ajuda urgente!!

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

ajuda urgente!!

Mensagempor tany » Terça Jun 24, 2008 23:58

boas pessoal,eu acacbei de comprar uns componentes para o meu novo pc mas ao montar deparei com um problema na motherboard(Asus P5Q Pro Intel P45 SK775)so tenho la uma fichasinha IDE,e preciso de ligar 2discos rigidos e 2 leitores de dvd,como faço???aquilo tem la uma 6 fichinhas pequenas mas axo que é pra quer fazer raid mas n percebo,como ligo aquilo,e o cabo IDE que traz so da para ligar os discos mas faltam as drives,sera que tenho de comprar um cabo com mais saidas?alguem pode me ajudar.
OBRIGADO
tany
Novato
Novato

Registado: Terça Jun 24, 2008 12:05

Mensagempor Silver_Razorback » Quarta Jun 25, 2008 1:52

se só tem mesmo uma entrada IDE, então só podes ligar 2 equipamentos. devias ter visto isso antes de comprar as cenas.

e as pequenas supostamente devem ser SATAs.

acho de qualquer forma estranho só ter uma entrada IDE sendo o padrão universal é 2.verifica melhor se não estão 'escondidas' atrás dos cabos..
(under construction)

Imagem

(under construction)
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Fev 06, 2007 17:49

Mensagempor madboy » Quarta Jun 25, 2008 1:59

Silver_Razorback Escreveu:se só tem mesmo uma entrada IDE, então só podes ligar 2 equipamentos. devias ter visto isso antes de comprar as cenas.

e as pequenas supostamente devem ser SATAs.

acho de qualquer forma estranho só ter uma entrada IDE sendo o padrão universal é 2.verifica melhor se não estão 'escondidas' atrás dos cabos..

Hoje em dia a maioria das MBs já só trazem uma ficha IDE...
É o caso da minha, por exemplo.

tany, tens de optar apenas por dois desses equipamentos. "Aproveita" para comprares um disco novo...
CoolerMaster Centurion 534 +Plus / LC Power 550W Silent Giant GP
Intel Core 2 Duo E8200 / Cooler Master Hyper TX
Gigabyte GA-965P-DS3 Rev.3.3 / Team Elite 2x1GB PC5300
ECS 9600GT 512MB / Seagate 250GB SATA2 7200.10
madboy
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Nov 05, 2005 1:05

Mensagempor Silver_Razorback » Quarta Jun 25, 2008 2:04

hum parece que sim..em contra partida 6 ligações SATA já é mais que suficiente..eu uso sempre boards de transição..

mas as mais recentes ainda trazem uma ficha IDE só mesmo pelo espirito nostálgico da coisa, porque a tendência é mesmo sumirem.

se é comprar HDDs novos, que sejam SATA.
(under construction)

Imagem

(under construction)
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor madboy » Quarta Jun 25, 2008 2:12

Silver_Razorback Escreveu:hum parece que sim..em contra partida 6 ligações SATA já é mais que suficiente..eu uso sempre boards de transição..

mas as mais recentes ainda trazem uma ficha IDE só mesmo pelo espirito nostálgico da coisa, porque a tendência é mesmo sumirem.

Eu já acabei com os IDE's... Um disco, um leitor e um gravador, tudo SATA. Olhar para dentro do "bicho" até dá outra satisfação! :)

tany, se não puderes comprar já um disco SATA podes remediar-te ligando um dos teus dois discos e o gravador DVD...

EDIT: podes também comprar uma controladora IDE que te permite ligar quatro equipamentos (a juntar ao dois da MB). Mas não faço ideia se isso afecta a performance do PC, deixa pessoal mais entendido opinar. Arranjas por cerca de 20€.
Editado pela última vez por madboy em Quarta Jun 25, 2008 2:23, num total de 2 vezes.
CoolerMaster Centurion 534 +Plus / LC Power 550W Silent Giant GP
Intel Core 2 Duo E8200 / Cooler Master Hyper TX
Gigabyte GA-965P-DS3 Rev.3.3 / Team Elite 2x1GB PC5300
ECS 9600GT 512MB / Seagate 250GB SATA2 7200.10
madboy
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Nov 05, 2005 1:05

Mensagempor Silver_Razorback » Quarta Jun 25, 2008 2:21

existem caixas para HDDs com IDE? (para servir de HDD externo)

assim aproveitava-se bem os IDEs antigos.
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Nuno_Martins » Quarta Jun 25, 2008 2:31

Silver_Razorback Escreveu:existem caixas para HDDs com IDE? (para servir de HDD externo)

assim aproveitava-se bem os IDEs antigos.

Sim existem. Eu por acaso tenho uma.

Pode é optar como já foi referido por comprar uma controladora IDE para poder ligar o resto dos componentes.
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Fev 04, 2007 18:46

Mensagempor Silver_Razorback » Quarta Jun 25, 2008 2:55

comprar uma controladora IDE

outra possibilidade.
(under construction)

Imagem

(under construction)
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor lucky » Quarta Jun 25, 2008 9:41

Silver_Razorback Escreveu:comprar uma controladora IDE

outra possibilidade.

e é barato, neste caso é a melhor solução, ficando com o disco de boot ligado no canal ide da motherboard e os restantes componentes ide na controladora, por exemplo.
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Mensagempor Fenrir » Quarta Jun 25, 2008 14:52

madboy Escreveu:
Silver_Razorback Escreveu:hum parece que sim..em contra partida 6 ligações SATA já é mais que suficiente..eu uso sempre boards de transição..

Eu já acabei com os IDE's... Um disco, um leitor e um gravador, tudo SATA. Olhar para dentro do "bicho" até dá outra satisfação! :)

tany, se não puderes comprar já um disco SATA podes remediar-te ligando um dos teus dois discos e o gravador DVD...

EDIT: podes também comprar uma controladora IDE que te permite ligar quatro equipamentos (a juntar ao dois da MB). Mas não faço ideia se isso afecta a performance do PC, deixa pessoal mais entendido opinar. Arranjas por cerca de 20€.

Se tiveres discos e dvdroms ligado ao mesmo cabo existe uma quebra de performance pelas velocidades serem diferentes. Pelo menos é o que me têm dito ao longo dos anos.

[]
Fenrir
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Set 20, 2004 22:33

Mensagempor Bad_Cop » Quarta Jun 25, 2008 15:22

Fenrir Escreveu:
madboy Escreveu:

Se tiveres discos e dvdroms ligado ao mesmo cabo existe uma quebra de performance pelas velocidades serem diferentes. Pelo menos é o que me têm dito ao longo dos anos.

[]

À umas semana montei um pc nessas condições - disco e drive no mesmo canal IDE. Colocando o disco como master não notei perdas de performance significativas para o uso do dia a dia.

Quanto à controladora, sim, altera a perfromance, regra geral para melhor. O inconveniente é passar a ser preciso drivers (nomeadamente na instalaçao do windows, como se de raid se tratasse).
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor tany » Quarta Jun 25, 2008 18:55

Ola obrigado pelas sugestões já resolvi, fui a loja onde comprei os componentes e aconselharam - me um "adaptador" que se liga a motherboard para ter mais uma IDE adicional por agora era o mail economico, ja k nao dava Jeito comprar novo disko
tany
Novato
Novato

Registado: Terça Jun 24, 2008 12:05

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes