um dos PCs teria obrigatoriamente de ser o repositório, e o outro apenas serviria como "backup" desse repositório.
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor MetalFatigue » Domingo Jun 28, 2009 19:45

Mas não é isso que eu pretendo. Ambos os PCs estão varias horas por dia ligados em simultâneo. Eu normalmente estou no portátil, mas o resto da minha família usa o PC de secretária.

Dessa forma que me dizes teria de ser eu a ir fazendo os backups. O que eu queria era uma aplicação que fizesse os backups por mim, directamente no PC aproveitando a rede de casa.

A necessidade de ter o disco disponível para transporte não existe (mas existe a necessidade de estar no PC de secretária). O que existe, sim, é a necessidade de dizer o que quero manter em copia de segurança no PC de secretária e não me ter de preocupar mais, pois um determinado programa irá se preocupar por mim.
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor skyruner » Segunda Jun 29, 2009 8:44

Mas com o disco em rede não necessitas de ser tu a copiar os ficheiros manualmente.
O próprio Windows faz isso, ou qualquer outro programa do género, é apenas uma questão de agendares todos os dias/semanas/meses da forma que bem te entender.
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor MetalFatigue » Segunda Jun 29, 2009 18:24

Não sei se estou te a entender...a única coisa que conheço no windows para fazer backup é o shadow copy, mas pelo que entendi não posso especificar pastas, só tipos de ficheiros. Mas corrige-me se estiver errado. E explica-me como o fazer se faz favor ;)
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Lain » Quarta Out 14, 2009 15:01

Boas,

Como sugerido pelo skyruner arranja um HDD externo, nunca vi um com porta ethernet, normalmente só vejo os de USB que devem ser um pouco mais lentos que os com porta ethernet.

No entanto, podes experimentar uma aplicação chamada SyncBack (http://www.2brightsparks.com/downloads.html#freeware). Tens a versão paga e a freeware, na empresa onde trabalho uso a Freeware para passar durante a noite cerca de 90GB de informação de um servidor para outro. A aplicação é muito versátil, pode fazer backups de uma pasta para a outra consuante a extensão do ficheiro, verifica se na pasta de destino existe já algum dos ficheiros da pasta origem, se existirem e forem o mesmo não o copia outravez, etc. E podes pôr a fazer esta verificação ao longo do dia, de hora em hora ou no horário que preferires sem interferir com quem esteja a trabalhar no computador ou necessitar de alguma interacção.
<Thermaltake Tsunami case>
AMD Athlon 64 3200+ @ 2.0GHz
ASUS A8N-SLI Deluxe
2x Kingston 512MB DDR400 in Dual-Channel
ASUS GeForce 7950GT 512MB DDR3 PCI-Ex
Seagate 160GB / Seagate 60GB
Seasonic S12-500W SLI-Ready
Lain
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Jun 22, 2006 9:34

Mensagempor alr_tech » Quarta Out 14, 2009 15:55

boas

existem caixas com USB e placa de rede, tb se chama de NAS (que é o serviço que faz a gestão)
custam cerca de 45€ para cima....
(só a caixa é claro....)

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor net_shark » Segunda Out 19, 2009 19:04

MetalFatigue Escreveu:Não sei se estou te a entender...a única coisa que conheço no windows para fazer backup é o shadow copy, mas pelo que entendi não posso especificar pastas, só tipos de ficheiros. Mas corrige-me se estiver errado. E explica-me como o fazer se faz favor ;)

Não é bem assim. Agora a MS já se meteu ao barulho com os gigantes do backup empresarial e criou a sua propria solução, o System Center Data Protection Manager. Apesar de funcionar em XP, está orientada para Windows servers.

Contudo, independemente do software que usares, evita usar wireless para isto. A latencia é brutal, e como são bursts de grande quantidade de dados, a diferença de velocidade de backups é notavel.
net_shark
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Ago 03, 2004 9:08

Mensagempor MetalFatigue » Segunda Out 19, 2009 19:20

O backup inicial seria feito por cabo...só modificações e "Novas entradas" seriam por wireless. Além de que só vai servir para guardar musica, fotos e documentos. Ou seja nada de coisas grandes como filmes. Por isso não deveria ter assim um peso muito grande na rede.

Em principio vou instalar também Windows 7 no portátil e fazer backup. O 7 já permite uma personalização aceitável (pastas/tipo de ficheiros).
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro