Presario x1010 review

Análises de produtos feitas pelos nossos membros. Não se esqueça de enviar também a sua review

Moderadores: Administradores, Moderadores

Presario x1010 review

Mensagempor Zeus » Terça Set 16, 2003 16:52

O x1010 tem as seguintes especificações:
• Intel® Pentium® M processor 1.5GHz
• 512MB DDR SDRAM
• 40GB hard drive
• DVD/CD-RW combo
• 15.4" WXGA TFT screen
• Tecnologia Intel Centrino™ mobile (não trás Bluetooth)
• 3.0Kg

Quando abrimos a embalagem podemos encontrar lá dentro, 1 portátil Presario x1010, 1 fonte de
alimentação, 1 cabo de telefone, manuais e CD's (de recuperação, Norton Anti-Virus 2003, Word 2002,
Works 6.0, WindowsXP Home SP1 e documentação).

A caixa do x1010 tem a seguinte configuração:

Do lado esquerdo encontramos um interface para placas PC Card (Tipo I/II) e uma combo DVD/CD-RW.

Na parte frontal temos uma entrada para cartões SD/MMC (Secure Digital/MultiMedia Card), entrada de
microfone, saída de audio, Leds (Power, Disco Rigido e Bateria) e botão mais respectivo led do
Wireless. Através deste botão podemos (des)activar o wireless no computador.

Na direita temos 1 ranhura para cabo de segurança, conector de alimentação e 1 interface de
infravermelhos (IrDA). Por ventura a única falha de design que encontro no x1010 tem a haver com a
localização do conector de alimentação. O conector fica quase a meio do portátil tirando espaço a quem
tem que trabalhar numa superfície reduzida e que queira fazer uso de um rato.

Na parte de trás encontramos 1 ventilador de arrefecimento, 3 USB's v2.0, 1 porta paralela, 1 firewire
(1394), 1 interface de telefone (RJ-11), 1 interface de rede (RJ-45), 1 saída S-vídeo e uma saída para
monitor.

Na parte superior fica o teclado, botão do power, Touchpad e nas pontas podemos encontrar as
respectivas colunas.

O teclado do x1010 é um teclado robusto de 1ª qualidade. As teclas têm o tamanho ideal e são muito
agradáveis ao toque.

O Touchpad fisicamente está bem colocado (em baixo ao centro da caixa) e tem o tamanho correcto. Tem
uma pequena secção do lado direito para permitir ao utilizador fazer scroll. É sem dúvida um + na
funcionalidade normal de um touchpad.

As colunas que acompanham o portátil não são nada de especial. Elas não gostam muito de graves podendo
em algumas situações (só me aconteceu uma vez) fazerem um pouco de vibração. Na coluna da direita
encontramos 3 botões: audio mais alto, audio mais baixo e mute. Estas colunas desempenham bem o papel para o qual foram desenhadas.

O ecrã LCD tem 15.4 polegadas WXGA (widescreen 16:9) com uma resolução máxima de 1280x800.
Esta é também a resolução por excelência a usar neste portátil por ser uma resolução nativa. Qualquer
resolução abaixo desta torna as letras, bem como as imagens em geral, menos definidas.
Este ecrã tem uma luminosidade muito grande sendo possível visualizar sem dificuldade o seu conteúdo em
qualquer ambiente.

A placa gráfica é uma ATI Radeon Mobility 9200 com 64MB de memória. O desempenho desta menina é
fantástico. Joguei UT2003 e Unreal 2 a 1200x800 com as definições no máximo e os jogos foram sempre
fluidos. Esta placa torna o x1010 num verdadeiro portátil multimédia podendo correr os jogos
actuais sem qualquer problema.

Usando o programa de benchmark 3DMark 2001SE obtive uma pontuação média de 7600 (Este valor pode variar
ligeiramente a cada execução do programa).

Uma consequência do excelente design do x1010 é o facto de não aquecer muito. E a verdade é que é raro a ventoinha começar a trabalhar (normalmente só acontece durante a execução de um jogo ou programa que faça uso intensivo do cpu). O som que a ventoinha faz é ridiculamente baixo... nem se dá por ela.

A nível de performance o computador é de facto rápido. Ele responde rapidamente a todas as operações/comandos que lhe são dados.
No SysMark2002 o cpu obteve a pontuação 4998.

A fazer uso normal do portátil (a navegar na net com a carrada de programas P2P + winamp a tocar e a visualizar de vez em quando alguns videos) a bateria teve uma duração de 3 horas e 50 minutos.

Em suma o x1010 é um excelente portátil, rápido com capacidades multimédia, duração de bateria quanto baste e performance acima da média.

Mais tarde pretendo adicionar algumas imagens bem como melhorar algumas partes deste review tal como tempos de bateria e performance do x1010.
Por favor coloquem as vossas duvidas a temas que gostariam de ver respondidos.
Zeus
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Set 09, 2003 22:10

Mensagempor Psy$api3n » Terça Set 16, 2003 17:08

O q tens a dizer à qualidade de construção da makina?
-Materiais
-Arquitectura
Don't stress, smoke grass !
Psy$api3n
Novato
Novato

Registado: Sábado Ago 30, 2003 19:42

Mensagempor Zeus » Terça Set 16, 2003 17:51

Não tenho nada a assinalar relativamente aos materiais usados. Parecem-me de facto de boa qualidade.

O que queres dizer quando te referes à arquitectura??
Zeus
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor de la Vega » Terça Set 16, 2003 17:57

Presumo que se esteja a referir ao aspecto exterior (o "look") ;)
DFI LanParty SLI-DR; AMD San Diego 3700+; 1024Mb (2*512 Twinmos speed pc3500); Geforce 6600GT; Hitachi 160Gb SATA; DVD LG; DVD+/-RW Samsung; Thermaltake Soprano + Pure Power 480W | Acer Aspire 1350
de la Vega
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Fev 21, 2003 15:30

Mensagempor Zeus » Terça Set 16, 2003 18:08

Hmmm... não sei se será a isso que o Psy$api3n se refere mas relativamente ao "look" pode-se dizer que realmente o x1010 tem look! :wink:
Zeus
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Psy$api3n » Terça Set 16, 2003 18:27

nao tava a falar de look, mas da qualidade dos plasticos ou metal, etc etc
pessoalmente n gosto do design do portatil..akele preto e branco :|
Don't stress, smoke grass !
Psy$api3n
Novato
Novato

Registado: Sábado Ago 30, 2003 19:42

Mensagempor Zeus » Terça Set 16, 2003 18:35

Não é branco, é cinza.
Zeus
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alfatek » Terça Set 16, 2003 18:51

/me wants one X1010EA too :)

Só uma pergunta, o portátil traz alguma coisa sobre a garantia? é que muitos sites dizem k é 1 ano, já mandei mail à HP e parece-me que eles não estão a cumprir a lei:
«Em resposta à sua questão, o tempo de garantia de 2 anos funciona, se o cliente
tiver alguma intervenção no equipamento no primeiro ano.
No caso de necessitar de Assistência Técnica deve contactar a linha de suporte para o número:808 201
492 (opcção1).» Ou seja.... é de 1 ano, o 2º ano é só se o portátil tiver problemas antes...

A minha questão é... quê ?

anyway, vê lá se isso tem algum contracto sobre a garantia ou assim, sff... de resto, grande review :)

P.S. - já carregaste a bateria quantas vezes? 3:50 parece-me bem para um uso intensivo, desligaste o wifi e coisas desnecessárias?
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor Zeus » Terça Set 16, 2003 19:21

O que eu entendo do mail q te enviaram é que tem 2 anos de garantia se o portátil for usado no primeiro ano.

Penso ter visto algures nos papeis que vieram com a máquina que a HP dá 1 ano. Mas quando comprei o portátil eles falaram-me que tenho 2 anos de garantia.

Já descarreguei o portatil umas 4/5 vezes porque de resto esteve ligado à corrente. Desliguei apenas o Wifi.
Zeus
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alfatek » Quarta Set 17, 2003 13:44

Zeus, penso que não é essa a intenção deles mas vou tentar verificar, quando eles referem intervenção penso em ele ser arranjado pela compaq no 1º ano, mas de facto o termo dá azo a dúvidas.

Eu sinceramente n percebo, estou farto de ler artigos da Deco, ler a lei e ela é bem clara: são 2 anos e mais nada. E não me parece que a loja te dê 2 anos de garantia se a hp só te dá 1... não vejo nenhuma loja em Portugal com capacidade para arranjar portáteis a menos que comprem peças à HP e substituiam no portátil e mesmo assim não os vejo a arcar com as responsabilidades ;)

Ninguém que seja sócio da DECO lhes pode mandar um email a perguntar se a situação é legal ou n?
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor Zeus » Quarta Set 17, 2003 16:13

Tem que ser a HP a dar a garantia por uma razão muito simples... por norma as lojas dão 15 dias para experimentares o material e trocam-no se surgirem problemas, a partir daí é com o fabricante!
Zeus
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Speed Dragon » Quarta Set 17, 2003 19:16

Eu sou assinante da DECO ....
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor sweep » Quarta Set 17, 2003 21:56

O portátil diz em baixo junto ao nº de série que tem 1 ano. O que os tipos da hp me disseram é que o fabricante dá 1 ano de garantia e a loja dá o 2º. Eu penso que segundo a lei quem tem da dar 2 anos de garantia é o vendedor.

P.S.- A bateria dá para estar na net com o Wi-Fi ligado +/- 2:30, o que é muito pouco para esta publicidade toda! mas de resto é tudo muito bom.
sweep
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Set 14, 2003 19:45

Mensagempor Zeus » Quinta Set 18, 2003 0:24

Estranho... Concordo contigo o fabricante é q tem de dar a garantia.
Zeus
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor o_TAL » Quinta Set 18, 2003 3:02

ok. Eu tenho uma 2 questões relevantes. Como o pessoal daqui já deve saber eu n sou grande amante de Compaqs (antes pelo contrário), mas eu abro sempre excepçoes para um bom produto. Tb n gosto de creative e se n tivesse Soundstorm provavelmente optava por uma Audigy 2... às vezes eles lá fazem alguma coisa de jeito... n sei se é sorte ou se resolveram esforçar-se mais...

Já ouvi várias histórias de terror sobre Compaqs e entre elas o pior tinha a ver com as escolhas fora do padrão que a Compaq fazia de modo a sacar dinheiro ao consumidor em qq upgrade.
Daí as duas questões:
1 - As memórias são DDRs comuns? Podes comprar uma memoria e chapa-la aí? ou tem de ser da Compaq?
2 - Como é a história da BIOS e do disco? Alguns portateis da Compaq tinham a BIOS no disco o que te obrigava a comprar um disco Compaq para upgrade e te impedia de instalar um SO alternativo (Linux p.e), mas ouvi dizer que deixaram de o fazer... o Linux funcemina aí?

Uma ultima questão é de ordem técnica:
A que velocidade roda o disco? 4200 ou 5400?
o_TAL
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 23, 2002 0:11

Próximo

Voltar para Reviews / Análises

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante