Eventual upgrade em estudo.

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Eventual upgrade em estudo.

Mensagempor Diltiazem » Sexta Nov 16, 2007 15:20

Boas.

De momento tenho o seguinte sistema:
Athlon64 X2 3800+ @ 2800MHz
DFI LP nF4 UT Ultra-D
2x512MB Patriot XBLK @ 280MHz
Powercolor X850XT 256MB
Aerocool Aeropower II+ SE 450W

Ora o que se passa é o seguinte, após pensar em fazer um upgrade ao sistema, gfx e memória apercebi-me que para esta última ia precisar de no mínimo uns 100€, e sinceramente não me apetece gastar mais dinheiro em tecnologia 939 obsoleta.

Portanto propus-me a fazer um upgrade para Core 2 Duo, que passo a explicar:
Intel C2D E4500
Gigabyte GA-P35C-DS3R
2x1GB Team Elite PC6400

Ficando assim para 2as núpcias a compra da gráfica e da fonte de alimentação (a Aerocool sempre tem 26A nos +12V), aguardando a baixa de preço que se segue ao hype inicial da venda das HD3850 256MB e das 8800GT 256MB.

A dúvida é a seguinte, considerando que o meu Athlon64 X2 clocka muito em stock vcore (40%) e que obviamente pretendo dar ao novo CPU semelhante tratamento, será que a diferença de performance justifica a diferença? Ou será que o melhor é mesmo comprar a memória DDR como pensei inicialmente.

Obrigado pelas opiniões!

Cumps.
Diltiazem
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Ago 26, 2004 21:06

Mensagempor s1nnless » Sexta Nov 16, 2007 15:29

Não irás sentir grande diferença entre o X2 3800+ e o E4500, estando eles em velocidades semelhantes. Se calhar era melhor esperares pelos Phenom e pelos futuros Core 2 Duo a 45nm, que já deverão ter diferenças de desempenho superiores.
AMD Phenom II X4 940BE @ Titan Amanda;
Asus M3A79T-Deluxe; 2x2GB Gskill PI PC8000; Leadtek PX8800GTS 320MB; 2x250GB WD @ Raid 0; Seasonic S-12 600W; NZXT Lexa;
Intel P8400; 2x2GB PC6400; HP P45M; 9600M GT 512MB DDR2; 320GB SATA;
s1nnless
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 05, 2005 22:55

Mensagempor vasco fernandes » Sexta Nov 16, 2007 15:29

A Sapphire HD3850 256mb a 165€ na MP informática e com um bom kit 2x1gb DDR ficavas com um sistema do buffu, penso que nao justifica trocar o que tens pelos componentes que referiste.
Rguedes Escreveu:O B. alves... e um Grande Jogador... e nao faz entradas perigosas... muitas vezes joga no duro, mas nao e um jogador violento..
vasco fernandes
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Mai 07, 2006 20:12

Mensagempor Diltiazem » Sexta Nov 16, 2007 15:37

vasco fernandes Escreveu:A Sapphire HD3850 256mb a 165€ na MP informática e com um bom kit 2x1gb DDR ficavas com um sistema do buffu, penso que nao justifica trocar o que tens pelos componentes que referiste.

A gráfica já decidi que vou esperar mais umas semanas, 165€ mais portes prefiro compra-la mais perto. Quanto às memórias, o meu problema é que kits PC4000 custam sempre mais de 150€ e menos que isso em comparação com as XBLK é sempre pouco.

s1nnless Escreveu:Não irás sentir grande diferença entre o X2 3800+ e o E4500, estando eles em velocidades semelhantes. Se calhar era melhor esperares pelos Phenom e pelos futuros Core 2 Duo a 45nm, que já deverão ter diferenças de desempenho superiores.

Os Phenom X4 mesmo que se provem competitivos vêm para preços superiores a 200€. o Wolfdale mais barato, o E8200 tem um preço previsto de $189 o que também é demais. Os Phenom X2 ainda vão demorar uma eternidade a sair...

E a minha dúvida existencial prende-se sobretudo com os preços ridículos dos kits DDR decentes (sai mais barato comprar um kit 2x2GB PC2-8000) e por outro lado a dúvida relativa à diferença de performance e capacidade de overclock do E4500...

Cumps.
Diltiazem
Gurus
Gurus

Mensagempor lucky » Sexta Nov 16, 2007 16:02

Da maneira que tens o teu sistema, se não fosse o facto de ires perder o Command Rate a 1T, comprava mais um kit de Patriot XBLK em 2ª mão, se tivesses uma DFI Expert ou Venus por exemplo era uma óptima opção. É que em AMD a diferença em jogos é bastante notória quando se perde o 1T. Se conseguisses trocar a tua board por uma destas sem grandes perdas monetárias era um caso a pensar seriamente.

Agora em relação ao ugrade, é preferível gastares mais uns euros num E6550 do que ficares pelo E4500, a diferença de cache em multithreathing é notória, e apesar da evolução nesse sentido estar a ser algo lenta, cada vez mais os jogos e outras aplicações tiram partido disso.
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Mensagempor Diltiazem » Sexta Nov 16, 2007 16:10

lucky Escreveu:Da maneira que tens o teu sistema, se não fosse o facto de ires perder o Command Rate a 1T, comprava mais um kit de Patriot XBLK em 2ª mão, se tivesses uma DFI Expert ou Venus por exemplo era uma óptima opção. É que em AMD a diferença em jogos é bastante notória quando se perde o 1T. Se conseguisses trocar a tua board por uma destas sem grandes perdas monetárias era um caso a pensar seriamente.

Agora em relação ao ugrade, é preferível gastares mais uns euros num E6550 do que ficares pelo E4500, a diferença de cache em multithreathing é notória, e apesar da evolução nesse sentido estar a ser algo lenta, cada vez mais os jogos e outras aplicações tiram partido disso.

Também já pensei na hipótese de adquirir mais 1kit de XBLK, mas lá está perdia o 1T... Quanto a gastar dinheiro para comprar a Expert também não me apetece já que ainda ia enterrar mais dinheiro em hardware obsoleto.

A questão do E6550 ou do E6750 também já pensei, mas ainda é uma diferença considerável... Estou mesmo bastante indeciso, por um lado gostava de manter o sistema 939 vivo, mas uma vez que foi a própria AMD a matá-lo eu não faço milagres, por outro não quero fazer um upgrade de nome que na prática se revela semelhante ao sistema que tenho.

Cumps.
Diltiazem
Gurus
Gurus

Mensagempor Diltiazem » Sexta Nov 16, 2007 16:31

skyruner Escreveu:Mesmo a trocar de board, ainda teria de vender a que tem, e investir dinheiro na Venus, o que na minha opinião, não é uma boa jogada, principalmente para quem não quer gastar dinheiro em 939.

Aqui não é apenas pelo multitasking! Pelo maior desempenho @ stock, e por uma maior capacidade de OC. Não sei como andam os E4500, mas se forem à imagem dos E4300 e E4400, chegam aí aos 2.6/2.7GHz com stock v-core. Já os E6550 certamente dão um valente trocado a mais.

É também essa a minha perspectiva. O E6550 também só custa mais 40€ que o E4500 e talvez opte mesmo por ele. O problema é que o multi do bicho é 7x com FSB 1333MHz o que vai obrigar a que a MB e as memórias aguentem FSB's muito altos... Será que a GA-P35C-DS3R e as Team Elite se aguentam à bronca? Os divisores das memórias já funcionam melhor nas P35?

Cumps.
Diltiazem
Gurus
Gurus

Mensagempor lucky » Sexta Nov 16, 2007 16:33

Diltiazem Escreveu:A questão do E6550 ou do E6750 também já pensei, mas ainda é uma diferença considerável... Estou mesmo bastante indeciso, por um lado gostava de manter o sistema 939 vivo, mas uma vez que foi a própria AMD a matá-lo eu não faço milagres, por outro não quero fazer um upgrade de nome que na prática se revela semelhante ao sistema que tenho.

O skyruner já te deu outro ponto a favor do E6550, é que são processadores para irem a mais do que 3GHz com facilidade, arriscaria a dizer mesmo uns 3500Mhz, se as memórias aguentarem os DDR1000 (o que nas Elite até é algo frequente). É claro que para isto também deves arranjar um dissipador decente (ou tens WC?) :mrgreen:

skyruner Escreveu:]Mesmo a trocar de board, ainda teria de vender a que tem, e investir dinheiro na Venus, o que na minha opinião, não é uma boa jogada, principalmente para quem não quer gastar dinheiro em 939.

Precisamente, por isso é que referi "sem grande perdas monetárias", no mundo dos classificados arranjam-se muitos bons negócios, tanto a vender como a comprar, é uma questão de paciência. Eu também não sou nada apologista de manter plataformas obsoletas, especialmente aos preços a que as coisas andam, aliás, assim que soube das primeiras grande baixas de preço dos Intel, vendi as minhas coisas 939/DDR1 por um bom preço e comprei C2D/DDR2 sem perder dinheiro nenhum...

EDIT:
Diltiazem Escreveu:Será que a GA-P35C-DS3R e as Team Elite se aguentam à bronca? Os divisores das memórias já funcionam melhor nas P35?

Nas P35 continuas com a limitação do divisor mínimo ser 1:1, ou seja para ires aos 500Mhz de fsb a motherboard as Team tinham de aguentar. Penso que o principal problema desta motherboard é que o controlo das memórias não é muito bom, à semelhança do que acontecia com a DS3 965P, talvez melhor um pouco, ou seja, consegues fsb elevado mas à custa de timmings mais relaxados quando comparado com outras motherboards, como as versões da Asus por exemplo. Mesmo que as Team aguentassem os DDR1000 (que até nem é fora do normal), talvez não conseguisses lá chegar de qualquer maneira, ou então só à custa de timings mais relaxados.
Editado pela última vez por lucky em Sexta Nov 16, 2007 16:44, num total de 1 vez.
Imagem

Mensagempor Diltiazem » Sexta Nov 16, 2007 16:38

lucky Escreveu:O skyruner já te deu outro ponto a favor do E6550, é que são processadores para irem a mais do que 3GHz com facilidade, arriscaria a dizer mesmo uns 3500Mhz, se as memórias aguentarem os DDR1000 (o que nas Elite até é algo frequente). É claro que para isto também deves arranjar um dissipador decente (ou tens WC?) :mrgreen:

Tenho o meu sempre fiel Thermalright XP-90 com uma NB SE1, claro que já não é cooler de topo, mas ainda vai ter de se aguentar à bronca com um C2D (tenho é de adquirir a retenção para LGA775).

De qq forma os meus cpu's para o dia-a-dia ficam sempre a vcore default, superiores só para o bench ou para a pic, portanto o XP-90 deve ser suficiente.

Cumps.

PS - Claro está que o material 939 é mesmo para vender, já não dá grandes €, mas empatado em casa ainda vale menos.
Diltiazem
Gurus
Gurus

Mensagempor lucky » Sexta Nov 16, 2007 16:47

O XP90 é um excelente cooler e dará bem conta do recado, eu próprio ainda tenho o meu XP120 num 3500+, tinhas era de comprar o adaptador para 775, que não é muito fácil encontrar, anda quase sempre esgotado.
Imagem

Mensagempor Diltiazem » Sexta Nov 16, 2007 16:53

lucky Escreveu:O XP90 é um excelente cooler e dará bem conta do recado, eu próprio ainda tenho o meu XP120 num 3500+, tinhas era de comprar o adaptador para 775, que não é muito fácil encontrar, anda quase sempre esgotado.

Com essa da retenção esgotada é que não contava, até porque pelo que vi é baratita (6€), e comprar outro cooler quando este me chega é que não está mesmo com nada!

Cumps.
Diltiazem
Gurus
Gurus

Mensagempor lucky » Sexta Nov 16, 2007 17:03

Pelo menos quando andei à procura estava esgotado em todo o lado, não sei se desde então repuseram os stock, talvez na loja da àgua, mesmo que não tenham stock eles são capazes de encomendar se pedires...

BTW, não sei se leste um edit que fiz acima, só depois reparei que entretanto já tinhas postado, aqui fica novamente:

lucky Escreveu:EDIT:
Diltiazem Escreveu:Será que a GA-P35C-DS3R e as Team Elite se aguentam à bronca? Os divisores das memórias já funcionam melhor nas P35?

Nas P35 continuas com a limitação do divisor mínimo ser 1:1, ou seja para ires aos 500Mhz de fsb a motherboard as Team tinham de aguentar. Penso que o principal problema desta motherboard é que o controlo das memórias não é muito bom, à semelhança do que acontecia com a DS3 965P, talvez melhor um pouco, ou seja, consegues fsb elevado mas à custa de timmings mais relaxados quando comparado com outras motherboards, como as versões da Asus por exemplo. Mesmo que as Team aguentassem os DDR1000 (que até nem é fora do normal), talvez não conseguisses lá chegar de qualquer maneira, ou então só à custa de timings mais relaxados.
Imagem

Mensagempor Diltiazem » Sexta Nov 16, 2007 17:09

E é esse mesmo o meu problema com o E6550. O multiplicador demasiado baixo, e que vai condicionar à grande a escolha dos restantes componentes. Ou seja acabo por largar muito mais € do que inicialmente previsto.

Minha rica DFI e todas as suas fantásticas opções de configuração de memória!

Cumps.

EDIT: De qq forma a 1:1 se para o dia-a-dia fizer 3GHz, fico com as Elite a 860MHz o q em principio devem fazer sem espinhas.
Editado pela última vez por Diltiazem em Sexta Nov 16, 2007 17:17, num total de 1 vez.
Diltiazem
Gurus
Gurus

Mensagempor lucky » Sexta Nov 16, 2007 17:16

Diltiazem Escreveu:E é esse mesmo o meu problema com o E6550. O multiplicador demasiado baixo, e que vai condicionar à grande a escolha dos restantes componentes. Ou seja acabo por largar muito mais € do que inicialmente previsto.

Minha rica DFI e todas as suas fantásticas opções de configuração de memória!

Cumps.

Porque é que pensas que troquei a minha DS3 pela DFI Dark :mrgreen:
Imagem

Mensagempor Diltiazem » Sexta Nov 16, 2007 18:52

Bem então em principio deve ficar algo do género:

- C2D E6550;
- Gigabyte GA-P35C-DS3R;
- 2x1GB Team Elite PC2-6400;
- HD3850 256MB/8800GT 256MB.

Aceitam-se mais sugestões, principalmente no que diz respeito à mb (Gigabyte vs. Asus P5KC) e a eventuais kits de 2x2GB (já sei das G.Skill PC2-8000 a 145€, mas ainda são muitos €).

Cumps.
Diltiazem
Gurus
Gurus

Próximo

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante