Olá malta.
Tenho aqui o EVEREST instalado, coisa que nunca tinha feito antes, e fui aproveitar para brincar com o mesmo, desvendando assim curiosidades sobre o meu sistema.
A verdade é que foi graças a isto que começaram a surgir as minhas dúvidas...Por favor eu sei que é muito texto, mas agradecia que os cranios cá do siteo leiam com atenção.
BIOS
Na parte da Bios tenho a informação que esta tem mais de 2 anos, facto que não me admirou, uma vez que nunca fiz o seu update. Carreguei num dos links fornecidos pelo programa (http://scan.esupport.com/?r=40&CFID=204 ... N=62998567) e o mesmo indicou-me que havia uma actualização para a BIOS do meu sistema assim como updates a drivers de alguns componentes. A motherboard é uma MSI 865PE Neo3-F para que conste.
Como aquilo pede 30€ ignorei e fui ao site do fabrincante da Board (MSI) e instalei o programa Live Update. Lá fiz o Update (flashou a BIOS, etc...) e lá fiquei com a mesma actualizada.
1) A verdade é que após isto, o sistema ao fazer o Boot ao WinXP tem uma paragem na animação de Loading (logo no inicio da mesma) coisa que não tinha antes. Não é que seja muito prejudicial (só perco mais 2 segundos, lol), mas deixou-me de certo modo preocupado - É normal?!
2) Ao abrir o EVEREST notei que a data da BIOS do sistema apenas subiu de 2004 para 2005 - É normal que o update que eu fiz, que é a versão mais recente disponivel, seja tão antiga?!
3) Mesmo depois do Update os tais tipos da esupport dizem ter uma versão mais actual para a minha AMI BIOS. Será normal, uma vez que o update do fabricante já foi feito, ou os tipos apenas querem chular o pessoal?!
RAM
A minha segunda dúvida é relativa à RAM. Tenho 3 módulos de 1 Giga cada (fazendo 3GB de RAM) que são DIMM's DDR's 400, o problema é que no EVEREST diz que estas estão a trabalhar a metade (200Mhz).
A verdade é que nas configurações da BIOS, tenho sempre as Default settings escolhidas, mas também tenho uma outra opção que diz Performance Settings, mas quando escolho a mesma fala em riscos...
4) Existe algum problema em ter a RAM a 400 Mhz? Como é que posso colocar as mesmas a trabalhar a esta velocidade? Com certeza que terei um Boost de performance com elas a correr a 400 Mhz, não?!
CPU FSB
O meu CPU é um Pentium IV 3.6 Prescott com um FB de 800 (senão estou em erro). Mais uma vez no EVEREST indica 200 Mhz do mesmo...
5) O que raio é que se passa?!
--------------------------------------------------------------------
Será que tenho o meu PC a trabalhar a metade das suas capacidades e só agora é que notei?!
Se quiserem algum relatório do EVEREST digam que eu irei fornecer o mesmo, pois interessa-me perceber estas questões.
Cumprimentos, e desde já obrigado pela atenção e paciência.