[Review] DFI Lanparty DK P35-T2RS

Análises de produtos feitas pelos nossos membros. Não se esqueça de enviar também a sua review

Moderadores: Administradores, Moderadores

[Review] DFI Lanparty DK P35-T2RS

Mensagempor Bad_Cop » Domingo Fev 03, 2008 18:41

DFI Lanparty DK P35-T2RS

Introdução:

A DFI é provavelmente a marca com mais fãs no mercado entusiasta a nivel global e a base dessa fama é sem dúvida a série Lanparty. Esta DK P35-T2RS é a mais recente MotherBoard dessa série, uma MB baseada no conjunto P35/ICH9R que tanto furor tem feito na média-gama. E claro, promete toda a performance e capacidade de oc a que a DFI nos tem habituado, quer com a série Lanparty quer mais recentemente com a série Infinity, tambem ela com bios incrivelmente completas. Apesar do grande hype em volta da board, um pensamento que certamente passa pela cabeça de todos é se não virá esta board tarde demais. Já existem boards P35 no mercado à praticamente 6 meses, será que compensa apostar neste chipset por agora? À priori o price-tag não parece desadequado: 130€. Eu diria que é competitivo para uma MB que tem P35/ICH9R uma vez que as alternativas das outras marcas com o mesmo conjunto andam pelos 110€ e a irmã mais nova, a DFI Blood Iron anda nos 120€.

Caixinha de surpresas:

Assim que chegou tratei de abrir a embalagem com um riso no rosto, feito criança, não fosse este o meu presente de natal (muito) atrasado. A caixa é disctreta embora isso seja irrelevante.
Dentro, para alem da board (duh), trazia o que é habitual (da esquerda para a direita, de cima para baixo):
- 1 cabo ide UV reactive
- 1 panfleto com a warranty police
- 1 versao muito reduzida do manual em várias linguas
- espelho
- 1 cabo floppy UV reactive
- 2 cabos sata UV reactive
- 1 adaptador molex->2*sata
- 4 jumpers "easy use"
- 1 disquete com drivers SATA
- 1 CD de drivers e utilitários.

Imagem Imagem

A surpresa acaba por ser os 4 jumpers "easy use". A unica particularidade destes jumpers é serem mais altos de modo a terem uma pega que torna muito mais fácil colocá-los e tirá-los.

Imagem

A board:

A board é simples e sóbria. O material é resistente, o PCB limpo. Não há muito a dizer, quase todos os plásticos são UV reactive predominantemente laranja excepto os slots 2 e 4 das memórias e os conectores IDE e USB internos que são amarelos. Todos os condensadores são sólidos o que nos dias de hoje já não é raro ver. Há alguns pormenores menos conseguidos, como o conector fdd junto ao slot pci-e 16x da board, mas deixamos isso para uma comparação detalhada mais para a frente.

Imagem Imagem

O pormenor que mais salta à vista são os butões de power e reset no PCB. Simples, discretos e extremamente uteis para aquele bench, tweak ou review :mrgreen:.

Imagem

O Clear CMOS principal está bem posicionado, junto entre o slot pci-e x1 e o slot pci. Não fica obstruido por uma gráfica dual slot ao contrário de outras motherboards (por exemplo da gigabyte p965-ds3 usada tambem nesta review).

Imagem

Os jumpers para configuração manual do FSB já não ve vêm hoje em dia.. Pois bem, na dfi vêm. Permitem forçar o fsb a 200, 266 ou 333mhz o que é optimo para aquele Core 2 Duo ou Quad que faz fsb 333 com stock vcore.

Imagem

O grande aspecto negativo desta motherboard acaba por ser o selo de garantia no dissipador do NB. É impossivel removê-lo sem invalidar a garantia o que para os amantes do WC ou dos heatpipes acaba por não ser muito bom. O cooler faz o seu trabalho, mas para voltagens acima de 1.5v começa a comprometer. O mesmo acontece com os coolers dos mosfets mas neste caso trocar os dissipadores não invalida a garantia.

Imagem

Por fim, o painel traseiro. 2 portas ps/2, 2 saídas S/PDIF (uma óptica outra RCA), 6 portas usb, 1 RJ-45 (lan) e as 6 portas audio habituais.

Imagem

Bom ou Mau?:

Em jeito de sintese, fica um pequeno quadro sobre os pormenores positivos e negativos desta board no que ao layout diz respeito.

Começemos pelos aspectos positivos:

- Power e Reset onboard. Não há muito a dizer, excelente para aquele bench ou tweak fora da caixa.
- Conectores USB e COM internos no fundo da board como eu gosto, facilita a arrumação dos cabos.
- Conectores SATA paralelos ao PCB. Não é significativo uma vez que não ficam debaixo da gráfica, mas acaba por facilitar a arrumação tambem.
- Conector IDE tambem bem posicionado, entre os SATA e o ATX 24-Pinos.
- Jumpers que permitem configurar o FSB. Não sei se isto é um aspecto positivo mas é old school e algo raro de ver.
- Condensadores sólidos por toda a board.
- Os clear CMOS. Para alem do clear cmos principal estar bem situado, acresce o clear CMOS na traseira. S

Os aspectos negativos:

- O FDD molex logo acima do slot PCI-E parece despropositado. Apesar de ser opcional usá-lo é complicado faze-lo sem recorrer a uma extensão.
- não vejo razão para este conector e os conectores para as fans (5 no total, 4 de 3 pinos e 1 de 4 pinos) não serem laranja, preto ou amarelo para ficar mais contextualizado quando não estão a ser usados.
- o conector audio fica ao lado da zona entre o ultimo slot pci e o primeiro pci-e a contar debaixo para cima. Dava muito mais jeito no fundo, ao pé dos USB.
- já que há um power e um reset onboard faz falta um speaker tambem onboard.
- os dissipadores dos mosfets são algo altos e podem complicar a colocação de coolers. Não permitem, por exemplo, um thermalright ultra-120 extreme na vertical, apenas na horizontal.
Editado pela última vez por Bad_Cop em Sábado Mar 15, 2008 21:44, num total de 5 vezes.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

A BIOS:

A bios é certamente aquilo que mais distingue a DFI das outras marcas. Esta motherboard não foge à regra. A bios é muito completa com várias opções de voltagens e timmings, capaz de roubar vários meses da vida de cada um de nós para a perceber e tweakar ao máximo.

O menu mais importante é o "CPU Genie Setup". Lá configura-se tudo o que ao OC diz respeito. Frequências, latências, voltagens..

No cpu pode-se escolher até a um incremento de +787.5mv em relação ao VID o que para um cpu com um VID de 1.325 dá um vcore máximo de 2.1125v. Nas rams é possivel escolher um máximo de 3.375v e no NB 1.9v. Mais que suficiente para queimar qualquer componente.

Mas não são estas as unicas voltagens que é possivel mudar. CPU VTT, CPU PLL, SB e até do Clock Generator. Não é por falta de volts que não se consegue aquele OC que tanto queremos :).

Imagem Imagem

As latências que é possivel configurar são muitas. À primeira vista assusta, maior parte delas nunca ouvi falar. No entanto nem por isso é necessário alterá-las. Basta deixar em auto e configurar apenas aquelas que queremos/sabemos. É o suficiente para bootar com um OC razoavél e o resto fica para tweakar depois, quando se conhecer melhor a bios ou se googlar um pouco.

Imagem

As frequências e divisores não há nada de anormal para falar. Configura-se o FSB e o divisor das mems. É possivel alterar a frequência PCI-E mas está fixa no seu valor por defeito. Os divisores são em grande quantidade tambem e todos funcionam igualmente bem. Abundam os divisores altos pelo que é possivel espremer bem as mems quer se tenha um cpu com fsb 200, 266 ou 333 mhz.
Editado pela última vez por Bad_Cop em Sábado Mar 15, 2008 22:11, num total de 5 vezes.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Test Bed:

Hardware:

MB: DFI Lanparty DK P35-T2RS (Intel P35), Asus P5N-E SLI (Nvidia 650i Sli) e Gigabyte GA-965P-DS3 (Intel 965P)
CPU: Intel Core 2 Duo E6300
Cooler: Thermalright Ultra 120 Extreme @ Noise Blocker XL2
RAM: Crucial Ballistix PC-5300
Pl. Graf.: XFX 8600GT XXX 256MB
Disco: Seagate 7200.10 250GB Single Platter
Fonte: Nox 600W Sli

Software:

- Windows XP Professional Service Pack 2
- Nforce 650i Sli 8.43
- Intel Chipset Software Installation Utility 8.3.1.1009
- Realtek HD Audio 1.67
- Nvidia Forceware 169.21

Imagem

Benchmarks:

Para avaliar melhor a performance das MotherBoards decidi usar duas configurações: uma completamente stock e outra com um overclock "razoavel".

Para os resultados @stock foram usadas as seguintes configurações:

- Intel Core 2 Duo E6300 @ 266*7 (1.86 GHz)
- Crucial Ballistix PC5300 @ 333 (667 Mhz) 3-3-3-9-35
- na BIOS tudo o resto ficou por defeito/automático

Para os resultados @oc foram usadas as seguintes configurações:

- Intel Core 2 Duo E6300 @ 430*7 (3.01 GHz)
- Crucial Ballistix PC5300 @ 537.6 (1075 Mhz) 4-4-4-12-40
- na BIOS foram desactivadas todas as oções do CPU excepto VT e MultiCore e as voltagens foram austadas de forma a garantir estabilidade.

Os programas usados para testar foram:

- 3Dmark06 1.1.0 com respectivo hotfix
- PCmark05 1.2.0 com respectivo hotfix
- CineBench R10
- 7zip 4.57
- Crysis
- World in Conflict
- Everest v4.20.1270 beta
- SuperPi 1.5 XS Mod

3Dmark 06

Imagem

Este é um dos Benchmarks da "praxe" qualquer review tem de o ter. Apesar de em stock os 2 chipsets intel estarem técnicamente empatados, a performance em OC do P35 escala melhor que o 965. Isso é, aliás, comum a praticamente todos os benchmarks. O chipset Nvidia, esse, continua sempre melhor que os demais.

PCmark 05

Imagem

Resultados coincidentes com os obtidos no 3Dmark 06, apesar de o P35 aqui se mostrar melhor quem em default quer em OC.

SuperPi 1.5 XS Mod

Imagem

Outro clássico. A difrença, em OC, de mais de 1 segundo para o 650i e a difrença de quase meio segundo para o P35 impões respeito.

Everest Memory Benchmark

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Já sabiamos que o P35 tinha um melhor controlador de memória e neste benchmark isso é notório. Uma vez mais, a DFI perde em stock para as outras boards, mas em OC é imbativel.

CineBench

Imagem

Imagem

Imagem

Continua a DFI igual às demais em default e continua melhor às demais em OC.

7zip

Imagem

Provavelmente esperavam ver aqui o Winrar, mas o 7zip tem um benckmark embutido e tambem está optimizado para multi-core. Os resultados são em MIPS.

Crysis

Imagem

Chegamos aos jogos. Crysis foi o primeiro dos quais testei. Usei o Crysis Benchmark Tool 1.05 e tentei que a gráfica não fosse o bottleneck. Para isso corri o teste a 800*600 com os settings em "low", excepto "physics" que estava em "high" no mapa "benchmark_cpu". A DFI foi, desta vez, sempre superior.

World in Conflict

Imagem

Imagem

Imagem

Um jogo relativamente recente com tembem um benchmark embutido. Esse benchmark é particularmente exigente para o CPU e portanto é adequado à situação. A DFI é a pior das 3 boards, mas consegiu em stock melhor fps minimo que em OC. Vou refazer os testes assim que possivel e considero por isso este Resultado provisório.

Everest Disk Benchmark

Imagem

Imagem

Imagem

Para finalizar, um breve teste ao disco. A dfi consegue melhor tempo de acesso aleatório, mas perde nos demais testes. Quer-me parecer que a DFI não perdeu muito tempo com esta questão, como aliás era de esperar.
Editado pela última vez por Bad_Cop em Sábado Mar 15, 2008 22:14, num total de 3 vezes.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Bad_Cop » Domingo Fev 03, 2008 18:42

Overclocking:

No que toca a overclock esta board é fantástica. Infelizmente estou limitado pelo CPU para encontrar o máximo fsb com AC ou WC mas no que toca a memórias consegui algo que não consegui nas outras duas motherboards - 1200mhz. Ainda para mais com latências 5-5-5-15-45 e apenas 2.2v, o stock vdimm das minhas Crucial Ballistix PC5300.

Imagem

Não é sequer preciso perder muito tempo com a board para conseguir tal score. Apenas coloquei o vdimm nos 2.2v, o divisor das memórias em 4:5 e fui subindo o fsb. É claro que o este divisor stressa um pouco o NB o que leva a ter de subir a voltagem do mesmo. No screenshot acima estava com 1.55v no NB mas com a ultima bios consegui o mesmo score apenas com 1.5v no NB e até é possivel que consiga com menos. Sim, a BIOS mais recente é ainda melhor que as primeiras.

Conclusão:

Eu fiquei agradado com a board. É a primeira DFI que compro e tinha algum receio que fosse muita areia para a minha camioneta. Mas não.. A BIOS é completa sem ser complicada, a motherboard é boa sem ser cara e a performance, face a um 650i ou 965, compensa (em OC). Será isso só do p35? ou será que a DFI tem uma motherboard e BIOS mais performante? Essa pergunta não posso responder pois não foi possivel comparar esta DFI a outra motherboard P35 mas quem a comprar certamente que não procura a melhor board do mercado em default ou a que tem mais extras, procura a motherboard que melhor espreme e tweaka os seus componentes, aquela board que dá mais uns mhz ou mais uns volts. Esta board é para esses e pelo que vi dela não desilude. Os extras e pormenores que tem são orientados para OC, a sua BIOS é orientada para OC. Até a sua performance é orientada para oc pois em muitos dos testes perdeu para as concorrentes em default mas ganhou em OC.

No entanto hoje o overclock não era o que era à uns anos e hoje práticamente toda a gente tem OC num componente, ou numa gráfica overclockada de origem ou um ligeiro OC no CPU. Mesmo para quem está agora a dar os primeiros passos no OC esta é uma boa motherboard. É possivel olhar para esta BIOS como se de uma qualquer outra board fosse. As latências que não sabemos para que servem deixam-se em auto, as voltagens que nunca ouvimos falar em default.. A motherboard porta-se bem assim, sem complicações. Tanto dá para um WR a nitrogénio liquido como para um OC de 30-50% num Core 2 Duo qualquer.

Mas a DFI tambem tem defeitos. Não tem firewire, o que para muitos pode não ser grave, mas não se compreendo como não é possivel remover o NB numa motherboard claramente vocacionada para overclockers. Dezenas de outras marcas no mercado permitem a troca de coolers, o que leva a DFI a não o fazer? Porque não é possivel colocar o chipset a água? Ou coolocar aquele cooler com heatpipes que comprei para a minha motherboard anterior? Não consigo compreender.

Em suma, penso que quem procura esta board sabe perfeitamente o que quer e para o que a quer e nesse aspecto não desilude. É verdade que pelo preço existem outras motherboard no mercado que oferecem mais extras ou melhor performance em default mas não é isso que se espera de uma DFI. Das duas metas que tinha para esta motherboard (fsb500 e ddr600) cumpri uma e a que não cumpri não foi por culpa da motherboard. Não posso ficar insatisfeito tal foi a facilidade com que consegui a estabilidade que tanto procurava, com voltagens perfeitamente aceitáveis para o dia a dia. E de pensar que ainda tenho tantas latências para tweakar..

Da minha parte, recomendo.
Editado pela última vez por Bad_Cop em Sábado Mar 15, 2008 22:52, num total de 2 vezes.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Bad_Cop » Domingo Fev 03, 2008 18:43

bom, aqui fica a introduçao e opinião do layout. Em principio compartvio vs 965 e vs 650i (os chipsets da mesma gama, embora mais antigos) saem hoje ou amanha e o oc amanha ou depois.

entretanto podem ir dizendo que benchmarks quere ver comparados entre as boars.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor jotoa » Domingo Fev 03, 2008 19:20

Vais comparar com a P5N-E? :D

Podias-lhe dar aí com o Sandra, 3DMark, SuperPi e WinRAR.

E se puderes mete aí o máximo que cada uma consegue em OC.
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor Bad_Cop » Domingo Fev 03, 2008 19:29

ya. p5n-e e ds3.

máximo com oc é impossivel, estou limitado pelo cpu (fsb 480, independentemente do multiplicador). ver se o e4300 muda alguma coisa, mas duvido.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor skyruner » Domingo Fev 03, 2008 19:36

Essa board vai fazer de ti um homem! :mrgreen:
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor lucky » Segunda Fev 04, 2008 12:37

skyruner Escreveu:Essa board vai fazer de ti um homem! :mrgreen:

há malta que já não tem remédio pah :mrgreen:

anyway, vou ficar atento, se não fosses de longe até se arranjava maneira de testares isso com outro cpu, um cpu à home... :twisted:
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Mensagempor Nuno_Martins » Segunda Fev 04, 2008 13:47

Ora aqui está uma board que eu gostava de ter :D
Queres que eu te mande o meu E6750? Depois quando o devolveres aproveitas e mandas também uma DFI para mim, ok? :mrgreen:

BTW, a DFI LANPARTY DK X38-T2R saiu à pouco tempo? É que não a encontro a venda cá em PT... :?
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Fev 04, 2007 18:46

Mensagempor Bad_Cop » Segunda Fev 04, 2008 23:21

por acaso este cpu é mesmo mau. para um cpu que faz 450*7 com 1.35v à vontade, para 480*7 já precisa de 1.475v.. e a 485 nem sequer boota. desiludiu-me..

mas pronto, dentro das limitações que tenho espero fazer uma review mais ou menos. pelo menos variada vai ser.

por acaso gostava de ter amigos pessoais com a mesma area de interesse que eu, se algum deles tivesse um quad para emprestar melhor ainda :mrgreen:

se alguem quiser um comprativo/teste especifico entre p965 (neste caso uma gigabyte ds3) e esta nova board faça favor de dizer nos proximos 2-3 dias porque a seguir a isso ela vai embora. a p5n-e sli ainda fica mais tempo, mas tambem se torna dificil depois andar a comparar porque vai ficar em casa dos meus pais.

em principio ponhos os resultados dos comparativos das 3 boards online ainda hoje. o mais chato é mesmo andar a fazer instalações limpas do windows para cada uma. bios em "pormenor" e oc (acima de tudo memórias) só amanha.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Bad_Cop » Sábado Fev 09, 2008 19:23

Reultados postados, breve comentário ao OC e conclusão depois de jantar.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor HidEaL » Sábado Fev 09, 2008 20:08

Ainda tive pouco tempo para uma leitura detalhada... Mas ou estou a ver mal ou trocaste a legenda de stock e OC nos resultados do SuperPI. :roll: Anyway, bom trabalho :)

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Mensagempor Bad_Cop » Sábado Fev 09, 2008 20:24

o addicted avisou-me no msn disso. já está corrigido.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor lucky » Quinta Fev 14, 2008 11:55

tão... a DK morreu ou quê :P

um gajo aqui à espera de novidades e nada, deixa-te lá de preguiças :mrgreen:
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Próximo

Voltar para Reviews / Análises

Quem está ligado: