Hoje decidi (re)começar a participar neste fórum, visto a andar um bocadito ausente
Aqui vai uma review a um disco de 3,5" recentemente comprado na vorbis.
Verbatim 3,5" 1000GB (1TB) USB 2.0
Marca: Verbatim
Capacidade: 1000GB (1TB) (vinha formatado em FAT32, mas ja o formatei em NTFS(normal mode) +/- 3horas)
Interface: Hi-Speed SATA 2 3.0Gbps
RPM: 5400
Preço: 99.90 €
Sofware incluido: Nero BackITup 2 Essentials(pre-loaded on the drive)
Marca HD: Western Digital
Referência: Na embalagem: 47512
Requesitos: Basicos: Porta USB, lalala(lenga-lenga do costume) .
Peso: ~1kg
A embalagem é composta por:
- Caixa c/ disco, alimentador CA(com adaptação para as duas tomadas(Europa e EUA)), cabo usb(bem curto por sinal, ~1metro) e manual 27 linguas(o que escusava
mas pronto, isso sou eu).
Notas Pessoais:
- A caixa da sinal de ter material de boas qualidades, não é feita de plástico ( como discos por exemplo da MemUp, como constatei num disco de um vizinho ),
tem um aspecto limpo só faz referência à marca no canto inferior esquerdo da parte superior.
tem um autocolante por baixo e se este for quebrado perde-se a garantia ( o que é mau sinal :/ mas se tiver algum problema vai pa garantia pois tem 2 anos ou
se passar dela, rasga-se ).
As suas dimensões são aproximadamente 20cm de comprimento, 11.4 cm de largura e 4 cm de altura.
A parte traseira é composta por uma entrada USB tipo B, a entrada de corrente e um interuptor para ligar/desligar o disco ( ponto essencial para mim em
termos de discos externos ) e um blow hole. A parte frontal é composta por um plastico muito resistente preto-brilhante com um led embutido( verde quando o
disco está ligado e quando esta em actividade reduz a intensidade do led).
O cabo é bastante curto mede na ordem dos ~1metro como ja referido e no meu caso, para usar em desktop, o cabo chega, mas mesmo a "queima".
O manual tem 134 folhas( calhamaço ) sensivelmente 6/7 pags por lingua, apresenta como o utilizar mesmo para NOOBS, integralmente, em todo o sentido da
palavra, uma pequena FAQ, mais umas cenas respectivas a garantia.
Quanto ao software que acompanha o produto, acho que não vou usar mas fica no disco ( ele não ocupa muito e pode ser que algum dia possa vir a usar )vem em
português pelo que pude apurar.
Agora o HDD
Esse talvez seja o ponto que mais me decessionou, pois nem no everest, nem no HD Tune, nem no site da WD( pagina normal a explicar as specs do disco ) nem no
da verbatim consta la informaçao sobre o disco, só encontrei referencia para um link de um PDF da WD num forum com a especificação das letras EAVS (modelo:
WD WDC10EAVS), alias, não sei porque não disponibilizam a informação, não sei... Delidiu-me bastante neste ponto, mas pronto, apesar das coisas, é WD e não
perde em rapidez face ao Lacie 250GB by F.A. Porsche nem WD Elements de 500GB ambos de 7200RPM, face a este de, aparentemente, 5400RPM
O disco em si(deve ser esse, suponho(pelo menos WD10EAVS é...)):
a capacidade deles(nem chega a 1000000000000 bytes
------------------------
Vamos benchar isto...
HD Tach - Verbatim 1TB:
Quick Bench:
Long Bench:
HD Tune:
Read Bench.:
File Bench.(1MB):
---------------------------------------------------
HD Tach - Lacie by F.A. Porsche(250GB):
Quick Bench:
Long Bench:
HD Tune:
Read Bench.:
File Bench.(1MB):
--------------------------------------------------------------
HD Tach - WD Elements(500GB):
Quick Bench:
Long Bench:
HD Tune:
Read Bench.:
File Bench.(1MB):
--------------------------------------------------------------
E a minha drive interna Seagate 200GB SATA I:
HD Tach:
Fim do bench, hora de descancar
-------------------------------------------------------------------------
Ora aí ta ele:
Good:
- USB 2.0 (maioritariamente compativel com qualquer pc/mac)
- Design simples e sobrio
- Grande capacidade pelo preço(saindo a 0.0999€/GB)
- Inaudivel
- 2 anos de garantia
Bad:
- USB 2.0 (o que é bom tem desvantagens, limita bastante a largura de banda, mas 30MB/s, nada mau...)
Abraço
TEMPLATE DO USER zekid(NÃO SABIA BEM COMO ELABORAR UMA REVIEW A UM DISCO, E ACHEI A SUA ESTRUTURA BASTANTE BOA)
opinião: pa template ainda demorou a fazer, não pensem la k foi rapido...
comentem! ^^