Instalar o XP Pro num LG P1 J346P

Mensagens especificas sobre portáteis Toshiba ou LG

Moderadores: Administradores, Moderadores

Instalar o XP Pro num LG P1 J346P

Mensagempor nfh » Quarta Nov 08, 2006 0:45

Olá,

Como sabem, o LG P1 J346P traz o Windows XP Home. Por uma questão de hábito, e principalmente porque o ambiente de trabalho onde o uso é mais propenso a XP Pro, eu queria instalar este sistema operativo no portátil.

Agora para isso tenho uma série de dúvidas a resolver:

- o disco é SATA e já me disseram que para instalar um sistema operativo sem ser por recuperação era necessário ter uma disquete com um driver qualquer (presumo que seja o da controladora SATA, digo eu). Será que é mesmo preciso isso? E se é preciso, será que uma PEN usb não chega?

- Haverá forma de configurar o portátil de maneira a ter todas aquelas aplicações que vêm por defeito? Na primeira vez que liguei o portátil este passou por uma série de setup's com o logo da LG que, obviamente, não vão ser executados quando instalar um XP Pro "normal". Algum daqueles DVD's CD's que acompanham o portátil permitem instalar de forma simples e rápida todos os utilitários que vêm de série?

A ideia era ter tudo igualzinho, só que em vez do XP Home, queria ter o XP Professional.

E já agora, só por curiosidade, o CD de recuperação permite ao menos redefinir as partições, ou cada vez que faço uma recuperação aquilo faz-me sempre uma única partição? É que se há coisa que eu detesto é ter um disco com uma única partição... sempre gostei de dividir os discos em pelo menos 2 partições, uma para sistema e aplicações e outra para trabalhos e afins.

Se alguém já se meteu nestas aventuras, por favor digam de vossa justiça qual foi a vossa experiência passo a passo para fazer isto.
nfh
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Set 27, 2005 11:31

Mensagempor Semenkhare » Quarta Nov 08, 2006 17:19

Boas.

Também quero fazer isso, mas como já formatei ziliões de vezes todos os pc's que tive, e o Windows Vista está quase a chegar, ainda não o fiz por já estar farto de instalar e reinstalar tudo, e não queria fazer isso 2 vezes num curto espaço de tempo no meu S1 Pro. Quanto ao CD da LG permitir ou não particionar o disco não sei, mas sinceramente não creio. É de certeza um CD automático, que instala o Windows tal como veio de fábrica, sem nenhuma alteração. Mas sempre podes usar o Partition Magic 8. Foi assim que criei as 2 partições no disco, sem problemas e sem format.

Quanto a instalar o Windows XP num sistema com disco SATA, mais concretamente no LG, segundo escutei funciona se configurares na BIOS para disco "compatible", e depois da instalação é só mudar de volta para "enhanced mode" que o windows reconhece (ver neste tópico). Este é o procedimento para o LG S1 P222P, mas que também deve ser para o LG P1 J346P.

Para teres aqueles programas que vêm com o LG de origem, é só instalares todos os drivers disponíveis no site (que também se encontram nos CDs que acompanham a máquina). Recomendo o site da LG pois eu sempre saco os drivers mais actualizados logo na compra de um pc. Quanto ao logotipo da LG no painel do sistema, isso é um processo simples de acrescentar. Agora de repente não me lembro como isso se faz, mas cheguei a ter a foto do meu pc e descrição técnica, há bué de tempo. Uma pesquisa no google e deverás encontrar muita informação sobre isso. E os passos pelo qual passaste assim que ligaste o portátil pela primeira vez, são os mesmos pelos quais passas quando estás a finalizar a instalação do Windows XP "normal".

Espero que tenha ajudado. Fica bem! 8)

.
.
.
- Asus P5Q / Intel C2D E8400 / 4GB 800MHz / Asus EAH4850 512MB / Asus TFT VW220D (21.6")
- Macbook Pro 15" / C2D T9400 (2.53GHz)/ 4GB 1066MHz / nVidia 9400M + 9600M GT
- Sony Ericsson X10i
- iPod Touch 3G 32GB
Semenkhare
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jun 14, 2006 22:11

Mensagempor nfh » Domingo Nov 19, 2006 16:08

Semenkhare Escreveu:Boas.
[...]

Quanto a instalar o Windows XP num sistema com disco SATA, mais concretamente no LG, segundo escutei funciona se configurares na BIOS para disco "compatible", e depois da instalação é só mudar de volta para "enhanced mode" que o windows reconhece (ver neste tópico). Este é o procedimento para o LG S1 P222P, mas que também deve ser para o LG P1 J346P.

[...]

Já acedi à BIOS do portátil para tentar mudar para o tal modo "compatible", mas não consigo mudar o "SATA Controller Mode", pois o seu valor ("enhanced") está a cinza.
Como é que eu posso alterar o valor, tenho que mudar alguma coisa noutra secção?
nfh
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor nfh » Quarta Nov 22, 2006 10:11

Não há por aqui malta que me saiba responder a esta questão da BIOS?
nfh
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Vtech » Quarta Nov 22, 2006 11:18

Podes sempre incorporar os drivers do controlador sata no CD de instalação do Windows, usando o nLite.
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor Migas » Quarta Nov 22, 2006 12:08

ve as definições d atua board..pode não ser necessario..
Migas
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Ago 08, 2005 23:53

Mensagempor nfh » Quarta Nov 22, 2006 12:21

Migas Escreveu:ve as definições d atua board..pode não ser necessario..

Como assim? Se o disco é SATA, não é suposto ser necessário indicar os drivers da controladora, para poder instalar o Windows XP num disco SATA?
nfh
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor nfh » Terça Dez 19, 2006 18:47

Amigos, não há por aqui ninguém que me auxilie neste assunto?
nfh
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Vtech » Terça Dez 19, 2006 18:52

nfh Escreveu:Amigos, não há por aqui ninguém que me auxilie neste assunto?

Vtech Escreveu:Podes sempre incorporar os drivers do controlador sata no CD de instalação do Windows, usando o nLite.
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor nfh » Terça Dez 19, 2006 19:11

Vtech Escreveu:
nfh Escreveu:Amigos, não há por aqui ninguém que me auxilie neste assunto?

Vtech Escreveu:Podes sempre incorporar os drivers do controlador sata no CD de instalação do Windows, usando o nLite.

VTech, eu agradeço imenso a tua dica, tanto que na altura cheguei a verificar essa aplicação nLite. No entanto eu queria ver se era possível tentar a instalação através do tal método de alterar a configuração do controlador SATA na BIOS.
nfh
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor nfh » Quinta Dez 21, 2006 1:32

Não faço ideia do que aconteceu, mas voltei à BIOS e a opção de configuração do controlador SATA já está disponível para alteração. Eu juro que aquilo não dava para alterar, até tirei fotos com o telemóvel na altura... mas hoje, como fui à loja com o portátil, aproveitei para mostrar que aquilo não dava para mudar, e para minha surpresa, já dá!
nfh
Aprendiz
Aprendiz

:|

Mensagempor bogzao » Terça Dez 26, 2006 1:56

Engraçadooo no meu portatil tenho essa opcção bloqueada... :\ nao alteraste nada?
Once ~)In(~ Always ~)In(~
bogzao
Novato
Novato

Registado: Sexta Dez 31, 2004 14:15

Re: :|

Mensagempor nfh » Quarta Dez 27, 2006 12:18

bogzao Escreveu:Engraçadooo no meu portatil tenho essa opcção bloqueada... :\ nao alteraste nada?

Não... não sei a que propósito é que passou a estar desbloqueada.

Só vejo uma hipótese, e é isso que quero verificar. Provavelmente na primeira vez que entrei na BIOS eu tinha o PC hibernado, e como tal a BIOS não me deixou alterar essa opção. Nesta última vez penso que tinha feito mesmo "Encerrar", e portanto a BIOS já me deixou mudar a opção.

Testa isso e vê se é mesmo isto que eu estou a ponderar.
nfh
Aprendiz
Aprendiz

ahah deu

Mensagempor bogzao » Quinta Dez 28, 2006 2:24

LOL tens razao.. :O ja deu.. foi de estar em modo de hibernaçao.. agora permite alterar.. porreiro :P ja agoraaa a tua instalaçao com esta pequena alteraçao correu bem? :P obrigadooo.. :D
Once ~)In(~ Always ~)In(~
bogzao
Novato
Novato

Registado: Sexta Dez 31, 2004 14:15

Re: ahah deu

Mensagempor nfh » Sexta Dez 29, 2006 17:23

bogzao Escreveu:LOL tens razao.. :O ja deu.. foi de estar em modo de hibernaçao.. agora permite alterar.. porreiro :P ja agoraaa a tua instalaçao com esta pequena alteraçao correu bem? :P obrigadooo.. :D

Então sempre é a hibernação :)

Quanto à minha instalação, ainda não correu, pois o trabalho é muito e o tempo é pouco.

Se entretanto experimentares, diz alguma coisa, para ver se funciona tudo ok.
nfh
Aprendiz
Aprendiz

Próximo

Voltar para Portáteis Toshiba e LG

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante