OC invalida garantia do CPU?

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Diltiazem » Quarta Set 10, 2008 13:07

jovem.fabrice Escreveu:@ nelson : e8xxx e q9xxx é diferente de q6xxx.

no entanto mesmo esse q6600 a stock de certeza te chagava pa teres mais de 30FPS em qq jogo desde k com uma boa grafica.

Se fizeres encoding de vídeo, as diferenças entre qualquer CPU com e sem overclock são notórias.

Mesmo em jogos pode ser a diferença entre teres FPS jogáveis em definições elevadas ou não...

Claro que, e na minha opinião, um PC que esteja ligado 24/7 nunca deve ter overclock em qualquer dos componentes, e deve preferencialmente ter componentes de baixo consumo.

Cumps.
Diltiazem
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Ago 26, 2004 21:06

Mensagempor *Diogo* » Quarta Set 10, 2008 13:10

Pode ter overclock para 24/7 se tiver voltagens e temps altas ai é que o pc pode morrer cedo.
Imagem
*Diogo*
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Ago 19, 2008 13:39

Mensagempor Diltiazem » Quarta Set 10, 2008 13:13

*Diogo* Escreveu:Pode ter overclock para 24/7 se tiver voltagens e temps altas ai é que o pc pode morrer cedo.

O problema não é o morrer... O problema é mesmo o consumo aumentado que os componentes em overclock têm. Portanto a quem quer ter o PC ligado 24/7 não aconselho OC, porque parecendo que não nota-se na factura da luz, e sempre se poupa o planeta.

Cumps.
Diltiazem
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Ago 26, 2004 21:06

Mensagempor *Diogo* » Quarta Set 10, 2008 13:22

Pois..
Imagem
*Diogo*
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Silver_Razorback » Quarta Set 10, 2008 16:46

Se sabem o que fazem e acham que o que ganham supera o facto da degradação,ok. o material é vosso.

agora um puto (sim puto é mesma a expressão que pretendo usar) que não sabe nada sobre voltagens nem correntes nem frequências e não tem experiência nenhuma quer comprar material topo de gama para depois os torrarem com OCs sem saberem o que estão a fazer.

Outra coisa completamente diferente é um 'veterano' de informática que já tem algum conhecimento e que vai aumentando as frequências e as voltagens progressivamente até atingir um OC estável e que tenha ganhos satisfatórios.

@Nelson_: há users e users, o que digo no geral não se aplica a todos.
(under construction)

Imagem

(under construction)
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Fev 06, 2007 17:49

Mensagempor *Diogo* » Quarta Set 10, 2008 17:49

Pois eu vi um gajo com 14 anos com um
qX9770 acho e 4 GB DDr3 e uma Asus rampage formula
e uma HD4870x2 com o sistema em stock...
Imagem
*Diogo*
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Silver_Razorback » Quarta Set 10, 2008 18:28

*Diogo* Escreveu:Pois eu vi um gajo com 14 anos com um
qX9770 acho e 4 GB DDr3 e uma Asus rampage formula
e uma HD4870x2 com o sistema em stock...

se os pais pagam...

isto agora está na moda é comprar laptops e desktops topos de gama para OC...para putos de 12 que nem escrever sabem e que usam pcs para jogos. não me venham falar de crises. tenho um amigo já quase com 30 que têm a panca do tuning, além de comprar carro e gastar mais dinheiro a equipar o mesmo do que o que pagou por ele.. depois tambem foi comprar um pc todo escolhido a dedo que ficou por 1700eur +- e só usa para MSN e para WOW... mas ele trabalha, o guito é dele, ele é que sabe o que faz.
(under construction)

Imagem

(under construction)
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Fev 06, 2007 17:49

Mensagempor Nelson_ » Quarta Set 10, 2008 18:57

Silver_Razorback Escreveu:@Nelson_: há users e users, o que digo no geral não se aplica a todos.

Tens toda a razão só dei o meu exemplo, que é daquele que posso falar.

E realmente, mea culpa que tenho o sistema em overclock e sempre ligado. A factura da luz n pesa muito pq tenho o cuidado de n utilizar muito os electrodomésticos... Excepto o PC ligado... Tenho de pensar bem nisto. Acho que passo a ligar o portátil. Enfim...

Cumps
Core 2 Quad Q6600 2,40Ghz @ 3.24Ghz
Termalright ultra 120 Extreme ed. @ silenx
Gigabyte Ga P35-DQ6
Transcend aXe DDR2 2x1Gb@1200Mhz 5-5-5-15
E-VGA 8800GTX
SB X-Fi Elite Pro
Be Quiet 700W
Stacker 832
Nelson_
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Jan 05, 2005 10:09

Mensagempor *Diogo* » Quarta Set 10, 2008 19:16

Dúvido que pese muito seria pior se tivesses uma 9800GX2 ou uma HD4870x2..
Imagem
*Diogo*
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor jovem.fabrice » Quarta Set 10, 2008 19:20

eu nao sou nem pro, nem anti O.C. acho interessante e muito bom para aprender como funcionam as coisas, mas no meu caso o meu c2d e8500 a stock (3,16Ghz) chega á vontade para o que quero (jogos, jogos, jogos, e ao mesmo tempo P2P e msn), vejo muito pessoal fazer overclock a c2d8400 e c2d8500 e sinceramente acho k nao compensa.

tem k se ver muito bem para k se quer a maquina e escolher a solução mais inteligente e depois ainda ver bem o uso k se vai dar. :wink:
jovem.fabrice
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Jun 25, 2008 17:59

Mensagempor R3volution » Quarta Set 10, 2008 19:48

Há malta que só vê benchs à frente...
Imagem
R3volution
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Jun 04, 2005 16:16

Mensagempor NLS___87 » Quarta Set 10, 2008 19:55

Nelson_ Escreveu:Eu posso falar por mim.

Tenho o PC da sig, um q6600 que está ligado 24/7 com overclock a 3,4Ghz e isto dura há pelo menos um ano (CPU). Nunca se queixou...

Mais, quando se diz que o overclock não dá grande aumento de performance uma vez que em stock já é muito bom, é porque nunca puxou por eles.

Comparei muita vez o meu sistema em stock (2,4ghz) e com o overclock (3,4ghz) e nota-se MUITO!!! Em primeiro lugar o sistema arranca muito mais rápido, nos jogos não se notam alguns arrastamentos e a abrir os programas e o seu funcionamento é mais rápido. Por isso o tenho mantido assim.

Cumps

Bem, tens o mesmo CPU que eu, o mesmo cooler, a mesma ventoinha, eu também tenho em OC, mas a 3.02Ghz, para que a RAM também fique optimizada, e por fim... também tens o mesmo nome que eu 8O

OK, também achei que a diferença entre o Q6600 stock e em OC é notável... muito notável... O computador, em utilização, fica todo mais rápido, e menos "laggado", especialmente a entrar para o OS, e por exemplo, no Crysis, depois de dar um toquezinho também á 3870, bastante ligeiro, passei da configuração HIGH e VERY HIGH para algumas cenas, e, ainda por cima, a framerate parece ter aumentado, e não se nota tanta frame drop...

Tenho isto desde o Natal, fiz o OC pouco tempo depois, e, até agora, sem espinhas...

Quando tiver €€€, provavelmente a próxima coisa que vou comprar, vai ser um sistema WC para CPU e GPU, para ficar mais silencioso...

Não percebo qual é a crise de fazer um OC a estes processadores de gama baixa e gama média, maior parte das vezes, são tal e qual os (muito) mais caros, mas mais rápidos, só que esses, vêm já programados para ficarem automaticamente á determinada freq. de FSB e o multiplicador limitado...

Aliás, a única diferença, deve ser um substracto extra (um chip dentro de um chip), que controla isso... já que não me parece muito que a intel e AMD façam assim tantas versões diferentes de CPUs (para fazer um chip diferente, os filmes, que são tipo os "masters", custam centenas de milhares de euros, uma das razões para hoje em dia, ser quase tudo em software, á maneira da Apple, e se usem cada vez mais circuitos de lógica programável)...
Imagem
NLS___87
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Jun 30, 2006 21:47

Mensagempor *Diogo* » Quarta Set 10, 2008 20:26

jovem.fabrice Escreveu:eu nao sou nem pro, nem anti O.C. acho interessante e muito bom para aprender como funcionam as coisas, mas no meu caso o meu c2d e8500 a stock (3,16Ghz) chega á vontade para o que quero (jogos, jogos, jogos, e ao mesmo tempo P2P e msn), vejo muito pessoal fazer overclock a c2d8400 e c2d8500 e sinceramente acho k nao compensa.

tem k se ver muito bem para k se quer a maquina e escolher a solução mais inteligente e depois ainda ver bem o uso k se vai dar. :wink:

Mesmo um E8600 a 5 GHZ é um mimo para jogos e faz-se na boa.
Imagem
*Diogo*
Aprendiz
Aprendiz

Anterior

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante