O forum programação é sobre programação?

Comente o nosso website no geral, aponte erros, dê sugestões...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor lucky » Quinta Mar 15, 2007 16:35

Poderia passar por adicionar mais "qualquer coisa", do género Software de Desenvolvimento/ Programação (isto é só uma ideia do momento de um nome para se fazer algum brainstorming e encontrar um nome mais adequado :P )
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Mensagempor CR9 » Quinta Mar 15, 2007 17:26

Penso que se deveria mudar o nome do fórum para 'Desenvolvimento Web e afins', qualquer coisa do género. O CoolMaster tem toda a razão.

CoolMaster Escreveu:Já no forum de tuturiais tem "[Programação] Como instalar um fórum phpBB2*"..

Se reparares no fórum dos tutoriais, cada tutorial tem a tag (ou deveria ter) do sub-fórum onde o assunto do tutorial se engloba mais, logo pus Programação, por não haver outro sub-fórum que englobe a instalação do phpBB. :wink:
Não sabe assinar
CR9
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 27, 2005 15:48

Mensagempor CoolMaster » Quinta Mar 15, 2007 17:55

CR9 Escreveu:
Se reparares no fórum dos tutoriais, cada tutorial tem a tag (ou deveria ter) do sub-fórum onde o assunto do tutorial se engloba mais, logo pus Programação, por não haver outro sub-fórum que englobe a instalação do phpBB. :wink:

Não tinha reparado nesse pormenor da tag ser igual ao nome do forum, seguindo essa logica faz sentido então.
CoolMaster
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 25, 2006 0:54

Mensagempor CoolMaster » Quinta Mar 15, 2007 17:57

Não sei se desenvolvimento web será o nome mais adequado porque ha pessoas a perguntar sobre programação sem estar direcionada para web. Gosto mais do nome que o lucky deu por acaso
CoolMaster
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor CR9 » Quinta Mar 15, 2007 20:13

CoolMaster Escreveu:Não sei se desenvolvimento web será o nome mais adequado porque ha pessoas a perguntar sobre programação sem estar direcionada para web. Gosto mais do nome que o lucky deu por acaso

Desenvolvimento Web e Programação?
Não sabe assinar
CR9
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 27, 2005 15:48

Mensagempor Speed Dragon » Quinta Mar 15, 2007 20:51

Sou eu que movo os tópicos para lá, porque basicamente interpreto o conceito de programação como "Criar/Desenvolver" sem ser necessáriamente numa linguagem de programação.

Ou seja, criar um Video em 3D, aprender a instalar o Apache que consequentemente irá servir para programar, tudo isto se engloba no universo da programação sem estar necessariamente ligada a 100%.

Quanto ao nome do Forum, "Desenvolvimento e Programação", apesar de continuar a achar que as tecnicas de configurar e instalar o Apache é mais util no forum de programação do que no forum "Outro Software".
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor KrIaXPaTaLa » Quinta Mar 15, 2007 20:55

off-topic: E pronto, já tão a falar mal de engenheiros :\ Com alguma razão, claro, mas custa sempre ouvir :\ Vou ter que me insurgir.

É preciso ser-se bom a informática para tirar engenharia de informática? não. Qualquer b*rrego tira engenharia? também não. Engenharias são cursos com uma dificuldade tal que só quem tentou tirou tem noção. Podem tirar as certificações que quiserem e assistir às formações que a vossa carteira permitir, que continuam a não ter noção (salvo raras excepções, tipo CCIE). Se fosse preciso saber todo o conteúdo de um curso de engenharia, quase ninguém os terminava. Então facilita-se. Através de metodologias de ensino e planeamento de avaliações. O problema é que há muita gente que facilita demais (professores), e depois da-se esses casos de "senhores engenheiros" (como foi dito em tom sarcástico) que não dominam cu. Agora, quem tem vocação para informática e gosta realmente disto, pode tirar grande partido de um curso assim. Não vai só tentar passar, vai tentar aprender.

E já chega que já me estiquei./off-topic

Em relação ao assunto em mãos, apesar de entender que o que se procura com este tópico é atingir um grau maior de perfeição (e isso é sempre de valor), a verdade é que me parece que, acima de tudo, os fóruns têm que ceder ao intuito dos utilizadores, e se, p.e., por acaso alguns utilizadores vão intuitamente ao fórum de programação procurar html (programação -> código, html tb é código, siga - deve ser esta a linha de pensamento), os restantes, que sabem que html não é técnicamente uma linguagem de programação, devem aceitar esse facto, que a coisa até está a funcionar, a malta coloca as dúvidas em sítios não 100% indicados, mas o objectivo principal do fórum está a ser cumprido: ajudarmo-nos e resolvermos problemas em conjunto, dissipando essas dúvidas.

Não esquecer que isto é um fórum de hardware, se formos dar tanta atenção a pormenores relacionados com software, se calhar temos mesmo é que mudar todo o fórum para informatica.com.pt :)

Cumprimentos,

KrIaX.
hardware.com.pt
#HCP @ PTNET
P IV 1.7 | 1 GB | 120 GB | GF4000 | SB5.1 | TFT Merd*so
TEL: voipcheap
Send Pr0n to:kria@iol.pt
Urls Inuteis: blog
KrIaXPaTaLa
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 01, 2005 17:38

Mensagempor alfatek » Quinta Mar 15, 2007 21:18

Concordo com o argumento do KrIaXPaTaLa :)

A questão é que "Desenvolvimento e Programação" é mais confuso que "Programação"... Penso que a maioria dos utilizadores estão já habituados a este "erro de rigor" ao chamar-lhe forum de programação.
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor Speed Dragon » Quinta Mar 15, 2007 21:22

Eu apesar de habituado, acho que devemos mudar ... porque realmente as pessoas pode não perceber a primeira ... e acho que ficava sempre mais completo :P
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Mensagempor CoolMaster » Quinta Mar 15, 2007 21:31

Speed Dragon Escreveu:Sou eu que movo os tópicos para lá, porque basicamente interpreto o conceito de programação como "Criar/Desenvolver" sem ser necessáriamente numa linguagem de programação.

Ou seja, criar um Video em 3D, aprender a instalar o Apache que consequentemente irá servir para programar, tudo isto se engloba no universo da programação sem estar necessariamente ligada a 100%.

Quanto ao nome do Forum, "Desenvolvimento e Programação", apesar de continuar a achar que as tecnicas de configurar e instalar o Apache é mais util no forum de programação do que no forum "Outro Software".

Não concordo, instalar algo como o apache num sentido de servidor (por exemplo) passa para o plano de administração, configuração e não de desenvolver.

Eu entendo o teu ponto de vista mas não concordo com ele, programação é programação (linguagens de programação). O apache não serve para programar, aqui no caso do apache é apenas um servidor web.. nada mais (pode claro ter modulos de outras linguagens para permitir isso, mas é outra historia), portanto pelo apache so apache nada feito, e quem o instala e configura não significa que saiba programar... por exemplo, na empresa onde trabalho o server admin não sabe nada de programação. Apesar de tudo esse do apache ainda considero valido.
Existem exemplos melhores que esse do apache e penso que esses até possam fazer algum sentido, como por exemplo pedir opinião sobre editores, compiladores melhores para uma certa lang etc etc.. isto já encaixa mais.

Neste ponto de vista para ti tudo é programação, se vais desenvolver um gif animado estas a programar? Não me parece.

Tal como dominios e webhostings? Não é programar... criar blogs? Não é.. instalar um forum ou um site (mambo por exemplo) tambem não o é.

Eu sou um pouco purista nestes assuntos por isso posso estar a exagerar já que como foi dito isto é um forum de hardware. Mas penso que é quase "obrigatorio" que num forum que esteja relacionado a informática, "programação" seja obrigatoriamente programação (como uma linguagem) já que "programar um canal de tv" não é programar.. entendes o que quero dizer?

Seja como for, conceitos a parte a descrição do forum diz tudo:

"Programação
PHP, Java, JavaScript, XML, XHTML, HTML, CSS, ASP, Delphi, Assembly, LaTeX, C, UML, Flash, Perl, SQL, Python, Zope, Pascal, WML. Se conhece mais de 3 siglas referidas, este é o forum para si.", embora como já foi discutido algumas siglas não sejam programação mas...
CoolMaster
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor CoolMaster » Quinta Mar 15, 2007 21:38

A nivel do nome penso que algo mais geral seja o melhor, a minha sugestão é algo como "Duvidas tecnicas" e depois na descrição podia ser algo do genero "Linguagens de programação, programas de design/animação e configurações".
CoolMaster
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Speed Dragon » Quinta Mar 15, 2007 21:44

CoolMaster, como já todos disseram, a maioria das pessoas interpreta o conceito do subforum "Programação" como criar/desenvolver, e ajuda para estes se tornarem realidade.

Desde dos 4 anos que ando aqui sempre foi assim, porque se fosse sempre a ver com programação havia 3 posts por mes sobre isso.

Como já foi mais que claro, o problema está no nome de forum e não no seu conteúdo.
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Anterior

Voltar para Comentários e Sugestões

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante