Comprar ou não comprar um Macbook...

Hardware, software, gadgets, Leopard, Macs, iPods e tudo o mais relacionado com este mundo

Moderadores: Administradores, Moderadores

Comprar ou não comprar um Macbook...

Mensagempor SkyRunner » Sábado Dez 27, 2008 15:08

A questão que coloco é a que se calhar muita gente colocou, a questão de comprar ou não comprar um portátil apple...

Nunca funcionei com o SO da Apple nem com um apple, e gostaria que me dessem opiniões,coisas que deveria saber, pois estou indeciso entre um apple e um portátil "normal"...

Cumpz...
SkyRunner
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Set 23, 2004 20:25

Re: Comprar ou não comprar um Macbook...

Mensagempor bvmzinho » Sábado Dez 27, 2008 20:39

SkyRunner Escreveu:A questão que coloco é a que se calhar muita gente colocou, a questão de comprar ou não comprar um portátil apple...

Nunca funcionei com o SO da Apple nem com um apple, e gostaria que me dessem opiniões,coisas que deveria saber, pois estou indeciso entre um apple e um portátil "normal"...

Cumpz...

Também tive essa dúvida o ano passado... nunca tinha trabalhado com Apple. Hoje, digo com certeza que foi sem dúvida a minha melhor compra, no que respeita a tecnologia.

O meu único conselho é o seguinte: se a ideia do portátil é jogos, comprem PC!

Cumps
MacBook Pro 2.2GHz
bvmzinho
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Jan 15, 2005 17:25

Mensagempor sergio.pontes » Sábado Dez 27, 2008 21:14

Bem, apple é apple. Eu nunca tinha experimentado e fiquei maravilhado, e atenção que tenho um mac antgio que o meu irmão me deu. Tem muitos prós, virus por exemplo, nem vê-los, tem um SO estavel (disseram-me que era baseado em unix).

agora, é diferente, muito diferente - aconselho a experimentares dares uns toques num mac antes de comprares, mas quase que aposto que ficarás satisfeito.
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Jun 03, 2007 23:02

Mensagempor Bad_Cop » Sábado Dez 27, 2008 22:05

ultimamente tenho mudado de opinião em relação aos macbook.

por exemplo, por 700€ compras um macbook dos antigos, com 2gb de ram, t8300, 160gb e uma intel x3100.
eu paguei 640€ por um asmobile também de 13.3 com as mesmas configurações e 4gb de ram à coisa de 2 meses, por isso nem acho muito caro dado que o macbook é mais bonito e trás SO.

acho que é uma aposta válida mesmo para quem não quer ou não vai usar exclusivamente o windows.

quanto ao SO, depende da pessoa.. eu mudei para linux e adaptei-me bem. sei que tenho de procurar software para o que quero, tenho de me adaptar a novas ferramentas e isso é que é importante. senão mal precise de uma ferramenta windows volto atrás, e para quem compra um mac isso é chato.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor N_G » Quarta Jan 14, 2009 23:54

Depende sempre do que queiras fazer com o portátil..
No meu caso assenta que nem uma luva... e já lá vai um ano desde que o comprei.

Dou formação e o KeyNote para as apresentações é simplesmente divinal...

Como também programo e faço uns projectos em PHP, AJAX e JAVA (tudo suportado nativamente em Mac), aproveito a estabilidade que o sistema me oferece e aumento a produtividade..

De qualquer forma tenho o bootcamp para quando preciso mesmo de trabalhar com o MS Windows (o que acontece com pouca frequência, mas ainda assim é inevitável).

Portanto, avalia bem as tarefas que o teu futuro portátil vai realizar..

Cumps,
N_G
N_G
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Abr 04, 2004 21:51

Mensagempor zemsantos » Sexta Mar 13, 2009 10:17

Concordo com os comentários anteriores, tens de duas coisas a ter em mente.

1. Que utilização vais dar ao computador?
2. Consegues-te habituar ao software?

O que eu te aconselhava seria a conseguir que um amigo te emprestasse um mac, ou algo parecido, comprar um muito velho, desde que consigas durante uns meses experimentar o OSX.
Eu quando voltava e volto ao Win XP ou VISTA, é uma regressão ENORME.

Depois tens que ter em conta que os MACs são caros! Mas o hardware é de qualidade muito superior, tenho um Macbook de Alumínio e não há nada no mercado que fique sequer perto, a qualidade do acabamento exterior é impressionante. Olhando para a parte de baixo e para as laterais o portatil não está cheio de buracos para ventilação, ou montes de placas aparafusadas, dá muito jeito para limpar (por exemplo).

E quanto a software, de momento ainda não senti falta de nenhum, porque consigo fazer tudo que uma pessoa normal faz, até o office existe para mac. E ainda tenho o iLife, que não existe para windows. Ajuda imenso a organizar as fotografias, filmes etc.
Para finalizar tens o time machine, para que nunca se perca trabalho :D

A minha opinião? Depois de experimentares não vais querer outra coisa 8)
Macbook 2.0GHz (Aluminio)
zemsantos
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Mai 04, 2006 17:56

Mensagempor SkyRunner » Sexta Mar 13, 2009 18:11

Boas!!

A utilização que iria dar ao portatil seria a de apenas trabalhos para a fauldade, ver uns filmezitos, umas cenitas no photoshop, ouvir musica, ou seja, basicamente seria trabalho, pois para jogar a plataforma MAC a meu ver não existem muitos jogos para isso, existem apenas os essenciais, tipo Football Manager :twisted: ... :lol:

Habituar ao software não sei, pois nunca me aventurei no mundo MAC, mas tenho andado por alguns foruns e pelo que me têm dito dizem que é facil habituar, agora também penso que as pessoas que dizem isso secalhar ja tinham trabalho antes com software MAC...

Amigos com MAC´s não tenho, e depois sempre que precisar de Windows, tenho o desktop, que lhe vou fazendo uns upgrades, nada de por aí além, para correr alguns jogos...

Estava a pensar num MacBook 2.4ghz, e que a meu ver para um portatil desta qualidade, não é um preço muito por aí além, podendo secalhar arranjar um promoção de comprar sem juros...

Depois há ainda umas dúvidas que tenho:
:arrow: Os MacBooks têm colunas?( :oops: ) É que nos MBP notam-se as colunas de lado, mas nos MB, não vejo as ditas cujas...
:arrow: Outra coisa prende-se com o facto da connectividade, tem saída para ligar aos retroprojectores para fazer apresentações? Dá para ligar á tv?Ou seja tem Tv-Out?

Como não tenho muita pressa, também espero um bocadinho por uma eventual descida de preços e/ou promoçoes aliciantes...

Cumpz...
SkyRunner
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Set 23, 2004 20:25

Mensagempor zemsantos » Sexta Mar 13, 2009 23:02

SkyRunner Escreveu:
Estava a pensar num MacBook 2.4ghz, e que a meu ver para um portatil desta qualidade, não é um preço muito por aí além, podendo secalhar arranjar um promoção de comprar sem juros...

Depois há ainda umas dúvidas que tenho:
:arrow: Os MacBooks têm colunas?( :oops: ) É que nos MBP notam-se as colunas de lado, mas nos MB, não vejo as ditas cujas...
:arrow: Outra coisa prende-se com o facto da connectividade, tem saída para ligar aos retroprojectores para fazer apresentações? Dá para ligar á tv?Ou seja tem Tv-Out?

Como não tenho muita pressa, também espero um bocadinho por uma eventual descida de preços e/ou promoçoes aliciantes...

Cumpz...

Eu também uso o meu para a faculdade e foi para isso que o comprei :D, não estou nada arrependido hehe. Eu tenho o Macbook 2.0GHz e estou bastante contente, chega e sobre para o que uso, com alguma edição de imagem e video pelo meio, também já joguei demos de jogos que há na pagina da apple e em termos de gráficos portou-se muito bem, acho que a NVIDIA é uma boa gráfica (principalmente tendo em conta que não é dedicada). Podes sempre também esperar por uma remodelação, que é o que basicamente toda a gente faz, porque eles têm o habito de adicionar sempre mais qualquer coisinha.

O MB tem colunas, o som sai pelo teclado, é esquisito mas tem som aceitável.

A ligação para monitores externos é que já não é tão bonita. Tens a Mini DisplayPort que dá para ligar directamente aos monitores apple (só os novos) e para ligares a qualquer outra coisa, DVI, VGA etc tens de comprar um adaptador, ficam por volta dos 30€...

E há!!! Se és estudante não te esqueças que tens desconto na loja on-line, basta entrares como "ensino". Acho que nas lojas também te dão o desconto, mas não tenho a certeza. :roll:
zemsantos
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Mitx » Quinta Jun 25, 2009 16:28

bvmzinho Escreveu:
SkyRunner Escreveu:A questão que coloco é a que se calhar muita gente colocou, a questão de comprar ou não comprar um portátil apple...

Cumpz...

Também tive essa dúvida o ano passado... nunca tinha trabalhado com Apple. Hoje, digo com certeza que foi sem dúvida a minha melhor compra, no que respeita a tecnologia.

O meu único conselho é o seguinte: se a ideia do portátil é jogos, comprem PC!

Cumps

não aconselham nem o macbook pro para jogos? (mesmo que se instale o windows)
Mitx
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Mai 29, 2006 19:50

Mensagempor zemsantos » Sexta Jun 26, 2009 1:01

Mitx Escreveu:
não aconselham nem o macbook pro para jogos? (mesmo que se instale o windows)

Há quem diga que o hardware da apple trabalha muito bem, e que chega a superar alguns sistemas um pouco mais "potentes". Mas pensa lá bem se vale a pena dar tanto dinheiro para no fim ter um pc com windows, há certamente alternativas mais atraentes.

Felizmente já me deixei de jogos :lol:, era jogar CS até às 9h da manhã :twisted:
zemsantos
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor xabita » Sexta Jun 26, 2009 13:51

Compra, compra!!!
Desde que comprei o meu Macbookpro 15" não uso mais o windows.
A minha torre não a ligo há 4 meses. :wink:
xabita
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Mar 15, 2007 0:01

Mensagempor Semenkhare » Quarta Jul 08, 2009 19:08

Boas! Eu também estava como tu. Pensei, ponderei, pensei mais um pouco... Até que, na semana passada, o meu velho LG S1 Pro (Deus o tenha em descanso, snif... snif...!) bateu as botas... e nem pensei duas vezes, comprei um Macbook Pro de 15". Amigos meus que usam Mac há bués sempre disseram maravilhas, mas pensava que era conversa de "Mac fans"... Mas pah, isto é um espectáculo. O OSX é um mundo à parte. Mais rápido, mais estável, mais leve... não tem nada a ver com o Windows (embora o Windows 7 esteja porreiro, bem melhor que o cancro do Vista!).

Agora os Macs estão tão baratos (isto é, relativamente, comparado com há uns anos atrás; o meu ficou-me por 1600 aereos), mais vale optar por um. E enquanto não te habituares ao OSX, podes instalar o Windows XP/Vista/7, com o Bootcamp, por exemplo... e ficas com o melhor dos dois mundos numa só máquina! Depois a Apple tem coisinhas que uma pessoa passa-se, a nível de design e de ergonomia. O encaixe da fonte de alimentação é um íman (se tropeçares no fio o computador não sai disparado pois o cabo desliga-se); o teclado ilumina-se; o ecrã tem um sensor de proximidade (se te aproximares demasiado o brilho diminui automaticamente, para não te ferir os olhos); tens um botão em que carregas e podes ver a carga da bateria, sem ter que ligar o bicho); o design interno é do melhor, limpo e arrumado; etc., etc. e etc.

Só tem duas coisitas que me incomodam um pouco:

1- O teclado é diferente dos PC's; faltam teclas a que estava habituado, mas aos poucos vou dando a volta, utilizando atalhos que ajudam a fazer o mesmo que fazia no Windows; e continuo a ter 2 teclas trocadas (o "º" e o "ª" estão na tecla "\", e não sei como teclar o "\", já que esta tecla serve para o "^"; se alguém souber que me avise, por favor!), de resto todo o resto do teclado funciona bem.

2- O Macbook Pro, com o Windows aquece substancialmente mais que com o OSX. Em idle, sem fazer nada, a temperatura estava sempre entre os 58 e os 62ºC!!! Isto porque o senhor Steve Jobs quer um computador silencioso e colocou as ventoinhas a funcionar mais devagar. Isto resulta no OSX, que é um sistema que, embora muito rápido, não puxa tanto como o Windows (e por isso não aquece tanto a máquina). A solução, para mim, passou por instalar um programita genial (smcFanControl v2.2.2), onde podemos mudar a velocidade das ventoinhas. Sempre que quero ir para Windows, uso este programa no OSX para colocar as ventoinhas numa rotação mais elevada e renincio (não desligo!) para o Windows e pronto! Hoje experimentei, instalei bué de cenas, naveguei na net, puxei por ele e a temperatura não passou dos 55ºC. Só falta experimentar com um jogo, para ver como se porta. E o barulho das ventoinhas nem é muito excessivo. Só espero é que a Apple crie um controlador mais eficaz para usar no Windows, seria porreiro.

Fora estes dois senãos (que nem sequer são problemáticos), recomendo Mac! Sem dúvida! :D
.
.
- Asus P5Q / Intel C2D E8400 / 4GB 800MHz / Asus EAH4850 512MB / Asus TFT VW220D (21.6")
- Macbook Pro 15" / C2D T9400 (2.53GHz)/ 4GB 1066MHz / nVidia 9400M + 9600M GT
- Sony Ericsson X10i
- iPod Touch 3G 32GB
Semenkhare
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jun 14, 2006 22:11

Mensagempor bvmzinho » Quarta Jul 08, 2009 23:21

Semenkhare Escreveu:Só tem duas coisitas que me incomodam um pouco:

1- O teclado é diferente dos PC's; faltam teclas a que estava habituado, mas aos poucos vou dando a volta, utilizando atalhos que ajudam a fazer o mesmo que fazia no Windows; e continuo a ter 2 teclas trocadas (o "º" e o "ª" estão na tecla "\", e não sei como teclar o "\", já que esta tecla serve para o "^"; se alguém souber que me avise, por favor!), de resto todo o resto do teclado funciona bem.

Acho isso estranho... que Macbook pro é? O mais recente? Eu tenho o modelo anterior e o "º", "ª" e "" estão onde é suposto. A não ser que te estejas a referir ao teclado, quando usado em Windows... isso sim é chato.
EDIT: se te estiveres a referir a windows, experimenta carregar na última tecla do lado esquerdo na fila numérica. Se o teclado for igual ao meu, será ao lado do "1", com os símbolos do "+-" e "§". Verifica se aparece a barra "" aí...

Semenkhare Escreveu:2- O Macbook Pro, com o Windows aquece substancialmente mais que com o OSX. Em idle, sem fazer nada, a temperatura estava sempre entre os 58 e os 62ºC!!! Isto porque o senhor Steve Jobs quer um computador silencioso e colocou as ventoinhas a funcionar mais devagar. Isto resulta no OSX, que é um sistema que, embora muito rápido, não puxa tanto como o Windows (e por isso não aquece tanto a máquina). A solução, para mim, passou por instalar um programita genial (smcFanControl v2.2.2), onde podemos mudar a velocidade das ventoinhas.

Também uso esse programa para controlar a velocidade das ventoinhas.
O chassis em alumínio tem a desvantagem de aquecer um bocado...
Infelizmente pra mim, discordo um pouco de ti, acho que numa rotação maior, o barulho das ventoínhas torna-se bastante incomodativo.
Este é o único senão do meu Mac, de resto, estou extremamente satisfeito.

Em 2 anos, nunca formatei o disco, nunca precisei de recuperar dados, nunca crashou, nunca encontrei virus e isto pra mim são vantagens.

abraço
MacBook Pro 2.2GHz
bvmzinho
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Semenkhare » Quarta Jul 08, 2009 23:48

bvmzinho Escreveu:
Acho isso estranho... que Macbook pro é? O mais recente? Eu tenho o modelo anterior e o "º", "ª" e "" estão onde é suposto. A não ser que te estejas a referir ao teclado, quando usado em Windows... isso sim é chato.
EDIT: se te estiveres a referir a windows, experimenta carregar na última tecla do lado esquerdo na fila numérica. Se o teclado for igual ao meu, será ao lado do "1", com os símbolos do "+-" e "§". Verifica se aparece a barra "" aí...

Sim, é no Windows apenas. Quanto ao "" obrigado, resultou. :D
Quanto ao Mac, é o último Macbook Pro, creio eu. Mas como ter a certeza? Existe alguma referência que eu possa usar para confirmar?

bvmzinho Escreveu:Também uso esse programa para controlar a velocidade das ventoinhas.
O chassis em alumínio tem a desvantagem de aquecer um bocado...
Infelizmente pra mim, discordo um pouco de ti, acho que numa rotação maior, o barulho das ventoínhas torna-se bastante incomodativo.
Este é o único senão do meu Mac, de resto, estou extremamente satisfeito.

Em 2 anos, nunca formatei o disco, nunca precisei de recuperar dados, nunca crashou, nunca encontrei virus e isto pra mim são vantagens.

Sim, na verdade, com as ventoinhas no máximo, faz um bocado de barulho. Tento equilibrar entre rpm e ruído. Mas, na verdade, o ruído só me incomoda à noite. Durante o dia nem dou conta dele. Gostaria era que, ou a Apple lançasse um controlador melhor, que permitisse aumentar ou diminuir a rotação automaticamente, ou arranjar outro programa que me permitisse fazer isso. Entretanto encomendei este cooler: ZALMAN ZM-NC2000. Todo em alumínio, com controlo das ventoinhas. Deve ajudar o Mac a respirar um pouco melhor. :D

Imagem

Mas de resto, para um novo utilizador de Mac, estou a gostar da máquina. Só preciso mesmo do Windows para o AutoCAD, Stratigraph e mais uns quantos programas. O resto estou a usar o OSX. Meio trapalhão, no início, mas vou aprendendo, pois o SO é bastante intuitivo.
.
.
- Asus P5Q / Intel C2D E8400 / 4GB 800MHz / Asus EAH4850 512MB / Asus TFT VW220D (21.6")
- Macbook Pro 15" / C2D T9400 (2.53GHz)/ 4GB 1066MHz / nVidia 9400M + 9600M GT
- Sony Ericsson X10i
- iPod Touch 3G 32GB
Semenkhare
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jun 14, 2006 22:11

Mensagempor bvmzinho » Quinta Jul 09, 2009 8:46

Semenkhare Escreveu:Quanto ao Mac, é o último Macbook Pro, creio eu. Mas como ter a certeza? Existe alguma referência que eu possa usar para confirmar?

Simples... :lol:

Este é o meu:

Macbook Pro Old

Deduzo que este seja o teu:

Macbook Pro New

Não me importava nada de ter o novo... :)
MacBook Pro 2.2GHz
bvmzinho
Membro de Prata
Membro de Prata

Próximo

Voltar para Apple

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante