Drive Matsushita nos Toshiba - marca de DVD's certa

Mensagens especificas sobre portáteis Toshiba ou LG

Moderadores: Administradores, Moderadores

Drive Matsushita nos Toshiba - marca de DVD's certa

Mensagempor Slinkman » Domingo Mar 05, 2006 21:31

Há algum tempo, postei um tópico sobre a velocidade de gravação de DVD's do gravador Matsushita que equipa os Toshiba da série M40 e afins.
O problema daqueles gravadores é, pasado algum tempo, deixarem de gravar à velocidade anunciada e gravarem a velocidades muito mais baixas.

Este problema não é resolvido pela actualização de firmware, drivers ou burners.

Acontece que isso também depende da marca de DVD's que se utilizar. Andei a testar algumas marcas de DVD+R e aqui estão os resultados:

Philips DVR+R 8x - 2,4x
Verbatim DVD+R 16x - 2,4x
Sony DVD+R 8x - 2x
Universal DVD+R 8x - 2x
AIRIS DVD+R 8x - 4x
TDK DVD+R 8x - 6x

And the winner is:

SKY DVD+R 8x - 8x

Pois é! Surpreendentemente, os ranhosos SKY comercializados pela V*BIS e pela W*rten foram os únicos que passaram no teste de velocidade do Matsushita. Pelos vistos, é uma questão de identificação de coisas ranhosas!

Eu, pelo menos, vou passar a usar SKY ou TDK (de preferência), até a garantia do computador estiver a chegar quase até ao fim. Depois, a Toshiba põe-me uma drive nova, como já prometeram, devido a esta não atingir as configurações especificadas pelo vendedor e fabricante.
Toshiba Satellite M40-145 | PM1.86 | ATI X300 128 | 80Gb | 1024 DDR | DVD-RW DL
Slinkman
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Fev 19, 2006 22:59

Mensagempor DexterHolland » Domingo Mar 05, 2006 23:47

A minha grande questão aos sky é:
Será que daqui a 3 meses ainda lê sem erros de CRC?

CD's e DVD's rascos que gravei há uns tempitos, já está quase tudo vitima de erosão (e alguns dos bons tb).

Sinceramente, ópticos são uma bela bosta.
Acer - Aspire 1694WLMi
Pentium M 760 (2.0GHz), 2x512Mb DDRII, 100Gb, 15,4 Pol WXGA Acer CristalBrite
128Mb ATI Mobility Radeon X700, DVD-Dual DL Slot-in, 56K, Lan 10/100/1000, WiFi 802.11b/g, Bluetooth
DexterHolland
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Abr 07, 2005 22:11

Suportes ópticos...

Mensagempor Slinkman » Segunda Mar 06, 2006 13:39

Realmente alguns suportes ópticos não sobrevivem muito... lembro-me dos famosos CD's ERVA, de ha cerca de 10 anos atrás, que eram os mais baratos. Ainda tenho alguns a funcionar perfeitamente, sem erros de jitter, mas conheço pessoas que tiveram, passado meses de os gravar, de os deitar TODOS fora. Porquê? A resposta é simples: 1) condições de acondicionamento. NENHUM suporte, óptico, magnético, digital, analógico, físico, etc., NENHUM gosta de humidade. A humidade elevada é a pior condição que se pode dar a um suporte; 2) choques mecânicos: a mania que algumas pessoas têm de agarrar incorrectamente os suportes, dobrando-os e forçando-os, relaxa as uniões, por exemplo, entre as várias camadas de um CD/DVD. Nos discos de vinil, então, nem é bom pensar, dado que são suportes físicos extremamente sensíveis a variações mecânicas. 3) temperatura: por exemplo, deixar CD's no porta-luvas de um carro, ao sol, no pico do Verão. É morte certa. Os melhores aguentam bem, especialmente os originais, mas os outros... já tive memorex que simplesmente separaram-se ao meio.
Em condições de temperatura e humidade mais equilibradas, a maioria dos suportes sobrevive, se necessário, uma vida inteira.
Toshiba Satellite M40-145 | PM1.86 | ATI X300 128 | 80Gb | 1024 DDR | DVD-RW DL
Slinkman
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Fev 19, 2006 22:59

Voltar para Portáteis Toshiba e LG

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante