P.U.A da Netcabo

Os malditos provedores de acesso à Internet, dúvidas, problemas, comentários e porque não: sugestões

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Ricardo Gonçalves » Quinta Jul 10, 2008 8:12

Se calhar também o problema é que eles não pré estabelecem e nem mencionam na oferta do produto a chamada "utilização razoavel" de tráfego. Anunciam só o trafego ilimitado como se fosse a melhor coisa do mundo , "estejam à vontade k agora é ilimitado" e acabam por colher o k semeiam. Axo k talvez seria mais fácil incluir uns limites de 100 ou 200 GBs de tráfego que chegava e sobrava para a maior parte das pessoas.

Cumprs
Ricardo Gonçalves
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 02, 2004 15:25

Mensagempor xirix » Quinta Jul 10, 2008 15:10

Boas,

Do meu ponto de vista, estou do lado da netcabo. Isto porque eu pagava o extra para ter tráfego ilimitado, e agora não pago. E sinceramente nem chego a usar 30 ou 40 Gb por mes. Mas quando saco alguma coisa, estou contente por, primeiro não ter que me preocupar se estou a ultrapassar os limites, e segundo por andar a sacar a mais de 2 Mbits/seg. Ora bem, se tivesse um mamão ao meu lado a sacar 300 GB por mês, era óbvio que eu não iria conseguir sacar a 2 Mbits/seg. Então no fundo, a netcabo está a defender os utilizadores (maioria que dá lucro à empresa) que faz um uso normal, ou abaixo do estimado para a capacidade de rede deles. Se um mamão não está satisfeito, porque levou um puxão de orelhas por andar armado em leecher. Temos pena. Com certeza que os vizinhos do mamão vão ficar contentes porque a qualidade do seu serviço foi aumentada.

Muita gente reclama da qualidade do serviço da netcabo, vai na volta, estão rodeados de mamões, e por isso é que o serviço e uma bela bosta.

E apesar do que o sérgio pontes disse, de vender com base em publicidade enganosa. Ora bem, axo que é uma questão de bom senso. Até porque o suposto ilimitado, está limitado pela tua largura de banda, e factores externos (largura de banda dos servidores, etc onde vais sacar cenas). Se fosse mesmo ilimitado, o pessoal ligava o modem, e em um mês fazia um mirror da net casa... mas neste caso estavas limitado pela capacidade de storage que tens em casa :P

A sério, sejam realistas. Muito bom está agora. Ainda sou do tempo em que tinha que ir bulir aos fim-de-semana para pagar as contas de 30 contos de telefone, graças à net de 9600 bps e velocidade estrondosas de 1/2 kb/s em casos excepcionais.

Outra coisa é a nível de politica/ leis que estão para ser aprovadas na CE em relação à pirataria e partilha de arquivos na net. À semelhança do que que já acontece na França, se for provado que andam com pirataria na net (não recordo se é apenas como fornecedor ou também como consumidor), arriscam-se a ficar proibidos de ter acesso à net. Será que com consumos desses, se esta lei for aprovada a nível da comunidade europeira, não dão muito nas vistas? Sejam inteligentes que os gajos da indústria fonográfica não são parvos e andam à procura de maneiras de tracar isto (leia-se a net) tudo. Com este tipo de comportamento abusivo (ou fora do normal, chamem-lhe o que quiserem), só dão razão e armas para a indústria fonográfica fazer força para que a lei seja aprovada.

E não sejamos hipócritas, os 300 Gb era só de material legal?? :lol: :lol: Só se estivesse 24 horas / dia a sacar releases de linux para fazer mirror em casa.....

Abs e tenham juizo
X|r|X
=================
Não subscrevam a VIANETWORKS, TVTel ADSL, ASDL.XL, CyclopNet. A VIA aldraba todos os seus clientes iludindo-os c/ velocidades q nunca tem na realidade. Uma ligação 1024/256 (128kB/32kB) na prática é de 6kB/4kB c/ o emule.
xirix
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Out 05, 2004 21:07

Mensagempor sergio.pontes » Quinta Jul 10, 2008 15:48

Caro user xirix,

Bem, lá por chamares de mamões, leechers, etc... Eu tenho para te dizer que não gosto de flames e aproveito para te dizer o seguinte: É publicidade enganosa porque dizem que os downloads são ilimitados. Se fores ver o significado ao dicionário, verificas que ilimitado significa uma coisa: Sem fim!

Ora, a tua "amiga" Netcabo ao colocar a PUA em acção está a limitar, quer tu querias ou não admitir!

Portanto e num Português razoável para que fique entendido:

Eles anunciam um produto "ilimitado" (sem fim, sem limites, etc...) e fornecem-no com limites. Não é muito dificil de entender isso, ou não?

Se os downloads são legais, só o rapaz o pode dizer, quem te diz que ele não saca toda e qualquer versão nova de linux que aparece, vê muitos videos no youtube e faz downloads de todas as demos de jogos que consegue deitar a mão... 300 gigas por mês? Isso hoje em dia é alguma coisa? São cerca de 60 dvd5 ou 30 dvd9...
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Jun 03, 2007 23:02

Mensagempor xirix » Quinta Jul 10, 2008 16:48

sergio.pontes Escreveu:Caro user xirix,

Bem, lá por chamares de mamões, leechers, etc... Eu tenho para te dizer que não gosto de flames e aproveito para te dizer o seguinte: É publicidade enganosa porque dizem que os downloads são ilimitados. Se fores ver o significado ao dicionário, verificas que ilimitado significa uma coisa: Sem fim!

Ora, a tua "amiga" Netcabo ao colocar a PUA em acção está a limitar, quer tu querias ou não admitir!

Portanto e num Português razoável para que fique entendido:

Eles anunciam um produto "ilimitado" (sem fim, sem limites, etc...) e fornecem-no com limites. Não é muito dificil de entender isso, ou não?

Se os downloads são legais, só o rapaz o pode dizer, quem te diz que ele não saca toda e qualquer versão nova de linux que aparece, vê muitos videos no youtube e faz downloads de todas as demos de jogos que consegue deitar a mão... 300 gigas por mês? Isso hoje em dia é alguma coisa? São cerca de 60 dvd5 ou 30 dvd9...

Boas,

Não é questão de entrar em flames. De qualquer forma, vamos ver a coisa por outro lado. O PUA da netcabo está descrito num acordo de serviço. Como todo e qualquer serviço disponivél ao público existe um acordo com condições (vulgo "letras miúdas" que nunca ninguém lê). É a mesma treta quando dizem que oferecem o modem (ou telefone, ou telemóvel, ou anuidade do cartão de crédito), mas "obrigam-te" a ficar com o serviço um X de tempo (ver a promo para o Iphone, ou a vodafone com os telemóveis a 1 €), ou outro tipo de "feature" para ser vantajoso para a empresa. Realmente é preciso ser muito "santinho" para assumir que qualquer empresa dá coisas de mão beijada, e nunca faz nada a considerar o lucro. O exemplo mais básico, é a promo da optimus que vende qualquer telemóvel por 1 €. No entanto chegas lá, e tens que arrotar o guito todo do telemóvel, e recebes o valor do telemóvel menos 1 €, quando efectuares os carregamentos. Qualquer pessoa mal informada, vai lambona à loja da Optimus com 1 € no bolso para levar um N95 para casa, e depois vê que não é assim. Podes considerar-te enganado, no entanto isto é marketing. Só é engano para quem acha que as empresas são instituições boazinhas que andam cá para dar cenas ao povo, e não para fazer o máximo de lucro possivél.

Se verificares, não é só a netcabo que usa esse tipo de estratégia. Desde marcas de carros, a grandes cadeias usam este tipo de artificios.

Acho que o teu amigo, entretanto mudou de ISP. Quero ver se ele começar a sacar 300 Gb nesse ISP, se também não apertam com ele para atinar...

O mundo é assim, ou se adaptam, ou andam sempre a reclamar e ainda ganham uma úlcera nervosa :P (é melhor adaptarem-se para não aumentarem os custos do SNS ;))

Já agora um lema

"Download less, live more" :P :P :P :P :P :P

Abs e relax
Xirix
X|r|X
=================
Não subscrevam a VIANETWORKS, TVTel ADSL, ASDL.XL, CyclopNet. A VIA aldraba todos os seus clientes iludindo-os c/ velocidades q nunca tem na realidade. Uma ligação 1024/256 (128kB/32kB) na prática é de 6kB/4kB c/ o emule.
xirix
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Rock » Segunda Jul 21, 2008 20:33

A Pua é uma medida adoptada praticamente por todos ISP´s com o avalo da anacom? Acham mesmo que só a netcabo é que a implementou... Com ou sem Pua, a verdade é que outros ISP`s tem uma net pelas horas das morte.

Sou adepto do da netcabo, pode ser pouco para alguns, mas pelo menos é bastante rápido, isso do devagar chegar ao longe não é para os heavy users, posso por isso dizer que estou satisfeito com o serviço.
Rock
Novato
Novato

Registado: Segunda Jul 21, 2008 20:09

Mensagempor xirix » Terça Jul 22, 2008 9:52

Rock Escreveu:A Pua é uma medida adoptada praticamente por todos ISP´s com o avalo da anacom? Acham mesmo que só a netcabo é que a implementou... Com ou sem Pua, a verdade é que outros ISP`s tem uma net pelas horas das morte.

Sou adepto do da netcabo, pode ser pouco para alguns, mas pelo menos é bastante rápido, isso do devagar chegar ao longe não é para os heavy users, posso por isso dizer que estou satisfeito com o serviço.

X2 :D
X|r|X
=================
xirix
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor MetalFatigue » Terça Jul 22, 2008 15:25

Eu voltei, de novo, recentemente à netcabo (tava na clix) atraido pela grande promoção estão a fazer, incluindo o trafego ilimitado. Conhecia a existência do PUA, mas isso não preocupou, de certeza que teria um limite mais alto do que o dos concorrentes. O que não tava à espera era do traffic shaping e por sinal bastante agressivo.

A meu ver tar a discutir o PUA não faz sentido, onde é que noutro ISP consegue-se fazer um trafego mais de 250GB e não receber-se uma conta astronomica?

O que se devia discutir e pressionar a netcabo era a acabar ou reduzir em muito o traffic shaping.

Já agora eu notei que a partir de uma certa hora da noite os downloads P2P acelararam ate cerca dos 900kb/s, eles desligam o TS a uma certa hora, ala Happy Hours?
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-RAID0 2xSeagate SP 500GB + WD Green 1TB
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

http://souprimeiroministro.pt.vu
MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 20, 2004 14:31

Mensagempor koko » Quarta Jul 23, 2008 0:59

4. Medição de tráfego

O critério utilizado para distinguir o tráfego nacional de tráfego internacional assenta na lista de Sistemas Autónomos nacionais mantida pela TV Cabo, que pode ser consultada na página http://www.netcabo.pt/. O acesso aos sistemas não incluídos nesta lista é facturado como tráfego internacional.

5. Produtos Netcabo sem limites de tráfego associados

5.1. A disponibilização de Produtos Netcabo sem limites de tráfego associados está sujeita a níveis de utilização razoáveis, para que seja possível garantir uma elevada qualidade na prestação do serviço da TV CABO aos Clientes.
5.2. Determinadas acções no âmbito da utilização do Serviço Netcabo, designadamente downloads e/ou uploads de ficheiros de elevado volume, streaming e outras poderão ter efeitos prejudiciais sobre a rede de banda larga na qual se suporta o Serviço, bem como para os restantes Clientes/utilizadores da rede.
5.3. Quando se verifique que os Clientes com Produtos Netcabo com tráfego ilimitado excederam um nível de utilização razoável, a TV Cabo reserva-se o direito de informar os Clientes desse facto.
5.4. Para além de informar os Clientes que excederam um nível de utilização razoável, e a par da referida comunicação, a TV Cabo poderá:
(i) Proceder à cobrança dos consumos adicionais relativamente ao nível de utilização aceitável, de acordo com o preçário TV Cabo em vigor;(ii) Reduzir a qualidade do serviço, designadamente diminuindo as velocidades de download e upload nos momentos de utilização acima do nível razoável;
(iii) Proceder à suspensão do Serviço Netcabo, com fundamento em violação grave e culposa das condições aplicáveis à utilização do Serviço Netcabo, nos termos da Cláusula 7. das Condições Gerais dos Produtos e Serviços TV Cabo.
5.5. O valor máximo de utilização aceitável é definido com base nos perfis de utilização dos Clientes e pode variar em função da evolução desses perfis.

A tal dita politica diz isto: eu sou cliente netcabo e o que me preocupa mais e se eles em vez de avisarem começem a cobrar porque na tal politica de utilização fala em cobrar... Outra que ja reclamei no forum deles e que não obtive esplicação (perderam a lingua de repente) Foi que nos temos essa politica a respeitar mas não temos acesso ao contabilização dos consumos nacionais!Porque? porque os removeram deixando só a contabilização do internacionais mesmo estes sendo ilimitados... Ora aqui surge outra questão como é que eu posso ter uma nocção do que é que aceitavel se não tenho uyma contabilização? Eu fiz a pergunta no forum deles e só me souberam dizer que não estva prevista uma contabilização dos nacionais nos proximos tempos
koko
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Mai 11, 2007 23:37

Anterior

Voltar para ISPs

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante