Problema grave - PC não arranca(va) XP3000+

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Problema grave - PC não arranca(va) XP3000+

Mensagempor pedrom30 » Sexta Out 19, 2007 0:52

Boas,

Estou com um problema no meu PC, hoje comprei uma nova gráfica (resolvi comprar apenas a grafica mantendo o restante sistema, uma vez que esta placa irá servir posteriormente para o meu irmão, que não quer de todo mudar o seu sistema, que apesar de AGP é melhor que o meu:

O meu é um AMD Atlhon XP 3000+ (400 mhz fsb)

MB - A7n8x 2.0 (edição da Targa...empresa de computadores alemã, que coloca os seus pc´s no mercado através do Lidl.... :oops: )

Twinmos Dual Channel 2*512 PC 3200

Creative Audigy 2 ZS

LC Power Supersilente 550w Gold

Antes tinha uma All In Wonder Radeon 9600 pro, tendo hoje comprado uma Sapphire X1950GT (AGP).

Ao iniciar, tive um ecran azul. Mexi na BIOS e o resultado era sempre o mesmo no modo de segurança. Experimentei com a minha antiga placa e também dava o mesmo resultado.

Voltei à BIOS, e apenas quando coloquei tudo nos parametros standar, e iminui a velocidade do processador (depos de andar a experimentar outras coisas) e coloquei a velocidade do processador (??) em 133 ou 180 mhz é que consegui entrar, não conseguindo nos 200 que era onde estava. Agora tenho a informação que tenho um XP 1800 a 1.4.

Já agora, também adquiri um novo cooler com uma fan (andava com as temp algo elevadas) Arctic Copper Lite.

Será que estraguei algo? ou que a placa não é compativel com o sistema??

Estranho por não conseguir o processador nos 200mhz :cry: :cry: :cry:

Compro a placa para jogar com mais qualidade sem trocar tudo, e agora, tenho o PC muito mais lento que dantes....

Agradecia muito a vossa ajuda e disponiblidade para me safar disto....

Obrigado
Editado pela última vez por pedrom30 em Sábado Out 20, 2007 14:21, num total de 1 vez.
pedrom30
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Abr 20, 2005 9:46

Mensagempor SuperMocho84 » Sexta Out 19, 2007 8:03

Experimentaste instalar de novo a 9600 Pro? Se sim, funcionou?
AMD Athlon64 3500+ Winchester
ASUS A8N-SLI Deluxe
ASUS Nvidia GeForce 6800GT 256MB DDR3
4x512MB DDR400 Kingston
Western Digital 250GB SATA II + 200GB SATA + 60GB IDE
Logitech X-230 + Audigy 2
Pioneer 120S + Optiarc 7173AD
LC Power Hyperion 700W
SuperMocho84
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Dez 21, 2004 11:48

Mensagempor pedrom30 » Sexta Out 19, 2007 9:41

SuperMocho84 Escreveu:Experimentaste instalar de novo a 9600 Pro? Se sim, funcionou?

Boas, obrigado desde já pela atenção.

De facto tentei instalar a 9600 e também não deu.

A sequência foi a seguinte:

1- Substituição do cooler. Tendo ligado o PC e a máquina funcionava bem.

2- De seguida, substituição da gráfica. E aí já não deu para entrar. Fui à BIOS e alterei o valor AGP Aperture Size dos 64 para 250 (será que fiz mal?)

3 - Continuou a aparecer o ecran azul. Voltei a instalar a grafica 9600 e tb não dava para entrar.

4 - Fui à bios e coloquei os valores padrão. E aí já consegui entrar, mas com o pc muito mais lento, sendo reconhecido como um 1.75.

5- Alterei os valores gradualmente, sem nunca conseguir ligar com os valores dos MHZ a 200. Por estranho que pareça esta manha, com aqueles settings consegui entrar, mas o pc estava muito instável e desligava-se pouco tempo depois.

6- Voltei a mexer na BIOS, mexi sobretudo nos timings das memorias, baixando-as e agora é que são elas....o PC nem liga, apita durante um segundo, para, e volta a apitar durante outro segundo, consecutivamente. Nem consigo entrar na BIOS..... :evil: :cry: :cry:

Será que tirando a pilha vou conseguir anular o que fiz de alterações?

Sinceramente estou de rastos...gasto dinheiro para não ter computador....

(já agora, este meu sistema já era algo instável. Por vezes desligava-se. Mas como eram espaçadas não me preocupava muito).

Alguem tem sujestões para o que se estará a passar? Será devido a ter alterado os timings da memoria? Esta Board não vale é nada. Aquilo está quitado pela Targa, à coisas que comparada com a "original" esta não tem, e no entanto tem outras que a original não tem. Eu até não me importava de por cerca de 40/50€ trocar de board, que me permitisse manter as memorias....Mas, e se o problema não é da board....

Mas o mais importante, é que não queria ficar a arder com o dinheiro que dei ontem pela gráfica...
pedrom30
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alr_tech » Sexta Out 19, 2007 10:08

boas

em primeiro lugar é preciso reactivar a máquina, no seu estado original.

validar cooler, quando mudaste o dito, limpaste a massa antiga....
não caiu lixo?....
resumindo:
limpaste o dito, validaste que estava bém encaixado...
colocaste nova massa... uma fina camada, só para sujar a zona de ligação..
um pouco idem no cooler...

o dito ficou bém preso e encostado ao CPU.....?
a fan roda?

valida as memórias... tens uma, duas?
se tiveres outra máquina qua as aceite valida cada uma delas com o memtest86...

a board, não apresenta condensadores inchados... e zonas escuras?

conectores... um atx e nenhum atx12?

valida no manual se o FSB do CPU, encontra-se defindo correctamente nos jumpers?

valida a pilha... se tiver mais de 3 anos substitui...

torna a colocar a gráfica antiga.... não apresenta nada esquisto?

um hard reset pelo jumper...

1º teste:
só board, gráfica, 1 memória
arranque, deu?
entra na bios e valida as tensões...

desliga e liga um periférico de cada vez.... até falhar...
não falhou optimo...

antes de mudares a gráfica..
entra no XP ou que usas e desinstala os drivers todos da 9600...

sai e troca de gráfica..
valida se não tem nenhum conector de alimentação na gráfica

quando arrancares, vai à bios e valida os valores..
especialmente os da tensão...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor pedrom30 » Sexta Out 19, 2007 10:19

alr_tech Escreveu:boas

em primeiro lugar é preciso reactivar a máquina, no seu estado original.

validar cooler, quando mudaste o dito, limpaste a massa antiga....
não caiu lixo?....
resumindo:
limpaste o dito, validaste que estava bém encaixado...
colocaste nova massa... uma fina camada, só para sujar a zona de ligação..
um pouco idem no cooler...

o dito ficou bém preso e encostado ao CPU.....?
a fan roda?

valida as memórias... tens uma, duas?
se tiveres outra máquina qua as aceite valida cada uma delas com o memtest86...

a board, não apresenta condensadores inchados... e zonas escuras?

conectores... um atx e nenhum atx12?

valida no manual se o FSB do CPU, encontra-se defindo correctamente nos jumpers?

valida a pilha... se tiver mais de 3 anos substitui...

torna a colocar a gráfica antiga.... não apresenta nada esquisto?

um hard reset pelo jumper...

1º teste:
só board, gráfica, 1 memória
arranque, deu?
entra na bios e valida as tensões...

desliga e liga um periférico de cada vez.... até falhar...
não falhou optimo...

antes de mudares a gráfica..
entra no XP ou que usas e desinstala os drivers todos da 9600...

sai e troca de gráfica..
valida se não tem nenhum conector de alimentação na gráfica

quando arrancares, vai à bios e valida os valores..
especialmente os da tensão...

cumps

Muito obrigado pela tua atenção. Quando chegar a casa vou tratar fazer tudo o que dizes, mas para isto a minha dúvida é apenas como aceder à bios, pois ele agora apita e não entra, mas penso que tirando a pilha conseguirei voltar a entar. Mais uma vez obrigado.
Falas na pilha, e realmente o meu sistema já tem 4 anos, e muitas horas ligado (por vezes semanas seguidas). Será que a pilha pode causar os problemas de instabilidade que tinha já antes desta minha última aventura?
pedrom30
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor pedrom30 » Sábado Out 20, 2007 9:05

Bem, não querendo estar a deitar foguetes, a verdade que fiz tudo o que me disseste, e além de ter entrado no sistema, este aparentemente mantêm-se estável (será que foi por ter trocado uma memoria de slot?)

Estranho agora é o facto de as temperaturas indicadas na Bios, serem muito superiores às indicadas no programa no AsusProbe (acho que é assim que se escreve) (na bios começa logo com cerca de 60º, e no Asus tive com temperaturas de caixa aberta de 38º. Com a tampa fechada foi para os 50º.

Eu quando comprei o computador tinha shutdowns constantes, até que uma dia ligando para o apoio tecnico, disseram-me para fazer uma "actualização, flashar??" à bios. Será que tirando a bateria, perdi o tal flash, ou actualização que tinha feito? Bem, a verdade é que a única coisa estranha são as temperaturas que a Bios apresenta, de resto está mais estável. Entre ter o problema das temperaturas estarem a ser mal indicadas na BIOS e ter o sistema altamamente instável, prefiro a primeira solução, afinal para o segundo tenho o Asusprob.

Mais uma vez muito obrigado
pedrom30
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alr_tech » Sábado Out 20, 2007 12:45

boas

tudo?

e os resultados..
o memtest deu alguns erros?

temp de quê ? CPU?
bém, o valor que reportas continua elevado...
puseste massa nisso?
esse cooler que compraste é pouco melhor que o original...
devias ter perguntado primeiro por aqui...

e a caixa não tem espaço para mais fans?

geralmente os valores da bios estão mais correctos que o asus probe...
valida se existe mais alguma bios, para flashar....
o speedfan costuma ser melhor que o asus probe...

dá-me tb os valores das tensões..

cumps

aproveita e verifica se existe algum update para os drivers do chip7
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor pedrom30 » Sábado Out 20, 2007 14:20

alr_tech Escreveu:boas

tudo?

e os resultados..
o memtest deu alguns erros?

temp de quê ? CPU?
bém, o valor que reportas continua elevado...
puseste massa nisso?
esse cooler que compraste é pouco melhor que o original...
devias ter perguntado primeiro por aqui...

e a caixa não tem espaço para mais fans?

geralmente os valores da bios estão mais correctos que o asus probe...
valida se existe mais alguma bios, para flashar....
o speedfan costuma ser melhor que o asus probe...

dá-me tb os valores das tensões..

cumps

aproveita e verifica se existe algum update para os drivers do chip7

Boas, antes de mais deixa-me agradecer-te pela tua ajuda. São pessoas como tu - e neste site existem bastantes felizmente - que engrandecem os forums. Além de teres conhecimentos, partilhas estes conhecimentos. Muito obrigado desde já.

Respondendo às tuas questões:

1- não fiz o memtest :oops: E digo-te pq. Eu pouco tempo depois ter ter comprado este kit, e perante os crasches que tinha (mesmo antes do novo kit), resolvi fazer e deu-me uma serie de erros. Estranho no entanto é que agora, e depois de ter trocado os slots ainda não tenha aparecido um bluescreen. Mas vou fazer um memtest. (pode parecer ridiculo, mas como tenho isto a funcionar, até tenho medo que vá começar a ter problemas. :oops:

2- Os valores (um da Bios e outro do Asusprob) são do CPU. A board estava a 34 (mas ela custuma estar a 30º, mas acho que se ficou a dever a uma "invenção" que fiz com uma fan, que coloquei a intruduzir fluxo de ar.

3- Coloquei ASilver 5

4- Quanto ao cooler, realmente não deve ser grande coisa, mas o problema é que na minha futura antiga caixa (hoje comprei outra) 8) , sobre o dissipador do processador, assentava uma turbina que puxava o ar. E como já tinha 4 anos e muuuiitas horas ligado, achei que estava na altura de ter algo diferente.

Para isto, ontem coloquei a fan que sobrou da turbina, a extrair o ar, e cheguei a ter temperaturas de 37....de caixa aberta. Depois de fechar a caixa aquilo começou a subir, depois de mexer na fan que coloquei já não sabia se era melhor ficar a extrair ou intruduzir ar (era uma fan de processador).

Hoje resolvi ir comprar uma caixa e optei por um Nox Coolbay...ia para trazer a de acrilico, mas na loja e vendo que a fan de 25 não fazia barulho, optei por trazer a Nox Coolbay 25 Preto. (acho que fiz bem, tendo inclusivamente em vista um futuro upgrade).

Já agora, que outro cooler aconselhas? é que para o socket A só encontrei este.... :roll:

5 - Relativamente ao flashar da bios, segundo me foi transmitido, aquela board, sendo uma revisão da Targa (empresa que montou o PC), só posso utilizar os updates da bios que estão no site da Targa. E parece-me que continuam a ter apenas aquele que já em tempos tinha feito. Será que ainda hoje se mantem ou terem de voltar a fazer, tendo em conta o "reset" à bios com a troca da bateria?

6 - Vou ver se existe algum update para os drivers do Chipset NVidia 2.

7 - Na minha próxima intervenção conto colocar aqui os valores das tensões (vou utilizar os que o Asus me dá...). Assim que chegar a casa o farei. Aliás, acho que vou ter dúvidas para montar a Nox Coolbay.... :roll: :oops:

Mais uma vez obrigado a todos, e especialmente a ti, pela tua boa vontade e saber.
pedrom30
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alr_tech » Sábado Out 20, 2007 21:58

boas

hum...
:)
1 - essas memórias são esquisitas, tb tive o mesmo problema...
a instabilidade que notas deve-se ao Dual channel...
os timmings e a tensão das memórias tem de ser mudados, vê no site da Twinmos, quais são... depende tb da velocidade que as colocas...
penso que tens 3 slots, ao mudares deves ter desligado o Dual Channel..

2 - quanto ás fans fiquei confuso, mas tenta o speedfan...

4 - não estou a ver o que falas...
Zalman 7000b...
tenho dois e gosto.... o problema dos coolers de qualidade é o peso....
o socket A apenas foi feito para 300 g.... embora não parta se colocares 450 g... desde que não transportes a caixa com o cooler montado...

5 - sim. bios só do fabricante... outras só com sorte...
não o conteúdo da bios não se perde se trocares a pilha, só os parâmetros...

7 - essa NOX é boazinha... tenho uma ... o problema é o pó que entra...
mas, nada como um limpeza e manutenção de 6 em 6 meses...
quanto á montagem é simples....
os discos, se não tiveres uns adaptadores de 3,5 para 5,4'' tens de os comprar...
tb aconselho a comprar uma fan de 12 para trás e um controlador de fans para diminuir um pouco a rotação das fans de origem pois fazem um pouco de barulho...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes