Várias dúvidas

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Várias dúvidas

Mensagempor Rexobias » Quarta Mar 05, 2008 2:35

Olá malta.

Tenho aqui o EVEREST instalado, coisa que nunca tinha feito antes, e fui aproveitar para brincar com o mesmo, desvendando assim curiosidades sobre o meu sistema.

A verdade é que foi graças a isto que começaram a surgir as minhas dúvidas...Por favor eu sei que é muito texto, mas agradecia que os cranios cá do siteo leiam com atenção.

BIOS

Na parte da Bios tenho a informação que esta tem mais de 2 anos, facto que não me admirou, uma vez que nunca fiz o seu update. Carreguei num dos links fornecidos pelo programa (http://scan.esupport.com/?r=40&CFID=204 ... N=62998567) e o mesmo indicou-me que havia uma actualização para a BIOS do meu sistema assim como updates a drivers de alguns componentes. A motherboard é uma MSI 865PE Neo3-F para que conste.

Como aquilo pede 30€ ignorei e fui ao site do fabrincante da Board (MSI) e instalei o programa Live Update. Lá fiz o Update (flashou a BIOS, etc...) e lá fiquei com a mesma actualizada.

1) A verdade é que após isto, o sistema ao fazer o Boot ao WinXP tem uma paragem na animação de Loading (logo no inicio da mesma) coisa que não tinha antes. Não é que seja muito prejudicial (só perco mais 2 segundos, lol), mas deixou-me de certo modo preocupado - É normal?!

2) Ao abrir o EVEREST notei que a data da BIOS do sistema apenas subiu de 2004 para 2005 - É normal que o update que eu fiz, que é a versão mais recente disponivel, seja tão antiga?!

3) Mesmo depois do Update os tais tipos da esupport dizem ter uma versão mais actual para a minha AMI BIOS. Será normal, uma vez que o update do fabricante já foi feito, ou os tipos apenas querem chular o pessoal?!

RAM

A minha segunda dúvida é relativa à RAM. Tenho 3 módulos de 1 Giga cada (fazendo 3GB de RAM) que são DIMM's DDR's 400, o problema é que no EVEREST diz que estas estão a trabalhar a metade (200Mhz).

A verdade é que nas configurações da BIOS, tenho sempre as Default settings escolhidas, mas também tenho uma outra opção que diz Performance Settings, mas quando escolho a mesma fala em riscos...

4) Existe algum problema em ter a RAM a 400 Mhz? Como é que posso colocar as mesmas a trabalhar a esta velocidade? Com certeza que terei um Boost de performance com elas a correr a 400 Mhz, não?!

CPU FSB

O meu CPU é um Pentium IV 3.6 Prescott com um FB de 800 (senão estou em erro). Mais uma vez no EVEREST indica 200 Mhz do mesmo...

5) O que raio é que se passa?!

--------------------------------------------------------------------

Será que tenho o meu PC a trabalhar a metade das suas capacidades e só agora é que notei?!

Se quiserem algum relatório do EVEREST digam que eu irei fornecer o mesmo, pois interessa-me perceber estas questões.

Cumprimentos, e desde já obrigado pela atenção e paciência.
Programa do Goucha Rula bués.
Rexobias
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Out 08, 2005 21:17

Mensagempor lucky » Quarta Mar 05, 2008 10:38

Em relação ao BIOS, foste tu que escolheste qual a versão para actualizar? Não terás escolhido uma versão que não é a última?

Em relação às memórias e ao FSB, a explicação é similar para ambos os casos, o BUS a que os 2 funcionam é de 200Mhz mas as memórias são DDR (Double Data Rate) e portanto isso traduz-se em DDR400 (não se trata de 400Mhz efectivamente quando se diz DDR400), o FSB é QDR e portanto o valor traduz-se em 4x mais => FSB800. Está normal portanto.
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Mensagempor Fresh_fruit » Quarta Mar 05, 2008 10:44

Tens que ter em conta que essa board já nao se vende prai há 2 anos ... logo as ultimas bios devem ter sido lançadas nessa data ...

O live update normalmente vai buscar a ultima .

Quanto ao resto tal como o lucky referiu , está tudo ok.
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor Rexobias » Quarta Mar 05, 2008 11:14

Obrigado malta, sempre fico mais descansado :)

Em relação à BIOS, o LiveUpdate é que a escolheu (eu não fazia a instalação se fosse eu a escolher, lol) - fez um search e disse para instalar aquela.

Em relação ao site da esupport, apenas querem é chular algum, uma vez que o LiveUpdate do fabricante diz que já tenho a última versão?

Obrigado mais uma vez.
Rexobias
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor lucky » Quarta Mar 05, 2008 11:18

Não te preocupes com o BIOS, se está tudo a funcionar correctamente não tens necessidade de te andares a maçar por causa disso.
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Mensagempor Rexobias » Quarta Mar 05, 2008 12:36

Sim, está tudo a trabalhar bem :)

O único senão é aquele bloqueio de 1/2 segundos ao carregar o Windows (que antes não tinha) ... é possível que este bloqueio desapareça se por ventura re-instalar o SO?
Rexobias
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor SammySam » Quarta Mar 05, 2008 23:38

Boas,

Só um pormenor, deves evitar utilizar o "live update" para actualizar a bios, é perigoso, há varios utilizadores dessa ferramenta com "rma´s" devido a esse processo.

:wink:
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Quinta Jun 09, 2005 22:25

Mensagempor Rexobias » Quarta Mar 05, 2008 23:51

Obrigado ... mas já foi tarde, como deves ter percebido, lol.

Cumprimentos e Obrigado pela atenção.
Rexobias
Aprendiz
Aprendiz

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante