P5Q vs P5Q Pro vs Mobo DDR3

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Cabaço » Quarta Ago 27, 2008 19:57

Boas..

Em resposta ao VitorBranco:

Pode-se dizer k a grand diferença entre as board, se não estou em erro, é mesmo a possibilidade de uma fazer Crossfire e a outra não. Tb existe uma diferença entre o colocamento do hardware k pode facilitar a montagem e a dissipação com pipes.

Relativamente ao 2º ponto:
As memorias RAM são avaliadas tanto pela sua velocidade como por as suas latência, independentemente se for DDR 2 ou DDR 3.
As latências as latências "indica-nos" a kualidade da memoria, quanto mais baixa for melhor é a memoria.
A DDR3 permite-nos um melhor desempenho k as DDR2, mas isso tb pode variar, pois se as memorias DDR3 tiverem umas latencias mt elevadas perdem a sua fiabilidade. O preço da DDR3 está mt elevado e não compensa hj em dia o gasto a mais, assim o pessoal tem vindo a aproveitar esse dinheiro e comprar DDR 2 de melhor kualidade.

Relativamente ao 3º ponto:
O chipset X38 foi concebido mais propriamente para jogos, permitindo aos gamers tirarem melhor performance do seu sistema e das suas placas graficas.
Enquanto o P45 é um chip mais recente, mais fresco tendo outras funcionalidades, mais ligado a ambiente domestico/escritório.
Editado pela última vez por Cabaço em Quarta Ago 27, 2008 20:02, num total de 1 vez.
Asus P5Q - Pro
DualCore Intel Pentium E2200
Asus EAH 4850 / HTDI / 512M
G.Skill 8000 - 2 x 2 Gb Dual channel mod
2 * 160 Gb Sata raid 0
Cabaço
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Mar 12, 2008 23:18

Mensagempor Cabaço » Quarta Ago 27, 2008 20:01

DeadStar Escreveu:hmm, eu sei que a PRO suporta crossfire mas a minha questao é..

alguma das duas suporta SLI?

O SLI é feito com o chip da NVIDIA e é aconcelhado usar placas da NVIDIA tb. Para assim poderes tirar mais proveito do teu sistema.

O Crossfire e feito por nos chips da intel e acondelhado a utilizar placas da ATI para melhor performance.

Cumps
Asus P5Q - Pro
2 * 160 Gb Sata raid 0
Cabaço
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor VitorBranco » Quarta Ago 27, 2008 20:17

Boa noite a todos.
Obrigado Cabaço pelos esclarecimentos.
No entanto. deixa-me insistir na questão das boards terem (ou não) som onboard. Qd as specs falam em "...qq coisa... Audio Codec" isso significa o quê? Tem placa de som, ou não?

Vejo que tens uma P5Q Pro. Tás satisfeito? Para quem joga bastante e gosta de acompanhar as novidades recomendas uma board com X38 ou o P45 não se fica atrás?
Correndo o risco de ser uma pergunta de retórica, que board me aconselhas, qd jogar é uma prioridade, sei lá ai até aos 150/200€?

Isto a pensar num upgrade de uma P5B (não tive qq problema) e tb do CPU, de E6300 para E8400.

Cumps
VitorBranco
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Ago 26, 2008 12:45

Mensagempor Cabaço » Quarta Ago 27, 2008 20:24

Sim ambas têm placa de som.

O som da P5Q é processado através do chipset, ou seja, o P45.
Enquanto o som da Maximus Formula é processado através de uma placa propria permitindo assim um melhor desempenho.

Sim tou satisfeito com a placa, mas tb so uso o meu pc pra net, musica e alguns jogos online, ou seja, coisas k pouco puxam.

Exite ai pessoal k dizem coisas mt boas.
Asus P5Q - Pro
2 * 160 Gb Sata raid 0
Cabaço
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor VitorBranco » Quarta Ago 27, 2008 20:32

Cabaço Escreveu:Sim ambas têm placa de som.

Enquanto o som da Maximus Formula é processado através de uma placa propria permitindo assim um melhor desempenho.

Sim tou satisfeito com a placa, mas tb so uso o meu pc pra net, musica e alguns jogos online, ou seja, coisas k pouco puxam.

Ok, obrigado.
Irra que sou chato :oops: Sempre parece q a pergunta acerca da board q recomendarias era de retórica :?

Diz qq coisa.
Cumps
VitorBranco
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Ago 26, 2008 12:45

Mensagempor reiszink » Quinta Ago 28, 2008 0:12

VitorBranco Escreveu:
Cabaço Escreveu:Sim ambas têm placa de som.

Ok, obrigado.
Irra que sou chato :oops: Sempre parece q a pergunta acerca da board q recomendarias era de retórica :?

Diz qq coisa.
Cumps

Boas boards até 200€, e mantendo a conversa dentro da Asus, tens por exemplo a Asus P5Q Deluxe (P45), Asus P5E (X38) e a Asus Maximus II Formula (P45), se bem que na minha opinião pessoal esta última não vale o dinheiro pedido.

Com qualquer uma deles ficas muito bem servido e, hoje em dia, o desempenho do P45 está praticamente ao nivel do X38, as diferenças são minimas, basicamente o que mais influencia entre X38 e P45 é o factor Crossfire, onde as boards com X38 acabam por ser melhor opção.

Se tens intenção de fazer Crossifre opta por uma board X38, caso contrário, uma P45.
Intel Core 2 Quad Q6600
Asus P5Q Deluxe
G.Skill 4GB PC2-8800 PI
Gainward GTX260 896MB GDDR3
Western Digital 320GB + Samsung 640GB
Creative SoundBlaster X-Fi XtremeMusic
Corsair HX-620W
Noctua NH-U12F + Noctua S12
reiszink
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Set 21, 2007 19:28