Carreira Informatica - Dicas e Tips

Consulte aqui os tutoriais escritos pela nossa comunidade ou participe e escreva novos tutoriais!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor cyberj » Segunda Dez 17, 2007 10:52

Serial_killer Escreveu:Qual a diferença entre sistemas e Networking? Não estão dependentes um do outro?

Ora bem, é claro que A area de Sistemas e networking estão dependentes um dos outro, mas são areas completamente diferentes...

Pensa assim, na area de sistemas trabalhas da placa de rede para cima.... na area de networking trabalhas da placa de rede para baixo....

ou seja.... Olhando para o Modelo OSI, a area de sistemas trabalha na camada 5,6,7, enquanto na area de netwaorking trabahas-se principalmente na camada 2,3,4.....

A camada um fica para o pessoal que passa cabo hehehehe :D
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Mensagempor Serial_killer » Segunda Dez 17, 2007 12:06

Ou seja, a área de networking incide mais sobre os protocolos, a área de sistemas incide mais no planeamento e na parte prática...

Se assim for, prefiro a 2ª
AMD ATHOLON 64 BITS 3000+ @2,23
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
350GB Raid0 WesternDigital
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 16:38

Mensagempor cyberj » Segunda Dez 17, 2007 12:21

Serial_killer Escreveu:Ou seja, a área de networking incide mais sobre os protocolos, a área de sistemas incide mais no planeamento e na parte prática...

Se assim for, prefiro a 2ª

Não é bem isso... não tem a ver com os protocolos...

Hoje em dia existe o conseito de rede inteligente.

Se à alguns anos quanquer um instalava um switch por exemplo... bastava ligar os cabos e estava a funcionar... hoje em dia as coisas mudaram muito...

Dizes que gostas de planeamento... hoje em dia não é possivel uma pessoa planear uma rede desde a cablagem até à aplicação... pois está tudo já muito complexo...

Por norma, existe pelo menos 2 pessoas a fazer o planeamento de uma rede... um de networking outra de Sistemas....
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Serial_killer » Segunda Dez 17, 2007 12:36

Cada vez me sinto mais ignorante... Mas como é importante nunca parar de perguntar...

Qual o papel que o formado em networking e qual o do sistemas?

É que para muitos dos que me estão a ler, estou a fazer perguntas estupidas, mas para mim e para muitos outros que estão a ler, estou a esclarecer as suas duvidas...
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor cyberj » Segunda Dez 17, 2007 12:55

Serial_killer Escreveu:Cada vez me sinto mais ignorante... Mas como é importante nunca parar de perguntar...

É que para muitos dos que me estão a ler, estou a fazer perguntas estupidas, mas para mim e para muitos outros que estão a ler, estou a esclarecer as suas duvidas...

Pensa assim,

O Tipo que esta a desenhar o sistema, pensa que hardware irá clocar, que sistema operativo, que software, que tipo de raids, pensa nas configurações do servidor de mail, etc etc etc....

O Tipo que desenha a rede, pensa que routers irá colocar, que switchs, que tecologia de Unified Comunications, Parametriza regras de QOS, de Routing, Fibra, Vs Cobre, Switch modulares ou Switch Fixos, Vlan, Segurança, Firewall, intrusion detection, site survay para wireless, etc etc etc....
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Nuno_Martins » Segunda Dez 17, 2007 12:58

cyberj Escreveu:
Serial_killer Escreveu:Cada vez me sinto mais ignorante... Mas como é importante nunca parar de perguntar...

Pensa assim,

O Tipo que esta a desenhar o sistema, pensa que hardware irá clocar, que sistema operativo, que software, que tipo de raids, pensa nas configurações do servidor de mail, etc etc etc....

O Tipo que desenha a rede, pensa que routers irá colocar, que switchs, que tecologia de Unified Comunications, Parametriza regras de QOS, de Routing, Fibra, Vs Cobre, Switch modulares ou Switch Fixos, Vlan, Segurança, Firewall, intrusion detection, site survay para wireless, etc etc etc....

E o tipo dos sistemas para ter todas essas capacidades tem de ter uma licenciatura em Engª Informática ou há outras maneiras?
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Fev 04, 2007 18:46

Mensagempor Serial_killer » Segunda Dez 17, 2007 12:59

1ª hipotese é a que prefiro :wink: :wink:

Excelente
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor cyberj » Segunda Dez 17, 2007 15:26

Nuno_Martins Escreveu:
cyberj Escreveu:

Pensa assim,

E o tipo dos sistemas para ter todas essas capacidades tem de ter uma licenciatura em Engª Informática ou há outras maneiras?

Eu não sou licenciado é já fui tecnico de sistemas, engenheiro de Sistemas, Contultor junior de sistemas, Consultor senior de sistemas.....

Na area de Sistemas e Networking acaba por ser mais importante as certificações e experiencia do que a licenciatura....
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Nuno_Martins » Segunda Dez 17, 2007 15:29

Tens alguma certificação na área de sistemas?
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor skyruner » Segunda Dez 17, 2007 15:50

Nuno_Martins, estou actualmente a tirar um CET (Curso de Especialização Tecnológica) de nível 4 de Instalação e Manutenção de Redes e Sistemas Informáticos.

Neste curso acabo por ter formação tanto na área de planeamento de redes, escolha de todo o material que irei usar, quer na rede em si, quer na assemblagem da máquina, instalação de sistemas e configuração do mesmo (Windows e Linux), etc.
No final do curto, antes do estágio, tenho de fazer um planeamento de uma rede, se bem que me tenho de restringir ao hardware existente (ao que parece, o material de rede, é CISCO).

Estou a pensar no final do curso, mal acabe o estágio, em fazer CCNA por self-study. O CCNP não sei bem como será, mas penso que só partirei para ele quando já tiver alguma experiência e algum dinheiro de lado.

Alguém já tirou o CCNP?
Recomendam fazer por self-study ou a tirar mesmo a formação?
Para além da Rumos e da Galileu, existe mais algum local onde possa efectuar os exames (zona do Porto/Aveiro)?
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor cyberj » Segunda Dez 17, 2007 16:06

Nuno_Martins Escreveu:Tens alguma certificação na área de sistemas?

Bem na area de Sistemas tenho:

Microsoft
MCSE 2003
MCP 200

Novell

CNA 4.x
CNE 4.x
CNE 5.x
CNE 6.x
MCNE 6

Compaq

ACT Desktops
ASE Proliant Serveres

HP
ASE proliant Servers

Depois ainda sou certificado pela veritas, e pela Computer Associate

Tenho certificados de Formação da IBM, Dell, NetworkAssociates....
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Nuno_Martins » Segunda Dez 17, 2007 16:10

skyruner Escreveu:Nuno_Martins, estou actualmente a tirar um CET (Curso de Especialização Tecnológica) de nível 4 de Instalação e Manutenção de Redes e Sistemas Informáticos.

Neste curso acabo por ter formação tanto na área de planeamento de redes, escolha de todo o material que irei usar, quer na rede em si, quer na assemblagem da máquina, instalação de sistemas e configuração do mesmo (Windows e Linux), etc.
No final do curto, antes do estágio, tenho de fazer um planeamento de uma rede, se bem que me tenho de restringir ao hardware existente (ao que parece, o material de rede, é CISCO).

Estou a pensar no final do curso, mal acabe o estágio, em fazer CCNA por self-study. O CCNP não sei bem como será, mas penso que só partirei para ele quando já tiver alguma experiência e algum dinheiro de lado.

Alguém já tirou o CCNP?
Recomendam fazer por self-study ou a tirar mesmo a formação?
Para além da Rumos e da Galileu, existe mais algum local onde possa efectuar os exames (zona do Porto/Aveiro)?

É mesmo para esse que eu estou a pensar em ir para o próximo ano :D
De um modo geral, achas que o curso é porreiro e vale a pena?
Já agora, estas a tira-lo onde?
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor skyruner » Segunda Dez 17, 2007 16:47

Convém escolheres bem o local onde o tiras.
Eu por exemplo, estive durante um mês no ISMAI, no mesmo CET, e aquilo era o degredo.
Os profs partiam do principio que todos tinham saído da área de informática e que tinhamos bases de programação, etc.
Outro problema, era o facto de numa sala termos 16 computadores, e sermos 45 (fora os que não vinham sempre) nessa mesma sala, a instalar o Windows 2003.
Nesse mesmo local, o professor de sistemas, apenas dizia para instalarmos os serviços, dizia o que configurar mas não dia porque.

Agora estou na ESAN (polo da Universidade de Aveiro).
Temos um turma de 22 alunos, e não entra mais ninguém.
As coisas são dadas mais com calma, na aula de sistema, por exemplo, estamos a começar por instalar o DOS em máquinas antigas, vamos partir para o 95/98, NT, XP e 2003.
Curso dado sem stresses, a pensar naqueles que pouca experiência têm na área.

Aconselho-te a falares com pessoal que tenha tirado o mesmo curso, no mesmo local, para te familiarizares e saberes o que esperar.

De um modo geral, até agora estou a gostar do curso, e penso que, pelo menos, com os formadores que tenho, vou sair bem preparado.
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor Nuno_Martins » Segunda Dez 17, 2007 17:14

Obrigado :D

Há por ai alguém que ande a tirar este curso noutro estabelecimento de ensino e que me possa dar um feedback?
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Serial_killer » Terça Dez 18, 2007 12:31

E quem quer a área de sistemas, deve ir para:
:arrow: Licenciatura Bolonha em Ciências de Engenharia - Engenharia de Redes de Comunicações
ou para
:arrow: Licenciatura Bolonha em Ciências de Engenharia - Engenharia Informática e de Computadores

:? :? :?
Isto é uma confusão de cursos....
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

AnteriorPróximo

Voltar para Tutoriais