DEsenterrando um pouco o tópico, efectivamente depois encontrei a Gigabyte GA-73PVM-S2H para um preço mais baixo... mas continuo pendente para a asus...
A ideia é sim fazer um media center, em fevereiro... o que pode permitir que os preços desçam só mais um pouco para dar nos 100€ certinhos.
Agora, o plano acaba por complicar a vida, porque eu tenho actualmente um desktop com o seguinte:
C2d E6300 a 2.8
2 kits 2gb team elite 6400.
gigabyte ds3
saphire x1900gt
O pc, com win XP, chega-me perfeitamente, exepto nos jogos que a x1900gt é que se arrasta um pouco com settings altas. Para resolver esse problema, ia comprar uma 4850. na boa.
Agora, tentei aproveitar um athlon1700xp e uma radeon 8500 para um media center. Arrasta-se em MKV a 720p, que é a única coisa que pretendo usar nos próximos 2 anos de mais puxado. Ainda por cima, a Tv que comprei (plasma panasonic Th42pz85) só aceita 1920*1080 (para ficar o pixel mapping 1:1) por hdmi, que tem de levar o som, obrigando assim a uma placa com HDMI que deixe passar o som.
O objectivo do media center, é conseguir uma configuração que permita updates, tanto do próprio media center como do meu desktop actual.
No media center a caixa já é uma nox com suporte para ATX pkausa disso.
Como não faz sentido para mim mudar agora de processador, visto que este aguenta bem, necessitando de ver apenas mkvs a 720p, um celeron E1200 safa-se (se um atom serve... este tb n vai soluçar... se sim leva cheirinho de OC). O que é que isto permite?
Agora
DEsktop: e6300 - DS3 - 4850 - 1 kit 2x1gb (chega por agora)
MC: E1200 - P5Q-EM - Graf onboard -1 kit 2x1
Upgrade ao CPU (dentro de 1 ano +-)
Desktop: Q9550 - P5Q-EM - 4850 OU GTX300?/HD5800? - kit 2x2gb
MC: e6300 - DS3 - 4850 ou placa tipo 4550 - 2 kits 2x1gb
Desktop completamente novo (2 anos dps de upgrade anterior)
desktop: ? i8 - octocore32nm - mb? GTX500/HD7800? kit 3*4gb?
MC: Q9550 - P5q-EM - gráfica mais recente possivel - 2x2gb + 1x2gb
Server?: Ds3+e6300+2gb+x1900gt (lol, é o meu desktop actual

)
Não sei se é a melhor ideia, mas gosto bastante do dito "value", e de não deitar cenas fora. A nível de upgrade road acho que é capaz de ser a melhor solução no sentido de performance/preço. Já andei a matar a cabeça a tentar optimizar isto. O problema não é não ter o dinheiro para avançar agora para um quad de 45nm, mas a diferença de performance para o que faço acho que não justifica, e pelo preço dum q9540 já é qse um i7 920. Por outro lado um i7 920 implica um investimento grande em board e ram que não vai nada na filosofia do value.
Se calhar serve-me mais guardar o dinheiro e aplicar quando houver SSDs a preço decente ou comprar um projector ou tm. Acho que já divaguei um pouco demais. É mais complicado assim... tivesse um valor fixo para gastar e não havia nada a pensar