Nomes de lojas (segundo as regras)

Comente o nosso website no geral, aponte erros, dê sugestões...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Nomes de lojas (segundo as regras)

Mensagempor tntnt » Terça Ago 22, 2006 21:14

Regras de referência a entidades comerciais

B)Nos Tópicos

1. Apenas é permitida a referência a entidades comerciais quando ela é decorrente natural das questões a ser discutidas, e não como motivo de abertura do tópico.

1.1 Quando a referência a entidades comerciais toma a forma de uma listagem de várias entidades comerciais, servindo por exemplo para comparar preços, essa referência é permitida. Quando a referência é apenas a 1 entidade comercial ela poderá mais facilmente ser entendida como mera publicidade.

Isto é uma citação das regras do HCP.
Queria então que me tirassem uma dúvida: pq que muitas vezes (eu incuido) os users dizem para tirar o link/nome de uma ou varias lojas, quando o objectivo é a comparação de preços?!
Nas regras, mais a frente diz apenas q n se pode postar nomes quando o intuito é meramente publicitário, sem interesse para o user/topico.
Gostava então de saber em q é q ficamos, meus amigos :lol: (citando Gato fedorento)!

cumps
-Asus P5K Pro / Q6600 @ 2400 / 4Gb Kingston HyperX 1066MHz / HD3850 256Mb
-Asus A8N-SLI / A64 X2 3800 @ 2500 @ AC Freezer / 2Gb @ 208 / X1900XT 512Mb @ Accelero X2
http://laestoueuadivagar.blogspot.com/
tntnt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Mar 18, 2006 1:13

Mensagempor tntnt » Quarta Ago 23, 2006 15:09

Então, ninguem me esclarece de sua justiça?! :wink:
cumps
-Asus A8N-SLI / A64 X2 3800 @ 2500 @ AC Freezer / 2Gb @ 208 / X1900XT 512Mb @ Accelero X2
tntnt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor LuisFilipe » Quarta Ago 23, 2006 15:16

tntnt Escreveu:Então, ninguem me esclarece de sua justiça?! :wink:
cumps
Não existe justiça, apenas a ilusão de justiça.

O zelo dos utilizadores deste forum é tal que deixou de ser permitido falar em qualquer 'loja' de informática.

De tal forma que mesmo o Jumbo, Continente, Feira Nova, ...passam a ser apenas supermercados.
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 22:12

Mensagempor CR9 » Quarta Ago 23, 2006 15:22

LuisFilipe Escreveu:
cumps

O zelo dos utilizadores deste forum é tal que deixou de ser permitido falar em qualquer 'loja' de informática.

De tal forma que mesmo o Jumbo, Continente, Feira Nova, ...passam a ser apenas supermercados.

Epa regras são regras, e isso é so para as lojas não terem publcidade gratuita..
Não sabe assinar
CR9
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 27, 2005 15:48

Mensagempor Subversiveagent » Quarta Ago 23, 2006 15:24

Parece-me simples, se bem que acho que seja uma regra mal feita.

"Olá, eu sou o Hugo. O que acham desta máquina? www.publicidadegratuitaaqui.pt"

Ou

"Olá, eu sou o Hugo. O que acham desta máquina da Intuga?

(inserir specs)

(inserir preço)

(inserir comentário posterior, após 39 posts de "não compres isso pá" com "épá isto é fabuloso, dá-me orgasmos multiplos, toda a gente devia comprar isto")

Nunca vi ninguém dizer "estou a pensar comprar Máquina X, encontrei três links com ela":

(link)
(link)
(link)

Aliás, nem tal post faria sentido, o pessoal mete UM link, o do preço mais baixo.

Mais vale mandarem logo o pessoal para o kuantokusta, mas isso também é considerado publicidade porque é só UM link.

O Alfa tem é de negociar qualquer coisa com eles e depois já não há chatices ;)
"Há nos confins da Ibéria um povo que nem se governa nem se deixa governar"
Gaius Julius Caesar
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Nov 06, 2003 11:10

Mensagempor LuisFilipe » Quarta Ago 23, 2006 22:09

Podemos sempre numerar todas as lojas e locais de compra de material e depois basta usar o numero.

Assim já não é contra as regras. Ein ?

Olha eu comprei isto no 24, aquilo no 48 e ainda mandei vir uma placa do 66.
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 22:12

Mensagempor tntnt » Quinta Ago 24, 2006 1:29

CR9 Escreveu:
LuisFilipe Escreveu:
cumps

Epa regras são regras, e isso é so para as lojas não terem publcidade gratuita..

Parece q não me estão a entender. É q nas regras diz q se pode postar nomes de lojas qd faz parte da questão ou para comparar preços!! Logo, posso por nomes de lojas?! Segundo as regras, sim!

Regras de referência a entidades comerciais

B)Nos Tópicos

1. Apenas é permitida a referência a entidades comerciais quando ela é decorrente natural das questões a ser discutidas, e não como motivo de abertura do tópico.

1.1 Quando a referência a entidades comerciais toma a forma de uma listagem de várias entidades comerciais, servindo por exemplo para comparar preços, essa referência é permitida. Quando a referência é apenas a 1 entidade comercial ela poderá mais facilmente ser entendida como mera publicidade.

Tão a perceber onde quero chegar? Nas regras diz q é permitido, a n ser q seja claramente para publicidade. Mas como a maioria do ppl so mete para comparar preços e é logo avisada, apenas quero resalvar q nas regras é permitido.
cumps
tntnt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor alexey78 » Quinta Ago 24, 2006 1:57

Por acaso já tinha visto isso, mas qualquer referência que se faça é logo "moderada", o que até acho, nesta altura do campeonato, onde toda a gente conhece as melhores lojas online, que é um bocado... :? triste? da nossa parte, já que deveriamos saber, e nota-se logo, quando é pra ajudar ou publicitar que se refere um nome de loja... mas... :wink:
alexey78
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Mar 31, 2005 19:42

Mensagempor iowa » Quarta Nov 15, 2006 20:43

Qual a diferença de eu dizer "loja da água" ou Aquapc? Tou a fazer publicidade indirectamente, mas não vai dar ao mesmo?Estas regra devia ser ponderada de maneira diferente.

Exemplo: Apenas devia ser proibido usar nome de uma loja aquando de uma pergunta sobre onde se deve comprar, porque para isso usa-se ou o itcomponentes ou o kuantokusta.De resto acho que não há mal dizer o nome da loja (desde que não ponham os links).

Cumps.
Intel i5
Gigabyte P55-UD3
Gskill PC-12800 2x2GB
Gigabyte Nvidia GTX 275 896MB OC
OCZ Stealth Stream 600W
"I don't need to get a life...I'm a GAMER. I have MANY lives."
iowa
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Jan 11, 2006 17:35

Mensagempor DFTrance » Quinta Set 27, 2007 15:09

Sinceramente é algo que me deixa preplexo neste site. Pode-se falar gratuitamente de entidades comerciais estrangeiras (Toshiba, HP, DELL, IBM, Microsoft, etc etc) assim que se fala de entidades portugas em qualquer contexto há sempre alguem que se manifesta dizendo que é publicidade gratuíta. Parece-me uma atitude um bocado provinciana, ou talvêz não, não fossemos nós Portuguêses.

A verdade é que as os nomes das entidades comerciais estão sempre agarradas aos produtos na giria comum. É se eu começa-se aqui a colocar referencias para produtos para não mencionar a entidade comercial (Fabricante, loja ou outra coisa qualquer). Exemplo C90S ou M200 ou M7950 etc etc.

Penso que o espirito das regras é evitar que vendedores venham para aqui fazer publicidade ou anúncios não solicitados. E não banir as referências a entidades comerciais. Caso intenção seja banir as entidades comerciais vale mais colocar nas regras quais a entidades cuja referência é permitidada caso contrário quase não existe um único post que escape.

Posso sugerir a regra:

R: "Apenas são permitidas referências a entidades comerciais estrangeiras"

Digo isto porque eu estudei e vivi 4 anos no Reino Unido, a minha mulher é Escocesa e viajo pelo menos uma vèz por ano aos EUA, Alemanhã, França, Bélgica e Holanda. Nesses planetas fala-se de HP, Compaq, Oracle, Microsoft, Skype, Sony, Toshiba etc etc como empresas (entidades comerciais) que comercializam produtos e serviços (têm lojas, sites, suporte etc etc etc).

Para mim tanto acharia mal a loja da "esquina" vir para aqui a anúnciar um os seus serviços e produtos como a Microsoft vir aqui a anúnciar o lançamento do Microsoft.NET. Ambos os casos iriam ferir IMHO os espirito das regras. Agora quando a mensagem é solictidade explicitamente ou é parte integrante de uma análise ou comparação razoável não vêjo qualquer problema.

Se por ventura querem controlar a qualidade do forum, valeria mais um esquema em que as pessoas davam créditos ou não a outras pessoas pela qualidade das suas intervenções (tipo o que faz a Ebay ou mesmo a Notebook Review). Esta história de ser Vitalício, Inciante etc é algo que em termos qualitativos em relação ás intervenções pouco quer dizer. Mais essa história de colocar posts na "lista vemelha" parece-me extramente desilegante, vale mais remove-los. Ainda por cima posts totalmente legitimados pela forma como as regras estão escritas.

Stay Cool,

Trance
Clevo d900c (unbranded), 17" WUXGA (1900x1200), Core2 Duo E6700 @ 2.66ghz, 3GB DDR2/800mhz, 2x nVidia Go 7950GTX in SLI, 2x 250GB SATA/150 HDD's @ 5400rpm in RAID 0, 1x80GB 3.0Gb/s SATA HDD @ 7200rpm
DFTrance
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Set 05, 2007 18:28

Mensagempor Onyros » Quinta Set 27, 2007 15:41

Apesar de ter sido um desenterranço monumental, percebo que tenhas essa "atravessada" desde o tópico do portátil Clevo, que foi moderado pelos cartonistas vermelhónicos do fórum.

A questão é mais simples do que tu pensas: o que te falta é um bocado de contexto.

De tempos a tempos - é um padrão praticamente oficializado no HCP - aparece um user a dizer que comprou um Clevo, que este é o melhor portátil do mundo, o mais rápido, o mais XPTO.

Esse user faz uma review brutal, com imagens, com benchmarks, com mil e uma referências comparativas em que prova que, efectivamente os Clevo são umas máquinas infernais - e eu não ponho isso em causa, porque até já estive para comprar um.

A questão é que, essas reviews parecem ou já pareceram "patrocinadas" por uma entidade comercial MUITO específica, tal é a profusão dos dados, a qualidade das imagens e afins.

Eu não ponho em causa a legimitidade da tua review, e compreendo que alguém que faça um investimento numa máquina daquelas fique verdadeiramente entusiasmado ao ponto de querer fazer uma review tal como a tua (excelente e com atenção ao detalhe extremo, diga-se de passagem).

O padrão que se verifica e que causa a indignação naquele pessoal que te "vermelhou" é o facto de essa entidade comercial - que eu, tu e mais uns quantos sabemos exactamente qual é - aparecer sempre referida associada a esse tipo de tópicos.

E a indignação pode justificar-se pelo facto de a publicidade ser permitida com um regime de excepção que está mais ou menos definido, e essa entidade comercial ter tentado, várias vezes, publicitar de forma mais ou menos indirecta, os produtos que vende aqui no fórum.

O pessoal fartou-se desse tipo de situações, que depois acabaram por ser imitadas por outros oportunistas, e que o fizeram com muito menos pinta do que essa entidade comercial em questão (contra a qual eu tenho: zero; o Clevo que ia comprar era exactamente no mesmo local).

Resumindo: os utilizadores do HCP manifestaram-se não contra a tua review em particular, mas contra o facto de essa entidade comercial voltar a ser referida, exactamente no mesmo contexto em que já tinha sido tantas outra vezes... o que lhes causou desconfiança (até porque, segundo me recordo, aqui no fórum até eras um user novo, ou aquele foi o teu primeiro post).

Percebeste o contexto da coisa?

Quanto à review, tenho pena que não tenha ficado. Sinceramente, reviews e posts de qualidade têm faltado ultimamente, apesar de haver ainda aí uns quantos utilizadores que têm puxado pelos galões e têm tentado manter o nível alto, mas há aí umas quantas ovelhas tresmalhadas que não têm trazido nada de bom, especialmente ao nível da Conversa da Treta, que anda a precisar de uma "limpeza" profunda.
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor DFTrance » Quinta Set 27, 2007 18:02

Onyros,

Obrigado pela explicação pois desconhecia o contexto das reacções de alguns utilizadores. Não vou agir em defesa dessa entidade até porque não tenho qualquer interesse em o fazer (sou apenas um cliente). Vou no entanto tecer algumas considerações mais gerais.

IMHO, quando as entidades comerciais representam ou vendem produtos de marcas especificas que não simples de econtrar em Portugal ou mesmo na Europa (eu que o diga) penso que é muito natural a sua referência juntamente com a marca (O caso da Clevo, Arima, Compal etc). Nesse sentido vejo isso mesmo como um conhecimento de utilidade publica. Na notebookreview por exemplo diversas lojas e distribuidores estão compilados num único post (stiky) nestes casos. Nunca vi ninguem marca ou comerciante a se manifestar contra tal lista (parece-me uma solução extremamente elegante) ou a acusar seja quem for de publicidade gratuita ou de oportunista.

Outro caso são referências espontâneas a lojas como resposta a questões especificas. É muito normal indicar a loja onde se comprou ou se encotrou a um preço baixo determinado produto. Por exemplo referências à newegg (onde já encomendei determinadas coisas) ou á Ebay (que é um sistema de trading) é muito comum. Ninguem acusa ninguem de publicidade. No caso da notebook review existem mesmo utilizadores que representam empresas, o caso do Mr.Eurocom, e XoticPC entre outros. Claro está o interesse destes utilizadores é o de promover os seus serviços ou anúnciar o lançamento de determinados produtos sobre os quais utilizadores já demonstraram interesse. Mas fazem-no de uma forma discreta algo que também me parece salutar (nunca mencionam coisas de matéria financeira, parce ser a regra). Estes mesmos utilizadores prestam informações gerais importantes relativamente a tais produtos numa tentativa de demonstrar a qualidade dos seus serviços, algo também salutar. Normalmente esses posters aconcelham o telefonema para informações adicionais. Nunca vi nenhum utilizador a acusar ninguem de publicidade ou de oportunista. O forum não é de todo dominado por estas entidades.

Penso que é um exemplo de conduta online e de ética comercial para os utilizadores este forum, além de maturidade no mundo que estamos (Conhecimento+Comércio lado a lado). Este tipo de forums não estão "carregados" de mensagens tais como "Comprar Portátil a meno de 1000 Euros", "Procuro Portátil etc etc". As pessoas procuram informação antes de perguntarem (lêm os posts) e quando fazem questões fazem questões especificas sobre determinados portáteis.

Existe no entanto um outro extremo que se deve evitar, isto é quando um post assume contornos promocionais. O caso de posts que são autenticos anúncios (tipo Preços Baixos, ou Crédito sem juros, promoção toshiba a xxx euros na loja tal etc etc) são uma abominação que devem ser perseguidos mas não de tal forma que castra a liberdade de expressão das pessoas em geral. Este tipo de posts não informam coisa nenhuma sobre o produto em causa sendo apenas promocionais.

A razão pela qual eu até tenho estado neste forum é simples. Durante anos a fio estive por forums estrangeiros (e ainda estou) ligando pêva aos nacionais pela sua fraca qualidade técnica e ma. No entanto desde há um ano atráz tenho encontrado alguns forum que me parecem com grande potencial, o www.psp-zone.com (agora defunto), a techzone e este. As minhas referências continuam a ser os estrangeiros (até porque domino o Inglês quase tão bem como o Português), no entanto os forum portuguêses por vêzes supreendem e gosto de partilhar informação que me interessa ou me foi últil. Eu sou uma pessoa de entusiasmos nestas coisa, já foi a PSP (psp-zone onde ajudei a acabar com a pirataria nesse forum entre outras coisa, algo que abomino), agora é com o Clevo, e a seguir não sei.

Mas penso que são de entusiastas que bons forums são feitos e não de utilizadores "polícias" de maturidade técnica e online questionável.

Por fim deixem dizer uma coisa. Marca = Empresa (Entidade Comercial) em todo lado do mundo menos em Portugal pelos vistos. Existem empresas que assumem tal dimensão (nacional e internacional) que passam a ser identificadas como Marcas, mas não deixam de ser empresas nacionais de outros países. Algo compreensível pois infelizmente como não temos empresas pujantes como essas logo não estamos habituados a palavra Marca como entidade comercial. Dito quando vêjo alguem dizer que não fala de entidades comerciais mas de Marcas nos seus posts demonstra algum provincianismo no verdadeiro sentido da palavra. O que tenho a dizer a essas pessoas é "abram os olhos" porque o mundo não é quadrado por alguma razão.

Se leram até aqui desde já agradeço a atenção dispensada e espero que não tenha sido injusto com niguem. È apenas a minha opinião misturada com algumas sugestões que podem ou não ser colhidas.

Quando ao "desenterranço" não percebi, nem me ficou nada atravessado, Sinceramente não ficou, as razões pela qual me interessei por este forum juntamente com outros já as expliquei. A review que escrevi e publiquei noutro forum conta já com 2269 views, respondi a inumeras questões e niguem me acusou de publicitário (saudável). Parece que informei muita gente face á especificidade do portátil em questão. Tesmo um exemplo de um outro post que fala de Compals (assunto que parece aqui quase abominável por alguns utilizadores) conta já com 52685 views (pessoas que comprarm o portátil e que querem comprar e outros curiosos). Penso que este tipo de coisas é que faz a força de um forum.

Aos "policias" (aka utilizadores que se colam as regras). Aceitem esta sugestão. Se invêz de gastarem o seu paleio sobre o que é melhor ou o seu click policial por razões enuteis, que tal escreverem uma review completa sobre as suas máquinas (com coisas que gostam e não gostam). Penso que faziam algo melhor pelo forum, mas claro está ... dá trabalho e requer alguma imaginação.

Stay cool,

Trance
PS: A organização deste forum pareceu-me semelhante à notebookreview daí ter decidido participar. No entanto parece viver de forma completamente diferente. Algo que espero contribuir para mudar a mentalidade de alguns, no entanto como disse sou de entusiasmos que são sbituídos por outros e por outros e por outros.
Editado pela última vez por DFTrance em Quinta Set 27, 2007 18:44, num total de 1 vez.
Clevo d900c (unbranded), 17" WUXGA (1900x1200), Core2 Duo E6700 @ 2.66ghz, 3GB DDR2/800mhz, 2x nVidia Go 7950GTX in SLI, 2x 250GB SATA/150 HDD's @ 5400rpm in RAID 0, 1x80GB 3.0Gb/s SATA HDD @ 7200rpm
DFTrance
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Nukke » Quinta Set 27, 2007 18:31

A grande questão é que a DELL e a HP e afins não têm representantes neste fórum. Não se tão a chatear a fazer publicidade. Enquanto que relativamente a outras lojas isso já aconteceu. Até já tivemos aqui donos de lojas registados e a postar. Daí que haja uma moderação (na qual eu nem sou muito rígido, tanto por não ter tempo como por não ter paciência como por não achar nada muito grave) selectiva consoante os tópicos. Se se notar que é inocente, muito bem. Se tiver água no bico ou prejudicar o fórum, modera-se. O que vês moderado, e muitas vezes mal, é a moderação da comunidade, e já várias vezes apaguei cartões vermelhos em situações em que não concordava. A tua questão é, no entanto, e obviamente, legítima, e para te responder melhor só o Alfa.

Nukke.
I was five and he was sixWe rode on horses made of sticksHe wore black and I wore whiteHe would always win the fightBang bang He shot me downBang bang I hit the groundBang bang That awful soundBang bang My baby shot me down
Nukke
Moderador
Moderador

Registado: Terça Jan 20, 2004 19:23

Mensagempor DFTrance » Quinta Set 27, 2007 18:53

Na Notebookreview também temos donos de lojas e até são bem vindos. No entanto estão totalmente identificados pelo seu nick. Sugiro existirem regras especificas para este tipo de entidades como por exemplo:

* Não se aceitam posts com preços ou descontos
* Não se aceitam posts a anunciar produtos novos que não tenham exclusividade comercial
* Não se aceitam posts que expeculem ou denegridam as actividades empresas concorrentes
* Etc

Cada macaco no seu galho e todos na mesma árvore. Parece-me saudável principalmente para o utilizador comum e o forum poderá ser um de referência. Esta é apenas uma sugestão, sinceramente pouco me importa se as lojas e marcas estão cá ou não. Acho mais importante combater a falta de reviews e dicas que motivam o pessoal.

Quanto ao cartão vermelho, acho uma solução desilegante como disse. Valia mais um esquema em que as pessoas pontuavam os posters devido á qualidade das suas intervenções. Utilizadores da treta têm poucos pontos, que partilham informação de qualidade (reviews, dicas, etc) têm mais pontos dados pelos outros utilizadores. Penso que cumpre o mesmo objéctivo mas pela positiva (utilizadores dão pontos positivos em vêz de negativos)

Trance

Trance
Editado pela última vez por DFTrance em Quinta Set 27, 2007 19:02, num total de 2 vezes.
DFTrance
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor jim-lamego » Quinta Set 27, 2007 18:55

Na minha modesta opinião acho que é diferente quando um membro do forum cria um tópico assim:

1º Boas , preciso de comprar um Portatil para trabalhar. No entanto queria que tive-se as seguintes caracteristicas:

Marca preferencia XYZ
C2D 2.0
Gráfica 128MB
Disco de 200Gb
Wireless
Leitor de DVDs
Leitor de cartões ... etc etc etc
Orçamento: 1200 eur

O que acham do Toshiba A200 ? è boa escolha

Ou quando cria o mesmo tópico e faz o seguinte:

Preciso de um portatil para trabalhar. tenho 1300 € para gastar , vi este Asus a 1250 € na LOJa do LELLO .
Deixo o Link:
AQUI
Se não os consegues vencer , [(não te juntes a eles)] ....nem sequer tentes.
jim-lamego
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Abr 14, 2005 14:01

Próximo

Voltar para Comentários e Sugestões

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes