Queixas contra fornecedores de Internet leva a novas regras

Os malditos provedores de acesso à Internet, dúvidas, problemas, comentários e porque não: sugestões

Moderadores: Administradores, Moderadores

Queixas contra fornecedores de Internet leva a novas regras

Mensagempor PsicoPete » Sexta Out 13, 2006 9:16

A Anacom, Autoridade Nacional de Comunicações, decidiu avançar com a definição dos parâmetros de qualidade de serviço que as empresas prestadoras de serviço de acesso à Internet têm que medir e anunciar junto dos consumidores.

O projecto de decisão do regulador vai agora ser colocado em consulta juntos dos interessados, durante 30 dias úteis.

Os parâmetros de qualidade de serviço que as empresas prestadoras de serviço de acesso à Internet têm que medir e anunciar são: o prazo de fornecimento de acesso à Internet, taxa de avarias por cliente, tempo de reparação de avarias, tempo de resposta dos serviços de apoio ao cliente, e tempo de resposta a reclamações /pedidos de informação ao cliente.

Segundo informou o regulador em comunicado, a decisão da Anacom de definir parâmetros de qualidade para o serviço de acesso à Internet «surge na sequência da recepção de um número elevado de reclamações relacionadas com a qualidade deste serviço».

Grande parte das reclamações tem origem no desconhecimento, por parte dos clientes, de informação adequada sobre a qualidade de serviço que é oferecida pelas empresas prestadoras.

Assim, «é importante assegurar que os utilizadores finais disponham de informação comparável sobre a qualidade de serviço das diferentes empresas prestadoras, por forma a que, previamente e no momento da celebração do contrato, disponham de informação que lhes permita uma escolha esclarecida», diz o regulador em comunicado.

Empresas obrigadas a declarar qualidade dos serviços

Nesse sentido, as empresas prestadoras do serviço de acesso à Internet devem, para cada parâmetro definido pelo regulador, divulgar informação sobre os níveis mínimos de qualidade verificados, bem como sobre os níveis mínimos de qualidade que se propõem oferecer a cada cliente. Esta informação deve ser incluída nos contratos celebrados entre as empresas prestadoras e os respectivos clientes.

A informação sobre a qualidade de serviço deve ainda ser anunciada e facultada aos utilizadores em suporte escrito, em todos os pontos de venda do serviço, assim como na página da Internet das empresas, quando exista, em anúncio bem visível e facilmente identificável.

Além da informação prestada ao público, as empresa têm também que informar o regulador sobre os níveis de qualidade, para cada parâmetro definido.

As empresas ficam sujeitas à obrigação de medição dos níveis de qualidade do serviço cinco meses depois da data de publicação do regulamento que os consagra.

Fonte: Agência Financeira

Pode ser que desta as coisas comecem a ser melhores!
Excelente medida da ANACOM.

Cumps.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Mensagempor Speed Dragon » Sexta Out 13, 2006 9:45

Também acho uma exelente medida, mas mesmo assim estou para ver que informação vão lá eles por sobre a qualidade do serviço ... "Traffic shaping" ?
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor mike_hools » Sexta Out 13, 2006 13:18

Boas,

Optima medida, vamos la ver...
Imagem
mike_hools
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Abr 16, 2005 13:30

Mensagempor L0pht » Sexta Out 13, 2006 13:26

acho que isto vai finalmente fazer a diferença, ao escolher um operador de serviços de internet, se no contrato estiver um nível baixo de qualidade, e a pessoa aceitar na mesma, pelo menos já sabe ao que vai... mas assim esses serviços de qualidade baixa reconhecida v

ao ter que baixar os preços em relações aos que forem conhecidos como serem de elevada qualidade...
Imagem
L0pht
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Abr 26, 2006 13:09

Mensagempor rosas » Sexta Out 13, 2006 13:30

traffic shaping pode ser entendido como medida para melhorar a qualidade de serviço.

esta provado q a utlizaçao dos p2p é 99% dos casos para download de produtos ilegais.
Se assim é, entao nao se perde nada em prejudicar quem utiliza esse "serviço".
parece-me logico isto.

claro q os gajos q gostam de derreter o modem desaprovam. mas o q fazem é ilegal.
e que argumentos podem utilizar para contrapor os ISPs q utilizam o traffic shaping?
"man, eu tava a sacar a RC2 do Vista e assim vcs lixam-me a cena!"
rosas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Fev 10, 2004 12:10

Mensagempor mike_hools » Sexta Out 13, 2006 14:29

rosas Escreveu:traffic shaping pode ser entendido como medida para melhorar a qualidade de serviço.

esta provado q a utlizaçao dos p2p é 99% dos casos para download de produtos ilegais.
parece-me logico isto.

claro q os gajos q gostam de derreter o modem desaprovam. mas o q fazem é ilegal.
e que argumentos podem utilizar para contrapor os ISPs q utilizam o traffic shaping?

Rapaz, eu nao quero saber de quem derrete o modem com material ilegal!!

Estas a dizer algo, que nao tem a minima logica.

Exemplo:

A netcabo faz TS ao protocolo FTP .
O que me interessa que o mesmo seja utilizado em 99% para retirar algo ilegal? Eu tenho uma empresa, o conteudo é legal, e metem TS ?!

Andamos a brincar?

Eu assinei um contrato individual, nao tenho que ser prejudicado, nao assinei um contrato com os tais 99% que falas de clientes que usam para fins menos legais.
Imagem
mike_hools
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor rosas » Sexta Out 13, 2006 15:47

a empresa tem de zelar para que o serviço seja entregue nas melhores condiçoes.

se existem uns qts que gostam de andar a derreter o modem e prejudicar as ligaçoes, entao algo tem de ser feito. se se sabe que prejudicam os restantes utilizadores com algo ilegal, entao algo tem MESMO de ser feito.

o justo paga pelo pecador.
sempre foi assim e sempre ha-de ser.

se nao queres ser prejudicado pelo q um ISP faz para manter o nivel de serviço, entao pedes uma ligaçao dedicada. Aí podes ter a certeza que não es prejudicado.

Isto é como permitir um tractor ou uma carroça de andar numa AE. Como prejudica o fluir correcto do transito arranja-se forma de impedir o seu uso. Ou proibe-se, coisa que em termos de ligações é complicado, ou limita-se o seu uso. Se no caso da AE nao deixares passar na portagem, não ha prob. Se no caso do ISP, impedires o uso da ligaçoes necessarias ao p2p, esta resolvido.

A mim tb nao me agrada, pq posso ser prejudicado qd jogo. Mas é um mal necessario.

Repara, é facil dizer "aumentem as centrais"
Mas pq investir se o prob nao reside no numero de centrais? Se o prob reside noutro lado em q se pode controlar.
rosas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Fev 10, 2004 12:10

Mensagempor mike_hools » Sexta Out 13, 2006 15:53

rosas Escreveu:a empresa tem de zelar para que o serviço seja entregue nas melhores condiçoes.

se existem uns qts que gostam de andar a derreter o modem e prejudicar as ligaçoes, entao algo tem de ser feito. se se sabe que prejudicam os restantes utilizadores com algo ilegal, entao algo tem MESMO de ser feito.

o justo paga pelo pecador.
sempre foi assim e sempre ha-de ser.

se nao queres ser prejudicado pelo q um ISP faz para manter o nivel de serviço, entao pedes uma ligaçao dedicada. Aí podes ter a certeza que não es prejudicado.

Isto é como permitir um tractor ou uma carroça de andar numa AE. Como prejudica o fluir correcto do transito arranja-se forma de impedir o seu uso. Ou proibe-se, coisa que em termos de ligações é complicado, ou limita-se o seu uso. Se no caso da AE nao deixares passar na portagem, não ha prob. Se no caso do ISP, impedires o uso da ligaçoes necessarias ao p2p, esta resolvido.

A mim tb nao me agrada, pq posso ser prejudicado qd jogo. Mas é um mal necessario.

Repara, é facil dizer "aumentem as centrais"
Mas pq investir se o prob nao reside no numero de centrais? Se o prob reside noutro lado em q se pode controlar.

Não é bem assim,

Tambem tenho ligação dedicada... mas adiante,esta é a minha opinião, e essa a tua. :wink:
Imagem
mike_hools
Membro Diamante
Membro Diamante

Sinceramente

Mensagempor miguelrsantos » Sábado Out 14, 2006 10:06

rosas Escreveu:traffic shaping pode ser entendido como medida para melhorar a qualidade de serviço.

parece-me logico isto.

Olha me a lata deste , esta conversa já começa a meter nojo
Já uma vez falei em isps undercover por aqui porque eu sei que os dep de marketing dos diversos isps andam por este e mais foruns da especialidade para saber a opinião dos usuarios mas não resitem a largar uns comentarios infelizes.
Eu pago e uso no que quiser e bem me apetecer se o download é ilegal ou não cabe a quem de direito investigar e punir não aos isp punirem a partida todos os usuarios.
Agora o comentario 99% a derreter o modem no download ilegal é infeliz e insulta a maior parte dos internautas que faz downloads em pesquisa e trabalho.
Como eu sei que andam aqui ???Cá vai ,um dia a falar com um dep de marketing de um isp o dito dr. até me pediu o deste forum a uns bons meses porque tinha todos menos este.
Segundo exmo sr. dr é costume andarem por os foruns a verem a opinião de nós cliente final e criticas afinal tambem teem de se defender e promoverem se.
miguelrsantos
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Sexta Nov 25, 2005 3:25

Mensagempor Speed Dragon » Sábado Out 14, 2006 11:57

Tenho que concordar com o miguelrsantos, porque nós pagamos um pacote e fazemos dele o que bem queremos, se fazemos actos ilegais, devemos ter as consequencias, mas o que nós esperamos da rede é uma rede estavel a prova de todas as possibilidades e não a pensar que x utilizadores navegam na internet, x usam P2P para o que quizerem, e x jogam jogos online.

Claro que o mal dos ISP não estarem preparados a nivel de infra estruturas leva a estes "arranjos" de software para conseguirem dominar a rede.

Para ficar com a ideia geral, as empresas tem que ter sempre hardware para acompanhar o serviço do cliente.
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor tntnt » Sábado Out 14, 2006 16:01

tntnt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Mar 18, 2006 1:13

Mensagempor PsicoPete » Sábado Out 14, 2006 18:21

Nem mais!
Este tópico não é ácerca do TS ou de pirataria, mas sim de uma medida que visa termos um serviço de internet do qual sabemos tudo e não temos de ler a letrinhas pequeninas para sabermos que fomos "comidos" para não dizer pior.
Se vamos estar aqui a discutir o sexo dos anjos então encerrem o tópico porque vai dar em asneira mais cedo ou mais tarde.

Cumps.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Mensagempor luis_pt » Domingo Out 15, 2006 19:22

O negócio dos ISPs em Portugal é uma mina de ouro, pois o serviço é vendido e na maioria das vezes o consumidor não usufrui das velocidades anunciadas e de uma boa assitência Técnica ou administrativa. :x
Caixa Asus Ta-210 Preta | Monitor Asus Pw191 | Logitech® Cordless 510 | Mb Asus P5L 1394 | Intel Core 2 Duo 6400 | 2048 PC-5300 Kingston | WD 250 Sata 2 16Mb | ASUS 7600GT 256 MB | Dvd Nec 7173A | LCPower 550W Green Power
luis_pt
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Abr 14, 2006 21:55

Mensagempor Overclocker » Domingo Out 15, 2006 19:40

Eu pergunto quantos milhares de internautas, ficaram:

:arrow: Sem internet
:arrow: Ligações atrofiadas
:arrow: Net lenta
:arrow: TS de tal forma agressivo, que até doi somente abrir uma pagina
:arrow: Contagens indevidas de trafego
:arrow: Velocidades 1/4 do prometido

Continuamos?

Que p*** de hipocrisia! Virem para aqui por o P2P como o causador de todos os males...

E lá fora?
Tb não o usam, e a net é lenta e cara?

EU pago para ter net, e fazer COMO bem entender US da mesma..

Cabe ao ISP fornecer esse serviço.
Se não estão a altura, que o digam ou mudem de ramo.

Até era bem feliz qd 1MB era 1MB....

DASS investam nas redes e servidores de marca.....

E sim adoro "queimar" o moden, que é a unica coisa do ISP que ainda funciona sem o "até"...

Se há coisas que detesto, é hipocrisia.

SE não fosse, talvez o p2P, pergunto se eles não teriam mexido o cuzinho....talvez ainda estivesse-mos todos felizes com 56k...

Cumps,

P.S. Bons Downloads!
Editado pela última vez por Overclocker em Domingo Out 15, 2006 19:52, num total de 1 vez.
Overclocker
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Fev 08, 2006 0:59

Mensagempor layer » Domingo Out 15, 2006 19:48

Overclocker Escreveu:
...............

SE não fosse, talvez o p2P, pergunto se eles não teriam mexido o cuzinho....talvez ainda estivesse-mos todos felizes com 56k...

Cumps,

P.S. Bons Dowlods!

isto é a verdade, penso que nem sequer vale a pena discutir nada acerca disto quando apenas isto justifica tudo... mas o nosso governo/autoridades, tirem o P2P/Progs do género, QUEM VAI PAGAR OS 21% de IVA que os clientes vão deixar de pagar porque vão cortar o seu serviço de Internet? somos sempre queimados... se sacamos vamos presos e pagamos IVA, se nao sacamos nao vamos presos nem pagamos IVA... humm acho que o estado ia aumentar o IA ou o IVA alimentar para compensar, nao?

:evil:

PS: mas quer raio de m*** de conversa é essa "queimar os modems", eu compro um carro e so uso metade ou que cara***!!! isto deixa-m passado sory
99% RoHS
Corsair HX520W
Intel 6550
Sapphire HD3850
2x2GB DDR2 800
Seagate 250GB SP
WD 500GB
Lite-ON 20X
layer
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Jan 08, 2003 1:37