O Desenvolvimento do HCP está estagnado?

Comente o nosso website no geral, aponte erros, dê sugestões...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Fresh_fruit » Segunda Out 20, 2008 16:46

Será que esgotamos todas as duvidas que existem a nivel informatico ? ehe
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor R3volution » Segunda Out 20, 2008 20:24

Ainda o mais recente episódio da degradação do fórum, foi o concurso da Asrock... lamentável!

Quantas vezes não disse que isto mais parecia um fórum de aconselhamento de compras do que propriamente de informática. Talvez o dar demasiado a mão, quiseram logo o braço, e depois caiu em desgraça isto.
É o único fórum de informática que visito diariamente, por várias vezes ainda tento ir ao techzone, mas falta aquela mística que existia aqui.
Já parece o Benfica, falta a mística nos jogadores :P
Imagem
R3volution
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Jun 04, 2005 16:16

Mensagempor alfatek » Segunda Out 20, 2008 20:33

Só um comentário breve, apesar de ter lido todo o vosso feedback.

Pessoalmente não tenho o tempo disponivel que o HCP necessita, nem os seus lucros possibilitam que dedique a ele mais tempo. Tal como eu, muitos dos outros...

O problema da estagnação não é o design do forum ou do site, apesar da sua longaaaaa idade. Mas não é isso que atraí mais pessoas ao forum ou as leva a participar mais ou menos.

O grande problema é que nunca fui capaz de captar uma comunidade de colaboradores alargada e com algum tempo disponivel para todas as tarefas do forum. Culpa minha, mas por várias vezes tentei organizar uma comunidade para colaborar e sempre foi complicado ter mais de 3/4 colaboradores activos.

Portanto, muito mais importante que mudar o design é criar realmente uma comunidade de colaboradores, activos, que gostem realmente do assunto e que se interessem em ter mais responsabilidade no Hardware.com.pt

E não falo propriamente de moderadores (também, mas não só), mas de redactores de notícias, artigos, dinamizadores de foruns (gurus), etc,etc,etc....

A diferença são vocês que a podem fazer, da parte da actual equipa pouco mais podemos fazer com o nosso tempo livre :)
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor Carlos_4 » Segunda Out 20, 2008 20:52

Sim, quando referi o Nukke por lapso esqueci.m d s1nless q esta na msm situação..

Percebo q o Alfa considere o design algo menos importante.. ms a verdade é q isso ainda e um bom "cartao d visita".. e temos k ser sinceros, o d site esta muito pobre, e num site d informatica é suposto vermos algo d diferente.. dps é msm o problema d falta d conteudo (q se estende ao forum..), o vbtc tem feito um esforço ms tambem sozinho é algo complicado..
Imagem
Imagem
Imagem
Carlos_4
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quarta Jul 28, 2004 18:10

Mensagempor PsicoPete » Segunda Out 20, 2008 21:15

alfatek Escreveu:Só um comentário breve, apesar de ter lido todo o vosso feedback.

Pessoalmente não tenho o tempo disponível que o HCP necessita, nem os seus lucros possibilitam que dedique a ele mais tempo. Tal como eu, muitos dos outros...

Então pergunta a muitos dos utilizadores que vêm cá todos os dias, mais de uma vez por dia se podem/querem ajudar.

alfatek Escreveu:O problema da estagnação não é o design do forum ou do site, apesar da sua longaaaaa idade. Mas não é isso que atraí mais pessoas ao forum ou as leva a participar mais ou menos.

O grande problema é que nunca fui capaz de captar uma comunidade de colaboradores alargada e com algum tempo disponivel para todas as tarefas do forum. Culpa minha, mas por várias vezes tentei organizar uma comunidade para colaborar e sempre foi complicado ter mais de 3/4 colaboradores activos.

Não sei se os logs o permitem mas se permitirem é só ver quem visita o HCP frequente e desses convidar meia dúzia deles para ajudar.
Se os logs não permitirem ver esse tipo de informações é ainda assim fácil. Abre um concurso público para colaborador e/ou moderador e deixa os utilizadores votarem em quem querem.

alfatek Escreveu:Portanto, muito mais importante que mudar o design é criar realmente uma comunidade de colaboradores, activos, que gostem realmente do assunto e que se interessem em ter mais responsabilidade no Hardware.com.pt

E não falo propriamente de moderadores (também, mas não só), mas de redactores de notícias, artigos, dinamizadores de foruns (gurus), etc,etc,etc....

Porque não criares mais títulos em vez dos títulos padrão (membro prata, ouro........)?
Se criares por exemplo Colaborador HCP, Redactor HCP, Moderador Zona X ou Y, Moderador Principal e os distribuíres aos utilizadores que mereçam é normal que essas pessoas se sintam motivadas para dar algo mais em troca, certo?
São pequenas ideias que podem ajudar a "tirar o HCP da crise".

alfatek Escreveu:A diferença são vocês que a podem fazer, da parte da actual equipa pouco mais podemos fazer com o nosso tempo livre :)

Não esperes que nós utilizadores façamos o que tu admin do fórum não fazes sem nos dares uma cenoura em troca. As cenouras podem muito bem ser novos cargos. :wink:

Em jeito de nota pessoal para ti alfatek: podes ter a certeza que se refilo muitas vezes e "mando bocas" é mesmo porque gosto de cá vir e da maioria das pessoas que cá vêm e porque não gosto de ver isto como está. Não consideres um ataque pessoal ao teu trabalho porque sem ele isto não existia.
Se assim não fosse era mesmo como digo no post anterior: Quem recebe os € do AdSense não sou eu... :wink:

Aprende a aproveitar as boas ideias dos outros para melhorar aquilo que tens. Olha que nos já muitos tópicos criados em que se discute ao longo dos tempos o estado do HCP eu vi muito boas ideias que ficaram em águas de bacalhau...

Cumps.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Mensagempor Bad_Cop » Quinta Out 23, 2008 18:47

concordo com o alfatek e ainda bem que tens noçao dos problemas. "só" falta fazeres alguma coisa para mudares. eu sempre aqui estive e sempre continuarei a estar com algum tempo disponivel para ajudar.

a vontade de postar é que é cada vez menos. eu não sei se tenho muito azar ou se é de mim, mas acabo sempre por levar com a má educação de alguns users. já não é a primeira vez nem a segunda, e começo a fartar-me. as opiniões devem ser baseadas e sempre o tentei fazer mas neste forum isso não é pratica muito comum e não gosto de andar às cabeçadas contra a parede por causa de alguem que se recusa a ver o que tem à frente. falo por mim, que foi o que me fez deixar de postar e parece que nao fui o unico.

a questao das lojas tambem é importante, embora nao considere isso o maior problema do forum. mas de facto há um bocado essa politica de crussificar quem diz o nome de uma loja e deixar passar coisas muito mais graves em claro.

por ultimo, as reviews. fui um dos impulsionadores do subforum e continuo a achar que um bom site de hardware deve estar acente em reviews/artigos. noticias tambem é bom, mas as noticias têm de ser diárias e acho que ng tem disponibilidade para isso. mas há dois problemas: primeiro a visibilidade do forum é reduzida (publicar as reviews no site era um bom premio, imo) e em segundo o feedback e atençao dos users foi reduzido. eu fiz 2 ou 3 reviews e pcos foram os interessados no resultado, o que é chato. porque as reviews dao horas de trabalho cuja unica recompensa é a informaçao recolhida ser util a alguem.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor jim-lamego » Quinta Out 23, 2008 20:02

Carlos_4 Escreveu:e o mercy disse tudo.. é verdade q isto ja n puxa tanto cm a um tempo atras e o ppl vai.se afastando..

:x2:
Acho que não há mais nada a acrescentar.
Pá , falta dinâmica a isto.
qq coisa que atraia o pessoal.
Se não os consegues vencer , [(não te juntes a eles)] ....nem sequer tentes.
jim-lamego
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Abr 14, 2005 14:01

Mensagempor 2slow4u » Quinta Out 23, 2008 22:54

A crise financeira internacional tb está a afectar este fórum lol
Faster than a speeding bullet
2slow4u
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 07, 2005 17:53

Mensagempor CR9 » Sexta Out 24, 2008 20:02

Estava a ver que não se abria um tópico a dar conta da situação actual do fórum, mas.. acho que o problema não tem nada a ver com o design do fórum, aliás antes fosse.. quanto ao design já dei a minha opinião sobre, e penso que está muito bom assim, simples e funcional. Talvez o site necessite de uma alteração profunda. Como já disseram o problema é a falta de actividade, que consequentemente trás menos participação que resulta em conteúdo mais desinteressante.

Depois, nem o próprio staff participa, compreendo que o pessoal tenha vida lá fora, todos temos.. mas ao aceitar um cargo na moderação há que ter algum tempo para o fórum, não é só ter 'Moderador' debaixo do nick.

PS: Concordo com o PsicoPete, num fórum onde a maior parte dos novos posts é referente a configurações de computadores, é ridículo não se poder referir nomes de lojas. (felizmente há pessoal que tem paciência de mandar mp's com o nome de cada uma das lojas)
Não sabe assinar
CR9
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 27, 2005 15:48

Mensagempor jovem.fabrice » Sábado Out 25, 2008 16:48

não tinha lido este tópico mas deixei as minhas sugestoes no 1º topico desta secção.. até la indiquei uns sites fixes de onde podem tirar uns templates 100% gratuitos.. coompreendo k o tempo não seja muito mas tentem ter uma cara nova em 2009 :wink: (aproveitar a altura de natal para tratar disso e tal)
.. eu pessoalmente ainda sou relativamente novo no fórum e tou agora no ultimo ano do curso de eng. informatica e ando cheio de trabalho por isso nao posso contribuir muito.. se não fosse assim teria todo o gosto.. mas é a tal coisa.. o tempo tá curto para fazer as minhas cenas por isso nao dá pa ajudar muito por aqui..
(outra das coisas que é chata, mas inevitavel, é que as pessoal começam a só usar isto para saber de configs de pc's quando querem comprar um, ou quando tão com problemas tecnicos.. e torna-se um bocado chato responder sempre às mesmas perguntas :roll:)
quanto ao resto + e preciso nao dramatizar até pq está para sair novo hardware quer da AMD quer da intel e isso sempre anima as discussões! :wink:
cumps !
jovem.fabrice
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Jun 25, 2008 17:59

Mensagempor Nukke » Sábado Out 25, 2008 20:08

Acho que muitas injustiças estão aqui a ser cometidas, ou pelo menos alguns comentários um bocado exagerados.

Quanto ao design, são gostos, mas não acho que seja isso a determinar as coisas. Quem não se lembra de designs como do xtremesystems ou outros, fóruns state of the art e com designs normalíssimos. Este design, apesar de ser igual há muito tempo, continua fluido e funcional. Podemos gostar ou não, mas o problema é outro: o conteúdo.

Muitos dos que falaram conheço há algum tempo já. E o problema está numa estagnação, ou até regressão da qualidade do conteúdo. E aqui dividem-se as opiniões sobre se há algo a fazer ou não. Claro que há sempre coisas a fazer, mas também nem tudo pode ser resolvido pela administração - às vezes as coisas são como são, são ciclos, fases - se bem que,no entanto, concordo, esta fase menos boa já dura há demasiado tempo.

E não se trata de desculpar a administração (e falo aqui num sentido lato, ou seja, incluo-me a mim). Já expliquei as minhas razões, e obviamente a juntar a essas há o facto de o interesse já não ser tão grande. Ninguém escodne, penso eu, que se os tópicos fossem mais interessantes talvez perdesse mais um tempito aqui, mesmo que estivesse a morrer de sono e cansaço.

O que se pode fazer? Dinamizar. Mas o Alfa - e eu eu sei, porque passei quer pela selecção pa guru, quer pela selecção para moderar - é uma pessoa muito cuidadosa. Se calhar demais, neste momento, mas têm de entender que não é fácil abrir a equipa sem se saber o que está do outro lado. É verdade que se calhar as progressoes e a dinamização têm vindo como resposta a periodos menos bons, e tarde e a más horas, e não o contrario, como seria desejável: conseguir tratar de tudo antes de sequer chegarmos a uma fase má. Mas isso seria o ideal, e nem sempre é facil fazê-lo.

QUanto a essas ideias do adsense, acho que é injusto, porque segundo sei durante muito tempo o fórum não dava qualquer lucro e o alfa suportava as coisas do bolso dele. E mesmo agora não me parece que seja uma mina de ouro. Não é justo criticarmos o fórum naquela ideia do dinheiro - acho que não é essa a questão, nem nunca foi.

O que tem dea contecer, e acontecerá quando o alfa tiver tempo - e aí não me parece uma critica injustia, nem que parece que sequer o alfa pense isso - é um aumento do staff. Eu não aceitei ser moderador só parar ter o nome em baixo. Moderei. Agora já não modero no sentido estrito da palavra, e estou mesmo bastante afastado, mas moderar não é só isso. É intervir quando as coisas estão mal, é ser uma figura em que a administração confie. E quando estava no ativo preocupava-me mais com isso do que propriamente modificar mensagens com titulo em CAps. Não sei se têm ideia da quantidade de mensagens que aparecem para moderar porque têm uma ou outra coisa menos bem.

Conclusão: nem a comunidade nem a administração podem "sacudir a agua do capote", e o caminho a seguir é uma evolução de ambas: de conteudo na comunidade, e de dinamização na administração.

Just my 2 cents.

EDIT: Reparei agora que já está algo a ser feito, pelo que peço que participe neste tópico, vi ideias interessantes e é mesmo importante que se pronunciem.

http://www.hardware.com.pt/forum/viewto ... sc&start=0

Nukke.
I was five and he was sixWe rode on horses made of sticksHe wore black and I wore whiteHe would always win the fightBang bang He shot me downBang bang I hit the groundBang bang That awful soundBang bang My baby shot me down
Nukke
Moderador
Moderador

Registado: Terça Jan 20, 2004 19:23

Mensagempor VBTC » Sábado Out 25, 2008 21:01

O site e forum em nada evoluiram. Gostos são gostos, é verdade, mas o visual que neste momento temos em nada capta a atenção das pessoas, mesmo que o conteudo seja muito bom. Isto tudo gera uma bola de neve, sem novos utilizadores e novos visitantes o site pouco ou nada cresce. Continuamos a ter os mesmos membros participantes que pouco mais conseguem acrescentar, ou seja sem serem desafiados a puxar por a sua cabeça, o forum perde qualidade a nivel de posts e conhecimentos.

Muitos procuram outros desafios ou desligam-se mesmo do forum, eu fui um desses que perdeu o interesse por o forum, já que nada de novo ou desafiante aparecia. Bem tentei remar contra a maré, mas pouca foi a resposta possitiva. Mesmo não sendo um membro do staff 100% oficial (O Alfatek não me paga... :P), por isso so sou 99,9%...

O meu desaparecimento do forum não quer dizer o desaparecimento de novos artigos. Mas pouco tempo tenho e custa muito tempo fazer um bom artigo, desde a nivel fotografico aos testes propriamente ditos.

Em primeiro lugar para levar o HCP para a frente a plataforma do site e forum devia de ser mudada completamente por uma mais apelativa e mais recente.
Procuro Intel C2D E8400 ou E8500.
VBTC
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quarta Mar 08, 2006 23:32

Mensagempor 4ndr3 » Domingo Out 26, 2008 8:55

Pessoal, enganam-se, o design determina muito, por questões de amigabilidade e ergonomia com o utilizador. Qualquer pessoa que concebe sites ou plataformas de informação tem as noções básicas disto, é senso comum... Aliás, a primeira coisa a ter em conta num site é sempre o design.

Quanto aos gastos do Hardware.com.pt Alfatek eu eventualmente posso ajudar no alojamento pois presto serviços nessa área, é uma questão de negociarmos.

A nível de design posso também ajudar pois tenho staff pronta para isso, só falta a boa vontade do alfatek.

Acho que a ambição leva projectos ao topo e, cada vez mais um bom design é um ponto culminante. Não substimem a minha tese mas pela experiência que tenho de outros fóruns que vejo é e sempre será elucidativo ter uma imagem fresca e agradável.

Agora é convosco.

Bem haja,
André Freitas.
4ndr3
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jul 30, 2005 20:22

Mensagempor jovem.fabrice » Domingo Out 26, 2008 20:25

quanto a mim o forum tá simples e facilmente perceptivel, o que é muito importante. só o site é que acho era porreiro ser diferente em 2009.

vamos com calma que isto é um projecto sem fins lucrativos e o pessoal nao pode deixar o trabalho só para manter este forum! fazer um site bonito, e arranjar dois ou tres redactores de reviews e noticias para 2009 acho que chegava. :wink:
jovem.fabrice
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Jun 25, 2008 17:59

Mensagempor jim-lamego » Terça Out 28, 2008 21:56

Ora bem , vamos lá deitar mais alguma lenha para a fogueira...

Enquanto continuarmos a assistir a isto tenho muitas dúvidas que o forum evolua no melhor sentido.
Ok as regras existem , mas ditadura acho que tb é demais... acho que é mais que boa altura para discutir regras e fazer uma votação .

Nukke Escreveu:É intervir quando as coisas estão mal, é ser uma figura em que a administração confie. E quando estava no ativo preocupava-me mais com isso do que propriamente modificar mensagens com titulo em CAps. Não sei se têm ideia da quantidade de mensagens que aparecem para moderar porque têm uma ou outra coisa menos bem.

Não foi á muito tempo , na secção dos portáteis existiam uns 3 ou 4 tópicos com referencias a entidades comerciais e a preços . Se não estou em erro , a Radio Popular.
Existia um tópico que tinha umas 5 msg que (segundo as regras ) teriam que ser moderadas. Isto sim parece me fugir bastante ás regras.

Agora pergunto eu a comunidade , acham que isto é motivo suficiente para moderar seja o que for ?

Pessoal do staff , Open your minds... já perdemos gente suficiente está na altura de mudar... :wink:
Se não os consegues vencer , [(não te juntes a eles)] ....nem sequer tentes.
jim-lamego
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Abr 14, 2005 14:01

AnteriorPróximo

Voltar para Comentários e Sugestões

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante