[Duvida] Intel E2200 Dual Core ou Core2Duo?

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

[Duvida] Intel E2200 Dual Core ou Core2Duo?

Mensagempor Jedi Gu@rdi@n » Sábado Set 13, 2008 14:31

Boas amigos.
Pela primeira vez adquiri um processador com dois nucleos.
O ultimo sistema k tive foi um Opteron 148 e é uma diferença abismal de performance.

Quis uma plataforma Intel sem ser hardcore, p o basico, e pouco mais.

Agora tenho uma duvida, este CPU E2200, k adquiri e um dual core ou core2duo?
E k ja vi lojas a anuncia-lo como dual core e outras como core2duo...

A vdd e k tenho um amigo com um PentiumD(dual core) e leva um tareao do meu E2200 apesar do dele ser 3Ghz e o meu 2200Ghz.

Tirem-me esta duvida, e k ha uns tempos p ca desactualizei-me na info dos CPUs Intel so sabia distinguir os AMD.

Abraço ;).
Imagem
Jedi Gu@rdi@n
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Mar 13, 2005 19:36

Mensagempor skyruner » Sábado Set 13, 2008 14:54

A Intel tem vários modelos de CPUs com dois núcleos (ou seja, dual-core).

Ora existem:
Pentium D
Pentium Dual-Core
Core 2 Duo

Os primeiros foram lançados a seguir aos Pentium 4. Basicamente um Pentium D, não passa de dois Pentium 4 chapados no mesmo chip.

Os Pentium Dual-Core usam uma tecnologia bastante parecida com os Core 2 Duo, mas com menos cache, menos FSB, etc.
Essa tecnologia é baseada nos "antigos" Pentium M, que à semelhança da AMD na altura, tinha um grande desempenho por MHz.

Se bem te lembras, quando compraste o teu Opteron 148, andavam por ai os Pentium 4 com frequências de 3.4/3.6GHz, que por exemplo em jogos e variadas aplicações, eram muitas vezes envergonhados pelo Venus a 2.2GHz que compraste.

O facto do teu E2200 ser superior a um D830/930 deve-se a um usar uma arquitectura muito mais eficiente e optimizada.
Ou seja, tem um maior desempenho por MHz.

Não sei se me fiz entender.
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor Jedi Gu@rdi@n » Sábado Set 13, 2008 21:22

Perfeitamente amigo.
Com optimizcoes e novas tecnologias pode-se ter a msm ou melhor performance do k so acrescentar mhz nos CPUs.

Resumindo entao visto o E2200 ser um CPU economico, este e um core2duo capado na cache e FSB.

Obrigado pelo esclarecimento, agora ja tenho uma melhor noçao da gama dos CPUs Intel.

Abraço ;).

Edit: Ja agora, aproveitando o topico, vi algures k os quad core da intel sao dois core2duo chapados (situcao semelhante nos pentium D k eram 2 PIV) sendo k os quad da AMD eram CPUs feitos com arquitectura msm desenhada em quad core. ORa isto faria com k os AMD tivessem melhor performance certo?
Coisa k n acontece...
Imagem
Jedi Gu@rdi@n
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Mar 13, 2005 19:36

Mensagempor skyruner » Domingo Set 14, 2008 2:21

De facto os Quad da Intel não são nativos.
Trata-se de terem chapado dois C2D na mesma bolacha!

Os Phenom X4 se não estão em erro já eram nativos (tanto que os X3 são os X4 mas com um core desactivado).
Isso não trouxe propriamente mais performance, para além de terem um problema na TLB, etc.

Dentro de meio ano, a AMD deverá lançar os novos Phenom X3 e X4, a 45nm, com um consumo bastante inferior, etc.
Vamos lá ver o que sai daí, apesar de eu já ter visto uns testes dos 45nm, e não me terem agradado muito.
Mas ainda estão em fase de estes, vamos lá ver o que sai dali.
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante