Carreira Informatica - Dicas e Tips

Consulte aqui os tutoriais escritos pela nossa comunidade ou participe e escreva novos tutoriais!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Carreira Informatica - Dicas e Tips

Mensagempor cyberj » Sexta Dez 14, 2007 11:43

Bom dia;

Resolvi abrir este tema para tentar ajudar toda a comunidade mais jovem deste fórum que quer seguir a informática como profissão.

O mundo da Informática nos últimos 10 Anos tornou-se uma Pirâmide onde na Base estão milhares de pessoas que se "dizem" informáticas, com formação profissional de nível 3, que por norma se dedicam a assemblar e reparar PC's.

No topo da pirâmide, está um grupo muito restrito de Gurus divididos pelas mais diversas áreas que se dedicam a gestão de projectos, e implementação de sistemas de alta disponibilidade e não fazem ideia qual é o ultimo processador intel ou qual é a placa gráfica que esta a bombar... :D

Só consegue vingar neste mundo quem conseguir chegar pelo menos ao meio da Pirâmide e para lá chegar é fundamental seguir alguns passos muito importantes. Passo então a apresentar passo a passo para o sucesso.

1º Passo - Definir a Área a Seguir

1º Temos de saber o que gostamos de Fazer, pois temos varias áreas que poderemos seguir.

- Networking
- Sistemas
- DataBase (não vou falar desta área neste post)
- Desenvolvimento (não vou falar desta área neste post)

2º Passo - Definir que segmento da Área a Seguir

Depois de escolher-mos uma área, temos de definir um segmento dentro dessa área e apostar tudo nisso.

- Networking: Esta será talvez a área mais fácil de decidir, pois Networking é sinónimo de Cisco por isso quem quiser seguir esta área tem apenas um percurso a fazer, o percurso Cisco ou seja
CCNA
CCDA
CNP
CCVP
CCIE

- Sistemas: Aqui já começa a complicar um pouco mais, temos de saber que área de sistemas queremos seguir, neste momento as escolhas vão entre Plataforma Intel ou Risc.

Plataforma intel: Se seguirmos a Plataforma Intel ainda temos de decidir entre 2 áreas: MS, ou Linux, Mas para qualquer um dos casos deveremos sempre tirar uma certificação de Hardware, eu aconselho o ASE da HP pois é o com mais Saída, e juntar uma certificação de Software por isso ficamos com:

Área Microsoft

ASE HP
MSCE Microsoft

Área Linux

ASE HP
CLE SUSE

ou

ASE HP
Certificação redHet

Plataforma Risc

Aqui o que recomendo é uma certificação em SUN ou em HP UX

3º Passo - Arranjar financiamento para a Certificação

Cada certificação desta custa muito dinheiro por isso normalmente para o mero mortal que anda sempre teso, apenas existem 2 alternativa viáveis de fazer esta certificação:

1º A Que eu recomendo

Tentarem irem trabalhar para um tubarão da informática. Mesmo que vão ganhar menos dinheiro do que em outro sitio.

Normalmente as empresas de Serviços informáticos de media e grande dimensão dão como regalias aos seus técnicos toda a formação e certificação gratuita. Acreditem que ganham muito mais a receber 500€ numa Novabase, Telindos, Convex, do que a ganharem 800€ ou 1000€ numa lojinha de esquina....

2ª A mais difícil

Outra maneira de tirar estas certificações de modo económico é o seft studi, para obter uma certificação basta realizar os respectivos exames, e cada exame apenas custa em media 150€ enquanto a formação para o respectivo exame varia entre 1000€ e 10 000€.... Com o Self studi resolve-se o problema monetário mas é preciso muito mais força de vontade.

Espero que este post vos ajude a tomarem uma decisão e que vos ajude no vosso futuro.
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Mensagempor Fenrir » Sexta Dez 14, 2007 11:51

Quanto a base de dados, certificação em ORACLE é importante.
Fenrir
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Set 20, 2004 22:33

Mensagempor alexey78 » Sexta Dez 14, 2007 12:29

Excelente, cyberj, bem pensado, agora só falta colocar isto inamovível e ir actualizando. Muito bom tópico, informação deste tipo é sempre importante.
alexey78
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Mar 31, 2005 19:42

Mensagempor nunoemanuel » Sexta Dez 14, 2007 14:31

Muito boa iniciativa...principalmente pa quem tá a tentar entrar neste mundo....

Pode ser que com mais umas informações, passe a STICKY....do tipo material recomendado, and so on...

Cumprimentos, e mais uma vez obrigado
Imagem
nunoemanuel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Mar 24, 2006 21:38

Mensagempor pagc » Sexta Dez 14, 2007 14:43

- DataBase (não vou falar desta área neste post)
- Desenvolvimento (não vou falar desta área neste post)

Mais um voto para Sticky e se alguem pudesse complementar as outras duas áreas, ficava excelente, porque são conselhos de quem já lá está e sabe com que linhas essas áreas se cozem e não são conselhos dos consultores habituais. Não existem melhores conselhos que esses.

Cumps
Imagem
Software livre é uma questão de liberdade, não de dinheiro
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 06, 2006 9:53

Mensagempor Nuno_Martins » Sexta Dez 14, 2007 14:52

Muito bom mesmo.
No meio disso tudo, para onde se pode ir que não seja preciso programar? :mrgreen:
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Fev 04, 2007 18:46

Mensagempor cyberj » Sexta Dez 14, 2007 14:54

Nuno_Martins Escreveu:Muito bom mesmo.
No meio disso tudo, para onde se pode ir que não seja preciso programar? :mrgreen:

Na area de sistemas e de Networking não tens de programar
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Nuno_Martins » Sexta Dez 14, 2007 14:57

cyberj Escreveu:

A área de sistemas consiste basicamente em que? Falas-te ali em certificações de hardware e software da MS, por exemplo, em que consiste isso?
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor cyberj » Sexta Dez 14, 2007 16:05

Nuno_Martins Escreveu:
cyberj Escreveu:

A área de sistemas consiste basicamente em que? Falas-te ali em certificações de hardware e software da MS, por exemplo, em que consiste isso?

Bem Area de sistemas é basicamente tudo o que envolve servidores.... Tanto a nivel de Software como de Hardware....

Como manutenção de Hardware de servidores, raids, scsi's, storage, Clusters, etc etc etc---

A Nivel de Software, no caso da Ms, estamos a Falar, de Win. 2003 Server, Exange Servers, Isa server, Active Directory, SQL Servers, SMS Server...Etc etc etc....
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Mr_coelho » Sexta Dez 14, 2007 19:51

Eng. de software ou Analise de sistemas onde se tem de desenhar o sistema e não tanto a programação
Mr_coelho
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Set 09, 2003 19:00

Mensagempor Nuno_Martins » Sexta Dez 14, 2007 20:00

cyberj Escreveu:
Nuno_Martins Escreveu:
cyberj Escreveu:

Bem Area de sistemas é basicamente tudo o que envolve servidores.... Tanto a nivel de Software como de Hardware....

Como manutenção de Hardware de servidores, raids, scsi's, storage, Clusters, etc etc etc---

A Nivel de Software, no caso da Ms, estamos a Falar, de Win. 2003 Server, Exange Servers, Isa server, Active Directory, SQL Servers, SMS Server...Etc etc etc....

Isso é tudo bem porreiro, o meu problema é mesmo o maldito inglês :( :x
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Nuno_Martins » Domingo Dez 16, 2007 13:07

Bem, vou ver se consigo explicar a minha situação para ver se vocês também me conseguem ajudar.

Eu gosto de computadores e como tal, gostava de seguir uma carreira na área. Eu as vezes penso no meu futuro e gostava de me ver ser administrador de uma empresa, ou coisa do género. Tipo, gosto de redes, de servidores, de hardware, essas coisas. Programação, nem posso vê-la a frente e tenho um grande problema que é o inglês. Tenho plena consciência que o inglês hoje em dia é fundamental. principalmente no que toca à informática. Deste modo, gostava que vocês me dissessem se tem algum conhecimento de cursos que existam que se relacionem com isto, mas pretendia cursos leccionados em português. Ou outra forma qualquer que eu o possa aprender, mas que seja reconhecida a minha competência no final, ou seja, qualquer coisa que se possa apresentar num currículo.

PS - Quando eu digo que gosto de servers, redes, etc. não quer dizer que eu tenha muitos conhecimentos, muito pelo contrário.
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Serial_killer » Domingo Dez 16, 2007 16:10

Qual a diferença entre sistemas e Networking? Não estão dependentes um do outro?
AMD ATHOLON 64 BITS 3000+ @2,23
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
350GB Raid0 WesternDigital
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 16:38

Mensagempor Cyrus3v » Domingo Dez 16, 2007 16:47

Mais um voto para STICKY. Bom post cyberj, tens sido um grande amigo em ajudar a malta. :D
Falo por experiência, pois foram as dicas e os conselhos do cyberj que me levaram a enveredar pela área de networking e hoje tenho o CCNA e quero chegar a meio da pirâmide.

Nuno_Martins para aprenderes inglês existem diversos cursos que te puderão ajudar. Se não estou em erro, eles primeiro verificam o teu nível de inglês para terem uma ideia dos teus conhecimentos. A partir disso, existem muitas alternativas desde o inglês técnico até a um nível para fazeres traduções. Tenta ver na tua área se existe algum centro ou escola que administre esses cursos. Eu estive numa quando comecei a aprender russo e era assim que funcionava.
Imagem
Imagem
Cyrus3v
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Mar 23, 2007 19:18

Mensagempor Nuno_Martins » Domingo Dez 16, 2007 23:39

Cyrus3v Escreveu:Mais um voto para STICKY. Bom post cyberj, tens sido um grande amigo em ajudar a malta. :D
Falo por experiência, pois foram as dicas e os conselhos do cyberj que me levaram a enveredar pela área de networking e hoje tenho o CCNA e quero chegar a meio da pirâmide.

Nuno_Martins para aprenderes inglês existem diversos cursos que te puderão ajudar. Se não estou em erro, eles primeiro verificam o teu nível de inglês para terem uma ideia dos teus conhecimentos. A partir disso, existem muitas alternativas desde o inglês técnico até a um nível para fazeres traduções. Tenta ver na tua área se existe algum centro ou escola que administre esses cursos. Eu estive numa quando comecei a aprender russo e era assim que funcionava.

Sim, a minha namorada já esteve num instituto e ela disse-me que era assim que funcionava, tenho de pensar melhor nesse assunto. Agora gostava era que me pudessem esclarecer no resto do meu post :P
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Próximo

Voltar para Tutoriais

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante