Olá a todos,
tenho
- board asus p5k se - com bios 0401 (a mais recente que está no site da asus)
- processador d820 - dualcore a 2.8Ghz
- 2 Gb Kinsgton ddr2 667 Mhz em dual channel,
- 2 disco western digital de 320 Gb Sata2 16Mb de cache que não estão (nem quero) ligados em raid
- Placa gráfica MSI x550 128Mb
- 1 placa de rede 10/100 (dedicada) não uso a onboard
- 1 gravadora asus Sata (que agora não me lembro a referencia mas que quando chegar a casa posso dizer-vos se for relevante...)
é o seguinte, em primeiro pensei que fosse problemas de software, uma vez que quando instalei a board, aproveitei na altura o windows com todos os drivers da board antiga, as quais instalei depois os drivers novos... e pensei que fosse disso os sintomas que tenho de vez em quando.
Quando formatei, pensava eu que os problemas tinham acabado, mas afinal os sintomas persistem!
o que acontece é o seguinte, de vez em quando o pc trava (encrava) logo imediatamente a seguir ao POST, nos primeiros momentos em que o windows xp arranca...
depois reinicio o pc á mão, ele diz que o windows da ultima vez não arrancou como deve de ser e pergunta se quero arrancar normalmente, em safe-mode, etc... ao dizer para iniciar normalmente, então ele já inicia o windows xp tal como se nada tivesse acontecido!
agora, o que está a ocasionar este travamento que ocorre de vez em quando? primeiro pensei que fosse a bios, instalei a mais recente... e continua a acontecer... mudei a pilha da bios e configurei a bios novamente, e continua a acontecer...
desliguei a drive de diskettes que já era antiga, e de vez em quando dava problemas no pc antigo, e desliguei a placa de som - soundblaster live 5.1, que na minha antiga board dava problemas de compatibilidade... e até ao momento ainda não aconteceu novamente, mas ainda não tive possibilidade de verificar (reiniciar o pc umas 20 vezes para ver se nalguma o arranque do SO trava) pois hoje tive de vir trabalhar...
as opções da bios, mais concretamente as jumperfree configuration, está tudo em auto - poderá ser pelo overclock automático que a board faz? e se sim, alquem me explica como configurar manualmente sem ter qualquer tipo de overclock?
é que o que eu quero é estabilidade... portanto se alguem me souber dizer como configurar manualmente esta parte da bios, eu ficava eternamente agradecido!
e tambem qual a vossa opinião? o pc encrava no inicio de começar a entrar no XP, por causa da drive de diskettes e da placa de som soundblaster? ou será o overclock automático que de vez em quando faz o pc encravar no inicio?