[REVIEW]-Clevo D500E P43.2 1GB ddr400 M11_128 60gb5400

Análises de produtos feitas pelos nossos membros. Não se esqueça de enviar também a sua review

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor MoonWalker » Quarta Jul 14, 2004 11:57

Vê lá se nos dizes qto custa uma makina dessas....
Please...
MoonWalker
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Mar 19, 2004 11:40

Mensagempor P4rthen0n_ » Quarta Jul 14, 2004 12:26

Lusitano Escreveu:
P4rthen0n_ Escreveu:e desculpa desiludir-te e ao el franco, mas alguem k simplesmente ignora o FACTO de um Centrino/A64/Dothan ser melhor k um P4 em performance eke realmente nao percebe nada.

Tás a dizer que a performance de um portátil Centrino é superior a um portátil P4? :roll:

Vais-me dizer qual é o processador Pentium M que bate um P4 3.4Ghz Extreme Edition (2Mb Cache) em termos de performance... Porra, diz-me um Centrino que bata um simples P4 3.4Ghz FSB800 HT e és o meu herói. :lol:
Mas keres comparar alhos com bogalhos?

1- Certamente desconheces os precos dos P4 EE
2- Certamente desconheces a finalidade dos mesmos
3- Nao tem 2Mb de cache. Tem 2Mb de cache de nivel 3. No fundo eh exactamente isso, nao passa de um Northwood com 2Mb de cache nivel 3.

P4 EE nao faz sentido comprar, em caso algum. Eh um processador k custa pra cima de 900 euros e por esse preco arranjam-se N procesadores com melhor desempenho.
P4rthen0n_
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Jun 11, 2004 18:47

Mensagempor Lusitano » Quarta Jul 14, 2004 12:31

P4rthen0n_ Escreveu:
Lusitano Escreveu:
P4rthen0n_ Escreveu:e desculpa desiludir-te e ao el franco, mas alguem k simplesmente ignora o FACTO de um Centrino/A64/Dothan ser melhor k um P4 em performance eke realmente nao percebe nada.

Tás a dizer que a performance de um portátil Centrino é superior a um portátil P4? :roll:

Vais-me dizer qual é o processador Pentium M que bate um P4 3.4Ghz Extreme Edition (2Mb Cache) em termos de performance... Porra, diz-me um Centrino que bata um simples P4 3.4Ghz FSB800 HT e és o meu herói. :lol:
Mas keres comparar alhos com bogalhos?

1- Certamente desconheces os precos dos P4 EE
2- Certamente desconheces a finalidade dos mesmos
3- Nao tem 2Mb de cache. Tem 2Mb de cache de nivel 3. No fundo eh exactamente isso, nao passa de um Northwood com 2Mb de cache nivel 3.

P4 EE nao faz sentido comprar, em caso algum. Eh um processador k custa pra cima de 900 euros e por esse preco arranjam-se N procesadores com melhor desempenho.

LOLOL! E quanto achas que custa o Dothan 2.0Ghz?? É caríssimo. E o mais simples Pentium 4 3.4Ghz FSB800 HT bate o melhor Centrino do mercado e é bem mais barato. E se for o Prescott então... Só digo é que em termos performance comparar os Centrinos com os P4 é como comparar um BMW com um Ferrari.
Cumprimentos,

Lusitano
Lusitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Mar 21, 2004 23:08

Mensagempor P4rthen0n_ » Quarta Jul 14, 2004 13:00

Lusitano Escreveu:
E se for o Prescott então... [/quote]E se for Prescott entao o k?

Ta mais k provado k o Prescott foi um erro brutal da Intel, mais valia nao o terem lancado, nao tinham perdido tanta boa reputacao.

O Dothan acredita k nao vai ter os mesmos precos dum P4 EE ou AFX, simplesmente porque nao vale a pena tar a comparar cpu's desktop com cpu's laptop.
P4rthen0n_
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Jun 11, 2004 18:47

Mensagempor pusher » Quarta Jul 14, 2004 13:54

Francamente nao percebo onde se quer chegar com esta conversa. Penso que deve ser ao mesmo sitio onde se chegou no outro forum que foi basicamente a lado nenhum.

De todas as maneiras, quem sou eu para mandar o pessoal mancar-se e como tal vou na onda tb.

Ora bem, eu nao sou grande entendido em matérias de notebooks ou até de hardware no geral mas acho obvio que os desempenhos de um P4 seja superiores aos de um P-M ( apesar de achar que estamos a comparar alhos com bugalhos ).

Enfim.. fica um comparativo que me pareceu bastante esclarecedor:

http://www.gamepc.com/labs/view_content ... mso&page=1
( leiam com atenção a conclusão, que me parece tb bastante esclarecedora para esta "discussão" )

Sim.. são benchmarks sintéticos e sim, são só nºs e benchmarks de um programa qualquer, mas estão todos nas mesmas condições logo acho que é um teste válido ( faz-me lembrar o celebre Inglaterra-Portugal, onde a relva só tava estragada para os ingleses.. :P )

P4rthenIn_ não sei onde raio foste a essa quote/ideia, mas parece-me que quem falou nisso foi o topinhas. Eu pelo menos não fui de certeza.

De todas as maneiras tens razão numa coisa, os P4 aquecem comó caraças :wink:
pusher
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Jun 21, 2004 18:50

Mensagempor topinhas » Quarta Jul 14, 2004 15:48

Estes tipos envenenaram o outro fórum e agora também têm palavra aqui...

Faço minhas as palavras do Lusitano, embora ache que o el franco não tentou impingir o portátil, apenas disse que para o melhor desempenho o dele era a melhor escolha.

Tal como diz o dfm, os P4 superam os Centrino em muitas coisas e os Centrino superam os P4 em outras. Mas é comparar o incomparável : os que querem desempenho vão para P4, os que querem autonomia vão para Centrino.

Claro que alguém me vem dizer que um Centrino faz o que faz um P4, bla, bla e que é mais leve e silencioso. O mais leve deve-se à construção dos PCs, pois entre um CPU P-M e um P4 não deve haver diferença de peso maior que as miligramas 8O O restante portátil é que normalmente é maior (como os ecrâs 17', subwoofer, etc) e daí o aumento de peso. Ponham um P4 num Acer 202x e vejam o peso em relação ao Centrino.

Não aquecem tanto porque funcionam a velocidades muito reduzidas a maior parte do tempo, mas também aquecem bem se estivermos a puxar por eles, mas um bom portátil P4 como os Clevo tem uma óptima refrigeração e mesmo estando com ele 1 dia todo ligado a jogar, etc nunca me deu quaisquer problemas com o calor, como o nosso novo membro muito sabichão dava a supor.

Por fim, em desempenho, ninguém que quer um desktop replacement pensa sequer num Centrino porque simplesmente estes são muito limitados no que toca a trabalhos de CAD, edição gráfica, etc. Mesmo assim eu acho os Centrino como tendo muito bom desempenho. Mas para igualarem o P4 a autonomia vai baixar (ainda ninguém falou da baixa autonomia do Dothan 2,0 Ghz em relação aos outros Centrino).

Por último só o comentário em relação aos AMD 64 : todos os inconvenientes do P4 estão no AMD 64, pelo que as teorias do membro sabichão caiem por terra! Eu tenho cá em casa um AMD 64 Mobile, que por ser mobile altera a velocidade de relógio mas não deixa de precisar de refrigeração extra e a bateria dura pouco mais de 2 horas. Um AMD 64 de desktop então ia aquecer muito e gastar mais ainda a bateria, logo para os querem mobilidade e autonomia estes não eram a melhor escolha!

Por mim fica tudo dito neste post e não entro mais em picardias com tipos de outrs fóruns.
Pentium 4 2,8 @ 3,40 Thermalright XP-120, MSI NEO-2 FIS2R, 1,5 Gb DDR 400 Kingston, ATI 9700, IBM 120 Gb, 2 x Seagate SATA 200 Gb RAID, Seagate SATA 320 Gb, LG DVD-/+RW, DVD 16x, SB X-Fi Fatality, SuperFlower 4 fan 420W, Logitech Z-680
topinhas
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 15, 2003 16:00

Mensagempor Kaipyra » Quarta Jul 14, 2004 18:14

Volto a pedir que falem das questões de desempenho entre plataformas noutro tópico, para facilitar a leitura dos mesmos.

Só pra fazer um esclarecimento: a diferença de peso entre Centrinos e P4's deve-se à necessidade de um sistema de arrefecimento do CPU mais poderoso no caso do 2o, o que implica mior peso. claro q com a adição de extras e tamanho essa diferença se vai esbatendo cada vez mais...
Qualquer assunto relacionado com a moderação, contactar via PM ou email, sff.
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 30, 2002 22:48

Mensagempor dfm » Quarta Jul 14, 2004 18:37

Acho um erro absoluto comparar performance pura de um P4 com um Dotham atraves de benchmarks com programas que foram desenhados para o P4 !!!

Nesse caso entao talvez seja mais utlil usarem o MobileMark !!

Em relação a diferenças de performance um Dotham 2.0 está ao nível do P4 3.2 ...... sendo que numas areas e memo superior e noutras inferior (ex: nº de MIPS) .... agora e logico q um P-M esta muito mais adaptado à utilização num portatil !!

Vejam por favor os dados que a Intel publica no site: http://www.intel.com/products/notebook/ ... /index.htm? em Intel® Processor Performance Benchmarks

Se me disserem q fica mais barato investir num sistema P4 em relaçao a um Dotham equivalente, acredito !! Se me disserem que um sistema P4 é mais configuravel tb !!

Agora acho q nao e muito dificil perceber q a concepçao do Dotham e muito mais optimizada q a do P4 !! :idea:
A diferença de cache tb e muito significativa (1MB Vs 2MB) !! ... no caso o P4 EE a cache a mais e de nivel 3 .... eu optaria por um Dotham !!!
Meter um P4 num portatil e um bocado como enfiar um motor V8 de 5 litros num VW Carocha......

E em relaçao ao preço alto do Dotham 2.0, tal deve-se logicamente a escassez de procesadores .... mas isso tb acontece nos P4 .... experimentem comprar um Prescott 3.6Ghz !!!!!!!

Por fim continuo a dizer que tb nao e muito util alguem dizer q tem O melhor portatil, ou O melhor HD, pq amanha pode tar avariado :cry: !!

El Franco: mais uma vez queria perguntar-te quais sao as taxas de refrescamento q o teu monitor suporta !! Obrigado !!

Moderadores: Sorry !! :)
CUMPRIMENTOS !!
dfm
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Jun 28, 2004 16:57

Mensagempor pusher » Quarta Jul 14, 2004 19:29

Boas.

Não sei se existe uma maneira especifica de ver a taxa de refrescamento maxima de um tft, o que posso adiantar é ke no windows podemos escolher taxas até aos 160mhz embora eu não note grande diferença a nao ser a velocidade de deslocação do ponteiro do rato.

Espero que ajude.
pusher
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Jun 21, 2004 18:50

Mensagempor el franco » Quarta Jul 14, 2004 21:34

P4rthen0n_ escreveu:
Pois eh... o chato eh quando se passa uma opiniao errada k vai prejudicar a compra de uma outra pessoa. A pessoa em causa pediu a opiniao sobre 3 portateis, todos eles bons e vei um sujeito com um 4o portatil dizer k eh melhor e isto e aquilo. Talvez fosse melhor k um deles devido ah placa grafica, em relacao aos outros 2 nao ha comparacao. Quando o dinheiro eh teu, muito bem, optas segundo fanatismos. Quando nao eh teu limitas-te a aconselhar na melhor opcao, mesmo k va comtra o teu fanatismo. O el franco nao percebeu isso por isso levou as respostas k levou.

Envenenar é favor. Este tipo deve ter muito burro para continuar a dizer tais barbaridades, como dizer que os outros dois portáteis são melhores, só se for na terra dele, a burrolândia, onde o conceito de melhor não tem lógica. Mas são melhores no quê?? no peso.... na autonomia....ai sim são melhores, mas para ti isso deve ser o que define melhor.... que tristeza ainda vires para aqui inslutar os outros a dizeres que não percebem nada disso.
Espero realmente que quem vá comprar não vá nas tuas cantigas, senão até tenho pena deles.
O portátil que tens é uma tanga (lata), por isso deves ser assim, talvez por sofrer de uma grande dor de cotovelo. :lol:

P4rthen0n_ escreveu:
ps: tambem me admirei com a capacidade de resistencia do el franco. A dizer coisas erradas, a ser corrigido por todos, ainda teve a lata (ou a burrice) de continuar a postar.

Não te preocupes que a resistência acabou-se e não vou ter a burrice de continuar a postar naquele tópico, é que lá anda-se de cavalo para burro, com tantas burrices que tu e amiguinhos dizem.
Podem continuar para lá a insultar-me (tu e amiguinhos)ou a fazerem o que quiserem, que eu não volto lá para vos aturar, agora, antes de vires para este Fórum insultar os outros é melhores teres cuidadinho.
Respeitinho é muito bonito, e lá por teres ideias fixas e estares estagnado no tempo, como já te disse, 1.º informa-te das coisas e depois sim manda postas de pescada. :twisted:
Aproveita para ler bem o que o topinhas disse e pode ser que a tua mente deixar de estar estagnada, aprendas qq coisinha......
--LG S1 Express Dual -- 4110 3Dmark 2005 --
el franco
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Mai 04, 2004 17:47

Mensagempor topinhas » Quarta Jul 14, 2004 21:53

dfm, o que queres dizer com "amanhã pode estar avariado"?

Se eu percebi bem, diz-me então assim : qualquer coisa pode avariar mesmo as melhores (incluindo peças do meu portátil, do teu e do de toda a gente).

Não concordo com a concepção mais optimizada do Dothan : se o é nalgumas coisas (casos da cache de 2 Mb, do baixo consumo de energia e fraca emissão de calor e mesmo na relação clock/desempenho) perde para o P4 em muitas outras : no FSB, no Hiper-Threading, nas instruções SSE, etc.

Como tu dizes e muito bem, cada um foi adaptado às suas coisas, embora eu antes considere um P4 como um motor V6 no Reneult Clio e o Dothan 2.0 como o motor 2.0 do Clio RS : cada um para o seu dono e os dois são bons.
Pentium 4 2,8 @ 3,40 Thermalright XP-120, MSI NEO-2 FIS2R, 1,5 Gb DDR 400 Kingston, ATI 9700, IBM 120 Gb, 2 x Seagate SATA 200 Gb RAID, Seagate SATA 320 Gb, LG DVD-/+RW, DVD 16x, SB X-Fi Fatality, SuperFlower 4 fan 420W, Logitech Z-680
topinhas
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 15, 2003 16:00

Mensagempor franciscok » Quarta Jul 14, 2004 23:54

Viva!!!

Topinhas: Ora aí está se tiveres um clio V6 e engatares três miúdas tás lixado... tens k escolher uma! Se não quiseres andar tão depressa podes levar as três e até mais uma! Com uma vantagem o 1º gasta muito para o k faz. No fundo pode-se sempre transpôr a questão desta maneira para os portáteis: Queres chegar a Lisboa em 1h e 20m (e curtes como o car?$&%#!) ou preferes ir mais devagar e com jeitinho até chegas ao Algarve?
A questão Pentium-M vs. PIV / Amd64 é um bocado a mesma! Na minha humilde opinião a opção Pentium-M é mais equilibrada e justificada para um portátil usado como tal, ou seja, desligado da corrente e em cima do joelho (à espera do avião, no comboio, no café da esquina, etc.), quem quer performance "transportável" vai para um PIV / Amd64. Mais: não me parece que quando é exigida elevada capacidade de processamento de dados (renders de nurbs por ex.) a maior capacidade de armazenamento da memória de transferência (cache) compense a menor velocidade com k a informação é processada e comunicada ao restante sistema.
Eu optei por um PIV portátil e tou mais k satisfeito, passo a vida a fazer renders (quer de polígonos quer de nurbs)! E mais já fiz renders complicados durante algumas horas e a temp. máxima foi de 63º!

El_franco: pode-se montar os 2 discos rígidos em RAID no teu portátil, usando um na 2ª baía?

Só por curiosidade se os Dothan são assim tão magnificos e melhores kuando é k vemos uns "notebook replacement's" (desktops com processadores de portáteis - Dothan)
franciscok
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Mar 29, 2004 21:49

Mensagempor dfm » Quinta Jul 15, 2004 4:11

Topinhas: Penso q nao é dificil perceber que no meu caso tenho garantias de ter recebido material de qualidade e tenho garantias de que o mesmo vai ser assistido enquanto tiver o portatil (It's a Sony) !!! E tu, tb ??? E nao me parece q chegasses ao destino tao depressa com um Clio V6 .... a B.T. ia mandar-te parar .... so para ver o livrete, soprar no balao ... enfim !! :)

Ja disse q preferia um Centrino para colocar num portatil, mas nao deixei de me informar acerca das potencialidades de um P4 !!! E preciso manter a mente aberta !!!

Se existem 2 processadores com o mesmo processo de fabrico (90 nm), nº de pipelines aprox., velocidades de relogio mto diferentes, e performances "semelhantes" ....... nao e dificil retirar q aquele q tiver uma velocidade de relogio inferior tem os processos optimizados !!! Nao quer dizer q seja "O" melhor ..... mas os benchmarks da Intel com o MobiliMark (tal como indicado na minha msg anterior) nao mentem !

Em relação aos "Notebook replacents", talvez seja interessante esperar para ver o que vai dar a nova "denominação" da Intel para os processadores com Nºs (ex: 745), em vez da velocidade do relogio ...... talvez possa ser uma pequena pista !!!
CUMPRIMENTOS !!
dfm
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Jun 28, 2004 16:57

Mensagempor el franco » Quinta Jul 15, 2004 10:28

Caro Franciscok,

Infelizmente não dá para montar os discos em Raid, isso dá apenas no Clevo de 17´´´, o Sager 8790, o tal super portátil de que falaram no fórum.
Acho a tua explicação aceitável.
Cumprimentos.
--LG S1 Express Dual -- 4110 3Dmark 2005 --
el franco
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Mai 04, 2004 17:47

Mensagempor franciscok » Quinta Jul 15, 2004 12:51

Viva!!!

Quanto ao marketing da intel resta mesmo esperar, convém não esquecer k a fórmula PIV está-se a esgotar está muito "vendida" ao marketing. Segundo consta o Hyperthreading já existia em toda a versão Northwood mas apenas activada nos cpu's com FSB a 800Mhz. Se a Intel se quer manter na crista da onda penso k tem é k recuperar do insucesso Itanium e fazer uma boa aposta nas plataformas de 64bits como a AMD já anda a fazer.

Dfm qts pipelines tem o Dothan? Tinha ideia k eram 20 tal como o PIV-C, do qual achava eu k derivava. O Prescott tem 31, e os 70 milhões de transístores k leva a mais em relação ao Northwood permite suspeitar k já esteja preparado para instruções de 64 Bits. Afinal de contas o Banias e o Dothan derivam de qual processador?
Já agora eu não sou anti-centrino, como penso k já seja assente são estratégias diferentes para mercados diferentes. Se por um lado duplicam ou quadriplicam a memórica cache por outro reduzem a velocidade do FSB, a vida é feita de compromissos. O que é preciso é encontrar a solução mais equilibrada para o uso k se pretende dar ao portátil.
franciscok
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Mar 29, 2004 21:49

AnteriorPróximo

Voltar para Reviews / Análises

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante