Portátil LG P300 - Review

Análises de produtos feitas pelos nossos membros. Não se esqueça de enviar também a sua review

Moderadores: Administradores, Moderadores

Portátil LG P300 - Review

Mensagempor pagc » Domingo Jul 27, 2008 0:41

Portátil LG P300 - Mini review
Imagem
Fica aqui uma pequena review da minha nova máquina

O que procurava
Um portátil para utilização profissional cujas principais características fossem, por ordem de importância:
1º - Excelente monitor de 13.3"
2ª - Elevada autonomia
3º - Levezinho
4º - Processador razoável sem comprometer o desempenho geral e a autonomia

Na questão do preço podia gastar o que fosse necessário, desde que se justificasse. Tinha um plafond de 1750€ e a partir dai, pagava eu

Short list
Após algumas pesquisas e ajudas de membros do HCP as quais muito agradeço, a lista ficou reduzida a 4 modelos:

Sony SZ71XN/C - (13.3" - T9100, Mem 2 Gb, Bateria: +/-4H30m, peso 1.79Kg, HD 200 GB Gráfica 8400GS/X3100)- 2099€
Inicialmente estive virado para este, mas ganhei juízo, porque a diferença de preço para o seu irmão mais pequeno, é demasiada tendo em conta o que oferece. Perdeu na relação preço / componentes

Toshiba U400 - (13.3" - T8300, Mem 4 Gb, Bateria: +/- 3H15m, Peso 1.90Kg, HD 320 GB, Gráfica X3100 ) - 1290€
Estive a vê-lo numa loja e não gostei do monitor que me pareceu vulgar, razão pelo qual o exclui, tratando-se de um dos factores preferenciais de escolha

Sony SZ71MN/B - (13.3" - T8100, Mem 2 Gb, Bateria: +/-4H30m, peso 1.93Kg, HD 200 GB Gráfica 8400GS/X3100)- 1585€
A questão do monitor pesava muito, até porque a Sony tem excelentes monitores, pelo menos na gama alta e este portátil tem realmente um belíssimo monitor mas olhando para as características de Sony e do LG, o Sony perde em tudo, excepto na duração da bateria, conseguida se se utilizar a placa X3100, se utilizarmos a 8400GS, o LG volta a ganhar.
Estive com dúvidas durante muito tempo, mas após uma longa pesquisa na net, onde as reviews davam a qualidade do monitor do LG como excelente, acabei por eliminar o Sony, dado a diferença de preço. Mas até receber o LG, pensei se não teria feito asneira. Felizmente correu bem

LG P300 - (13.3" - T8300, Mem 3 Gb, Bateria: +/- 3H50m, Peso 1.60Kg, HD 250 GB, Gráfica 8600GS) - 1387€
Não conhecia este portátil e foi aqui no HCP, que o Fresh_Fruit mo indicou, e reuni-a todas as características que eu queria, mas não consegui encontrá-lo em lado nenhum para o ver e a questão do monitor, dada a importância que lhe dou (com os olhos que tenho, não posso brincar), fez-me pensar muito. Tanto mais que o ia comprar online. Mas na relação qualidade / preço era imbatível e por isso acabei por escolhê-lo

Caracteristicas (principais)
Monitor: - 13.3pol LED WXGA(1280x800)
Processador: - Intel® Core™ 2 Duo T8300 - 2.4Ghz
Peso: - 1.6kg

Memória: - 3072 MB DDR2 (1x2048 + 1x1024)
Gráfica: - GeForce 8600M GS 256Mb VRAM
Disco: - 250 GB SATA 5.4k

Drive Óptica: - Externa com alimentação por USB
Bateria: - 6 células
Comunicações: - Wireless-N 4965AGN, Ethernet 10/100/1000, Bluetooth
Interfaces: - 3 x USB, RJ45, VGA, HDMI, Mic-in, Smart Link

SO: - Vista Business Português / Inglês

Monitor
Numa palavra: excelente, excelente, monitor e tenho como comparação o meu Sony AR21 com monitor Full HD 1080P.

É um monitor 13.3” brilhante, com resolução de 1280x800 e tecnologia LED, com cores vivas e muito brilhantes, ao ponto de trabalhar com o brilho nos 50%, eu que sempre trabalhei com o brilho no máximo. No exterior com sol (indirecto), é necessário ter o brilho nos 80% ou 100%. Estive numa obra no Algarve e lia-se perfeitamente no exterior

Bateria
Apesar de ser uma bateria de 6 células, consegue uma longevidade enorme especialmente porque não usa uma gráfica X3100 mas uma 8600M. Existem 3 modos de utilização da bateria: Power saver, balanced e high performance.
Com o perfil Balanced e o brilho nos 50% (para interior é mais do que suficiente), wireless e bluetooth ligados, consegue cerca de 3h45m.
O tempo de recarga a 100% é de 2h10m

Peso
Com 1.6kg de peso, conseguidos à custa da remoção da drive óptica, que na verdade, cada vez faz menos falta. Mais leve que isto, só o MacBook Air

Drive Optica
É externa e ainda só a utilizei 3 vezes , ficando em casa, nestes tempos em que estamos cada vez mais online e com ligações rápidas, é o componente que cada vez faz menos sentido, à semelhança das disquetes e deverá ser o próximo componente a desaparecer dos portáteis.

Imagem

Performance
Apenas corri o Pcmark05 e o Super Pi,
PCmark05 - 3657 pontos

Imagem

Dimensões
315 x 236.5 x 21.2mm (25.8 e 32.1 mm). Pouco maior que uma folha A4

Imagem
O mano mais grande (Sony 17”), o mano do meio (Compaq 15”) e o mano mais novo

Imagem
Ou o mano mais novo ao colo do mais velho

Design
Imagem
O aspecto estético exterior é no mínimo discutível, com a tampa com design zebra preto e roxo. Para não dizer que é feio como o caraças. A minha mulher e a minha filha pensaram que era um livro, o que até não é mau, se andar com ele na rua,

Imagem
O interior já gosto bastante mais, dado ser minimalista, em alumínio, sem qualquer tecla para além do teclado.

Teclado
O teclado é idêntico aos dos Toshibas com teclas em alumínio, com um curso pequeno mas um pouco duro. Com o design é o outro ponto que me desagrada neste portátil, talvez porque estou habituado aos teclados da Sony.

Imagem
As teclas estão bem posicionadas, com a excepção do Delete/insert, que partilham a mesma tecla, estando ao lado a tecla do ScrLk desaproveitada. Sendo o Delete/insert teclas que uso muito, preferia que estivessem separadas.

Som
Horrível, usem auscultadores e ai tem bom som

Aquecimento
Por cima, nota-se algo do lado direito, por baixo, aquece e muito, ao ponto de ser desagradável tê-lo em cima das pernas.

Software
Vem com o Vista Business instalado com opção de escolha do idioma entre português e inglês na instalação.
Mais nada, não há aquelas imensas tretas que os fabricantes adoram instalar e que tanto trabalho dão a desinstalar tendo a Sony a pouca vergonha de ter posto à venda por $50, um programa para desinstalar todo o lixo que eles metem nos portáteis

Traz um CD de actualização que permite instalar uma versão trial do Norton Antivirus e proceder à actualização de todos os drivers da máquina

Imagem Imagem

Simples, não é?

Conclusão
Estou muito satisfeito com ele, não me arrependi de não ter comprado o Sony (nem era eu que pagava) e não tenho dúvidas nenhumas que recomendá-lo. É uma excelente máquina.
Imagem
Software livre é uma questão de liberdade, não de dinheiro
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 06, 2006 9:53

Mensagempor Fresh_fruit » Segunda Jul 28, 2008 10:41

Bela review ...

É uma grande maquina sem duvida ... para o tamanho que tem é dificil encontrar um que ofereça mais por esse preço.

O design é discutivel ... pessoalmente até gosto bastante.

Parabens pela compra.

Cumprimentos.
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29