(Texto longo)
Olá a todos.
Ao ter comprado um netbook e tal como o próprio nome diz, é inevitável o uso de um acesso à Banda Larga e tendo prestado atenção à publicidade que agora anda pela TV e pontos de publicidade, peguei em dois ISP – Vodafone (tenho um telefone) e o concorrente directo TMN.
Não englobei outros prestadores de serviço no sentido de reduzir as minhas opções.
Reparei que ambos os operadores informam as velocidades de acesso, diferindo e bastante entre Vodafone e TMN, conforme a zona (conselho-cidade/aldeia) do País.
Acho que isso será natural pois a distribuição/localização das antenas/repetidores (não sei) não será a mesma com certeza.
Não sei se alguém fez as contas ou se faz as contas a quanto é que gasta nisto da Banda Larga, mas eu pus-me a fazer contas.
Vamos lá por partes.
TMN – Pré-paga light – Plafond TEMPO
39,90 € (se encomendado no portal) 49,90 € (lojas)
Com velocidades até 1 Mbps
Carregamentos a 10 € corresponde a 10 Horas de utilização, com uma taxação a cada 5 minutos.
Feitas as contas fica por 0,083 € por cada 5 minutos
Esta é uma net sem limites mas tem menos velocidade, no entanto findas as 10 horas acabou.
TMN – Pré-paga light – Plafond TRÁFEGO
39,90 € (se encomendado no portal) 49,90 € (lojas)
Com velocidade até 2 Mbps, limitado a 400 Mb + 400 Mb Wi-Fi
Carregamento de 10 € correspondente a 12 dias e ao limite em cima referido.
Feitas as contas fica por 0,025 € por Mb
Se dividirmos 12 dias por 400 Mb dá a módica quantia diária de 33,33 Mb por dia.
Ora chegando à Vodafone, temos:
VODAFONE - Vita Net Light – Plafond TEMPO
39,90 € (comprado pelo portal e acho que nas lojas)
180 dias sem limite ou 10 horas por 10 €
Velocidade até 1 Mbps
Taxação 5 minutos
Feitas as contas fica por 0,083 € por cada 5 minutos
VODAFONE – Vita Net Plus – Plafond TRÁFEGO
39,90 € (comprado no portal e acho que nas lojas)
Velocidade até 2 Mb
€ 10 por 400 Mb
Os valores são iguais ao produto da TMN
Em conclusão e para utilizadores esporádicos a opção por TRÁFEGO parece-me ser a mais correcta, porque conseguimos ter acesso a uma suposta maior velocidade, no entanto tudo depende onde estamos e como está o sinal.
Faltam as opções de assinatura, também fiz algumas contas, mas o que procuro é uma net descomplicada e sem a obrigação de uma assinatura, que feitas as contas se calhar compensará mais do que os carregamentos, uma vez que as limitações de Tráfego e Tempo impedem o uso de uma internet em regime normal, apesar de ambas as operadoras informarem que o uso destas pens permite uma série de visionamentos de mails, vídeos, Messenger, entre outros.
No entanto creio que é muito curto.
O que acham?
Hoje em dia num uso normal da internet (sem P2P ou jogos on-line muito pesados), acham aceitáveis estes limites impostos pelas operadoras?
Coloquei igualmente uma pequena votação para tentar saber qual é o ISP que o pessoal usa por aqui.