Por: Tiago Filipe Rodrigues Ribeiro aka benji
Introdução:
Bem depois de quase um mês de pesquisas por sites, fóruns, lojas, depois de ter tido um orçamento inicial de cerca de 2000€ para gastar num portátil e este ter chegado mais recentemente a 1500€-1700€ decidi optar pelo Asus F3JA-AP003H, não só por a relação specs/preço ser muito atractiva, não só também por ser Asus, marca esta que me cativou desde o início, mas também pela vontade de experimentar os novos processadores Merom - Intel Core2 Duo, e ser um dos primeiros em Portugal a fazê-lo
1. Encomenda
2. Portátil
2.1. Características
2.2. Embalagem
2.3. Aspecto Exterior
2.3.1. Portas e Dispositivos
2.3.2. Ecrã
2.3.3. Touchpad
2.3.4. Teclado
2.4. Performance Geral
2.4.1. Benchmarks
2.4.2. Jogos
2.4.3. Som
2.4.4. Aquecimento
2.4.5. Autonomia
2.5. Software
3. Acessórios
4. Conclusão
5. Fotos
______________________________________________________________________________________________________________
1. Encomenda:
Assim dia 29 de Agosto de 2006 procedi à encomenda do "bicho" na loja Teradata, dizendo eles que nas primeiras semanas de Setembro estaria disponível. Dia 6 de Setembro recebi a confirmação de que estava já disponível e se eu fizesse a transferência bancária eles enviavam-no no dia seguinte (7 de Setembro), devendo estar em minha casa dia 8 de Setembro. Dia 8 de Setembro pelas 14:00 estavam os CTT Expresso a tocar à minha campainha com a caixa na mão.
Em relação à loja não tenho nada a apontar, estiveram sempre disponíveis, via msn, para me tirarem dúvidas, acompanhei sempre as etapas da minha encomenda com eles. Apreciei bastante o cumprimento de prazos que eles diziam tornando-se todos "realidade".
______________________________________________________________________________________________________________
2. Portátil:
2.1. Características:
Processador: Intel® Core2 Duo T7200E 2.0GHz, FSB 667MHz
Cache: 4MB L2 Cache
Memória: 1GB DDR2 667MHz
Disco Rígido: 120GB SATA - 5400 rpm - 8MB Memory Cache
Drive óptica: Gravador DVD -/+ Dual Layer
Ecrã: 15.4'' WXGA Color Shine LCD
Placa Gráfica: ATI Mobility Radeon X1600 512MB (256MB video) (256MB System)
Conectividade: Wireless 802.11g, Lan 10/100, Firewire, Modem 56K, TV-Out, Bluetooth 2.0
Sistema Operativo: Microsoft Windows XP Home Edition
Extras: Câmara integrada 1.3MP, Leitor de Cartões de Memória, Mala Transporte, Rato Óptico
Dimensões 365 x 269.5 x28-40.5 mm
Peso: 2.95 Kg
2.1. Embalagem:
Na embalagem vinha: o portátil, rato óptico, mala de transporte, cabo de alimentação AC, transformador de alimentação AC, bateria, 1 fio telefónico para ligar o modem, adaptador RCA para S-Vídeo, 1 pano de limpeza, 1 guia de instalação rápida, 1 manual do utilizador, 1 cd de utilitários da série F3, 1 cd Recovery Asus, 1cd Asus Media Show, 1 cd Asus PowerDirector, 1 cd AsusDVD, 1 cd Microsoft Works 8.5 e 1 cd Nero.
2.3. Aspecto Exterior:
Mal tirei o "bicho" do embrulho fiquei apaixonado
Os chassis são de um cinza a dar para o escuro, com o logo da Asus de um cinza metalizado na tampa, são bastante robustos, nada de plástico "barateco". O teclado e a parte onde o LCD está inserido é preto, com os símbolos das teclas brancos e os símbolos de atalho e especiais azuis. O Touchpad é preto e as teclas cinza claro.
2.3.1. Portas e Dispositivos:
Vou começar com as portas que dou mais uso: USB 2.0. Há 4 portas USB, 2 colocadas na retaguarda do portátil, muito úteis pois evitam fios a atrapalhar a área de trabalho, e mais 2 portas colocadas do lado direito do portátil, uma ao lado da outra, bastante úteis para ligar pens e o rato por exemplo. Na parte da frente do portátil ("mesmo à mão de semear") estão as entradas para microfone e uma "combo" de saída SPDIF e saída de auscultadores. Também na frente está a ranhura para cartões de memória (a minha máquina digital usa cartões CF, infelizmente não posso usá-los no portátil) e o comutador da função sem fios que permite ligar a rede Wireless ou a função bluetooth.
Do lado esquerdo: Uma porta para o cadeado Kensington, unidade óptica DVD-RW, uma abertura para circulação do ar.
Do lado direito: placa ExpressCard, duas portas USB 2.0 (como já referi), 1 porta 1394, uma porta S-Vídeo, uma porta DVI-D, uma porta de saída de monitor D-Sub de 15 pinos, uma porta do modem e uma porta LAN.
Parte traseira: tomada de entrada da alimentação DC, uma abertura para circulação do ar, duas portas USB 2.0 uma em cima da outra (como havia referido) e bateria.
2.3.2. Ecrã:
Achei o ecrã bastante bom, os ângulos de visão laterais são grandes mas o ângulo de visão por cima do LCD já não o é. Gostei bastante da resolução do ecrã, estou a utilizar a resolução máxima de 1280x800. As cores são vivas e cativam bastante o olhar. Estive sem exagero durante 3 horas seguidas a jogar nele e não senti a vista cansada. O ecrã tem vários modos de luminosidade que podem ser alterados com uma tecla de atalho situada por cima do teclado (Modo: Normal, Gamma Correction, Vivid Mode, Theater Mode e Soft Mode). Vem também uma ferramenta com o portátil, Asus Splendid Enhacement Technology, que permite a mudança destes modos bem como criar um modo pessoal.
2.3.3. Touchpad:
O touchpad... digamos que ao início tive alguns problemas em me habituar a deslocar o ponteiro do rato pelo ambiente. Se tocar suavemente o ponteiro mal se deslocar, tenho que carregar um pouco, não muito, e lá vai ele para onde eu quero. Mas confesso que gosto mais de trabalhar com o rato. Os botões do touchpad estão unidos, muita gente pode pensar que é um só botão, mas enganam-se porque é o botão do lado esquerdo e do lado direito num só! Para fazer funcionar tem que se clicar do lado mais a esquerda do botão ou do lado mais a direita deste para fazer funcionar respectivamente o botão do lado esquerdo e do lado direito. O toque nos botões pode ser feito da mesma maneira que clicamos numa tecla de uma rato "normal" já que este responde imediatamente. Agora no scroll do touchpad é que é necessário efectuar um pouco mais de pressão senão não funciona correctamente.
2.3.4. Teclado:
O teclado é preto com as inscrições a branco e a azul. As teclas são robustas não anda a "abanar" de um lado para o outro, tem protecção anti-derrame de líquidos e o seu design é recto. Já ouvi falar sobre a tecla "spacebar" que em alguns portáteis não funciona em toda a sua extensão. Neste portátil esse problema não se verifica, já que mesmo carregando nas extremidades o space funciona como se tivesse carregado no centro. Outra característica muito vantajosa deste teclado é o facto da tecla "Ctrl" estar colocada do lado esquerdo em baixo do teclado, como num teclado de "desktop".
Em relação às teclas de atalho coloridas, tem-se acesso, utilizando a tecla Fn + tecla, a funções como: Acesso a correio electrónico, browser, luminosidade do ecrã (+ / -), alternar entre visualização no LCD ou no monitor, som das colunas, tecla Power4 Gear, etc.
Quanto as teclas de lançamento instantâneo estas situam-se logo por cima do teclado junto à tampa. As teclas são: Tecla InstantON (quando o portátil estiver desligado premindo esta tecla faz com que se inicie um leitor multimédia); Tecla Power4 Gear+ (permite alternar entre poupanças de energia do portátil); Tecla de bloqueio (bloqueia o touchpad); Tecla Splendid (permite alternar entre 6 modos de luminosidade, contraste, brilho etc); Tecla de lançamento da Internet (abre o browser).
Há depois uma tecla na parte frontal do portátil que permite ligar ou desligar a função sem fios (wireless ou bluetooth).
2.4. Performance Geral:
Isto é uma máquina
O tempo que demora a iniciar penso que seja normal, não mais que 40 segundos (e ainda está como veio de fábrica).
2.4.1. Benchmarks:
Estes testes foram efectuados utilizando as drivers de origem, e sem nenhuma ferramenta para "overclockar" a placa gráfica.
3d Mark 05:
3d Mark 06:
2.4.2. Jogos:
Ainda só o pude testar em 4 jogos: Age of Empires III, America's Army, Counter Strike 1.6 e BF 1942...
Age of Empires III: Grafismo brutal, consigo jogar com quase tudo no máximo (confesso que o resto que falta por no máximo nem sei para que serve
America's Army: Jogo fluido com tudo no máximo.
Counter Strike: 1.6: Jogo com tudo no máximo com cerca de 100.00 fps.
BF 1942: Jogo fluido com tudo no máximo e com cerca de 20-30 bots, isto offline. Ainda não testei em multiplayer.
Jogos que irei testar: FEAR, Oblivion, Brothers in Arms, BF2...
2.4.3. Som:
Não colocar o som das colunas no máximo pois fica péssimo, com muito ruído, é bastante mau. Agora com um volume próximo do médio até que pensei que seria pior, aguenta-se bem. Solução: usar headphones, como eu uso, aí sim o som é espectacular, muito bom mesmo, nada de negativo a apontar.
2.4.4. Aquecimento:
Estive com ele ligado durante cerca de 10 horas, sim, não estou a exagerar, e de facto passado este tempo todo nota-se bastante um calor vindo da parte direita do touchpad, é suportável, mas agora no verão leva-nos a suar muito das mãos, por isso tive que ligar um teclado USB ao portátil... Do lado esquerdo do touchpad existe também a sensação de calor, mas não tanto como o lado direito. O teclado também deitava algum calor, muito menos que as zonas que eu já disse. Também após 10 horas ligado o que seria de esperar... :S Atenção: Após longas horas ligado à corrente é aconselhável não tocar no transformador!! Aquilo não queima... ESCALDA!!!
2.4.5. Autonomia:
Ainda não tive oportunidade de testar a autonomia já que o tenho mantido sempre ligado à corrente. Mas segundo o que já me pude aperceber estando só a utilizar a internet, ouvir música e fazer coisas assim "simples" tem cerca de 3 horas de autonomia.
2.5. Software:
Com o portátil vinha instalado as seguintes ferramentas:
NERO Express V6.0
Symantec Norton™ Internet Security 2005
Adobe Acrobat Reader 7.0
ASUSDVD XP 6.0
Power Director V3.0 DE
Medi@Show V2.0 SE
ASUS WinFlash
ASUS Live Update
ASUS ChkMail
ASUS Hotkey
ASUS Power4 Gear+
ASUS Live Update
ASUS LifFrame2
Net 4 Switch
ASUS Wireless Console
ASUS Multi-Frame
Asus NB Probe +
Instant Fun PLUS
3. Acessórios:
Mala de transporte:
Uma mala num cinza escuro, bonito, devidamente identificada com um logo metálico da Asus num dos lados, com vários compartimentos internos para documentos, cd's, cabos etc. Possibilidade de utilizar como mala de mão ou levar ao ombro já que tem uma alça. É feita num tecido bastante forte não aparentando nenhuma fragilidade, embora o interior deve-se ser um pouco mais almofadado.
Rato óptico USB:
O "hamster" como eu lhe chamo
4. Conclusão:
Até ao momento estou bastante contente com a escolha que fiz. Está a satisfazer-me em todas as etapas que o tenho submetido. A nível estético é muito agradável à vista, gosto bastante deste cinzento escuro que é feito, do preto das teclas, do ecrã, do teclado e touchpad. Nota negativa para as colunas que com o volume no máximo emitem muito ruido. Em relação à bateria só tem o senão de ter perto de um dedo que sai para fora da dimensão inicial do portátil, o que destoa um pouco... mas escapa.
Processador placa gráfica estão-me a surpreender pela positiva!! Em relação à placa gráfica realço desde já que todos os testes que lhe fiz foi com as drivers que vinham de fábrica, ainda não instalei as Catalyst mais recentes.
Bem esta parte final foi feita um pouco à pressa porque já estou bastante cansado... passei o dia nisto, por isso se faltar alguma coisa, ou quiserem que algo seja mais debatido digam por favor.
Fiquem com algumas fotos!
5. Fotos:
Estou sempre receptivo a propostas para implementar esta review com actualizações!
Informações actualizadas encontram-se sublihadas