Um amigo meu pediu-me para o ajudar num upgrade ao pc, e como tal não há melhor sitio para tirar as duvidas do que aqui o forum
Para já a única coisa que tenho a certeza na compra são as memórias:
Team Elite DDR2 2x2GB PC6400 - 49,5€
As dúvidas prendem-se na board e no cpu.
A board terá que ter gráfica onboard suficientemente "jeitosa" para dar para jogar CS 1.6 de modo fluído, pois é o único jogo que joga, e como tal, penso que qualquer coisa com uma HD3200 chega e sobra para o serviço, já que o jogo não "puxa" quase nada.
Estou em dúvida entre:
ECS A770M-A AMD770 SKAM2 - 49,90€
ECS A780GM-A AMD780G SKAM2 - 63,90€
ou
ECS A780GM-M AMD780G SKAM2 - 59,90€
Penso que as únicas diferenças entre a A780GM-A e a A780GM-M, são que no caso da primeira, esta vem com saída HDMI, e a segunda tem 3 slots PCI, ao contrátrio da primeira que tem 2.
Visto que será para estar ligado a um CRT, não me parece que seja necessário a saida HDMI, mas também por 4 euros, pode valer a pena num futuro próximo...
A dúvida prende-se mais sobre se valerá a diferença dos 10 (ou 14) euros face à A770M-A.
Quanto ao CPU, penso que para o efeito, um AMD Athlon 64BIT X2 DUAL-CORE 5050e BOX SktAM2 - 62€, chega e sobra... No entanto aqui prende-se outra dúvida...
Li pelo fórum que os X2 são superiores aos X3 na maioria dos jogos, mas não valerá a pena dar mais 25 euros por o AMD PHENOM X3 8450+ Toliman 64Bits BOX SKAM2, tendo em vista uma utilização "futura"???
Não compensará o facto de perder agora algum rendimento em relação aos jogos de hoje em dia, mas ganhar algum nos jogos futuros??? Ou compensa poupar e comprar o X2 por agora e quando este não chegar aí sim, investir num upgrade pra um valente X4??
(P.S. Para o próximo mês ou no mês seguinte, irá ser comprada a placa gráfica, qualquer coisa como uma 4830 ou 9800GT, para aí sim, poder disfrutar da maioria dos jogos com qualidade)
Desde já obrigado pela vossa ajuda e um bem haja a todos!!!