Acho q acabo de fazer m*rda com a minha Asus A7N8X...
Tenho um Athlon Xp 2400 e 512mb ddr 333mhz
Nuns foruns (www.nforcershq.com) disseram-me que se a memoria estivesse a funcionar a 266mhz(133) como ficava à mm frequencia do fsb do processador, ia ter algum ganho em performance.
Como fazer isso? Na bios, na secção da frequencia da memoria, escolher Sync
E aí vou eu todo contente.
reinicio o computador, faço a alteração, tudo bem!
Fiz o teste no 3dmark e reiniciei o cpu para voltar apor a mem a 333mhz (para comparar o resultado)
Acho q fiz asneira ao voltar a por o valor normal..
Quem tem uma asus destas sabe q para alterar o multiplicador, a freq da memo, etc... temos que escolher algures (na bios) "User defined".
Ora, eu ao repor a vel a 333mhz, limitei-me a alterar o "Sync" para o "valor" inicial (já n sei como era). Mas n mudei o "user defined" para "optimal" (penso eu)
Assim, repus o valor para a freq da memoria, mas provavelmente outros valores estão diferentes (por causa da treta do user defined)
Resultado...
O computador liga, mas n arranca! HELP!!!!!
O monitor fica todo preto e as ventoinhas ficam a trabalhar, mas n se passa mais nada....
Há sempre a esperança de ser um daqueles problemas q se "auto resolvem" entao esperei um bocado e tornei a ligar... nada!
Tirei os discos, a memoria.... reiniciei, fiz reset, liguei discos.. memoria, etc.... sempre a mm coisa!
Numa das vezes a coisa arrancou! mas n tinha teclado por isso n pude aceder á Bios (estupido!!) Fiz reset mas ja n tornou a arrancar.
Um pormenor, dessa vez q arrancou (q n chegou a arrancar pq n tb n tinha os discos), apareceu um a viso a dizer "CPU overspeed"
Tem solução?
Please, help!