Sugestão: Imagens e posts

Comente o nosso website no geral, aponte erros, dê sugestões...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Sugestão: Imagens e posts

Mensagempor zinko_pt » Sexta Jun 29, 2007 12:58

Se calhar este vai ser um rol de disparates, porque não tenho noção total das implicações técnicas da minha sugestão, mas que tal se houvesse uma secção apenas para alojar imagens dos sistemas que cada um tem?

Objectivo:
Suporte visual aos comentários dos users - muitas vezes fica-se pelas palavras para descrever um airflow específico ou arrumação de cabos.

Não seria objectivo: feira de vaidades onde os users postam imagens dos seus sistemas ou componentes XPTO, sem vantagem nenhuma para quem consulta. Como por exemplo "olha só as minhas 8800GTX SLI a bombar".

Poderiam haver várias categorias de imagens de acordo com a natureza das mesmas, sempre usando uma sequência lógica à volta da caixa. Isto facilitaria a consulta.

Assim poderíamos ter categorias como:
Arrumação - componentes e cabos
Iluminação - disposição geral dos leds e UVs
Mods - duas subcategorias, uma cujo objectivo foi aumentar a performance e outra cujo objectivo é puramente alteração estética

Outras categorias poderiam surgir, mas creio que 3 já chegariam para começar.

Os obstáculos que prevejo são:
1º Mais uma secção para moderar
2º Criar mais um grupo de regras específicas
3º Mais peso para o vosso servidor

Os grandes benefícios poderiam ser:
1º Aquando da compra de um PC ou componente, ter o acesso directo a uma imagem do mesmo "em uso". Normalmente só se encontra imagens do componente per si. A excepção vai para algumas reviews.
2º Maior base de imagens do mesmo componente. Muitas perguntas são sobre se "cabe" ou "fica muito atafulhado", "como conseguiste" ou "está bem, mas a tua Mobo não é bem igual à minha". Como muitos users têm muitos componentes iguais em sistemas diferentes, seria uma boa ajuda.
4º Evita imagens em duplicado. Muitos posts são redundantes nas suas questões e algumas respostas recorrem às mesmas imagens, postadas mais do que uma vez, em tópicos diferentes.
5º Não existe texto nos tópicos de imagens, o que facilita a consulta.
6º Seria algo que creio ser inédito, ou pelo menos raro (ainda não encontrei nenhum fórum assim organizado).

Mecânica da secção:
De acordo com a natureza da imagem, cada user voluntariamente poderia colocar um máximo de imagens (pode ser 3, não sei) num seu único reply dentro de cada um dos posts "Iluminação", "Arrumação" ou "Mods". Poderia, no fim do reply, estar uma lista dos componentes usados. Isto facilitaria a busca.
Depois, se surgir alguma questão, numa outra secção, cuja resposta está numa imagem, basta responder com o link do tópico respectivo das imagens.

Parece-me que isto faz sentido, só não sei se é exequível.
Pessoalmente não tenho nenhum interesse particular em postar imagens dos meus sistemas. Mas quando eu quis comprar o meu último PC, fizeram-me muita falta algumas imagens de componentes em uso. Teria tomando decisões mais acertadas. E mesmo depois de montado, teria sido mais fácil de montar e arrumar algumas coisas, sem ser por tentativa-e-erro.

E é este o objectivo da minha sugestão: alargar a base de conhecimentos de uma forma eficaz e eficiente.
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 02, 2004 13:09

Mensagempor JCAP » Sexta Jun 29, 2007 14:33

Bem pelo que percebi a tua ideia é haver um fórum aqui no HCP que apenas tivesse imagens "explicativas" e "demonstrativas" de certos componentes de PC ou de certas "técnicas" digamos assim que se devem utilizar no PC (ex: airflow) e quando fosse preciso responder a alguma resposta não ser necessário usar essas imagens mas apenas o link para as mesmas.
Se for isto acho uma excelente ideia, muito boa mesmo.
JCAP
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Fev 25, 2007 0:48

Mensagempor zinko_pt » Sexta Jun 29, 2007 16:17

É mais ou menos essa a ideia.

Creio que as imagens explicativas são uma excelente ajuda.

Mas eu queria mais que as imagens assumissem uma base de conhecimentos que iria facilitar os membros do fórum e atrair mais membros, caso a minha suspeita de não haver nada do género se revele correcta.

Seria algo dentro do conceito de uma mini-wikipédia só com imagens, deixando as Q&A para o fórum "de texto".
Nesta "mini-wikipédia" cada um postava imagens, organizadas logicamente, que demonstravam algum ponto de interesse. E não apenas show-off fútil.

A ideia de ter imagens seria "apenas" um (eu acho enorme) suporte ao fórum.

Eu já beneficiei muito da partilha de conhecimentos daqui do fórum e também já dei a minha quota de ajuda, dentro das minhas limitações.
Aproveitando a chegada a "membro de ouro" :lol: é altura de sugerir uma forma mais estruturada de poder ser ajudado e ajudar.
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor zinko_pt » Sábado Jun 30, 2007 22:12

Não há comentários adicionais à minha sugestão?

Gostaria de saber o que o staff HCP :?
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor CR9 » Sábado Jun 30, 2007 22:15

Boas.. zinko_pt, no fórum Sistemas Completos tu podes abrir um tópico a mostrar o teu PC, dizer os componentes, mostrar fotografias do PC, etc.
Não sabe assinar
CR9
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 27, 2005 15:48

Mensagempor alfatek » Sábado Jun 30, 2007 23:21

bem... devo confessar que ao começar a ler a proposta me pareceu bastt desadequada: quem quiser que use o imageshack para fazer o upload e coloque as imagens num tópico novo.

Mas no final de ler a proposta devo confessar que, sim senhoras, tá aqui uma bela ideia!

A wikipedia das imagens de hardware parece-me a melhor maneira de explicar a ideia.

Mas vale a pena?
Na internet não há ainda algo do género? É assim tão dificil encontrar fotografias de hardware em funcionamento (acho que não)?

Por outro lado, parece-me que um forum não seria bem o sitio ideal, teria de ser um "mini-site" àparte.

Alojar fotografias também é uma sobrecarga no servidor que eu dispensava, mas se a ideia for boa, talvez se faça.

Para quem não entendeu muito bem, a ideia não é só ter fotos como no sistemas completos é ter um sistema que dê depois para encontrar essas fotos facilmente (um bom motor de busca).

Concluindo: excelente post zinko_pt, excelente e detalhada explicação e fiquei ligeiramente convencido. A questão é: vale a pena o esforço? Não há na net igual? É um serviço útil?

Fico à espera de mais comentários dos utilizadores mas é uma ideia a aprofundar.
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor zinko_pt » Domingo Jul 01, 2007 0:37

CR9 Escreveu:Boas.. zinko_pt, no fórum Sistemas Completos tu podes abrir um tópico a mostrar o teu PC, dizer os componentes, mostrar fotografias do PC, etc.

Não é essa a ideia.

Uma pasta de arquivo não é uma base de conhecimentos.

Fazendo um paralelismo, arquivar propostas comerciais numa pasta não é CRM.

O tópico "Sistemas Completos" é relativamente livre e cada imagem não tem qualquer indexação ao que descreve.
Se eu quiser saber, por exemplo, se o cooler A cabe na caixa B, como é que faço no fórum? Pesquiso pelas palavras chave para ver se já ouve um tópico com o mesmo tema. Mas tenho um suporte visual que fundamente a resposta? Ou melhor, tenho um suporte visual que evite a pergunta?

Se ouvesse um formulário opcional para os componentes e características dos sistemas de cada um, talvez se pudesse relacionar as imagens com os componentes de uma forma mais fácil.
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor CR9 » Domingo Jul 01, 2007 12:29

Ao inicio não percebi bem.. Depois de ler o post do alfatek e o teu, já fiquei a perceber melhor.

Sendo assim penso que é uma excelente ideia :!: Quanto aonde fazer isso, talvez instalar uma wikipedia na página principal, e qualquer utilizador poderia introduzir informação, as imagens poderiam ficar alojadas em site do tipo ImageShack. Assim não haveria tantos problemas a nivel de espaço no servidor.

Penso que era uma mais valia para o HCP. :)

Excelente ideia zinko_pt. :wink:
Não sabe assinar
CR9
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 27, 2005 15:48

Mensagempor Nuno_Martins » Domingo Jul 01, 2007 19:24

A ideia até me parece bastante boa e que pode ter muita utilidade. Já por varias vezes pensei mesmo no caso de saber se o cooler X cabe na caixa Y, tal como o zinko_pt disse. Não faço grande ideia quanto aos "problemas" que isto pode trazer a administração, mas a ideia parece-me excelente :wink:
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Fev 04, 2007 18:46

Mensagempor alfatek » Domingo Jul 01, 2007 21:11

As minhas 2 questões são:

- ainda ninguém fez isso?
- se procurar no google pelo componente X, não encontro facilmente?
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor rAt0? » Domingo Jul 01, 2007 21:37

peço desculpa alfatek mas isso nem parece atitude de um administrador de um fórum.
visto assim então nem se fazia o HCP, uma vez que já existem tantos fóruns de informática :roll:
Imagem

"Everytime you fire a minigun, an angel stands up and applauds."
rAt0?
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Nov 24, 2005 22:58

Mensagempor jorge17 » Domingo Jul 01, 2007 21:52

se criassem um forum aqui para as imagens, isto ficava tao lento que nao conseguias aceder a nada, por isso ele disso que era melhor ser num site a parte, e concordo com ele, pois nao estou para vir aqui e demorar 10m para ter a pagina de entrada...
AMD Athlon XP, 2000 MHz (15 x 133) 2400+

Asus A7V8X-X (6 PCI, 1 AGP, 3 DDR DIMM, Audio, LAN)

512 MB (PC2700 DDR SDRAM)

NVIDIA GeForce4 Ti 4200 with AGP8X (128 MB)

ST360014A (60 GB, 7200 RPM, Ultra-ATA/100)
jorge17
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Mai 22, 2006 18:37

Mensagempor zinko_pt » Domingo Jul 01, 2007 23:50

alfatek Escreveu:As minhas 2 questões são:

- ainda ninguém fez isso?
- se procurar no google pelo componente X, não encontro facilmente?

Eu quando quis comprar um Tuniq120, não encontrei num sítio apenas esse componente instalado em Mobos diferentes. E não encontrei num sítio apenas esse cooler com várias caixas.

E se eu tivesse apenas 80€ para gastar na caixa, ia perguntar ao autor das imagens do Tuniq120 numa caixa de 80€ que tal eram os contras daquela combinação cooler/caixa.
Esse autor do reply Tuniq/caixa poderia responder, "bem, estás a ver a zona da PSU e os cabos lá alojados? Pois, tive que inventar assim, porque senão o Tuniq120 não funcionava a 100% blá, blá, blá..."

Aliás, eu tenho um tópico por responder, que basicamente pergunta como é que posso ter o Tuniq virado para cima. E ilustrei com uma imagem do cooler na horizontal, numa EVGA 680i. Ora, não só a Mobo é diferente da minha, como não tenho possibilidade de contactar o autor da foto.

Acho que posso pegar na tua questão e reformulá-la: onde é que está o site na Internet com imagens para consulta e fórum com suporte nessas mesmas imagens?
É que uma coisa é teres uma imagem, sem poderes contactar o autor.
Outra coisa é contactar o autor da imagem para esclarecer dúvidas e beneficiar da experiência, recorrendo a essas mesmas imagens.
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Bad_Cop » Segunda Jul 02, 2007 1:25

confesso que ao inicio e após uma leitura na diagonal do texto me pareceu nao ser nada de novo, mas lido com atenção tem o seu interesse.

zinco_pt, só para ver se percebi o que tu sugerias era por exemplo:

eu tenho uma p5n-e sli um hr-05. tu gostavas de saber se os dois eram compativeis.

eu postava:

CPU: ...
Board: Asus P5N-E Sli
Cooler Chipset: Thermalright hr-05
Placa Gráfica: ...
Caixa: ...
etc..

Imagem

deste modo quando alguem fizesse uma pesquisa por "Asus p5n-e sli thermalright hr-05" encontrava o meu tópico onde podia ver a board com o cooler montado. é isso?

porque nao por:

etc..

http://img110.imageshack.us/img110/3142/img03911ud5.jpg

deste modo mantinha-se tudo o que eu disse. pela designação do hardware o pesquisante via que o tópico tinha eventualmente o que ele pretendia e abria o link da imagem pois as probabilidades de ter o que ele procurava eram elevadas. deste modo penso que se optimizava ainda mais o consumo de recursos ao servidor sendo "apenas" mais um forum a sobrecarregar o servidor.

imaginemos agora que trocava o stock cooler por um tuniq tower, editava o tópico anterior:

etc..

http://img110.imageshack.us/img110/3142/img03911ud5.jpg

Cooler Processador: Tuniq Tower 120

[URL para a pic do sistema anterior mas agora com o tuniq tower]

no mesmo tópico sabes se é compativel com tuniq tower, hr-05, stock coolers e quantas mais coisas se adicionarem, basta pesquisar pelas palavras chave (é claro que isto indica organização por parte dos posters nos detalhes que especificam).

nao sei se era bem esta a ideia, se nao for corrige-me por favor.

alfatek em termos de alojar as imagens, o que nao faltam sao sites onde as alojar (embora internacionais) pelo que nao tinham de ser alojadas directamente no hcp. e depois penso que imagens a 800*600 com maquinas digitais ou mm telemóveis dos melhorzitos têm já bastante qualidade para se ver compatibilidades de hardware.

jorge17 nao consegui perceber a relação entre ter um suborum novo com imagens alojadas a a página inicial demorar 10m a abrir.

rat0? as questões que o alfatek pôs sao bastante pertinentes. apesar de o hcp se autosustentar (pelo menos é essa a ideia que tenho) do ponto de vista do servidor, perante a possibilidade de um novo servidor, mais largura de banda devido ao alojamento das imagens e a sobrecarga do processamento do mesmo isso poderia ser assim e nem o alfatek nem ninguem tem a obrigação de manter este forum do próprio bolso. medias que possam implicar eventuamente upgrades/sobrecargas ao servidor devem ser bastante ponderadas de modo a nao ter um forum sempre down ou nao prejudicar a navegabilidade do mesmo com um subforum pesado e pco util.

pelo que percebi da ideia até agora, parece que vale a pena.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor Speed Dragon » Segunda Jul 02, 2007 2:53

Querem fazer algo do genero do youtube, mas em vez de videos é imagens de computadores ?
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Próximo

Voltar para Comentários e Sugestões

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante