Boas,
Entrei no fórum há alguns dias para esclarecer uma dúvida de RAM, mas acabo aqui com todo o sistema em causa porque julgo que a mobo está a dar o berro. Antes de mais, o sistema que tenho:
AMD Athlon(tm) 64 X2 Dual Core Processor 3800+
ASRock 939Dual-SATA2
2xG Skill ZX 512 MB PC3200 (200 MHz) DDR SDRAM 64 bit
nVIDIA GeForce 6800 GS PCI-Express
Tenho tido uns ecrãs azuis repentinos, tipo quando ligo uma pen ou o cabo de rede, mesmo na net o Firefox e o IE vão-se abaixo e, caso não reinicie o PC, só passado bastante tempo é que consigo abri-los novamente.
Já reinstalei o XP, corri os testes de memória, o processador não aquece... fico a pensar que é da mobo mas não sei - estou aberto a sugestões para descobrir a origem do erro.
De qualquer forma, gostava de ver uma possibilidade barata para fazer um upgrade ao sistema, uma vez que tenho trabalhado muito com ficheiros de Sketchup, 3D, e manipulá-los com este sistema tem sido complicado, particularmente com ficheiros muito pesados, e se pensarmos em fazer renders nem se fala.
A minha primeira dúvida é saber se o upgrade de RAM - de 1 para 3GB - é suficiente para trabalhar nestes ficheiros
E a segunda é se a placa gráfica também tem influência.
Tendo em conta a vocação do PC - trabalhos 3D, Sketchup, renders - e o orçamento mais baixo, que nova configuração pode ser eficaz, mantendo, ou não, alguns dos componentes.
Venham daí sugestões, por favor!
Abraços
jba