por cmrosado » Quarta Dez 17, 2003 10:16
Eu acho que limitar o direito de expressão a todas as pessoas por haver algumas que abusam ou são irresponsáveis não está bem.
Já frequento este forum há algum tempo e sinceramente parece-me que até funciona bem neste aspecto. Já tenho encontrado links a lojas não editados e já encontrei uma vez uma publicidade descarada a uma loja editado. Parece que o que prevalece é o bom senso dos moderadores. Não tenho andado a controlar este aspecto mas assim por alto tenho boa impressão da moderação que vai sendo feita. Agora estas questões são um pouco subjectivas e nada impede os moderadores de serem injustos pontualmente. Ou de hoje a amanhã entrarem novos moderadores com critérios menos correctos na avaliação dos posts.
Acho que sempre que um moderador edita um post devia ser obrigado a escrever as razões que o levaram a tal.
Pessoalmente preferia um forum em que as referencias a lojas fossem editadas apenas em casos de excepção e não por regra.
Gostava ainda de contar duas situações que me aconteceram a propósito disto.
No forum duma loja (provavelmente o mais participado em Portugal) editaram-me (apagaram) um post porque comentei a assinatura de um participante dizendo que achava graça ao que estava lá escrito. Não fui grosseiro ou ofensivo. Foi apenas um pouco off-topic. Acho que num caso como este falta respeito e consideração do moderador em relação às pessoas que participam.
Uma caracteristica dos foruns online é as pessoas estarem cada uma no seu sitio e não haver contacto ou proximidade entre as pessoas. Isto confere algum poder a quem controla o canal de comunicação e uma completa impunidade pois nem se vêm as pessoas sobre as quais se exerce censura. No contacto do dia a dia passa pela cabeça a alguem proibir quem quer que seja de dizer o que lhe apetece? Se uma pessoa participa num forum e os outros se estão nas tintas, ofendem ou até condicionam a liberdade de expressão entã creio que não há condições para essa relação continuar. Como em qualquer relação humana.
Tenho tido computadores Hp. Recentemente descobri que no site deles havia um forum nomeadamente para fins de assistência técnica, discussão de problemas, etc
É impressionante a liberdade de expressão que se encontra. Encontrei lá posts do género 'comprei uma impressora HP XPTO e aquilo só dá problemas, aqui no forum ninguem me diz nada, contactei a assistencia e ninguem sabe nada, a HP é uma porcaria. Tive que comprar uma impressora Canon não sei das quantas que é muita boa e nunca mais compro nada desta marca'. O unico post editado que encontrei foi por 'linguagem ofensiva' segundo nota do moderador.
Não me parece que todos os produtos Hp sejam maus ou que a empresa esteja em dificuldades por via do forum que têm. A meu ver é um forum que funciona no sentido em que confere alguma liberdade às pessoas que nele particpam. Liberdade concedida essa que é sinónimo de respeito por elas e pelas suas opiniões mesmo que não sejam aquelas que gostariamos de ouvir.
Por causa do forum ser assim fiquei a saber que a dita impressora (que já tem uns anos) de facto não prestava, era problemática e que não havia sequer solução para ela. Se o forum fosse censurado se calhar a esta hora ainda andava à procura de solução.