Nelson_ Escreveu:Eu posso falar por mim.
Tenho o PC da sig, um q6600 que está ligado 24/7 com overclock a 3,4Ghz e isto dura há pelo menos um ano (CPU). Nunca se queixou...
Mais, quando se diz que o overclock não dá grande aumento de performance uma vez que em stock já é muito bom, é porque nunca puxou por eles.
Comparei muita vez o meu sistema em stock (2,4ghz) e com o overclock (3,4ghz) e nota-se MUITO!!! Em primeiro lugar o sistema arranca muito mais rápido, nos jogos não se notam alguns arrastamentos e a abrir os programas e o seu funcionamento é mais rápido. Por isso o tenho mantido assim.
Cumps
Bem, tens o mesmo CPU que eu, o mesmo cooler, a mesma ventoinha, eu também tenho em OC, mas a 3.02Ghz, para que a RAM também fique optimizada, e por fim... também tens o mesmo nome que eu
OK, também achei que a diferença entre o Q6600 stock e em OC é notável... muito notável... O computador, em utilização, fica todo mais rápido, e menos "laggado", especialmente a entrar para o OS, e por exemplo, no Crysis, depois de dar um toquezinho também á 3870, bastante ligeiro, passei da configuração HIGH e VERY HIGH para algumas cenas, e, ainda por cima, a framerate parece ter aumentado, e não se nota tanta frame drop...
Tenho isto desde o Natal, fiz o OC pouco tempo depois, e, até agora, sem espinhas...
Quando tiver €€€, provavelmente a próxima coisa que vou comprar, vai ser um sistema WC para CPU e GPU, para ficar mais silencioso...
Não percebo qual é a crise de fazer um OC a estes processadores de gama baixa e gama média, maior parte das vezes, são tal e qual os (muito) mais caros, mas mais rápidos, só que esses, vêm já programados para ficarem automaticamente á determinada freq. de FSB e o multiplicador limitado...
Aliás, a única diferença, deve ser um substracto extra (um chip dentro de um chip), que controla isso... já que não me parece muito que a intel e AMD façam assim tantas versões diferentes de CPUs (para fazer um chip diferente, os filmes, que são tipo os "masters", custam centenas de milhares de euros, uma das razões para hoje em dia, ser quase tudo em software, á maneira da Apple, e se usem cada vez mais circuitos de lógica programável)...