[How-To] Fazer um site (básico)*

Consulte aqui os tutoriais escritos pela nossa comunidade ou participe e escreva novos tutoriais!

Moderadores: Administradores, Moderadores

[How-To] Fazer um site (básico)*

Mensagempor CR9 » Segunda Abr 24, 2006 20:21

Como fazer um site?

Primeiro temos que encontrar um alojamento que aloje os ficheiros do nosso site, temos alojamentos gratuitos e pagos:

Depois de termos escolhido o alojamento, podemos começar a fazer o site, podemos fazer o site de raíz, podemos utilizar um template, ou um CMS.

Fazer site de raíz?
Podemos fazer o nosso próprio site de raíz, temos vários programas que nos permitem fazer um site, deixo duas sugestões:

Abode Dreamweaver
Nvu (Gratuito)

:arrow: Estes programas permitem fazer um site em várias linguagens.

Templates?
Um template é um género de um 'site' já feito mas sem informação, podemos fazer download de vários templates, com muita variedade de design. Alguns sites para download de templates:

www.freewebtemplates.com ; www.freesitetemplates.com ; www.templatesbox.com ; www.steves-templates.com ; www.interspire.com/templates ; www.zymic.com ; www.webtemplateszone.com ; www.webdesignhelper.co.uk

Usar CMS?
O que é? Podemos dizer que um CMS é um framework, “um esqueleto” de website pré-programado, com recursos básicos e de manutenção e administração já prontamente disponíveis. É um sistema que permite a criação, armazenamento e administração de conteúdo de forma dinâmica, através de uma interface de usuário via Internet. A aparência de um website criado com um CMS é customizável, através da utilização de templates que podem ser facilmente substituídos.

Para utilizarmos um CMS, precisamos de instalá-lo no alojamento, a instalação é muito idêntica a de um fórum.

Temos vários CMS há escolha, podemos ver uma lista de CMS aqui. Depois basta fazer download e instalar.

Depois de termos escolhido a forma como queremos fazer o site, basta fazer uploud dos ficheiros do nosso site para o alojamento. Podemos fazê-lo directamente na página do alojamento ou de um cliente FTP (caso o alojamento disponibilize).
Editado pela última vez por CR9 em Terça Jun 26, 2007 17:05, num total de 18 vezes.
CR9
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 27, 2005 15:48

Mensagempor DinhaBoy » Segunda Abr 24, 2006 21:12

Depois uns templates tambem ajudam.

Há varios pagos, basta procurar no google.

Quanto a free's, recomendo o http://www.freewebtemplates.com
DinhaBoy
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Dez 02, 2004 11:45

Mensagempor NePTeR » Segunda Abr 24, 2006 22:36

Um site que também tem templates e alguma ajuda..

http://webdesignhelper.co.uk

Cumps
Imagem
NePTeR
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jul 23, 2005 16:00

Mensagempor CR9 » Terça Abr 25, 2006 12:56

Conhecem mais algum site para registar dominios gratuitamente, sem ser o pt.vu??

Cumps
CR9
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Triple » Terça Abr 25, 2006 21:36

CR9, o toturial esta bom, agora podias dar umas noçoes de html e de dreamweaver. Ah esqueçeste-te que o bloco de notas (ou notepad) é um programa para editar PHP, HTML, SQL, etc.. caso nao queiram usar os outros programas este e tao valido como os outros.

Cumps
Triple
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Jun 24, 2005 14:27

Mensagempor DinhaBoy » Quarta Abr 26, 2006 1:44

CR9 Escreveu:Conhecem mais algum site para registar dominios gratuitamente, sem ser o pt.vu??

Cumps

Nao sao dominios, sao redireccionamentos apenas.

http://freedns.afraid.org/
http://www.dyndns.com/
DinhaBoy
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Dez 02, 2004 11:45

Mensagempor siklas » Quarta Abr 26, 2006 12:59

gost4ei, ha por ai muita variadade de alojamentos que podem ser uteis para quem precisa. :wink:
siklas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Dez 17, 2005 21:51

Mensagempor CR9 » Quarta Abr 26, 2006 13:14

siklas Escreveu:gost4ei, ha por ai muita variadade de alojamentos que podem ser uteis para quem precisa. :wink:

:wink:

Podiam era ir dizendo alojamentos gratuitos que conhecem, assim eu ia adicionando.. :wink:

Cumps
CR9
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor XEDAS » Quarta Abr 26, 2006 13:59

Boas,

Ter em atenção com o www.hostingportugal.pt . Não sei se só está a acontecer comigo, mas subscrevi um plano de alojamento com registo de dominio pt. Ao inicio, por causa das regras da FCCN, tive de alterar o nome que queria. Enviei um mail para o hostingportugal e já tentei ligar várias vezes e nunca mais consegui contactar ninguém de lá. Só sei que paguei cento e tal euros à mais de 6 meses e nada.

so para avisar....
AMD 64 3500+ / Zalman 7700 CU
ASUS A8V DELUXE sock 939 / 2x1GB G.SKILL ZX + 2x512 Twinmos dual
Thermaltake Shark Black / X-Alien 500 / XFX 6800 GT 256
MAXTOR 200GB serial ATA / NEC 3500A / Logitech MX-518
XEDAS
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Nov 19, 2004 15:57

Mensagempor XEDAS » Sexta Abr 28, 2006 10:00

Boas,

Não sei se foi por falar.... Quando escrevi o meu post anterior, lembrei-me de tentar ligar outra vez para o portugalhosting. Finalmente atenderam. Parece que o processo arrancou outra vez. Espero ter o dominio nos próximos dias

Posso ter sido um caso isolado. Não sendo assim de por de parte este serviço de hosting. De qq maneira se correr mais alguma coisa mal eu darei noticias.
AMD 64 3500+ / Zalman 7700 CU
ASUS A8V DELUXE sock 939 / 2x1GB G.SKILL ZX + 2x512 Twinmos dual
Thermaltake Shark Black / X-Alien 500 / XFX 6800 GT 256
MAXTOR 200GB serial ATA / NEC 3500A / Logitech MX-518
XEDAS
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Nov 19, 2004 15:57

Mensagempor jnbsa » Sexta Abr 28, 2006 16:34

desculpem perguntar isto mas pode se usar o frontpage??pelo que ouvi e muito facil de trabalhar.
jnbsa
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Nov 26, 2005 18:34

Mensagempor CR9 » Sexta Abr 28, 2006 17:25

jnbsa Escreveu:desculpem perguntar isto mas pode se usar o frontpage??pelo que ouvi e muito facil de trabalhar.

Sim pode-se, é um bom programa. :wink:
Depois de fazeres a pagina á tua maneira guardas com o nome de 'index', depois fazes upload para o teu alojamento. :wink:

Cumps
CR9
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor jnbsa » Sexta Abr 28, 2006 19:20

gostava de saber mais uma coisa.quando começo a fazer a pagina inicial do site como e que faço as ligações de uma página para a outra?ou seja dou-vos um exemplo:Neste forum existe uma página principal que carregando no sitio onde diz "forum" venho aqui ter.como e que faço essa ligaçao entre uma pagina e a outra?porque com certeza vou ter mais ligaçoes para outras paginas.agradecia que me ajudassem .se não conseguirem não faz mal.

cumps

PS:desculpa dizer isto mas o dominio pt.vu acho que deixou de estar no ar. eu sei porque tenho um colega que tem um site e ninguem consegue entrar.não tenho a certeza.
jnbsa
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Nov 26, 2005 18:34

Mensagempor CR9 » Sexta Abr 28, 2006 20:02

jnbsa Escreveu:gostava de saber mais uma coisa.quando começo a fazer a pagina inicial do site como e que faço as ligações de uma página para a outra?ou seja dou-vos um exemplo:Neste forum existe uma página principal que carregando no sitio onde diz "forum" venho aqui ter.como e que faço essa ligaçao entre uma pagina e a outra?porque com certeza vou ter mais ligaçoes para outras paginas.agradecia que me ajudassem .se não conseguirem não faz mal.

cumps

PS:desculpa dizer isto mas o dominio pt.vu acho que deixou de estar no ar. eu sei porque tenho um colega que tem um site e ninguem consegue entrar.não tenho a certeza.

Boas!
Bem, tu quando fazes o 'index' tens uma estrutura do site, por exemplo depois se queres adicionar uma página com noticias dás o nome de 'noticias' ou outro a tua escolha, mantens a estrutura do 'index', mas apagas a informação do mesmo, e escreves as noticias (foi um exemplo) ou o que quiseres..

Se nao fui claro, diz..

Cumps
CR9
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor CR9 » Sexta Abr 28, 2006 20:15

jnbsa Escreveu:PS:desculpa dizer isto mas o dominio pt.vu acho que deixou de estar no ar. eu sei porque tenho um colega que tem um site e ninguem consegue entrar.não tenho a certeza.

Não redireciones o dominio do teu site pelo pt.vu..

Cumps
CR9
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Próximo

Voltar para Tutoriais

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante