[Pen] Super Talent Pico-C Gold 8GB USB Flash Drive Review

Análises de produtos feitas pelos nossos membros. Não se esqueça de enviar também a sua review

Moderadores: Administradores, Moderadores

[Pen] Super Talent Pico-C Gold 8GB USB Flash Drive Review

Mensagempor Nuno_Martins » Sexta Ago 15, 2008 0:35

Super Talent Pico-C Gold 8GB USB Flash Drive Review

Imagem

Introdução

No passado dia 15 de Julho de 2008 a Super Talent lançou para o mercado a Pico-C Gold USB Flash Drive. Como temos vindo a observar com o evoluir do tempo, cada vez mais as drives USB têm tido tendência a ficar com dimensões mais reduzidas e ao mesmo tempo com uma capacidade de armazenamento. Pois bem, a ST fez mesmo isso, uma drive USB de 8GB que pesa aproximadamente 4.7gramas e com um tamanho incrivelmente reduzido.

A pedido meu, em nome do HCP, à Super Talent, consegui que enviassem esta drive USB para poder analisar e fazer uma review.

Embalagem, Características e Especificações

Embalagem:

A drive vem embalada numa caixa pequena, com um design muito simples mas ao mesmo tempo muito bonito.
Imagem

No lado de dentro, uma breve descrição das características e um dos lados da drive à mostra.
Imagem

Características:

Acessível: Extremamente pequena e leve para uma fácil portabilidade
Elegante: Disponível em três estilos
Durável: Resistente ao choque e à água
Hot Plug & Play: Sim
Driver download: Disponível no site da Super Talent
Garantia: Vitalícia
Fabrico: Fabricado nos EUA

Especificações:

Capacidades: 1GB - 8GB
Velocidade: Até 30MB/s (200x)
Dimensão: 31.3mm x 12.4mm x 3.4mm
Temperaturas: - Armazenamento: -20ºC a 85ºC, Funcionamento: 0ºC a 60ºC
USB: USB 2.0 e compatível com USB 1.1
Suporte para: Windows 98 ou superior e Mac 10.x ou superior

Drive e Performance

Drive

Vamos então conhecer a drive mais de perto. Comparando o tamanha da mesma com uma moeda de 5centimos. Pequena, não?
Imagem

Aqui podemos observar a grossura em comparação com a mesma moeda.
Imagem

A parte de trás da drive, completamente lisa e dourada.
Imagem

E... um excelente acabamento espelhado.
Imagem

Dentro da embalagem vem também um extra para se prender a drive a qualquer coisa, como por exemplo um porta-chaves.
Imagem

Será que a drive é mesmo à prova de água? Ora vejamos... Completamente mergulhada num copo com água.
Imagem

Acabada de sair do "banho", ainda com algumas gotas de água em cima.
Imagem
A drive foi limpa e encontra-se a trabalhar como nova.

Performance

Para analisar melhor a performance da drive, recorri a alguns testes de benchmark.
Como tem importância nos resultados finais, aqui fica o sistema utilizado nos testes:
MotherBoard: Gigabyte GA-P35C-DS3R
CPU: Intel Core2Duo E6750@3600MHz
RAM: 2x1GB Team Elite PC6400
Sistema Operativo: Windows XP Profissional SP3

HD Tach

Quick Bench@8MB
Imagem
Podemos verificar uma velocidade média de leitura de 30.9MB/s, tempo de acesso de 3.9ms e uma velocidade máxima de 35MB/s.

Long Bench@32MB
Imagem
Aqui os valores são muito idênticos.
Velocidade média de leitura de 30.6MB/s, velocidade máxima de 35.2MB/s e um tempo de acesso igual de 3.9ms.

NOTA: O CPU conta muito para este teste e quanto menor for a sua utilização, melhor.

HD Tune

Imagem
Com este software também já é mais fácil ver a velocidade mínima, 14.9MB/s. A velocidade média sofreu um decréscimo de 2MB/s.

ATTO Disk Benchmark

@32MB
Imagem
Aqui já se pode observar os resultados mais detalhadamente.
Podemos concluir que a velocidade máxima de leitura é idêntica aos testes anteriores.
Nota-se também que tanto na escrita como na leitura a partir das transferências superiores a 64MB as velocidades são praticamente iguais.

Conclusão (Pontos Positivos e Negativos)

Pontos Positivos
- Tamanho e peso extremamente reduzidos (o que pode ser bom ou mão, dependendo do utilizador);
- Resistente;
- Elegante;
- Boas velocidades, apesar de não ter disponível outra drive para comparar, com o que tenho visto em outras reviews está drive está muito boa mesmo.

Pontos Negativos
- Como já referido em cima, o tamanho demasiado pequeno pode-se tornar prejudicial, facilmente se perde a drive e por vezes é difícil de a conectar a portas USB mais mal localizadas;
- Falta de uma luz de actividade;
- Muito susceptível a dedadas.

Infelizmente esta drive não se encontra à venda em Portugal (pelo menos nos motores de busca), posso adiantar que lá fora custa $35.99. Pode ser que num futuro próximo a possamos encontrar cá à venda, apesar de já me terem dito que já a viram.

Resta-me agradecer à Super Talent, em especial ao Joe James, Director de Marketing e à Tiffany Wang, Assistente de Marketing.

Cumprimentos a todos.
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Fev 04, 2007 18:46

Mensagempor gatobrancoasriscas » Domingo Set 27, 2009 10:46

Eu quero comprar uma dessas de 8 ou 16gb. Mas não consigo encontrar cá em Portugal. Alguém sabe onde posso comprar?

Cumprimentos.
AMD Opteron 175; HP w2207; Team Elite DDR 4x1GB PC3200 Cas 2.5; Asus A8N SLI Premium; Western Digital 1600Y; Seagate ST3500320AS; HIS Radeon X800 GTO IceQ II; Coolermaster Centurion CAC-T05-UBW; Nox Urano 600W; 2x Samsung SH-S223Q
gatobrancoasriscas
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Out 01, 2005 17:04

Voltar para Reviews / Análises

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante