Ram

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Ram

Mensagempor Hydr0xygen » Quinta Mar 20, 2008 13:38

Boas, estava pensando comprar mais RAM , visto que só tenho 1024 MB (667mhz) ! Queria 3 GB de ram porém não percebo muito no que toca a RAM'S , em singles channels , dual essas coisas assim...

Btw, a minha MB é esta:
Imagem

Nos slots da ram na tem tantas cores como vejo por ai...
Que "ram's" aconselham ? Não pretendo OC até porque nem sei fazer disso e a minha MB suporta até 800mhz ...

Cumps ;)
Hydr0xygen
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Dez 20, 2007 0:30

Mensagempor l2k » Quinta Mar 20, 2008 13:46

Pelo que pude apurar essa é uma GigaByte GA-M61VME-S2. Neste caso não precisas de te preocupar se a motherboard suporta ou não dual-channel porque o controlador de memória está no CPU.

Ora, como apenas tens dois slots, a questão que se põe é: tens dois dimm's de 512Mb ou um de 1Gb actualmente?

Se for a primeira opção, vais ter de por essas memórias de lado e comprar um kit TeamGroup Elite PC6400 de 2Gb (~37€).

Caso apenas tenhas uma memória de 1Gb, podes então comprar outra semelhante para ficar a funcionar em dual-channel (dobro da largura de banda) com essa.

Cumps.
Imagem
l2k
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Abr 08, 2006 12:48

Mensagempor Cabaço » Quinta Mar 20, 2008 13:48

ENtão pra comerçar podemos verificar k a tua board só suporta 2 slots de ram, se tu ja tens 1 ocupado com uma placa de 1 Gb pra fazer dual-chanel terias de comprar outra igual. LOgo so poderias ficar com 2 Gb no total...
POdes comprar uma placa de 2Gb mas isso n t ia permitir fazer dual-channel. (Mas eu sem o modelo da board n posso dizer se a tua suporta ou nao o dual-chanel)
Agr saber o modelo da tua board e do teu processador ajudava pra poder dar soluções ao k comprar...
Cabaço
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Mar 12, 2008 23:18

Mensagempor Hydr0xygen » Quinta Mar 20, 2008 14:28

l2k Escreveu:Pelo que pude apurar essa é uma GigaByte GA-M61VME-S2. Neste caso não precisas de te preocupar se a motherboard suporta ou não dual-channel porque o controlador de memória está no CPU.

Ora, como apenas tens dois slots, a questão que se põe é: tens dois dimm's de 512Mb ou um de 1Gb actualmente?

Se for a primeira opção, vais ter de por essas memórias de lado e comprar um kit TeamGroup Elite PC6400 de 2Gb (~37€).

Caso apenas tenhas uma memória de 1Gb, podes então comprar outra semelhante para ficar a funcionar em dual-channel (dobro da largura de banda) com essa.

Cumps.

de facto é essa a minha MB desculpem nao ter mencionado... Tenho um dimm de 1GB e nao 2 x 512mb ... então quer dizer que não é possivel eu ter 3GB ?

btw, o processador : AMD Athlon x2 +3600 !
Hydr0xygen
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor jotoa » Quinta Mar 20, 2008 14:31

Ser possivel, é, compras um dimm de 2GB e metes.
Agora, perdes é o Dual Channel.
E se fores fazer isso, tem em atenção se as latências são iguais, para não convidar a eventuais problemas.
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor Hydr0xygen » Quinta Mar 20, 2008 14:34

o que é melhor ? 2gb em dual channel ou 3GB sem dual channel ? Como já poderam ter visto não percebo nada disto... latências ? :S isso para mim é grego... bahh :S
Hydr0xygen
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Nuno_Martins » Quinta Mar 20, 2008 14:43

Hydr0xygen Escreveu:o que é melhor ? 2gb em dual channel ou 3GB sem dual channel ? Como já poderam ter visto não percebo nada disto... latências ? :S isso para mim é grego... bahh :S

Também depende um bocado do uso que dás ao PC. Se precisas de mais quantidade ou de mais velocidade. Hoje em dia já ficas muito bem servido com 2GB's. Eu tenho 2GB's e corro tudo o que preciso sem nunca ter sentido necessidade de mais. Latências ou timmings são um conjunto de números, do género: 5-5-5-15. Podes ver mais informação aqui: http://forums.pcper.com/showthread.php?t=320351
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Fev 04, 2007 18:46

Mensagempor Hydr0xygen » Quinta Mar 20, 2008 14:47

Nuno_Martins Escreveu:
Hydr0xygen Escreveu:o que é melhor ? 2gb em dual channel ou 3GB sem dual channel ? Como já poderam ter visto não percebo nada disto... latências ? :S isso para mim é grego... bahh :S

Também depende um bocado do uso que dás ao PC. Se precisas de mais quantidade ou de mais velocidade. Hoje em dia já ficas muito bem servido com 2GB's. Eu tenho 2GB's e corro tudo o que preciso sem nunca ter sentido necessidade de mais. Latências ou timmings são um conjunto de números, do género: 5-5-5-15. Podes ver mais informação aqui: http://forums.pcper.com/showthread.php?t=320351

o uso que dou é :
- jogos pesados do tipo crysis, FSX, enfim por ai alem...
- uso Photoshop e aquilo demora para abrir enerva-me xD

enfim...

btw, nao poderia fazer Dual Channel 2Gb (800mhz) ? mas bem assim era disperdiçar dinheiro e a ram que tenho agora ainda serve... hum... :/
Hydr0xygen
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Bad_Cop » Quinta Mar 20, 2008 16:40

na minha modesta opinião, vale mais a pena comprar um dimm igual ao que já tens e ficas com 2 gb em dual channel. por 20€ resolves a questão.

a difrença de 667 para 800 não deve ser muita no real world, quando em dual channel. eu acho que para gamming e com um amd valeria mais 2gb em dual channel do que 3gb em single channel.

quanto ao photoshop demorar a abrir, isso pode não ser da ram. que processador tens?
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor Hydr0xygen » Sexta Mar 21, 2008 22:01

Bad_Cop Escreveu:na minha modesta opinião, vale mais a pena comprar um dimm igual ao que já tens e ficas com 2 gb em dual channel. por 20€ resolves a questão.

a difrença de 667 para 800 não deve ser muita no real world, quando em dual channel. eu acho que para gamming e com um amd valeria mais 2gb em dual channel do que 3gb em single channel.

quanto ao photoshop demorar a abrir, isso pode não ser da ram. que processador tens?

quanto À questao do PS já está resolvido... tenho um +3600 mas vou comprar um +5200 ...

btw estou a pensar comprar estas : CORSAIR XMS2 KIT 2GB DDR2 PC6400 CL4 que achas ? mas são caras :x

e nao preciso de memorias para OC porque nem sei fazer...
Hydr0xygen
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Bad_Cop » Sexta Mar 21, 2008 22:20

continuo a achar que se queres gastar o menos possivel o melhor era comprar outro dimm igual ao que já tens.

se não der, eu ia por as mems ddr2 800 com cas latency (cl) 4 mais baratas que encontrares.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Hydr0xygen » Sábado Mar 22, 2008 0:20

Bad_Cop Escreveu:continuo a achar que se queres gastar o menos possivel o melhor era comprar outro dimm igual ao que já tens.

se não der, eu ia por as mems ddr2 800 com cas latency (cl) 4 mais baratas que encontrares.

neste momento tenho :DIMM2: Kingston (1 GB DDR2-667 DDR2 SDRAM)

achas que deveria comprar uma igual ? Porem estas iriam ser 667mhz, eu ate que nao me importava de gastar mais para umas 800mhz ...
Hydr0xygen
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Bad_Cop » Sábado Mar 22, 2008 4:13

eu tive umas kingston 667 cas 5 (2*512) que faziam 800 mhz cas4 sem qualquer problema sem mexer nas voltagens nem nada disso.

eu acho que não ganhas assim tanto em passar de 667 para 800.. ganhas muito mais de passar de single para dual channel.

mas é só a minha opinião, outros pensaram o contrário.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor SammySam » Sábado Mar 22, 2008 5:52

O ganho de passar de single para Dual channel é quase que irrelevante, tendo em conta todo o hardawre, e dependendo das necesidades da "obra" em questão, e no que se fala dificilmente haverá ganhos significativos.
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Quinta Jun 09, 2005 22:25

Mensagempor Bad_Cop » Sábado Mar 22, 2008 13:46

depende.. se forem umas ddr800 em que existe o sincronismo com single channel isso até pode ser verdade.. agora abaixo disso, como tens menos largura de banda nas mems do que no fsb a difrença é bastante, que é o caso dele.

eu tive de trocar de 1 dimm de 1 gb para 2 de 512 (os tais da kingston que referi acima) e nota-se bastante a difrença de performance.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante