Regras do Forum no que diz respeito a lojas e vendas

Comente o nosso website no geral, aponte erros, dê sugestões...

Moderadores: Administradores, Moderadores

pub a lojas?

completamente livre em todo o sitio
24
50%
apenas num tópico "especial"
20
42%
proibido, só via PM
4
8%

Total de votos : 48

Mensagempor Fonzo » Terça Mai 13, 2003 13:43

Eu acho que nao haveria grande problema em levantar temporariamente a proibicao para ver o que da, e decidir definitivamente depois de um ou dois meses.

Quanto a regras: para evitar spamming, podia ser proibida a referencia a lojas no primeiro post do topico. E se isso nao chegasse, podia ser proibido ao autor do topico, em mensagens seguintes. Isto resolvia algumas das situacoes desagradaveis que teem sido referidas. E a parte disso, os moderadores tem sempre o direito a moderar... neste caso com largos poderes. :wink:

De qualquer forma, acho a ideia das reviews a lojas excelente, o pessoal podia depois acrescentar as suas experiencias pessoais. Claro que alguns membros podem estar ligados a lojas e nao ser imparciais, mas a maioria dos posts daria sempre uma ideia.

Finalmente, acho que a seccao de compras/vendas estragava o espirito do forum.
P4 2,53MHz # ASUS P4S8X-X # Kingston 512MB PC333 # Chaintech Ti4200 128MB 8X
Seagate Barracuda V 120GB # LG CD-RW 52x 24x 52x # LG DVD 16x # Pinnacle PCTV
Fonzo
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Mar 04, 2003 17:00

Mensagempor sputnick » Quarta Mai 14, 2003 21:59

vou apenas aqui deichar a minha opinião e ela não passa disso mesmo uma opinião.Penso que a questão do nome das lojas é importante quando alguem procura lojas online para fazer a sua compra, para comparar preços etc.(para mim o post existente no forum foi importante para encontrar certas coisas).O post que já existe no forum para estas situções penso que já é suficiente, talvez devesse ser mais visivel para quem chega pela primeira vez.Não acho que o tópico venda\compra seja uma boa ideia, provalvelmente traria mais prob. que vantagems.

Sendo o HCP um forum independente não vejo por que razão não se pode mencionar o nome de lojas, mas tb vejo a posição dos moderadores e de todas as pessoas que dirijem este forum porque seria chato aparecer algum "cromo" a dizer mal desta loja e daquela arranjando talvez prob.E depois para pedir material ás lojas para fazer testes...

Talvez fosse boa ideia criar 2 topicos fixos para lojas estranjeiras e nacionais, e talvez criar um sistema de votação nessas lojas (não de comentarios), tipo loja x tem 5 estrelas devido a n votos, loja y tem 3 estrelas devido a n votos.

comprimentos.....
sputnick
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Out 19, 2002 0:51

Mensagempor Fonzo » Quarta Mai 14, 2003 22:30

sputnick Escreveu:Talvez fosse boa ideia criar 2 topicos fixos para lojas estranjeiras e nacionais, e talvez criar um sistema de votação nessas lojas (não de comentarios), tipo loja x tem 5 estrelas devido a n votos, loja y tem 3 estrelas devido a n votos.

Essa dos votos pode ser perigosa. Nada me impede de criar 100 users para dar 5* a minha loja "favorita" e 1* a todas as outras. :wink:
Fonzo
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Jota.RiP » Quinta Mai 15, 2003 9:27

Fonzo Escreveu:Essa dos votos pode ser perigosa. Nada me impede de criar 100 users para dar 5* a minha loja "favorita" e 1* a todas as outras. :wink:

é mm tuga... sera k a primeira coisa k vem á cabeça de um tuga é como furar o sistema?

Cumps,
WD[13th] J074_RiP
Recrutam-se membros para Ghost Recon: Advanced Warfighter

Registado: Sábado Nov 23, 2002 15:36

Mensagempor Fonzo » Quinta Mai 15, 2003 14:16

Jota.RiP Escreveu:é mm tuga... sera k a primeira coisa k vem á cabeça de um tuga é como furar o sistema?

:lol: Nao sera a primeira, mas tambem nao vem muito longe. :wink: Mas nao e isso que estamos a discutir neste topico, a possibilidade do pessoal abusar das referencias a lojas por motivos pessoais?

Por acaso lembrei-me de sites como o download.com, de vez em quando acontecem cenas dessas. E a forma de detectar e ver que os comentarios sao sempre iguais. Por isso acho mais util ter um thread com historias pessoais (tipo "a placa estava estragada e eles nao queriam trocar" ou "o gajo ate foi a minha casa para resolver o problema") em vez de votacao.
Fonzo
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alfatek » Quinta Mai 15, 2003 20:26

gostaria de ouvir mais membros do forum antes de tomar uma decisão... mas talvez fazer um teste deixando-se falar das lojas desde k não seja publicidade descarada...

E a criação de uma base de dados de lojas seria também uma excelente ideia...
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor Pacman » Quinta Mai 15, 2003 21:27

Boas

Para ser sincero gosto das coisas como estão e não sou apologista da livre postagem de links a lojas.
Mais tarde ou mais cedo vai acabar por acontecer o que acontece em muitos outros foruns onde se posta links de lojas por tudo e por nada.

Acho a ideia do Kaypira boa e assino por baixo

A minha proposta seria criar uma thread fixa onde estivessem as várias lojas nacionais (e outra para estrangeiras), com respectivos links e avaliação. Aqui contribuiriam todos os utilizadores, para avaliar as lojas.
# AMD Athlon 64 X2 3800+@2400 Watercooled
# Asus A8R-MVP # Patriot 2x512 PC3200 XBLK
# X800 GTO 256 + OCZ Modstream 520W
# 2x Seagate 160Gb SataII (Raid 0)

Imagem
Pacman
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Mar 12, 2003 0:51

Mensagempor alfatek » Sexta Jun 06, 2003 23:56

Ouvidas as opiniões de quem se dignou a responder iremos conversar entre a equipa e decidir...

Por agora a decisão mais provavel é deixar que se faça referência a lojas, num periodo de testes e em condições que se justifiquem.
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor jalves » Sábado Jun 07, 2003 9:13

bolas não tive oportunidade de expor a minha opinião a tempo de influenciar os moderadores :D , mas como sou determinado e mais vale tarde que nunca aki vai : Sou a favor de se poder mensionar os nomes " Links" e só links pois se é para ajudar o pessoal que deseja comprar/ exclarecer duvidas online, não é para publicitar a loja da esquina que ninguem encontra, assim com base no bom senso que tem pautado este forum penso que pode ajudar mais pois para mim que estou um pouco limitado às lojas da redondeza, 1 e só produtos de consumo de massas tenho frequentemente de recorrer ao comercio electronico para conseguir o mais banal dos produtos aki discutidos.

Se a solução passar para criar uma thead só para lojas devia existir um index que permiti-se serem refrênciadas no post.
Só acrescentar que o objectivo é avaliar produtos e ou serviços não lojas, reduzindo a possibilidade de efectuar uma campanha publicitária, que na miha opinião torna-se de mau gosto :twisted:
Obrigado .
jalves
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Set 17, 2002 20:41

Mensagempor Elohim » Terça Jun 10, 2003 17:59

Olá! :)

Eu acho que a grande falha deste fórum está precisamente na restrição dos sites de lojas de informática portuguesas. Vejo-me constantemente obrigado a recorrer a outros fóruns, tb portugueses, sempre que quero saber alguma informação sobre uma loja, ou onde comprar determinado produto, etc... Acho que este fórum só teria a ganhar se permitisse a livre menção de sites, tanto a nível informativo como crítico. Tornava-se num fórum AINDA MAIS útil do que já é. :)
Quanto aos eventuais Spammers que aproveitassem o facto para fazer publicidade gratuita, é sabido que nesses casos, normalmente, o tiro sai pela culatra, e o spamming acaba por ser má publicidade...
Elohim
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Mar 13, 2003 22:40

Mensagempor s3ntry » Terça Jun 10, 2003 18:25

Muito bem dito :)
s3ntry
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 25, 2002 15:32

Mensagempor Kaipyra » Terça Jun 10, 2003 19:09

Pois, mas eu não queria ver tópicos tipo "onde se compra x" ou "onde y é mais barato". Perfiro que haja uma base de dados com as várias lojas nacionais estrangeiras, classificadas se possível. Só no caso de não haver o referido item em NENHUMA dessas lojas é que se deveriam fazer tais perguntas. Se há coisa que eu não goste muito (claro que é um exagero há outras que me irritam aind mais!) é a preguiça!
Qualquer assunto relacionado com a moderação, contactar via PM ou email, sff.
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 30, 2002 22:48

Mensagempor Elohim » Quarta Jun 11, 2003 12:00

Kaipyra Escreveu:Só no caso de não haver o referido item em NENHUMA dessas lojas é que se deveriam fazer tais perguntas. Se há coisa que eu não goste muito (claro que é um exagero há outras que me irritam aind mais!) é a preguiça!

Concordo plenamente. :) No entanto tal base de dados pode crescer bastante, e se se limitar a um Thread com uma lista de lojas, a procura de determinado produto é baseada numa pesquisa linear (têm que se consultar todas as lojas, até achar, por exemplo, o melhor preço). Como é sabido, esta é das pesquisas menos eficientes (especialmente para um grande número de lojas). Há bastante mais de 100 lojas de informática portuguesas online. Considero grande falta de perspicácia ter que consultá-las uma a uma, à procura de determinado produto. Mesmo procurando num bom motor de pesquisa é, muitas vezes, difícil encontrar exactamente o que queremos. Se pudermos obter mais informação através dos restantes utilizadores de um fórum, sempre é mais uma fonte - o que não implica preguiça, já que se continua a ter que avaliar as diferentes opções.
Concordo com a nova regra a este respeito no thread
http://hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=956

Parabéns pelas novas portas que se abrem! :D
Elohim
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Mar 13, 2003 22:40

Mensagempor iNfErNuS » Segunda Ago 18, 2003 22:08

Eu acho que "pub a lojas? proibido, só via PM" é uma opção muito drastica, pois ou outros leitores de um determinado forum nao ficam a saber o que determinado sujeito soube via PM. E normalmente há muita gente que se limita a ler foruns sem participar!

apenas num tópico "especial" - parece-me a melhor opção, mas acho que tambem se podia fazer uma menção a certas lojas sempre que necessario noutros foruns! Imagine-se que alguem diz: "Ok! vou comprar um gravador de cd's LG por 60 Eur"
Nao seria interessante alguem depois dizer: "é uma boa compra... mas arranjas isso a um preço melhor aki,ali e akolá"

Mencionar o nome de lojas deve ser permitido... mas só em caso de necessidade evidente...
AMD Athlon 64 3500+ Thermalright XP90 & NoiseBlocker UltraSilent SE2
Asus AV8 Deluxe
2x512 Patriot PC3200 CL2
ATI Radeon 9800Pro + VGA Silencer
Sound Blaster Audigy 2
Western Digital SATA 120Gb
Thermaltake XaserIII LanFire
iNfErNuS
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Out 04, 2002 22:10

Mensagempor joaotoscano » Sexta Set 26, 2003 16:12

Vejo muitas incertezas por parte dos Moderadores/Administradores deste forum ... em relação PUB a Lojas ... a minha opinião era que deviam apostar um pouco mais nesse assunto ... digo isto pela seguinte razão ... este forum parece-me bastante organizado e tem todas as condições para ir em frente ... podia ter mais comentários ... mais sugestões ... creio que ainda existem muitas incertezas ... deviam apostar mais ...
Da minha parte espero poder contribuir positivamente para um futuro próximo em grande do forum ...

Atentamente
joaotoscano
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Set 19, 2003 16:21

AnteriorPróximo

Voltar para Comentários e Sugestões

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante