Temperaturas do CPU

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Temperaturas do CPU

Mensagempor pamaro » Domingo Jan 04, 2004 14:22

Antes de fazer este post fiz um search no forum, mas a maioria dos posts sobre este tema eram sobre temperaturas em overclocking ou em que se suspeitava que algo estava mal. O que eu queria saber era qual a temperatura esperada de um processador em condições "normais" de uso :).

O meu costuma andar entre os 26 e 28 graus em idle, 28 a 32 em trabalho normal, 36 em trabalho mais intensivo e 45 a 50 após umas horitas a jogar. Isto é relativamente normal, não é? A temperatura de risco para um processador como o meu (P4 2.8, com o cooler inbox e sem oc) anda pelos 80º, segundo li... agora, qual é a vossa experiência no Verão? :) Quando as temperaturas cá fora estão a 35 ou 40 graus (como em 2003), não me parece que isto fique pelos 45 a 50 após umas horas a jogar... sobe muito ou nem por isso?
pamaro
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Out 22, 2003 22:38

Mensagempor Kaipyra » Domingo Jan 04, 2004 15:06

Bem, com o meu AMD XP 2400+, que é tendencialmente mais quente, tenho temperaturas no verão que variam entre os 38º em idle e os 50º em full load. Isto com a velocidade stock e o Tt Volcano 7+ na velocidade mínima (que já é um barulho desgraçado!)

O que quero dizer com isto é que talvez tenhas uma amplitude térmica um pouco alta. Não foste tu a montar o Pc, pois não? É que se calhar os gajos não puseram bem a pasta térmica... não vale a pena comprares uma bisnaga par isso, já que estudas cá em CBR posso emprestar a minha.

De qualquer forma nad disso é alarmante, estás com temps bastante boas segundo as condições.
Qualquer assunto relacionado com a moderação, contactar via PM ou email, sff.
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 30, 2002 22:48

Mensagempor brk » Terça Jan 06, 2004 15:05

A temperatura do processador depende de vários factores:
Depende do dissipador do processador e do contacto que existe entre o dissipador e o próprio processador. A maior parte dos processadores in-box actuais trazem um dissipador com um autocolante para colar ao processador, que não é bom condutor térmico. Podes sempre substituir isso por uma boa pasta térmica.
Há motherboards que fazem com que o processador gere menos calor do que outras, por exemplo, no meu caso tenho uma board ecs e um amd XP2000+ e as temperaturas andam por volta dos 45ºC e um amigo meu tem uma board asus e um processador igual e a temperatura anda por volta dos 40ºC.
Depende ainda do fluxo de ar dentro da caixa do computador, é sempre preferível compar uma fonte de alimentação com duas ventoínhas para retirar mais calor de dentro da caixa e se possível acrescentar uma ventoinha traseira para retirar ar.

As temperaturas que dizes são normais, por tanto não tens que te preocupar.
brk
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Jan 05, 2004 15:33

Mensagempor pamaro » Terça Jan 06, 2004 15:30

Ok, se as temperaturas não são preocupantes, acho que não há motivo para alterar qualquer coisa :). Vamos ver como é que isto se comporta no Verão.

Quanto a ventoínhas, além da do processador e da que vem na fonte, há mais três na caixa (uma traseira e duas laterais). Como não faço overclocking e vocês dizem que estas temperaturas são normais, em princípio isto deve ser suficiente.
pamaro
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Out 22, 2003 22:38

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes