processador para 8600 GT

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

processador para 8600 GT

Mensagempor Nuno Baptista » Quinta Dez 11, 2008 16:09

Boas,
A minha placa gráfica actual é uma 8600 GT GDDR3 256 Mb.
Agora a questão:para o sistema estar em equilíbrio,qual o processador ideal?Um Core2Duo E7200,por exemplo?Ou E 4500?Ou um Dual Core?O meu processador actual é um DualCore E2180 c/ OC a 2200
P.S. Sei que esta gráfica já está muito desactualizada,mas tenho uma consola para jogos!
Nuno Baptista
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quinta Ago 18, 2005 17:53

Mensagempor Danone » Quinta Dez 11, 2008 16:12

Qual a necessidade de um processador novo?
A não ser q tenhas razões de queixa desse, por demorar em aplicações especificas, não vejo razão para o trocares. Mais depressa trocava de gráfica se estivesse a pensar em jogar.

Abraço
8086@8MHz com 768k de RAM e 20 MB de HDD
Danone
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Abr 22, 2004 23:55

Mensagempor Nuno Baptista » Quinta Dez 11, 2008 16:20

Danone Escreveu:Qual a necessidade de um processador novo?
A não ser q tenhas razões de queixa desse, por demorar em aplicações especificas, não vejo razão para o trocares.

Abraço

Não,eu só uso o PC para texto,cálculo e net,portanto não noto lentidão nessas aplicações.A minha dúvida seria se este processador está a limitar a gráfica nos jogos...
Nuno Baptista
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Bad_Cop » Quinta Dez 11, 2008 19:30

não. a gráfica é que limita o cpu nos jogos.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor Nuno Baptista » Quinta Dez 11, 2008 19:51

Então por essa lógica,a 8600 com um CPU superior ao 2180 c/ OC não daria tão bons resultados do que um upgrade da gráfica mantendo o mesmo CPU?
É que eu há uns meses li no Tom´s Hardware que as gráficas como a 8600 necessitavam dum Core2Duo para optimizar o desempenho!
Nuno Baptista
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Bad_Cop » Quinta Dez 11, 2008 20:08

para mim o tom's hardware não tem grande credibilidade, por uma série de razões que não interessa para o caso. de qualquer das formas o teu cpu é um c2d, simplesmente foi renomeado para pentium.
mas sim, a lógica é essa. e até podes comprovar por ti.

pegas num jogo qualquer e optimizas para a tua gráfica, ou seja, ajustas os settings de modo a teres a melhor jogabilidade possível com essa gráfica e com o cpu em default. depois, voltas a meter o cpu com OC, corres de novo e comparas os resultados. vais ver que tens praticamente os mesmos fps nas duas circunstancias. isso é a prova de que o bottleneck está na gráfica.

nota: quando falo em jogos, digo mesmo jogos e não benchmarks sintéticos. os benchmarks sintéticos na sua fórmula de cálculo do resultado já promovem essa diferenciação.

eu falo com tanta certeza porque tenho uma gráfica igual e tive aí uns 4 c2d diferentes (e4300, e6300, e6550 e agora e6600) com vários níveis de OC e não mudou uma vírgula no desempenho em jogos, o problema é mesmo a gráfica.. se o pai natal for generoso ainda troco..
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Nuno Baptista » Quinta Dez 11, 2008 20:31

Bad_Cop Escreveu:
eu falo com tanta certeza porque tenho uma gráfica igual e tive aí uns 4 c2d diferentes (e4300, e6300, e6550 e agora e6600) com vários níveis de OC e não mudou uma vírgula no desempenho em jogos, o problema é mesmo a gráfica.. se o pai natal for generoso ainda troco..

Este E2180 tem a grande vantagem de ser barato e bom,vejo que falas com conhecimento de causa.Sendo assim,mantenho o CPU,até pq não tenciono fazer upgrade da gráfica.Para jogos á séria,tenho a XBOX 360 e a PS2.Não sou grande apreciador de jogos no PC,mas ainda jogo alguns como o Counter Strike ou o FEAR.
Ao menos com a consola,compras e jogas tudo sem necessitar de upgrades :P
Nuno Baptista
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Bad_Cop » Quinta Dez 11, 2008 20:43

exacto. e com as duas consolas então é mesmo que que fazes de melhor, gasta o dinheiro noutro lado.
eu por acaso também não jogo muito, mas é sempre aquela coisa de querer jogar o pouco que se joga em condições.

já agora, o CS:S é uma pequena excepção que não me lembrei à bocado.
o seu motor de jogo aproveita mesmo muito o CPU, mas mesmo assim eu consigo jogar ao máximo a 1280 com o meu cpu em default (2.4ghz), tens tido problemas a corrê-lo com o e2180 a 2.2ghz?

e podes sempre esticar um bocadinho mais esse cpu. eles gostam :P.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Nuno Baptista » Quinta Dez 11, 2008 21:21

Bad_Cop Escreveu:
já agora, o CS:S é uma pequena excepção que não me lembrei à bocado.
o seu motor de jogo aproveita mesmo muito o CPU, mas mesmo assim eu consigo jogar ao máximo a 1280 com o meu cpu em default (2.4ghz), tens tido problemas a corrê-lo com o e2180 a 2.2ghz?

e podes sempre esticar um bocadinho mais esse cpu. eles gostam :P.

Não tenho tido problema,até porque jogo o CS original.O problema dos jogos é que ocupam muito tempo,porque alguns exigem muita destreza para passar os níveis,e ás vezes já não há paciência.Os jogos para PC têm a vantagem de serem mais baratos...
Nuno Baptista
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Nuno Baptista » Sábado Dez 13, 2008 14:29

Por exemplo,o jogo Assassin´s Creed também pede um Core2Duo 2,2 ou 2,4 Ghz e já é antigo...por isso falei se o processador não estaria a limitar...mas pode ser que esse jogo seja uma excepção,não sei!
Nuno Baptista
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Bad_Cop » Sábado Dez 13, 2008 17:02

eu joguei isso num 1.8 (e4300) com uma 7300gt e não tive problemas nenhuns. jogava a 1024 em médium, acho eu.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Nuno Baptista » Sábado Dez 13, 2008 17:54

OK,obrigado pelas vossas resposta.Parece que não vale a pena fazer o upgrade do processador se não comprar outra gráfica também mais poderosa!Mas como isso são muitos €s, vai ter que esperar,porque até lá o PC serve perfeitamente para o que eu quero!Claro que se formos a pensar em jogos,esses são cada vez mais exigentes,e não é isso que está em causa,para isso tenho a XBOX 360 e a PS2
Agora até já ha gráficas com duplos processadores :?
Nuno Baptista
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Nuno Baptista » Quarta Dez 17, 2008 23:01

Pessoal,
Vou antes comprar um iPod touch 8 Gb,com wire less ,á maneira ;)
Nuno Baptista
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor powerbaselx » Sexta Dez 26, 2008 20:38

Nuno Baptista Escreveu:OK,obrigado pelas vossas resposta.Parece que não vale a pena fazer o upgrade do processador se não comprar outra gráfica também mais poderosa!Mas como isso são muitos €s, vai ter que esperar,porque até lá o PC serve perfeitamente para o que eu quero!Claro que se formos a pensar em jogos,esses são cada vez mais exigentes,e não é isso que está em causa,para isso tenho a XBOX 360 e a PS2
Agora até já ha gráficas com duplos processadores :?

LOL!

Epá, eu confesso que não sou nenhum guru mas já me diverti imenso a ler as mensagens por aqui...

Sinceramente, acho que se:
1) não jogas frequentemente no teu PC ou;
2) os jogos que gostas não são gráficamente pesados ou;
3) os jogos não são muito pesados de forma geral;
4) não te importas de jogar com resolução e detalhe mais baixo ou de forma um pouco mais lenta (caso notes isso)...

... então provavelmente não precisas de realizar nenhum upgrade no teu PC, nem no processador nem na placa gráfica.

No entanto, leva em consideração que o desempenho e performance da maior parte dos jogos actuais está dependente PRIMEIRO da qualidade da placa gráfica e SEGUNDO do processador, mas ambos estão naturalmente relacionados. O que o artigo do Tom's Hardware referia era que colocar uma placa gráfica de topo num processador mediano, a performance da placa gráfica é reduzida de algum modo, e os benchmarks confirmam isso, quer sejam medidos em tempo real (por exº através do FRAPS) ou sejam sintéticos (como o 3D Mark ou PCMark). Mas tal não significa que funcione mal ou que a quebra seja tão significativa.

Gosto sempre de dar o exemplo do upgrade do PC do meu irmão, um Intel E6320 1.86GHz que tinha uma N6600GT e ele jogava Crysis no limite inferior 640x480, mas jogava bem. Depois de lhe fazer o upgrade para um N8800GT ele passou a jogar com um nível de detalhe muito elevado e com uma fluidez enorme a 1280x1024 e inclusivé voltou atrás tanto no Crysis como nos Half Life 2 para revisitar cenários!!
Estou convencido que se lhe fizesse um upgrade para um E8600 ou um Q9650 o número de FPS aumentava ainda mais mas penso que se ele não se queixa de picos então o que tem é mais que suficiente.

Além disso se uma pessoa joga bastante bem com um bom nível de detalhe, resolução e fluidez, com uma média de 80 FPS e poucos picos, só vale a pena trocar por uma questão de longevidade...

Um último comentário: quanto melhor e mais complexo for o motor de AI de um jogo ou do número de objectos a interagirem num cenário, maior é a dependência do processador (além de exigir mais também da placa gráfica).

My 2 cents...
powerbaselx
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Jul 07, 2006 12:01

Mensagempor Nuno Baptista » Segunda Dez 29, 2008 12:31

Obrigado,a explicação está muito sucinta e fácil de entender!Devo manter este processador mais uns tempos,aliás para jogos tenho sempre a consola!O meu PC está 5 estrelas,rápido e desenrasca-se bem em jogos!
Nuno Baptista
Membro Diamante
Membro Diamante

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante