Hardware.com.pt 2.0 - sugestões para mudanças no HCP

Comente o nosso website no geral, aponte erros, dê sugestões...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor tntnt » Terça Jul 31, 2007 19:35

Boa ideia essa da entrevista.

Poderia ser feita semanalmente a membros do fórum, de modo a nos conhecermos um pouco melhor!

cumps
-Asus P5K Pro / Q6600 @ 2400 / 4Gb Kingston HyperX 1066MHz / HD3850 256Mb
-Asus A8N-SLI / A64 X2 3800 @ 2500 @ AC Freezer / 2Gb @ 208 / X1900XT 512Mb @ Accelero X2
http://laestoueuadivagar.blogspot.com/
tntnt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Mar 18, 2006 1:13

Mensagempor jotoa » Terça Jul 31, 2007 20:18

tntnt Escreveu:Boa ideia essa da entrevista.

Poderia ser feita semanalmente a membros do fórum, de modo a nos conhecermos um pouco melhor!

cumps

Dessa gostei. :P
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor Net_Holer » Sexta Ago 03, 2007 23:41

Eu acho o forum muito bom. Para mudar acho que deviam fazer o seguinte:

- Fazer mais reviews de produtos.

- A secção dos Sistemas Completos devia ser dividida em dois. Uma para mostrar os Sistemas Completos e outra para pedir opinioes de compra... porque está uma granda mistura.

Assim de momento acho que mais nada.

Continuem ;)
Net_Holer {Nada existe por acaso, e eu não sou excepção}
#Jogo_do_Copo @ PTNet & http://www.JogoDoCopo.pt.vu
Net_Holer
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Out 06, 2005 22:21

Mensagempor Nuno_Martins » Sexta Ago 03, 2007 23:45

Lembrei-me agora de uma coisa. Há vários Forums por ai que por exemplo, dentro do forum de Sistemas Operativos têm sub-forums para o Linux, Vista, XP, etc. Acham que seria uma boa maneira para a organização aqui do 'nosso' forum?
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Fev 04, 2007 18:46

Mensagempor jotoa » Sábado Ago 04, 2007 7:38

Podias meter mais uns smileyszitos. Por exemplo:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor asturmas » Sábado Ago 04, 2007 13:41

CR9 mas quando o phpbb3 FINAL sair se não fizer o upgrade é como ter um software desactualizado
asturmas
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 14, 2006 16:50

Mensagempor CR9 » Sábado Ago 04, 2007 14:16

asturmas Escreveu:CR9 mas quando o phpbb3 FINAL sair se não fizer o upgrade é como ter um software desactualizado

E? Se uma pessoa nao gosta da nova versão porque vai fazer upgrade? :roll:
Não sabe assinar
CR9
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 27, 2005 15:48

Mensagempor cigano » Sábado Ago 04, 2007 14:37

CR9 Escreveu:
asturmas Escreveu:CR9 mas quando o phpbb3 FINAL sair se não fizer o upgrade é como ter um software desactualizado

E? Se uma pessoa nao gosta da nova versão porque vai fazer upgrade? :roll:

Falhas de segurança, vulnerabilidades...?
Main: AMD 64 X2 3800+ @ 2.4GHz/DFI LP nf4 SLi-DR/2GB DDR400/ATi X850 XT@XT PE/250+80GB HDD
Laptop: Toshiba A200 2C5 | Pentium DC T3400/3GB DDR2 533/ATi HD 2400/320GB HDD
Media: P4 1.4GHz/MSI 850Pro2/128MB RDRAM/GeForce 2 MX/20+40GB HDD/Pinnacle PCTV
cigano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Out 08, 2004 19:47

Mensagempor CR9 » Sábado Ago 04, 2007 15:06

cigano Escreveu:Falhas de segurança, vulnerabilidades...?

Tens alguma rezão de queixa do phpBB2, por o menos aqui no HCP?

Cumps.
Não sabe assinar
CR9
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 27, 2005 15:48

Mensagempor cigano » Sábado Ago 04, 2007 17:14

CR9 Escreveu:
cigano Escreveu:Falhas de segurança, vulnerabilidades...?

Tens alguma rezão de queixa do phpBB2, por o menos aqui no HCP?

Cumps.

Não percebeste...

Eu para já também não punha o phpbb3, mas quando ele sair definitivamente, a atenção vai toda para o phpbb3 e o suporte ao phpbb2 não é o mesmo. É daí que podem vir as falhar de segurança e vulnerabilidades, que na versão mais recente (e com mais suporte) tens mais facilidade de resolver.
Main: AMD 64 X2 3800+ @ 2.4GHz/DFI LP nf4 SLi-DR/2GB DDR400/ATi X850 XT@XT PE/250+80GB HDD
Laptop: Toshiba A200 2C5 | Pentium DC T3400/3GB DDR2 533/ATi HD 2400/320GB HDD
Media: P4 1.4GHz/MSI 850Pro2/128MB RDRAM/GeForce 2 MX/20+40GB HDD/Pinnacle PCTV
cigano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Out 08, 2004 19:47

Mensagempor Bad_Cop » Sábado Ago 04, 2007 17:38

antes de mais, é bom ver membros como o hideal e o cigano que apesar de algo "desaparecidos" ainda se preocupam com isto e vêm aqui dar as suas sugestões.

vou ver se me lembro de comentar tudo o que foi dito que eu considere importante e dar eu proprio as minhas sugestões.

em relação ao forum dos sistemas completos, existe um guia de sistemas completos. o problemas destes guias, como tantos outros, é que a dada altura deixam de ser actualizados, tornam-se obsoletos e cada vez menos usados. eu sempre achei que devia existir um guia de compras por subforum. algo que liberta-se os subforuns de todos aqueles posts do genero "tenho xxxx€ para gastar, o que devo comprar?". ou então uma secção apenas para esse tipo de questões, mas acho a primeira opção mais viavel. isto ia contribuir para uma diminuição consideravel de posts que acabam por ser "lixo". o pior de tudo é que por vezes, no meio de querras de opiniões entre produtos para o mm preço até se dizem coisas interessantes, até se debatem saudavelmente questões importantes mas que acabam por ser enterradas juntamente com um titulo e primeiro tópico que não passam de fotocópias de outros que já existem. obviamente que todos nós por vezes necessitamos de sugestões e ajuda em algo, mas se já há um tópico aberto com o mesmo tema, qual o problema de se postar nele ou apenas seguir as mesmas sugestões? qual a necessidade de abrir um novo tópico em que se diz praticamente o mesmo, e quando não é o mesmo as difrentes opiniões acabam por ficar separadas em tópicos distintos? acho que é necessário dar vida aos guias e haver maneira de aproveitar a informação destes guias para o site de modo a dinamizar aquele que deve ser o interface entre esta comunidade e o exterior.

quanto ao forum das reviews, acho que estamos todos de acordo que é util, ainda não vi nenhuma opinião contrária. ia ser util, mas depende de todos nós para que não se torne apenas "mais um".

quanto ao forum de vendas, já está mais que debatido, eu sou contra e nada fez ainda mudar a mminha opinião.

quanto ao forum dos benchmarks, não ficava mal acoplado ao overclock, isso já se debateu. eu concordo com isso, benchmark envolve tweaking ou overclock por isso ou forum que agregasse os 3 seria o ideal. o cooling tambem lá está bem. a solução é estar lá ou no moding, acho que de entre os dois tanto faz, até era capaz de estar melhor no overclock.

acho tambem que as psu's deviam sair da secção de mod, mas isso são aspectos menores que pco ou nada trazem ao forum.

quanto ao aspecto visual, é importante tambem, todos estamos de acordo. o alfatek tambem já disse ir ver isso, dou por acente a decisão e sem necessidade de comentar (ainda assim, god bless you :mrgreen: ).

a questão dos supermoderadores é muito pertinente. eu acho que há uma falta de moderação no hcp. acho que o ratio users (activos)/moderadores é demasiado baixo. por isso sou a favor da promoção dos moderadores actuais (acho que todos eles são da extrema confiança do alfatek) a super-moderadores e a angariação de alguns moderadores, principalmente para as areas que os moderadoresa actuaias menos visitam. estes moderadores podiam ser controlados pelos super-moderadores, ou directamente pelo alfatek consoante a hierarquia que quisessem ver implementada. ganhava mais moderação, menos trabalho por moderador o que significa mais tempo livre para postar/debater temas interessantes porque todos os moderadoresa actuaias têm bastante para dar.

continuando a falar de moderadores vou acabar por falar de 2 outros assuntos: as noticias e as reviews.

- eu acho que ter noticias no forum não chega. há uma coisa que me custa a perceber o porquê de não acontecer.. há 3 ou 4 users que postam regularmente noticias no forum, porque não são redactores de noticias do hcp? não deve dar muito mais trabalho do que já têm. a minha sugestão é haver um moderador ou supermoderador responsável que publique as noticias que lhe forem enviadas pelos users. ou seja, ao invés de publicarem as noticias no forum, escrevem um texto breve de autoria propria, deixam o link da fonte que usaram e enviam para um moderador que seria responsável para depois publicar no site. ao mesmo tempo criavam um tópico no site para debater a noticia e no site tinha um link para o tópico de discussão. acho que não custava muito e dinamizava-se o site ao mesmo tempo que se mantinha o dinamismo que as noticias trazem ao forum. dava um bocadinho de mais trabalho e não sei até que ponto existe uma plataforma que permita a um moderador fazer upload de noticias para o site. há tambem a possibilidade de designar directamente os redactores e serem eles proprios a colocar online as noticias, mas não sei qual a solução amis acil em termos de implementação.

- nas reviews passa-se o mesmo. não chega faze-las para o forum. é necessário publica-las no site porque, mais uma vez, considero esse o primeiro meio de divulgação de informação do hcp. por isso penso que um moderador responsável (cheira-me a sinnless :mrgreen: ) por essa tarefa, e por essa secção, para aproveitar as reviews e coloca-las no site. posteriormente o tópico da review no forum via a sua primeira thread substituida pelo link para o site de modo a que os users visualizassem a review no site e comentassem no forum. isto, quanto mais não seja, dinamizava o site em termos de estatisticas o que pode vir a dar muito jeito no futuro. tambem seria de interesse fazer um tópico denominado "Como elaborar uma boa review!". nele deviam constar nomes, links e informação dos mais variados programas para avaliar o melhor possivel e em todas as particularidades, processadores, motherboards, placas gráficas, discos, etc. porque mtas vezes só um 3dmark ou um super pi não chega, é preciso ir masi long, usar mais benchmarks. porque de uma maneira algo recambulesca e linear, quanto amsi testes uma review tiver, melhor (é claro que na pratica não é bem assim, mas anda lá perto).

o site, acho que beneficiava de todas as opiniões que dei atras. mais reviews, noticias muito provavelmente diárias, guias de hardware actualizados.. e uma cara nova tambem ajudava. no fundo, uma reestroturação do forum ajudava o site.

acho que o HCP falha na altura de transferir conteudos do forum para o site, porque eles estão cá, basta olhar para o forum de noticias, para o de placas gráficas e para o de processadores onde muita coisa é debatida. só que nada disso é reaproveitado para o site e acho que é aí que o HCP falha. o site é praticamente um extra do forum quando muito provavelmente devia ser o contrário.

quanto aos subforuns de software, tambem acho que devia haver umas pequenas alterações. acho que um subforum linux é importantissimo, para dar a conhecer, para incentivar e para esclarecer o linux. provavelmente tambem um para mac.. ou então fazer um sub-sub forum, isto é, fazer 2 ou 3 subforuns no já subforum de sistemas operativos.

no que toca a entrevistas e popularidades, podiam ser interessantes.

acho interessante tambem que os gurus comecem a ter secções ou categorias. passo a explicar: acho que o objectivo do rank de guru é transmitir aos outros users que um guru é alguem que tem uma opinião sensata, soberana e regra geral correcta sobre determinada matéria. só que ng tem essas opiniões sobre todas a subscções. acho que era bom dizer que os gurus são gurus pelo conhecimento em determinadas areas ou subsecções, podem obviamente haver tambem gurus gerais porque alguns (hideal pelo menos) têm opiniões sensatas sobre as mais variadas areas. daí que a designaçã de guru não baste, podendo haver, por exempo, "guru de redes, "guru de graficas", "guru de processadores", "guru geral", etc..

por ultimo, acho que só me falta comentar a newsleter, eu acho que é melhor nao dar passos maiores que as pernas. primeiro vamos trazer conteudos ao site e depois então talvez uma newsleter sobre os conteudos do site. eu sei que a techzone e o portugal-a-programar por exemplo já utilizam techzones sobre os conteudos do forum, mas acho muito mais trabalhoso quando comparado a fazer a newsleter sobre conteudos já pre-selecionados do site (e podendo obviamente conter algumas alusões a tópicos do forum, mas isso até o proprio site deve ser, alusóes a tópicos importantes que estejam a ser bem debatidos).

para concluir, acho importante promover moderadores a supermoderadores, angariar mais alguns moderadores, esclarecer as areas de opiniao dos gurus e rever ligeiramente o forum acima de tudo promovendo um maior entrosamento entre o forum e o site.

é obvio que isto tudo não depende so do alfatek, nem só dos moderadores. depende de todos os que queiram fazer uma review ou escrever uma noticia que tomem a iniciativa porque depois das plataformas criadas não há motivo nenhum para continuar a não haver redactores de noticias (o anuncio para novos redactores está online à anos).
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor SkylineGTR » Sábado Ago 04, 2007 18:24

O que o HCP precisa é de "lavar a cara" e pensar no futuro. O fórum vai a caminho dos 15.000 utilizadores, e isso não pode ser ignorado.

:arrow: Site
Basicamente um desenvolvimento de raíz. Algo com uma imagem actual, apelativa e funcional. Algo que atraia os utilizadores diariamente pelo seu conteúdo e qualidade.
Nestes anos todos de HCP se visitei o site meia dúzia de vezes foi muito. O que acho que é preocupante, mas penso que o próprio alfatek tem noção da popularidade (ou falta dela) do site.
Há aqui muitos programadores, certamente muitos deles dispostos a ajudar o alfatek.

:arrow: Fórum
- O HCP é este fórum, e mexer nele pode ser crítico. Sinceramente gosto dele assim, em termos de imagem. Este template é perfeito, e não sei como iria reagir a outro. Se bem que é possível fazer uns tweaks aqui ou ali, especialmente o header.
É uma questão de experimentar...

- Uma coisa que podia ser alterada é o limite dos tamanhos das assinaturas, que acho ser demasiado pequeno, e sinceramente não conheço outro fórum com limites tão "apertados".

- Uma feature interessante é como tem no fórum da AquaPC, aquele link em cada utilizador que abre uma janela com a informação do sistema de cada um. Muito útil e prático num fórum de hardware.

- Por fim, seria sempre bom fazer uma reorganização/actualização dos város sub-fóruns.
i7 920 | ASUS P6T Deluxe V2 | 6GB Corsair Dominator PC3-12800 | BFG GTX285 OC2 | 2x WD 640GB + WD 750GB + Seagate 750GB + Samsung F1 1TB | Corsair HX-620 | HP w2207 | Lian Li PC-V1110B
SkylineGTR
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Dez 28, 2004 22:26

Mensagempor alfatek » Segunda Ago 06, 2007 17:40

Obrigado pelo feedback já enviado, estamos já a pensar na nova versão do site e forum e à medida que formos tendo coisas para mostrar vamos pedindo opiniões à comunidade.

Muitas das sugestões exigem uma equipa de conteudos maior, quem quiser participar no HCP pode contactar-me ;) Desde redactores para os famosos guias a dinamizadores do forum, acho que vamos precisar de mais pessoas :)
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor alfatek » Segunda Ago 06, 2007 17:44

P.S. - muito brevemente acho que vamos ter um (vários) logotipo para mostrar-vos e pedir a vossa opinião.

Se tiverem ideias para o logotipo (penso que há um topico perdido por aí com ideias) enviem.

E continuem a enviar as vossas ideias!
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor R3volution » Segunda Ago 06, 2007 19:04

Na minha opinião, gostava que se mantivesse o quadro com os "últimos post discutidos".
Imagem
R3volution
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Jun 04, 2005 16:16

AnteriorPróximo

Voltar para Comentários e Sugestões

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante