[Programação] Aprenda a criar um site (básico) em flash*

Consulte aqui os tutoriais escritos pela nossa comunidade ou participe e escreva novos tutoriais!

Moderadores: Administradores, Moderadores

[Programação] Aprenda a criar um site (básico) em flash*

Mensagempor Speed Dragon » Terça Nov 08, 2005 3:11

Noções básicas para a construção de um site

Devido as dúvidas de um user aqui do forum (não te preocupes Triple, eu não digo que foste tu ;)) (Joking) ;) criei um pequeno tutorial sobre uns pequenos passos para criar um pequeno site minimamente apresentável em flash.

1º Passo

Ao abrir o programa, neste caso utilizei a Trial do Macromedia Flash MX 2004, que poderão arranjar do site da macromedia, www.macromedia.com, mas na nova versão, a 8.

Imagem

Como mostra a figura, abrimos a opção Flash Document.

2º Passo

Depois de efectuada a acção anterior, convêm conhecer minimamente os componentes que nós disponibilizados para desenhar uma página ao nosso gosto. As limitações destes componentes são mínimas, podemos fazer o que bem quisermos.

Aqui fica a imagem do painel que nos poderá aparecer. Como default, uso sempre o menu Color Mixer e Library.

Imagem

:arrow: 1º Keyframe - Keyframe corresponde a uma imagem. Por acada frame deverá variar a imagem, de modo a cricar uma animação ou dividir o site em zonas.

Existem dois tipos básicos de frames, as Frames, que basicamente prolongam a Keyframe anterior e as Keyframes que criam um novo ambiente, não dependendo de nenhum anterior.

Imagem

As keyframes estão marcadas por "bolas", as zonas preenchidas estão com desenhos, as zonas em branco, estão sem qualquer tipo de desenho.

:arrow: 2º Frames por Segundo - Se não utilizar animação no seu site, deixe este valor de origem. Basicamente indica quantos frames (frames ou keyframes) irá mostrar por segundo.

:arrow: 3º Resolução - Irá definir a resolução do site. Para publicar, nunca publique em SWF, porque irá ficar desfocado a sua visualização. Utilize o File > Publisher Preview.

:arrow: 4º Ferramentas de Desenho - Basicamente são estas as ferramentas que utilizamos, linha, quadrado (clicando duas vezes podemos arredondar os cantos), Lápis, texto, entre outras.

:arrow: 5º Layer ou camada - Define a imagem que fica em cima e a que fica em baixo. Se quiser utilizar sempre uma imagem por cima, acontece o que acontecer, tem que por a layer que contem essa imagem no topo. Para inserir uma nova layer, Insert > Timeline > Layer, ou simplesmente com o botão direito do rato, em cima da uma layer existente, Insert Layer.

:arrow: Color Mixer - Poderá selecionar a cor que quer utilizar, ou até misturar cores. Os modos mais utilizados é Solid - Para uma única cor, Linear para um efeito linear, entre duas ou mais cores, tendo um máximo de 8 cores, e Radial, parecido ao Linear sendo a única diferença as cores são dispostas em circulo.

No rectangulo Alpha, pudemos selecionar a transparência da cor.

:arrow: Library - Todos os componentes inseridos no Flash, como MovieClips, Buttons, musicas e imagens. Convém ter sempre a mão.

:arrow: Insert - Basicamente é um menu que usaremos muitos, pois apartir dele podemos criar os botões. Não precisaremos de usar mais nenhum dos outros menus.

3º Passo

Imagem

Para aceder a este menu, podemos ir a Inserir[b] > [b]New Symbol ou CTRL+F8.

MovieClip - É parecido ao plano inicial, mas serve para gerir melhor a informação a mostrar. Tudo o que fazemos na parte inicial, podemos fazer nos MovieClips. Podemos criar uma animação e po-lá no 1º frame (parado).

Button - Útil para criar botões, para avançar de frame, controlar tudo o site/movieclip. Mais a frente ensino como programar um botão. Dentro da Timeline do button, vêm pre-defenidos 4 Keyframes.

1º Frame - A imagem que representará o botão, de inicio.
2º Frame - Será a imagem que representará o botão quando o rato tiver sobre o botão.
3º Frame - A imagem que representará o botão quando se der um click no rato.
4º Frame - Área do botão, aonde activará o botão se o rato passar por lá.

4º Passo

Depois de criar os botões e movie clips suficientes, atravéz da Library, podemos arrasta-los para o Scene Principal. Para criar um fundo aconselho a inserir ou uma imagem ou a desenhar um quadrado preenchido na ultima Layer.

Imagem

Outra caracteristica importante são ...

W: (Width), define a largura do objecto.
H: (Height), define a altura do objecto.
X: coordenada X.
Y: coordenada Y.

Convem, para não ver blur, tanto nas letras como no texto, defenir as coordenadas para não haver cadas décimais.

5º Passo

Depois de todos os objectos feitos, e o design tratado, vamos a parte da programação, uma das partes que eu mais gosto.

Se tiverem o Flash Basico, usem o modo Expert.

Para inserir um código num Keyframe da Timeline ou num botão, clique em F9. Depois selecione o objecto que deseja aplicar o código. Vou por alguns dos códigos mais usados.

KeyFrames

Ao escrever qualquer código dentre de um Keyframe, o mesmo ficará com um pequeno simbolo a mostrar que contem código (O simbolo é o a). Normalmente quando se tem muitas Keyframes, utiliza-se só uma Layer para colocar o código.

Código: Seleccionar todos
stop();

Pará a animação no Keyframe aonde tiver esta acção

GotoAndPlay(x);
//x é o número do frame que deseja

Salta para o frame desejado. Poderá utilizar em vez do GotoAndPlay, o GotoAndStop, caso deseje que a animação pare.

Button

Num botão, pudemos utilizar as mesmas acções que utilizamos nas Keyframes, mas antes temos sempre que usar ...

on (release) {
// acção
}

Basicamente para um simples site, uns Stop(); e uns GotoAndStop(); servem perfeitamente.

Ultimo passo

Para finalizar, exporte o ficheiro para SWF, File > Export > Movie ou para HTML+SWF, Utilize o File > Publisher Preview.

Espero que tenha ajudado, pelo menos fiz tudo ao meu alcançe para que seja compreensivel, apesar de saber que tem muitos erros. :zzz: :zzz: :zzz:

Criar um texto com Scroll

Depois de lerem tudo o que eu expliquei no tutorial base, e partindo do principio que ficou tudo exclarecido ... para criar um campo com scroll é muito facil.

Em primeiro lugar, criam 2 butões, um com uma seta para cima e outro com uma seta para baixo.
Com os botões criados, metem no sitio aonde desejam que os botões sejam colocados.

Em segundo lugar, criem um Movieclip aonde neste iram criar 2 Layers.

Na layer inferior (a mais baixa) , irá colocar outro movieclip que irá conter o texto. Por isso, cirem outro movie clip e utilizem a ferramenta de escrita, e em vez de clicar para começar a escrever, pressionem e arrastem o rato para criar uma "caixa", como mostra a imagem.

Imagem

De seguida, insiram o texto que quiserem, mesmo que saia fora do espaço de desenho, não há problema, tem é que manter o tamanho horizontal (width), por isso é que arrastamos, para o defenir.

Depois de criar o texto, insiram na 2º layer o movieclip. Na 1º Layer (layer superior) desenhem um quadrado que servirá de "área visivel", ou seja, só o conteúdo que estiver na zona do objecto que iram desenhar é que será mostrado.

De seguida clica com o botão direito do rato na layer, e modifique para "MASK", e automaticamente bloqueará todas as layers, e irá só ver o que está dentro da caixa que desenhou.

Imagem

Depois disto, selecionem o movieclip que contem o texto, e no campo <Instance Name> metam um nome, que irá defenir o campo. Neste caso metam texto.

Imagem

Voltando a primeira parte, insirem o movieclip que trabalhamos o ultimo com a "mask", perto dos botões, e irá aparecer algo do genero.

Imagem

Volte a fazer o mesmo que fez para o texto, dando um nome ao MovieClip, Caixa.

Agora só temos que colocar um pequeno código em cada botão.

Botão Up
on (release) {
   if (caixa.texto._y < 0){
      caixa.texto._y += 10; // Quanto pixeis deseja avançar
   }

Botão DOWN
on (release) {
   if (caixa.texto._y >= -caixa.texto._height + 100){ // numero, igual á altura do quadrado desenhado
      caixa.texto._y -= 10; // Quanto pixeis deseja avançar
   }
}

Como está escrito, aonde está o 100, devem modificar para a altura do quadrado, como está na image.

Imagem

Talvez haja forma mais simples de fazer :P, mas esta foi a que me lembrei.

Tutorial Aprovado
Editado pela última vez por Speed Dragon em Sexta Dez 22, 2006 21:10, num total de 5 vezes.
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor Speed Dragon » Terça Nov 08, 2005 11:39

Obrigado ;)

Como foi ontem a noite, estava cheio de sono dei muitos erros, alguns estão corrigidos, outros não e acrescentei mais uma pequena informação.
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Mensagempor gimbras » Sexta Nov 11, 2005 17:19

:) Peço permissão para colocar isto em sticky no meu fórum de webdesign e flash

:) Aliás peço é ao xôr Speed Dragon que finalmente se registe lá e faça este mesmo post. Até quando te vou chatear :lol:

Está mto bem. "alcance" <-- meteste Ç.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Fev 02, 2005 21:55

Mensagempor Mezmerize » Quinta Nov 17, 2005 19:31

Speed Dragon desculpa tar a incomodar mas tenho uma questão (para ti ou para quem me saiba responder) que não sei se será fácil. O que eu queria fazer era que, imaginemos que temos tudo como tens neste teu tutorial mas eu queria que a minha página tivesse sempre a mesma dimensão (800*600 por exemplo), ou seja queria por muito texto mas em vez de alargar a página, ter um scrool.

Espero que me possam ajudar

Cumprimentos :wink:
Revolution! The only... Solution! We've taken all your shit, now it's time for restitution!!
Mezmerize
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Mai 15, 2005 19:35

Mensagempor Speed Dragon » Quinta Nov 17, 2005 21:07

Tipo, há vários tipos de scroll, aquele ao estilo do windows com a barra, ainda não tive tempo para criar o código, mas para o outro meu projecto vou ter que fazer e mais tarde ou mais cedo vou criar, se quiseres eu posso por um mais simples que são dois botões que fazem subir e descer o texto :P
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Mensagempor Mezmerize » Quinta Nov 17, 2005 21:10

Sim por mim estava optimo, o que me interessa é manter sempre a janela do mesmo tamanho independentemente do texto que lá escreva, e para se ver o texto se fassa scroll, é que eu sei uma maneira mas não posso configurar o tipo de letra ele so vai buscar a um .txt e eu queria escolher o tipo de letra tamanho etc

Espero me ter feito entender e mais uma vez obrigado :wink:
Revolution! The only... Solution! We've taken all your shit, now it's time for restitution!!
Mezmerize
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Mai 15, 2005 19:35

Mensagempor gimbras » Domingo Nov 20, 2005 16:31

Ainda há outra forma de criar um scroll. E sem setas.

Então é assim cria-se uma caixa de texto e introduz-se texto até a caixa começar a não ter espaço para grandes cenas.

Com elevadores:
Nas propriedades da mesma temos de optar por "Multiline" para evitar que o texto fique todo numa linha sem wrap.

Depois com a caixa de texto seleccionada vais ao menu TEXT e pões um visto onde diz SCROLLABLE, a seguir diminui-se a caixa de modo a que parte do texto não se veja devido às menores dimensões da caixa.

A seguir vamos ao VIEW > SNAPPING > SNAP TO OBJECTS e colocamos um visto aí.

Agora menu WINDOW > COMPONENTS > USER INTERFACE COMPONENTS e escolhemos SCROLLBAR.

Basta juntar a scrollbar à parte da caixa de texto onde queiramos que ela apareça e está pronto!

Mas com este código pode-se clicar no meio do flash e conforme mexes o mouse para cima ele sobe, sem serem necessárias setas.

Grettir on http://forum.redcodestudio.com/viewtopic.php?p=1100 Escreveu:_________________________________
_root.onLoad = function(){
var velocidade:Number = 5;
var tamanho:Number = Stage.width;
}
_root.onEnterFrame = function(){
if (_xmouse>_root.tamanho/2 && _root.portfolio_mc._x>150) {
_root.portfolio_mc._x -= velocidade;

}
else if (_xmouse<_root.tamanho/2 && _root.portfolio_mc._x<446) {
_root.portfolio_mc._x += velocidade;
}
}
-------------------------------------------------------------

Este exemplo permite o scroll horizontal de um MC denominado "portfolio_mc".
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Fev 02, 2005 21:55

Voltar para Tutoriais

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante