PENTIUM D ou PENTIUM DUAL CORE

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

PENTIUM D ou PENTIUM DUAL CORE

Mensagempor Mirich51 » Sábado Jul 07, 2007 10:50

CAROS AMIGOS!

Gostaria que me explicassem quais são as diferenças genéricas entre os processadores pentium D e Pentium Dual Core ( não confundir com core2 duo), sendo que este ultimo funciona a velocidades mais baixas.

cumprimentos,
Mirich51
Novato
Novato

Registado: Segunda Jun 26, 2006 19:50

Mensagempor Hartsock » Sábado Jul 07, 2007 10:58

Se não me engano PentiumD e Pentium Dual Core , são exactamente a mesma coisa.
Contam com varias series nomeadamente o Pentium D805, D820, D915, D925, D945 e D950.

Ainda existem mais variantes mas são intermedias de estas.

São processadores com tecnologias mais ultrapassadas, gastam muito, e a performance é semelhante aos Core 2 Duo E21xx.

Mesmo assim é preferivel saltar já para um Core 2 Duo...

Corrijam-me se estiver errado!
Intel Core 2 Duo - E6750 @ 3.0ghz
EVGA nforce 650i Ultra
2x1Gb Team Elite DDR2 Dual Channel 800mhz
XFX Geforce 8800GT OC 512mb
Seagate 250gb Single Plate
LC Power 550W Super Silent
Hartsock
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Nov 28, 2006 21:08

Mensagempor VBTC » Sábado Jul 07, 2007 11:55

O Pentium Dual Core são os novos Pentium E21X0, qualquer E21X0 ultrapassa um D940 isto em default porque se formos fazer OC então a diferença é brutal. Se fores a comprar vai para um Pentium E.
Procuro Intel C2D E8400 ou E8500.
VBTC
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quarta Mar 08, 2006 23:32

Mensagempor 4ndr3 » Sábado Jul 07, 2007 20:32

Se tiveres a comparar o Pentium D que só tem um núcleo, com um Dual Core, é evidente que o Dual Core é mlehor. Também se tiveres a comparar com um Core Duo também estes são melhores, como dizem, "Duas cabeças pensam melhor do que uma". :P
Os Core Duo são uma excelente compra, como o Hartsock disse.
4ndr3
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jul 30, 2005 20:22

Mensagempor |revolver| » Sábado Jul 07, 2007 21:05

4ndr3 Escreveu:Se tiveres a comparar o Pentium D que só tem um núcleo(...)

Os Pentium D têm 2 núcleos, os Celeron D é que têm um só núcleo.
|revolver|
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Ago 31, 2005 12:36

Mensagempor CR9 » Sábado Jul 07, 2007 22:23

Pentium D = Pentium Dual Core = Dual Core :|
Não sabe assinar
CR9
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 27, 2005 15:48

Mensagempor DamRho » Domingo Jul 08, 2007 11:09

Pentium D e Pentium Dual Core NÃO SÃO a mesma coisa.

O Pentium D são a linha Smithfield (D8xx) e Presler (D9xx) da Intel e os Dual Core são a linha Allendale (E2xx) para Desktops e Yonah (T2xx) para portáteis. Não são, de forma alguma, a mesma coisa, embora ambos tenham dois cores o Dual Core tem consumos mais baixos. Tanto uns como outros usam o socket LGA775 (exceptuando, obviamente, os Yonah) tal como os Core 2 Duo e os Pentium 4, daí a possível confusão.
DamRho
Novato
Novato

Registado: Sábado Jul 07, 2007 10:24

Mensagempor s1nnless » Domingo Jul 08, 2007 11:45

DamRho Escreveu:Pentium D e Pentium Dual Core NÃO SÃO a mesma coisa.

O Pentium D são a linha Smithfield (D8xx) e Presler (D9xx) da Intel e os Dual Core são a linha Allendale (E2xx) para Desktops e Yonah (T2xx) para portáteis. Não são, de forma alguma, a mesma coisa, embora ambos tenham dois cores o Dual Core tem consumos mais baixos. Tanto uns como outros usam o socket LGA775 (exceptuando, obviamente, os Yonah) tal como os Core 2 Duo e os Pentium 4, daí a possível confusão.

Errado. Pentium D = Pentium Dual-Core. Os Allendale da série 2xxx são Pentium E. E os Yonah são Core Duo
AMD Phenom II X4 940BE @ Titan Amanda;
Asus M3A79T-Deluxe; 2x2GB Gskill PI PC8000; Leadtek PX8800GTS 320MB; 2x250GB WD @ Raid 0; Seasonic S-12 600W; NZXT Lexa;
Intel P8400; 2x2GB PC6400; HP P45M; 9600M GT 512MB DDR2; 320GB SATA;
s1nnless
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 05, 2005 22:55

Mensagempor Mirich51 » Segunda Jul 09, 2007 9:50

Olá!

Antes de mais obrigado pelas explicações.

Tenho no entanto mais uma dúvida que é na cache.

O Pentium D tem 2x 2Mb de cache L2 e o dual core te 1Mb

Obrigado
Mirich51
Novato
Novato

Registado: Segunda Jun 26, 2006 19:50

Mensagempor DamRho » Segunda Jul 09, 2007 20:59

s1nnless Escreveu:

Errado. Pentium D = Pentium Dual-Core. Os Allendale da série 2xxx são Pentium E. E os Yonah são Core Duo

Lamento, estás enganado. O facto de terem ambos dois cores não significa que são a mesma coisa; os Allendale fazem parte da linha Core 2. Os Yonah são Dual Core ou Core Duo tal como referi, apesar de considerares que é a mesma coisa que Pentium D o que está errado.

Os Pentium D têm todos 2Mb de cache L2. Todos os Core Duo têm 2Mb de cache L2. Alguns Core 2 Duo têm 4Mb de cache L2, nomeadamente quase todos da série Conroe, outros têm 2Mb de cache como alguns da série Conroe e todos da série Allendale. Os Extreme têm todos 4Mb ou 8Mb dependendo do modelo.
DamRho
Novato
Novato

Mensagempor s1nnless » Terça Jul 10, 2007 9:30

DamRho Escreveu:
s1nnless Escreveu:

Lamento, estás enganado. O facto de terem ambos dois cores não significa que são a mesma coisa; os Allendale fazem parte da linha Core 2. Os Yonah são Dual Core ou Core Duo tal como referi, apesar de considerares que é a mesma coisa que Pentium D o que está errado.

Os Pentium D têm todos 2Mb de cache L2. Todos os Core Duo têm 2Mb de cache L2. Alguns Core 2 Duo têm 4Mb de cache L2, nomeadamente quase todos da série Conroe, outros têm 2Mb de cache como alguns da série Conroe e todos da série Allendale. Os Extreme têm todos 4Mb ou 8Mb dependendo do modelo.

Eles não são a mesma coisa. Eu sei muito bem a cache dos diferentes core. Mas o que está em causa aqu é a nomeação E os unicos CPU's da Intel que podem ser denominados "Pentium Dual-Core" sao os Pentium D. D de Dual, como disse o próprio CEO da Intel na apresentação. Os Allendale da série 2xxx são os Pentium E. Os Yonah fazer parte da série Core Duo. A única semelhança entre todos são o número de core. E acabou. São de série diferentes, tem cores diferentes e são para plataformas diferentes
Editado pela última vez por s1nnless em Terça Jul 10, 2007 9:44, num total de 1 vez.
Asus M3A79T-Deluxe; 2x2GB Gskill PI PC8000; Leadtek PX8800GTS 320MB; 2x250GB WD @ Raid 0; Seasonic S-12 600W; NZXT Lexa;
s1nnless
Moderador
Moderador

Mensagempor sergio.pontes » Terça Jul 10, 2007 9:41

s1nnless Escreveu:
DamRho Escreveu:
s1nnless Escreveu:

Eles não são a mesma coisa. Eu sei muito bem a cache dos diferentes core. Mas o que está em causa aqu é a nomeação E os unicos CPU's da Intel que podem ser denominados "Pentium Dual-Core" sao os Pentium D. D de Dual. Os Allendale da série 2xxx são os Pentium E. Os Yonah fazer parte da série Core Duo. A única semelhança entre todos são o número de core. E acabou. São de série diferentes, tem cores diferentes e são para plataformas diferentes

É tambem a noção que tenho!
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Jun 03, 2007 23:02

Mensagempor DamRho » Quinta Jul 12, 2007 22:27

Este tipo de discussões normalmente não tem muito assunto mas se o catálogo da própria Intel não te convencer eu realmente já não sei o que faça.

http://compare.intel.com/pcc/default.as ... ture=en-US

Estou unicamente a tentar responder à pessoa que colocou originalmente o post e que está a receber, em minha opinião, informações erradas.
DamRho
Novato
Novato

Mensagempor s1nnless » Sexta Jul 13, 2007 0:40

DamRho Escreveu:Este tipo de discussões normalmente não tem muito assunto mas se o catálogo da própria Intel não te convencer eu realmente já não sei o que faça.

Estou unicamente a tentar responder à pessoa que colocou originalmente o post e que está a receber, em minha opinião, informações erradas.

O press release que recebi da Intel refere Pentium E

Intel is proud to present you the new Intel® Pentium® E serie, with dual-core
s1nnless
Moderador
Moderador

Mensagempor DamRho » Sexta Jul 13, 2007 18:52

s1nnless Escreveu:
DamRho Escreveu:Este tipo de discussões normalmente não tem muito assunto mas se o catálogo da própria Intel não te convencer eu realmente já não sei o que faça.

O press release que recebi da Intel refere Pentium E

Intel is proud to present you the new Intel® Pentium® E serie, with dual-core

Não duvido disso, simplesmente a designação Pentium E nem tão pouco é usada no próprio site da Intel que distingue de forma clara Dual Core de Pentium D. Quando a própria Intel não quer usar a designação no seu próprio site...
DamRho
Novato
Novato

Próximo

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes